logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
Como a inteligência artificial na advocacia pode ser útil >

Saiba como a inteligência artificial na advocacia pode ajudar seu escritório

Saiba como a inteligência artificial na advocacia pode ajudar seu escritório

31 out 2023
Artigo atualizado 1 dez 2023
31 out 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 1 dez 2023
Com a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas, a Inteligência Artificial na advocacia é uma realidade. Hoje muitos advogados a adotam para auxiliar em suas tarefas laboriosas e repetitivas, ganhando mais tempo, produtividade e competitividade no mercado. 

A inteligência artificial na advocacia já deixou de ser uma tendência para se tornar realidade. A tecnologia vem sendo uma grande aliada de uma advocacia moderna e ágil, que facilita a vida dos advogados e advogadas. Se antes havia correria entre cartórios, pastas com processos físicos e mensagens constantes de clientes, hoje isso mudou.

Acompanhar as mudanças do mundo e ser parte delas é o que faz com que a advocacia se reinvente e evolua. Com a inteligência artificial para escritórios de advocacia, a sua rotina não só será diferente, como também será mais tranquila. 

Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar a navegar no mundo da inteligência artificial na advocacia e entender como ela colabora no desempenho das suas tarefas.

O que é a inteligência artificial?

Para entender o que é uma inteligência artificial, basta começar refletindo sobre a inteligência no geral, que é a capacidade de: 

  • Entender; 
  • Pensar; 
  • Raciocinar;  
  • E, por fim, interpretar em razão de fatos, pessoas e situações. 

Logo, é a capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito, se adaptando a estas novas situações por meio de conhecimento adquirido. Por outro lado, o artificial é tudo que é produzido por intervenção humana. 

Assim, a inteligência artificial é a capacidade de um sistema de computador simular a inteligência humana, ou seja, toma decisões de forma autônoma, partidas de um conjunto de dados (ou banco de dados). 

O que a inteligência artificial oferece para advogados?

Já imaginou um robô selecionando precedentes e casos análogos, ou coletando provas e dados nos sistemas online? Ou até mesmo conferindo a mais recente legislação sobre qualquer assunto, em questão de segundos? Esse poderia ser o melhor estagiário do mundo, mas é apenas a inteligência artificial sendo utilizada por advogados. 😉

De maneira geral, a coleta, organização e agilidade das informações se tornam mais simples com o uso da inteligência artificial na advocacia. De tantas tarefas na rotina jurídica, aquelas mais repetitivas e burocráticas, podem ser substituídas. E, você, advogado ou advogada, ganha tempo e toma decisões a partir dos dados que recebe. Afinal, a intervenção humana continua fundamental.

Como funciona a inteligência artificial na advocacia? 

De forma prática, veja a seguir os principais ganhos ao utilizar inteligência artificial na advocacia

Controle dos prazos e processos jurídicos

Você não precisa perder tempo procurando como está o andamento de cada processo em cada site de tribunal. Hoje já é possível utilizar a IA para monitorar e gerenciar prazos de forma proativa, ou seja, ela faz esse trabalho para você, ela indica um prazo e você aceita, salva ou cria um novo prazo. Assim, você recebe de forma automática e fácil as datas das audiências, submissões de documentos e outros eventos críticos da rotina.

Ou seja, a sua advocacia fica mais precisa e ágil, o que te ajuda a ter uma rotina mais produtiva, focando em tarefas estratégicas e intelectuais. O software jurídico Astrea faz isso para você. Nossos robôs escaneiam todos os processos ligados ao seu escritório e garantem que as informações cheguem de maneira organizada e ágil.

Assistente virtual

O ChatGPT diz que pode ser útil para advogados e advogadas de várias maneiras, e é verdade! Veja algumas das principais atividades que ele pode te auxiliar: 

  1. Pesquisa jurídica: você economiza tempo na coleta de informações porque ele te ajuda a pesquisar jurisprudência, leis e regulamentos importantes para os seus casos. 
  2. Análise de documentos legais, contratos e acordos em busca de informações cruciais, erros ou inconsistências. 
  3. Triagem de casos: ajuda a determinar quais são os mais promissores com base em critérios específicos.
  4. Tradução legal de documentos em diferentes idiomas, facilitando a comunicação em casos internacionais. 
  5. Gestão de prazos: cria lembretes e alertas para prazos importantes. 
  6. Redação de documentos como petições, contratos e outros documentos legais, fornecendo sugestões de linguagem e formatação. 

Vale reforçar que qualquer inteligência artificial na advocacia é uma ajuda para facilitar a vida do profissional. Além disso, o banco de dados do ChatGPT está limitado ao ano de 2021. Por isso, a interpretação e aconselhamento humano são vitais e insubstituíveis.

Atendimento ao cliente 

Sabe aquela pergunta que todo cliente adora fazer: Dr.(a), como está o andamento do meu processo? Com a inteligência artificial do Astrea, ele nunca mais vai precisar se perguntar e você não precisa se preocupar, porque as informações ficam acessíveis, didáticas e automáticas. No próximo tópico, vamos te mostrar como funciona tudo isso. 

Conheça a inteligência artificial do Astrea

O nosso objetivo sempre foi e sempre será facilitar a sua vida e trazer mais tranquilidade para a sua rotina jurídica. E a gente sabe que com tantas tarefas e responsabilidades, nem sempre o seu cliente é comunicado de cada passo do seu trabalho. É preciso manualmente pegar o histórico, abrir o WhatsApp e atualizar cada um. E se falta tempo, pode acontecer dessa conexão não ser constante, prejudicando o relacionamento com os seus clientes. 

Mas com a inteligência artificial do Astrea, você garante que o cliente fique por dentro de tudo, sem que você tenha nenhum trabalho extra. Isso porque os andamentos dos processos passam pela inteligência artificial para advogados e são transformados em uma mensagem com linguagem acessível.

Feedbacks sobre Inteligência artificial na advocacia

Ou seja, a IA do Astrea explica em uma linguagem não jurídica sobre como está o andamento do processo. No fim das contas, o seu cliente entende o que está acontecendo e você não tem que adicionar mais uma tarefa na sua lista. 

Com essa inteligência artificial no escritório de advocacia, a qualidade do seu atendimento é elevada e o seu dia a dia aliviado. É claro que não queremos ser a única relação entre você e os seus clientes, mas liberamos essa demanda operacional para você focar de fato no relacionamento com cada pessoa. Uma dica é investir no Customer Success para elevar a qualidade do seu atendimento, já que com a inteligência artificial do Astrea você terá mais tempo para criar novas estratégias.

A IA vai substituir os advogados? 

A ideia de que a inteligência artificial na advocacia vai substituir advogados não é nova, e nem cairá em desuso por aquelas pessoas que não conseguem acompanhar a evolução do mundo. Mas não deve ser uma preocupação sua. 

Enquanto as decisões precisarem ser relativizadas em razão da dinâmica dos fatos, ou da comparação sensível dos direitos e deveres das partes, ou, ainda, da criatividade inerente humana, haverá profissionais da advocacia

Você não trabalha apenas com a lei crua. Trabalha com a sensibilidade dos seus efeitos sobre a sociedade. É uma mistura do conhecimento técnico com habilidades sociais que nenhuma máquina poderá substituir

Assim, o objetivo é que a inteligência artificial na advocacia automatize tarefas rotineiras e seja um assistente para você, e não que o substitua.

Conclusão

A inteligência artificial na advocacia pode trazer alguns receios, mas os ganhos são superiores. Ela é fundamental para os profissionais modernos que desejam crescer seus escritórios, ter mais tempo para gerenciar a equipe e se conectar com os clientes. 

Se existe uma forma de facilitar o seu trabalho e elevar a qualidade das suas entregas, não há porque continuar no caminho que dá mais trabalho e gera menos resultados. 

Te convidamos a conhecer mais sobre o software jurídico Astrea, que reúne tudo o que o seu escritório precisa em um só lugar. É um grande exemplo de como a inteligência artificial na advocacia aplicada em tarefas estratégicas, auxilia você a ter mais tempo para evoluir a sua carreira, o seu escritório e o mercado jurídico como um todo. 

Saiba mais detalhes sobre os benefícios do Astrea

E aqui você entende o novo lançamento do Astrea, visualização de dados por meio do módulo de indicadores. 

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Saiba mais sobre o Astrea

Saiba mais sobre Inteligência artificial na advocacia


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís