O Direito Digital, segundo a advogada Flavia Penido

direito digital flavia penido

A internet, ao mesmo tempo que criou novas possibilidades de relacionamento e desenvolvimento profissional, levou ao Judiciário demandas e conflitos antes desconhecidos. Nesse cenário, nasceu o Direito Digital. Ainda recente na advocacia atual, o termo tem dividido opiniões e posicionamentos. Para alguns, representa o surgimento de uma nova área. Para outros, é visto como um conhecimento que deve ser estudado e aperfeiçoado por todos os profissionais do Direito.

Leia mais

Empreendedorismo jurídico: 7 Passos para uma Advocacia de Sucesso

Empreendedorismo jurídico

Quando você iniciou no curso de direito, já imaginava que, além de advogado, seria também empreendedor? Enxergar a advocacia como um negócio é um paradigma bem atual, que, cada vez mais, vem sendo percebido, estudado e incorporado ao cotidiano do advogado moderno com a ajuda de ferramentas digitais e do fácil acesso à informação.

Leia mais

8 referências de advogados de sucesso

8 referências de advogados de sucesso

Você já reparou que, quando o assunto é se destacar no mercado e despertar o interesse de possíveis clientes, atrai a atenção dos holofotes quem ousa mais? Secularmente conhecida e reafirmada como uma profissão conservadora e “dentro da caixa”, a advocacia moderna tem dispensado os antigos moldes para abraçar as novidades do mundo atual.

Leia mais

Ebook: o guia passo a passo de como cobrar honorários advocatícios

Como cobrar honorários advocatícios

Uma das dúvidas mais comuns entre os advogados em início de carreira é como cobrar os honorários advocatícios. Normalmente, até encontrar uma receita que realmente funcione para a realidade do negócio, a sensação é de estar completamente perdido. Afinal, além da pouca experiência e do conhecimento restrito sobre finanças e práticas de mercado, existe a insegurança típica do começo.

Leia mais

Honorários: como precificar sua advocacia

Honorários: como precificar melhor sua advocacia

Quando você decidiu advogar, assinou um contrato invisível assumindo a responsabilidade pelos desafios que enfrentaria logo à frente – e não são poucos! Principalmente para os advogados em início de carreira, as descobertas costumam surgir a partir de dúvidas sobre assuntos que pouco se ouviu falar na faculdade. E aí, depois que você abre o próprio escritório, parece existir um elefante no meio da sala, te impedindo de prestar atenção em qualquer outro assunto: os honorários.

Leia mais

Conheça o nosso programa de canais

Programa de canais

Oferecer um atendimento rápido e de qualidade a todos os nossos clientes sempre foi uma prioridade. Por isso, criamos o nosso programa de canais. Por meio dos canais parceiros, você pode agendar uma demonstração do software jurídico que mais se adequa à sua necessidade, adquirir outros serviços, obter treinamento e até esclarecer dúvidas mais simples. Tudo presencialmente, com a atenção que você merece.

Leia mais

Dicas de sucesso para advogados iniciantes

Dicas de sucesso para advogados

Você estudou pelo menos cinco anos de Direito para ser  advogado. Dedicou tempo e foco para conquistar a carteira da OAB. Demorou para decidir se começaria a carreira concorrendo a vagas de emprego em grandes escritórios ou se juntaria com alguns colegas para criar um escritório do zero. A decisão foi difícil, mas você conseguiu!

E agora, terminou? É só esperar o sucesso? Não. Na verdade, esse é apenas o início. E, junto da apreensão das primeiras vezes, vem diversas dúvidas e incertezas. Mas pode se tranquilizar porque, nessa fase, ter medo e não saber para onde ir é mais do que normal. Você vai errar algumas vezes, mas vai acertar em várias outras.

Leia mais

Advogado em início de carreira: os 9 erros mais cometidos

Advogado em início de carreira

Decidir abrir o próprio escritório de advocacia é um sonho que acompanha muitas pessoas desde os primeiros anos de faculdade até a batalhada aprovação no Exame de Ordem. Depois de investir tanto tempo e dinheiro em cursos, materiais de estudo e pensamentos positivos, a melhor recompensa seria uma fila de clientes fazendo voltas no corredor do novo escritório, de preferência, trazendo os melhores casos e dispostos a pagar o valor que o seu trabalho merece. Esse é o objetivo, certo?

Mas, se você já deu os primeiros passos para viver da própria advocacia, deve ter percebido que a realidade é bem diferente. O mercado exige do advogado em início de carreira um conhecimento de administração, marketing jurídico e empreendedorismo que não é ensinado na faculdade. E, diante de tantos “não sei”, o sonho pode acabar sendo substituído por frustração. Bom, se você chegou até aqui, não deve ser porque está pensando em desistir, não é mesmo? Que bom. Afinal, o nosso objetivo com este artigo é te encorajar a seguir em frente!

Leia mais

Como escolher as melhores tecnologias para advogados

Já imaginou como era a vida de um advogado há 30 anos atrás? Antes da internet, as pesquisas de jurisprudência eram feitas de forma artesanal. Os advogados se debruçavam sobre pilhas de livros e acórdãos em busca de referência para seus casos e processos.

Passaram-se anos e, de lá para cá, muita coisa mudou. Atualmente, a tecnologia para advogados permite acompanhar processos, buscar jurisprudência, fazer pesquisa, se relacionar com clientes e cuidar da gestão do negócio jurídico de forma automática, com muito mais praticidade e agilidade.

Mas apesar do uso crescente de softwares jurídicos por escritórios de advocacia, a revolução tecnológica da profissão está apenas começando. Afinal, se antes a internet era lenta e quase restrita aos ambientes de trabalho, hoje ela está sempre presente na nossa rotina e em dispositivos cada vez mais portáteis. Essa realidade tem exigido dos profissionais do direito rápida adaptação e uma atenção direcionada ao uso estratégico da tecnologia para advogados.

Leia mais

Site para escritório de advocacia: um meio para atrair mais e melhores clientes

site para escritório advocacia

A internet mudou nossa forma de consumir e nos relacionar com as marcas. Hoje em dia, basta uma busca rápida no Google para encontrarmos produtos e serviços de nosso interesse, saber a opinião de outros compradores e fazer comparações entre os concorrentes. A forma como as empresas se posicionam online nos permite tirar conclusões sobre a qualidade do que é vendido e até criar um sentimento de proximidade ou distanciamento da marca.

Leia mais