Software jurídico gratuito

Software jurídico gratuito é a melhor opção?

Comentar
Recomendar
A dúvida na hora de escolher entre um software jurídico gratuito e um sistema pago é muito comum entre advogados, desde os que acabaram de iniciar no ramo até os mais experientes. Afinal, um bom software é um grande aliado dos advogados autônomos e dos escritórios que querem crescer profissionalmente.

No momento de bater o martelo – com o perdão do trocadilho –, o fator preço acaba sendo o principal critério. Afinal, iniciar um negócio envolve uma série de gastos e investimentos, não é mesmo? E talvez esse seja o ponto principal a ser avaliado: na sua opinião, contratar um software jurídico logo no início do negócio é um gasto ou um investimento?

Para ajudar nessa reflexão e contribuir para que você tome uma decisão mais segura e vantajosa, destacamos 5 critérios importantes para levar em consideração antes de contratar um software jurídico gratuito. Para saber quais são eles e entender melhor a importância de um sistema jurídico na sua rotina, é só continuar a leitura!

Critérios na escolha de um software jurídico gratuito

1. Valor e preço são coisas diferentes

Qualquer investimento, principalmente no início do negócio, necessita planejamento estratégico! No entanto, é preciso estar claro que preço e valor são coisas diferentes. Por isso, ainda que, depois de analisar as vantagens e desvantagens, você opte por um software jurídico gratuito, é importante saber o valor do produto que está adquirindo.

Para isso, compare os ganhos e as limitações que vêm acompanhadas da gratuidade. Existem no mercado alguns programas jurídicos que são gratuitos por tempo limitado – esse período normalmente varia entre 1 e 3 anos. Tem também sistemas que possuem um plano freemium, nome dado ao plano gratuito de uma ferramenta paga. Nesse caso, o plano freemium (ou gratuito), é o mais básico e conta com limitações de funcionalidades.

Como ainda existem acordos de fidelidade, é extremamente importante avaliar as funcionalidades dos softwares jurídicos gratuitos antes de vincular-se a eles. Se elas não atenderem às suas necessidades, talvez não valha o investimento de tempo para aprender a usar e implementar uma ferramenta que logo vai deixar de atender as demandas do seu cotidiano. Afinal, se o seu escritório ou a sua atuação autônoma crescerem rapidamente, é muito provável que logo você vai ter que pagar por um software para advogados ou contratar pacotes para receber todas as atualizações dos Tribunais e dos Diários Oficiais.

Software jurídico Astrea
Conheça a solução para controlar seus processos com tranquilidade com o melhor software jurídico!
Experimente gratuitamente

2. Pense no futuro do seu negócio jurídico

O ideal é que a ferramenta que você vai escolher seja compatível com o que você deseja para o futuro do seu negócio. Assim, você já começa de maneira estruturada e segura, e a sua preocupação com o futuro pode ser totalmente dedicada às ações de desenvolvimento da sua advocacia, como a aquisição de novos clientes e as questões intelectuais do seu trabalho.

Por isso que o preço não é (ou não deveria ser) o único critério de escolha. Afinal, o seu negócio pode sofrer as consequências de uma decisão pouco estratégica em médio e longo prazo. Se no futuro você optar por trocar o software jurídico gratuito para um pago, por exemplo, além precisar cadastrar todos os dados novamente ou fazer a migração desse conteúdo (saiba como migrar de programa para advogados sem perder dados importantes), vai precisar passar por um novo processo de aprendizagem.

Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre como o software para advogados Astrea acompanha as mudanças no escritório de advocacia e é o braço direito de escritórios e advogados que buscam a escalabilidade de seus negócios. Além de ser um sistema online completo para gerenciar processos, casos, clientes, tarefas, equipes e o financeiro, o Astrea se adequa ao momento do advogado e do escritório, tanto em preço quanto em valor. 😉

Por não haver qualquer contrato de fidelidade, é possível mudar de plano quando for preciso, adicionar novos usuários e contratar novos créditos para receber mais publicações. Para escritórios que contam com um profissional de secretariado executivo (ou secretária de advogado), estagiário e/ou outros advogados, existe a possibilidade de cadastrar diferentes perfis de acesso, para que cada colaborador visualize, alimente e altere informações no sistema que forem coerentes com suas respectivas competências.

Experimente o Astrea grátis e comprove

3. Avalie a qualidade do atendimento e do suporte

Problemas acontecem em software jurídico gratuito e também no pago. E às vezes você vai precisar de ajuda para entender uma funcionalidade. Nesses momentos, contar com um bom atendimento e um suporte prestativo faz toda diferença.

Por isso, não escolha um sistema para advogados sem antes avaliar a qualidade do atendimento e do suporte. Preste atenção se há alguma diferença no tratamento de usuários de contas gratuitas e pagas. Ter recursos limitados é diferente de não ter assistência durante o uso.

Essa é uma grande preocupação da Aurum, empresa que desenvolve o sistema para advogados Astrea. Ao experimentar o software gratuitamente, você pode tirar todas as suas dúvidas pelo chat online, disponível também aqui no blog e no site! Além disso, nós valorizamos bastante a cocriação com nossos clientes. Por isso, temos um canal de contato direto e exclusivo para eles mandarem sugestões de melhorias ou indicações de novos recursos para o Astrea. 🙂

Além de entrar em contato direto pelo chat ou por email, outra forma de avaliar a qualidade do atendimento da empresa que desenvolve o software que você quer usar é observando as avaliações no Facebook (85% das pessoas que avaliaram nossa empresa no Facebook consideram a Aurum 5 estrelas!) e os registros de reclamação em página como o Reclame Aqui. Observar a maneira como a empresa lida com problemas e questões delicadas é ter uma previsão de como vai ser o tratamento com você.

4. Construa uma boa reputação com seus clientes

Nós sabemos que investir em marketing pessoal e construir uma boa reputação é essencial para advogados e escritórios de advocacia de todos os tamanhos. O melhor software jurídico pode ser (e é!) um grande aliado nessa etapa. Afinal, a ferramenta profissionaliza o relacionamento com os clientes e dá mais credibilidade ao advogado.

Por isso, na hora de escolher entre um software jurídico gratuito ou um pago, é interessante entender como o uso do sistema pode transmitir confiabilidade ao seu cliente.

Já pensou poder oferecer ao seu cliente um acesso ao sistema para ele poder acompanhar os andamentos dos processos dele? Melhor ainda se ele puder acessar o sistema pelo seu site. O Astrea faz isso por você e por ele! O advogado Thiago Possiede falou aqui sobre como isso contribuiu para a imagem do escritório dele.

Meus clientes acessam o Astrea pelo meu site. Isso dá um ar profissional para o meu atendimento, dá uma credibilidade maior. (Thiago Possiede)

Para valorizar ainda mais a imagem do seu escritório ou da sua atuação solo, o Astrea permite a criação de relatórios personalizados. Outra coisa legal é que todos os relatórios, documentos e modelos documentos jurídicos que você produzir com o sistema vão com o seu logo. 😉

5. Não escolha um software jurídico gratuito sem experimentar

Ainda que você tenha certeza que um software jurídico gratuito é a melhor opção para seu momento atual, experimente o sistema antes de se vincular a ele! Os melhores programas para advogados oferecem um período de uso gratuito. Aproveite esse momento para utilizar as funcionalidades que mais atendem às suas necessidades.

Tire suas dúvidas no chat, cadastre processos, agende compromissos, delegue atividades, cadastre clientes. Simular um cenário próximo do real vai ajudar você a conhecer o sistema de verdade. Assim, a avaliação da proposta, das ferramentas e da facilidade de uso do produto vai ser mais assertiva.

Observe a usabilidade do sistema. É intuitivo? Você consegue se ver usando o software na sua rotina? Você conseguiria explicar aos novos colaboradores como utilizar a ferramenta? Design é muito mais do que aparência. Por isso mesmo o Astrea foi desenvolvido centrado no usuário (você!). O que significa que cada funcionalidade e cada interação do sistema foram construídas para facilitar realmente o seu cotidiano e a rotina de toda a sua equipe.

Experimente o Astrea grátis e comprove

Conclusão

Decidir entre um software jurídico gratuito e um pago não é uma missão tão simples. É preciso levar em consideração uma série de critérios além do preço. Caso contrário, na tentativa de fazer uma boa escolha, você pode acabar “se prendendo” a uma ferramenta difícil de usar e com funcionalidades que poderiam ser facilmente substituídas por uma planilha.

Portanto, na hora de escolher, tente pensar a longo prazo. Um bom software jurídico pode ser um investimento que dá retorno! É só saber escolher. Afinal, entre outras utilidades, a ferramenta tem potencial para facilitar a prospecção de clientes, aumentar a produtividade individual e da equipe e automatiza atividades repetitivas. Assim, na hora de contratar novos colaboradores, você pode focar naqueles que vão contribuir estrategicamente para seu negócio crescer ainda mais. 😉

Experimente o Astrea grátis

Agora é a sua vez! Quais critérios você acha essenciais na hora de ponderar entre um software jurídico gratuito e um pago? Tem alguma pergunta sobre o assunto? Comente aqui embaixo! 🙂

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

4 Comentários
Você está aqui