Saiba como escolher o melhor software jurídico gratuito

Software jurídico gratuito – Saiba como escolher o melhor

Comentar
Recomendar

A dúvida na hora de escolher entre um software jurídico gratuito e um sistema pago é muito comum entre advogados, desde os que acabaram de iniciar no ramo até os mais experientes. Isso porque, um bom software é um grande aliado dos advogados autônomos e dos escritórios que querem crescer profissionalmente.

No momento de bater o martelo – com o perdão do trocadilho –, o fator preço acaba sendo bastante relevante na escolha de um software jurídico. Afinal, iniciar e manter um negócio envolve uma série de gastos e investimentos, certo? Pensando na economia e no controle financeiro, muitos advogados e advogadas acabam optando por um sistema gratuito. 

Para atender a essa necessidade, o mercado tem oferecido, cada vez mais, opções gratuitas ou de baixo custo. Esse movimento trouxe para a “prateleira” novas alternativas com diferentes propostas. Então, como escolher o melhor software jurídico gratuito e quais critérios levar em consideração para além da gratuidade?

A primeira dica é escolher aquele que mais atende às suas necessidades e objetivos. Mas, para explicar melhor essa orientação e contribuir para que você tome a decisão mais acertada, destacamos os 5 critérios mais importantes para avaliar antes de contratar um software jurídico gratuito. Para saber quais são, é só continuar a leitura!

Como escolher um software jurídico gratuito

1. Tenha um objetivo

Quais questões você deseja solucionar ou melhorar com o auxílio de um software jurídico? 

Há quem chegue nessa solução em busca de maneiras para aumentar a produtividade. Tem aqueles que precisam se adaptar a uma atuação remota e reduzir o volume de arquivos físicos e papéis. Algumas pessoas contratam um software jurídico para profissionalizar o atendimento ao cliente e destacar seu diferencial competitivo. Outras buscam um sistema para garantir o cumprimento dos prazos e um acompanhamento automatizado dos processos.

E você, por que deseja ou precisa de um software jurídico?

Entender a sua motivação vai ajudar bastante a filtrar as opções disponíveis e encontrar a melhor opção para a realidade do seu negócio.

É importante lembrar que, ainda que o sistema seja gratuito, a adaptação ao uso pode levar algum tempo. Por isso, fazer a melhor escolha tende a evitar que você tenha que recomeçar a busca mais pra frente. 🙂

Software Juridico Astrea
Organize seu escritório com segurança e tranquilidade sem ferir o orçamento conhecer o plano light

2. Pense no futuro do seu negócio jurídico

Na hora de pensar nos objetivos você quer atingir com o auxílio de um sistema para advogados, é importante levar em consideração o planejamento do seu negócio para médio e longo prazo.

O ideal é que a ferramenta que você vai escolher seja compatível com o que você deseja para o futuro do seu negócio. Assim, você já começa de maneira estruturada e segura! E a sua preocupação com o futuro pode ser totalmente dedicada às ações de desenvolvimento da sua advocacia, como a aquisição de novos clientes e as questões técnicas do seu trabalho.

A gratuitidade permanente ou temporária dos softwares jurídicos está relacionada com a limitação de funcionalidades. Portanto, é muito comum que profissionais em início de carreira ou em processo de transição no negócio escolham sistemas gratuitos e depois precisem migrar para opções pagas. Afinal, na teoria, quanto maior a entrega, maior o valor, certo?

Então, quando os dígitos e a quantidade dos seus contratos aumentarem, é muito provável que você precise incluir no seu orçamento a assinatura de um bom software jurídico. Por isso, é recomendável que, desde já, você se dedique a escolher um sistema que ofereça planos e funcionalidades que se adaptem ao crescimento do seu negócio.

Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre como o software para advogados Astrea acompanha as mudanças nos escritório de advocacia e é o braço direito de profissionais que buscam escalar seus negócios.

Além de ser um sistema online completo para gerenciar processos, casos, clientes, tarefas, equipes e o financeiro, o Astrea se adequa ao momento do advogado e do escritório, tanto em preço quanto em valor.

Experimente gratuitamente e comprove

Por não haver qualquer contrato de fidelidade, é possível mudar de plano quando for preciso, adicionar novos usuários e contratar novos créditos para receber mais publicações. 

Para inspirar sua escolha, você pode conferir um caso real dos benefícios do Astrea na trajetória do advogado André Kageyama clicando aqui. 😉

3. Pondere antes de se comprometer 

À primeira vista se comprometer com um sistema gratuito não parece oferecer nenhum risco, certo? No entanto, alguns softwares atrelam o contrato a alguma fidelidade.

Por isso, antes de começar a usar um software jurídico grátis, vale a pena investir um tempinho em conhecer as condições oferecidas. 

Afinal, o tempo e a atenção que você dedica na escolha pode representar uma economia de tempo e estresse no futuro. 

Mas a dica de ouro aqui é: antes de definir sua escolha, experimente o sistema antes de se vincular a ele! Uma sugestão é fazer isso com os seus favoritos.

Dessa forma você vai perceber se o software jurídico gratuito realmente atende às suas necessidades. Aproveite esse momento para conhecer as funcionalidades e tirar as suas dúvidas. 😉

Essa é também a hora de perceber se o plano gratuito contempla suas prioridades e experimentar gratuitamente um plano pago. Os melhores software jurídicos, como o Astrea, oferecem um período de uso gratuito. Assim, você consegue avaliar melhor o custo-benefício e optar, de maneira embasada, pela escolha mais adequada ao seu negócio. 

Simular um cenário próximo do real vai ajudar você a conhecer o sistema de verdade. Assim, a avaliação da proposta, das ferramentas e da facilidade de uso do produto vai ser mais assertiva.

Observe a usabilidade do sistema. É intuitivo? É possível encontrar informações facilmente? Você consegue se ver usando o software na sua rotina? Você conseguiria explicar a novos colaboradores como utilizar a ferramenta? 

Levantar esses questionamentos durante o período de experimentação pode clarear bastante as ideias. Afinal, se uma tecnologia se dedica a facilitar a rotina jurídica, é muito importante que os operadores do direito consigam utilizá-la sem maiores dificuldades, certo? 

Temos muito orgulho de dizer que o Astrea foi desenvolvido centrado no usuário (você!). O que significa que cada funcionalidade e cada interação do sistema foram construídas para facilitar realmente o seu cotidiano e a rotina de toda a sua equipe.

Experimente gratuitamente e comprove

4. Conheça a empresa por trás do software jurídico gratuito

Conhecer as propostas da empresa que desenvolve o software jurídico gratuito que você tem interesse pode ajudar a balizar sua escolha. 

Isso porque a identificação com as ideias e objetivos da empresa pode facilitar a sua aproximação da marca e o engajamento no uso do programa para advogados.

Além disso, saber como os clientes e usuários do sistema se posicionam em relação ao produto também pode dar uma ideia de como vai ser a sua experiência. 

Se você tem disposição e interesse para isso, vale a pena conhecer os casos de uso e ver como é a atuação da empresa nas redes sociais. 

Outra dica valiosa é avaliar o suporte e o atendimento durante o período de testes. 🙂

No vídeo abaixo, a advogada Mariana Gonçalves conta como decidiu por contratar um sistema para advogados para organizar sua rotina no escritório. Veja como foi o processo de adesão entre a equipe e as facilidades do software Astrea para o escritório. 😉

5. Valor e preço são coisas diferentes

Qualquer investimento, principalmente no início do negócio, necessita planejamento estratégico. 

No entanto, ainda que depois de analisar as vantagens e desvantagens, você opte por um software jurídico gratuito, é importante ter clara a diferença de preço e valor. Afinal, é vantajoso para você e para o futuro do seu negócio compreender o valor do produto que está adquirindo.

Para isso, é interessante comparar os ganhos e as limitações que vêm acompanhadas da gratuidade.

O plano gratuito resolve sua principal questão? É melhor iniciar no gratuito e contratar a versão paga à medida que o escritório for crescendo? Pensando nas vantagens e no ganho de escala para o seu escritório, vale mais a pena já iniciar com um plano pago?

Todas essas opções possuem vantagens e desvantagens – algumas mais, outras menos. É importante conhecê-las para tomar uma decisão consciente que vai beneficiar o seu negócio jurídico. Independente do plano ou do modelo de contratação, começar a usar um software jurídico é um investimento na sua carreira e no seu escritório. 

Sistemas como o Astrea existem para facilitar as atividades repetitivas e potencializar os seus resultados. Por isso, utilizá-los da melhor maneira pode, sim, fazer toda a diferença. Então, não deixe de avaliar custo-benefício e buscar maneiras de aproveitar ao máximo as ferramentas gratuitas e pagas.

Software Juridico Astrea
Use o melhor software jurídico do mercado no seu escritório gratuitamente conhecer o plano light

Software jurídico grátis ou pago: como decidir? 

Pode até parecer uma escolha óbvia, mas decidir entre um software jurídico grátis e um sistema pago não é uma missão assim tão simples. 

É preciso levar em consideração uma série de critérios além do preço. Caso contrário, na tentativa de fazer uma boa escolha, você pode acabar contratando uma ferramenta que vai oferecer poucos benefícios e que poderia ser facilmente substituída por uma planilha.

Portanto, na hora de escolher entre um software jurídico gratuito e um pago, procure pensar a longo prazo. Um bom programa para advogados pode acompanhar a evolução do seu escritório desde o início e ser um investimento que dá retorno! É só saber escolher.

Afinal, entre outras utilidades, a ferramenta tem potencial para facilitar a prospecção de clientes, aumentar a produtividade individual e da equipe e automatizar atividades repetitivas. Assim, na hora de contratar novos colaboradores, você pode focar naqueles que vão contribuir estrategicamente para seu negócio crescer ainda mais. 😉

Experimente gratuitamente e comprove

Agora é a sua vez! Quais critérios você acha essenciais na hora de ponderar entre um software jurídico gratuito e um pago? Tem alguma pergunta sobre o assunto? Comente aqui embaixo! 🙂

Organize sua advocacia sem ferir o orçamento

Crie sua conta até  31/05/2020  e garanta 1 ano grátis no plano Light do Astrea

Saiba mais
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

  • Evandro Felisberto dos Reis disse:

    O valor é mensal do softwre jurídico ?

  • marcelino borges disse:

    boa tarde ; meu irmao e advogado gostariamos de estar colocando uma unidade de serviços juridicos e nao juridicos gostaria de saber se hoje tem campo disponivel para este empreendimento.

  • Claudete Nunes Ferreira disse:

    Sou correntista exclusive Bradesco. fui ao banco cancelar a conta a gerente me convenceu a não fechar, falei que pra mim nao seria interessante até por que venho pagando taxas altíssima sem poder utilizar nem um serviço sugerido pelo banco. Então a gerente foi e viu que tava constando um apontamento interno. Ligou no cobrador fiz a proposta junto ea empresa recovery paguei com uns dias de antecedência como combinado. Mesmo assim o problema continua interno. A gerente falou que seria a recovery que tinha que baixa liguei várias vezes na recovery solicitando a carta de quitação depois de muita insistência e falando que iria ao Procon me enviaram a carta de quitação envia a carta em PDF pra gerente e liguei a ela ,esta mesma ficou de me retornar e nada. Não queria ir no banco sem uma posição o que tá me parecendo e que me bloqueou. Estou me sentindo excluída em constrangida e largada sem explicações pelo banco.

  • Cernithi Luciano de Avila disse:

    ok

  • Jota Marks disse:

    Tenho 2 escritório de assessoria de transito! Gostaria de um software que permitiria nossos clientes serem notificados a cada procedimento de infrações de trânsito, é gostaria de saber se tem como o próprio softwear conseguiria cadastra os processos, é cada vez que fosse julgado no sistema do detran, eu também fosse notificado pra enviar a próxima instâncias do processo?? Agradecido.

11 Comentários
1 2
Você está aqui