4 critérios para escolher o software jurídico gratuito ideal

4 critérios para escolher o software jurídico gratuito ideal

Comentar
Recomendar

Um software jurídico gratuito é uma ferramenta de gestão para advogados que proporciona, sem custos, controle de prazos e processos, informações de clientes e gestão de atividades. O modelo grátis é um grande aliado de advogados em início de carreira e de profissionais e escritórios que querem crescer profissionalmente.

No momento de bater o martelo – com o perdão do trocadilho –, o fator preço acaba  tendo um peso relevante na escolha de um software jurídico. Afinal, iniciar e manter um negócio envolve uma série de gastos e investimentos, certo? 

Pensando na economia e no controle financeiro, muitos advogados e advogadas acabam optando por um sistema gratuito. Para atender a essa necessidade, o mercado tem oferecido, cada vez mais, opções gratuitas ou de baixo custo. Esse movimento trouxe novas alternativas com diferentes propostas. 

Então, como escolher o melhor software jurídico gratuito? E quais critérios levar em consideração para além da gratuidade? É o que vamos responder neste texto!

Como escolher um software jurídico gratuito

A primeira dica é escolher o sistema que mais atende às suas necessidades e objetivos. Mas, para explicar melhor essa orientação e contribuir para que você tome a decisão mais acertada, destacamos os 4 critérios mais importantes para avaliar antes de contratar um software jurídico gratuito.

Você pode navegar por cada um deles clicando no menu abaixo. 😉

  1. Tenha um objetivo
  2. Pense no futuro do seu negócio
  3. Pondere antes de se comprometer
  4. Conheça a empresa por trás do software jurídico gratuito

1. Tenha um objetivo

Quais questões você deseja solucionar ou melhorar com o auxílio de um software jurídico? 

Há quem chegue nessa solução em busca de maneiras para aumentar a produtividade. Tem aqueles que precisam se adaptar a uma atuação remota e reduzir o volume de arquivos físicos e papéis. Algumas pessoas contratam um software jurídico para profissionalizar o atendimento ao cliente e destacar seu diferencial competitivo. Outras buscam um sistema para garantir o cumprimento dos prazos e um acompanhamento automatizado dos processos.

E você, por que deseja ou precisa de um software jurídico?

Entender a sua motivação vai ajudar bastante a filtrar as opções disponíveis e encontrar a melhor opção para a realidade do seu negócio.

É importante lembrar que, ainda que o sistema seja gratuito, a adaptação ao uso pode levar algum tempo. Por isso, fazer a melhor escolha tende a evitar que você tenha que recomeçar a busca mais pra frente. 🙂

2. Pense no futuro do seu negócio

Na hora de pensar nos objetivos você quer atingir com o auxílio de um sistema para advogados, é importante levar em consideração o planejamento do seu negócio para médio e longo prazo. O ideal é que a ferramenta que você escolha seja compatível com o que você deseja. Assim, já começa a executar os plano de maneira estruturada e segura! 

Nesse sentido, vale ponderar tanto o desenvolvimento do seu escritório como o da sua atuação na advocacia. Ou seja, pensar na aquisição de clientes, no aumento das demandas e informações para gerir, no crescimento da equipe, na maior movimentação financeira. 

Isso porque, a gratuitidade permanente ou temporária dos softwares jurídicos está relacionada com a limitação de funcionalidades. Portanto, é muito comum que profissionais em início de carreira ou em processo de transição no negócio escolham sistemas gratuitos e depois migrem para opções pagas. Afinal, na teoria, quanto maior a entrega, maior o valor, certo?

Então, quando os dígitos e a quantidade dos seus contratos aumentarem, é muito provável que você precise incluir no seu orçamento a assinatura de um bom software jurídico. Por isso, é recomendável que, desde já, você se dedique a escolher um sistema que ofereça planos e funcionalidades que se adaptem ao crescimento do seu negócio.

Para inspirar sua escolha, você pode conferir um caso real dos benefícios do Astrea na trajetória do advogado André Kageyama clicando aqui. 😉

Software Juridico Astrea
Otimize as atividades do seu escritório de advocacia sem comprometer o orçamento conhecer o plano light

Software jurídico gratuito que acompanha seu crescimento

Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre como o software para advogados Astrea acompanha as mudanças nos escritório de advocacia e é o braço direito de profissionais que buscam escalar seus negócios. 

Além de ser um sistema online completo para gerenciar de forma integrada processos, casos, clientes, tarefas, equipes e o financeiro, o Astrea se adequa ao momento do advogado e do escritório, tanto em preço quanto em valor.

Em termos práticos, o software auxilia, com o plano gratuito, advogados e advogadas a estruturarem seus negócios sem comprometer o orçamento. Assim, faz com que eles automatizem atividades burocráticas e repetitivas e tenham mais organização e produtividade.

Além disso, acompanha o crescimento de profissionais e escritórios desde o início de sua estruturação até seu crescimento exponencial. 

Afinal, sem exigir grandes burocracias e mudanças, o Astrea permite a contratação de planos que contemplam outras funcionalidades focadas em negócios mais complexos, oferecendo, por exemplo, opções para gestão de equipe e monitoramento do fluxo de trabalho.

COMECE A USAR O ASTREA GRÁTIS E SEM COMPROMISSO

3. Pondere antes de se comprometer 

À primeira vista, se comprometer com um sistema gratuito não parece oferecer nenhum risco, certo? No entanto, alguns softwares atrelam o contrato a alguma fidelidade.

Por isso, antes de começar a usar um software jurídico grátis, vale a pena investir um tempinho em conhecer as condições oferecidas. Afinal, o tempo e a atenção que você dedica na escolha pode representar uma economia de tempo e estresse no futuro.

Aqui, a dica de ouro é: antes de definir sua escolha, experimente o sistema antes de se vincular a ele! Uma sugestão é fazer isso com os seus favoritos.

Simular um cenário próximo do real vai ajudar você a conhecer o sistema de verdade. Assim, a avaliação da proposta, das ferramentas e da facilidade de uso do produto vai ser mais assertiva e você vai perceber se o software jurídico gratuito realmente atende às suas necessidades. Aproveite esse momento para conhecer as funcionalidades e tirar as suas dúvidas. 😉

O que levar em consideração?

Observe a usabilidade do sistema. É intuitivo? É possível encontrar informações facilmente? Você consegue se ver usando o software na sua rotina? Você conseguiria explicar a novos colaboradores como utilizar a ferramenta? 

Levantar esses questionamentos durante o período de experimentação pode clarear bastante as ideias. Afinal, se uma tecnologia se dedica a facilitar a rotina jurídica, é muito importante que os operadores do direito consigam utilizá-la sem maiores dificuldades, certo? 

Temos muito orgulho de dizer que o Astrea foi desenvolvido centrado no usuário (você!). O que significa que cada funcionalidade e cada interação do sistema foram construídas para facilitar realmente o seu cotidiano e a rotina de toda a sua equipe.

Por fim, aproveite este momento para perceber se o plano gratuito contempla suas necessidades e perspectivas. 

Os melhores software jurídicos, como o Astrea, além de oferecerem um plano grátis, permitem a evolução dentro do sistema através de planos pagos com funcionalidades avançadas. Assim, você consegue avaliar melhor o custo-benefício e optar, de maneira embasada, pela escolha mais adequada ao seu negócio – e ao futuro dele. 

Nesse sentido, outra vantagem do Astrea é que não há qualquer contrato de fidelidade. Ou seja, é possível mudar para planos mais completos quando for preciso, adicionar novos usuários e contratar novos créditos para receber mais publicações. A passagem para um plano pago pode acontecer ainda durante o período de um ano de uso gratuito ou ao final dele, sem complicações.

COMECE A USAR O ASTREA GRATUITAMENTE E COMPROVE

4. Conheça a empresa por trás do software jurídico gratuito

Conhecer as propostas da empresa que desenvolve o software jurídico gratuito que você tem interesse pode ajudar a balizar sua escolha. Isso porque, a identificação com as ideias e objetivos da empresa pode facilitar a sua aproximação da marca e o engajamento no uso do programa para advogados.

Inovação e confiança

A Aurum, que desenvolve o Astrea, está no mercado há mais de 25 anos. E, além da experiência, o que a torna confiável é, principalmente, a preocupação com a inovação e suas ações para contribuir com a modernização da advocacia.

Foi nesse contexto que foi criado o Plano Light do Astrea. Em um momento de crise, a empresa encontrou neste formato uma forma de contribuir para a comunidade jurídica, disponibilizando o software jurídico de maneira gratuita. 

A ideia inicial, que era disponibilizar o plano por um mês, acabou se tornando um produto fixo da Aurum – agora com a gratuidade por um ano. Isso tudo fruto de feedbacks de clientes e usuários, que viram a mesma qualidade e segurança tanto nos planos pagos quando no grátis.

Nós batemos um papo com Virginia Andrade, advogada que utiliza o Plano Light do Astrea, sobre como o software jurídico grátis tem contribuído na rotina. Ela compartilhou conosco porque optou pelo plano gratuito do sistema, como se adaptou ao uso e as principais vantagens do Astrea. Para conferir, é só clicar aqui.

Experiência de clientes

Saber como os clientes e usuários do sistema se posicionam em relação ao produto também pode dar uma ideia de como vai ser a sua experiência. Se você tem disposição e interesse para isso, vale a pena conhecer outros casos de uso e ver como é a atuação da empresa nas redes sociais.

No vídeo abaixo, a advogada Mariana Gonçalves conta como decidiu por contratar um sistema para advogados para organizar sua rotina no escritório. Veja como foi o processo de adesão entre a equipe e as facilidades do software Astrea para o escritório. 😉

Plano grátis do software jurídico Astrea

Sistemas como o Astrea existem para facilitar as atividades repetitivas e potencializar os seus resultados. Por isso, contar com esse tipo de ferramenta pode, sim, fazer toda a diferença – especialmente em uma reestruturação ou início de um negócio.

O Plano Light do Astrea contribui nesse sentido, garantindo a advogadas e advogados que estabeleçam uma rotina organizada e produtiva sem comprometer o orçamento

Entre as funcionalidades do plano de uso de um ano grátis estão a automatização de processos, o controle de tarefas e a gestão das informações de clientes. Além disso, é possível receber alertas, integrar o sistema ao Google Drive e gerir documentos jurídicos. 

Tudo isso mantendo os padrões de segurança da informação, de atendimento de qualidade e de usabilidade que o Astrea oferece.

COMECE A USAR O ASTREA GRÁTIS E COMPROVE

O Astrea é um software jurídico web e pode ser acessado de qualquer lugar com conexão de internet, inclusive via aplicativo mobile. As informações ficam armazenadas na nuvem do Google, tendo rotinas de backup e outras boas práticas de segurança. Para saber mais sobre o sistema é só clicar aqui.

Conclusão

Na hora de escolher um software jurídico gratuito, procure pensar a longo prazo. Um bom programa para advogados pode acompanhar a evolução do seu escritório desde o início e ser um investimento que dá retorno! É só saber escolher.

Afinal, entre outras utilidades, a ferramenta tem potencial para facilitar a prospecção de clientes, aumentar a produtividade individual e da equipe e automatizar atividades repetitivas. Assim, na hora de contratar novos colaboradores, você pode focar naqueles que vão contribuir estrategicamente para seu negócio crescer ainda mais.

Nós somos suspeitos a falar, então indicamos que você tire suas próprias conclusões utilizando o Astrea. Siga nossas dicas e observe os critérios apontados, avalie seu negócio como um todo e opte pelo melhor software jurídico gratuito para você. 😉

COMECE A USAR O ASTREA GRÁTIS E SEM COMPROMISSO

Agora é a sua vez! Quais critérios você acha essenciais na hora de escolher um software jurídico grátis? Tem alguma pergunta sobre o assunto? Comente aqui embaixo! 🙂

Finalmente
chegou a hora de crescer sua advocacia!

Com o Astrea você automatiza sua rotina jurídica e ganha tempo para colocar planos em prática

Comece grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

  • Gabriela alves Marques disse:

    Meu pai me mandou embora aos 17 anos, daqui 3 meses faço 18anos devo volta pra casa ?

  • Nadir Prado franco fernandes disse:

    Estou adorando tudo isso Deus abençoe vcs boa noite meus anjos

  • Yohanna disse:

    Gostaria de saber mais sobre o plano anual grátis e o limite de processos

    • Lila Alves disse:

      Oi, Yohanna! Tudo bem?
      Fico feliz com o seu interesse no plano Light do Astrea 🙂
      Para usá-lo gratuitamente por um ano você só precisa se cadastrar até o dia 31/05/2020. Esse plano possui um limite de 40 processos.

      Para tirar eventuais dúvidas e conhecer o sistema na prática, te convido a experimentá-lo sem compromisso. Basta acessar este link e se cadastrar: https://www.aurum.com.br/astrea/

      Posso te ajudar em mais alguma coisa?

  • Mário Soares Dias disse:

    No ano de 1998, ajuizei reconvenção em face de um credor/devedor e o juiz, após tantos anos, decidiu por não conhecer da reconvenção e, claro, não julgou o mérito. Considerando que o § 1º do art. 240 (ou art. 240 do CPC/1973) determina a interrupção da prescrição a partir do despacho do juiz, é-me possível ajuizar (executar) a dívida que havia sido incluída na reconvenção, desde que respeitada a prescrição (tempo anterior ao despacho + tempo posterior à coisa julgada se comporta dentro do tempo prescricional)? Obrigado.

  • JOANILSON SILVA ALMEIDA disse:

    ESTOU PRECISANDO MUITO.

13 Comentários
1 2
Você está aqui