Ferramentas para advogados

5 ferramentas para advogados que querem ser mais produtivos

Comentar
Recomendar
Em um passado recente, dominar funções mais complexas do Excel e conhecer alguns atalhos do Word era o máximo que se podia esperar das ferramentas para advogados. Hoje em dia, nem todo o domínio do pacote Office é suficiente para atender bem os clientes e evoluir a produtividade do escritório.

Aliás, você já reparou em como as barreiras que separam os universos virtual e físico, online e offline estão cada vez mais sutis? Com isso, a tecnologia é, mais do que nunca, indispensável ao advogado moderno.

Mas para que as ferramentas e aplicativos para advogados sejam realmente eficientes na sua rotina, é preciso saber escolhê-los e usá-los de maneira estratégica. Para ajudar você, vamos indicar 5 ótimas ferramentas para advogados!

Conheça as TOP 5 ferramentas para advogados e escritórios

1. Slack

Chega de lotar a caixa de entrada dos seus sócios, colaboradores e colegas com pedidos, solicitações e alinhamentos que poderiam ser rapidamente atendidos com o uso de um bom aplicativo de comunicação online.

O Slack foi criado especialmente para atender empresas e escritórios com pequenas e grandes equipes. Com ele, é possível conversar por canais (grupos temáticos), enviar mensagens privadas, compartilhar documentos e muito mais. É ideal para quem trabalha à distância (descubra como um software jurídico facilita aos advogados trabalharem à distância), para quem tem mais de um escritório e também para ajudar na interação cotidiana entre equipes.

Por que indicamos essa ferramenta para advogados e escritórios de advocacia?

Já falamos por aqui sobre a importância da mobilidade para a advocacia. O Slack é um ótimo exemplo de como isso pode funcionar. Se você está conversando com alguém sobre um assunto urgente ou importante e precisa sair para resolver uma questão no fórum, por exemplo, pode facilmente continuar a discussão no aplicativo mobile.

A ferramenta é bastante intuitiva e fácil de usar. Aqui na Aurum nós usamos diariamente e recomendamos bastante.

Dicas de uso

Se você está trabalhando em uma ação coletiva, por exemplo, é possível reunir todas as pessoas envolvidas em um mesmo ambiente virtual para facilitar a comunicação. A mesma lógica funciona para os diferentes setores do seu escritório. Cada área de atuação pode ter o seu próprio canal.

No Slack, os canais se assemelham aos grupos do WhatsApp, só que com muito mais recursos e funcionalidades. Os documentos e mensagens compartilhados em um canal ficam visíveis e disponíveis apenas para as pessoas que fazem parte dele.

O Slack simplifica e centraliza toda a comunicação interna. Além disso, o serviço ainda disponibiliza um histórico de atividades, para você não perder nenhuma informação importante. As principais diferenças entre as contas pagas e a gratuita são a capacidade de armazenamento e o número de integrações disponíveis.

2. Astrea

Mas é claro que o Astrea ia na lista das melhores ferramentas para advogados! Afinal, o software jurídico foi desenvolvido para advogados e escritórios que querem (e precisam!) melhorar a produtividade e crescer o negócio sem abrir mão da praticidade e da facilidade de uso.

O sistema para advogados é completo e desenvolvido com as melhores tecnologias do mercado. Além de automatizar a gestão de processos e casos, o sistema funciona como um gerenciador de tarefas – o que facilita (e muito!) a delegação de tarefas e o cumprimento de todos os prazos, além de reduzir o tempo de aprendizagem. Atendimento ao cliente, controle avançado de prazos, gestão de equipe, gestão financeira, agenda, lista de tarefas. Todas essas facilidades fazem do Astrea o melhor sistema da categoria. 🙂

O sistema é online, possui app complementar para celular e atende de profissionais autônomos a médios escritórios. Você pode experimentá-lo gratuitamente por 10 dias e contar com os consultores de venda para encontrar o plano ideal para a sua realidade.

Software Juridico Astrea
Mais de 7.000 advogados já controlam sua rotina jurídica com o software juridico Astrea
experimente o astrea grátis

Por que indicamos essa ferramenta para advogados e escritórios de advocacia?

Automatizar atividades repetitivas e facilitar atividades fundamentais é uma forma de profissionalizar ainda mais o trabalho do escritório e conseguir escala para atender mais clientes sem perder em qualidade. A propósito, contar com um bom software jurídico é uma excelente maneira de evoluir o atendimento ao cliente (falamos melhor sobre isso aqui).

Elaboração de peças jurídicas, busca e atualização de processos de forma automática, recebimento e controle de prazos, comunicação com o cliente, cumprimento e delegação de tarefa. Tudo isso pode ser feito com qualidade por um programa para advogados completo!

Dicas de uso

A página inicial do Astrea permite que você tenha uma visão geral das informações mais importantes da sua rotina e do cotidiano do escritório, como as próximas tarefas e compromissos.

O contador de processos inativos também é uma carta na manga. Com essa ferramenta, você descobre quais processos não tiveram movimentação nos últimos 30 dias e pode entrar em contato com os clientes que estão há algum tempo sem retorno.

Mas a maior dica é: aproveite as etiquetas personalizadas! Com elas você pode se organizar da maneira que fizer mais sentido para você e para o seu escritório. Além disso, elas facilitam a emissão de relatórios, úteis tanto para o controle interno quanto para a prestação de contas com os clientes.

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove

3. Google Forms

Que tal descobrir como seus clientes avaliam seu trabalho? Com o Google Forms, é fácil implementar o método NPS para ter um escritório de advocacia de sucesso. E se na hora de inserir um novo serviço no seu escritório você validasse a ideia com a sua lista de contatos?

Essa é uma das ferramentas para advogados que pode ser muito útil para a melhoria contínua do trabalho desenvolvido no escritório. O Google Forms permite que você faça todo tipo de pesquisa. Para ter acesso à ferramenta, basta ter uma conta na Google. 😉

Por que indicamos essa ferramenta para advogados e escritórios de advocacia?

Aqui na Aurum nós usamos essa ferramenta com o público interno (os áureos) e o público externo (você!) para coletar dados, validar ideias e propostas, fazer votações. Acreditamos que ela pode ser muito útil para a estratégia de prospecção e fidelização de clientes no seu escritório!

É fácil de usar e permite controle das respostas, facilitando o cruzamento de dados. Além de ter acesso às respostas, você pode saber quem respondeu e quando. Você pode criar perguntas de múltipla escolha, respostas curtas e longas, obrigatórias e facultativas.

Dicas de uso

Experimente enviar um relatório do Google Forms por email após um atendimento, pedindo para que o cliente avalie o atendimento e sugira possíveis melhorias. 🙂

Se, por exemplo, você acha que pedir para as pessoas se identificarem no formulário pode colocá-las em uma situação delicada, aproveite os recursos de ativar ou desativar a obrigatoriamente de respostas em perguntas específicas!

4. Boomerang para Gmail

Essa é uma das ferramentas para advogados mais úteis que você vai conhecer! O Boomerang é uma extensão para navegadores de internet que tem a missão principal agendar o envio e o recebimento de emails. É simples de instalar e muito fácil de usar!

Por que indicamos essa ferramenta para advogados?

Você certamente envia bastante email para clientes, colaboradores e parceiro, certo? Essa ferramenta permite que você se organize para que os emails cheguem na hora certa! Se, assim como a advogada Mariana Gonçalves, você também envia emails para clientes em horários incomuns, vai adorar essa extensão gratuita do Google!

O Boomerang permite que você escreva seus emails a qualquer hora, mas só os envie em horários ideais para que seus clientes os recebam.

Dicas de uso

Vamos deixar essa parte para a Mariana Gonçalves, que experimentou, adorou a ferramenta e fez um vídeo curtinho falando como ela usa. É só dar o play para descobrir ótimas dicas de uso! 🙂

5. Vade Mecum Interativo

Essa ferramenta para advogados está disponível para iOS e Android e traz de maneira prática e objetiva os códigos, legislações e súmulas dos Tribunais.

Por que indicamos essa ferramenta para advogados?

Com o aplicativo é possível ter sempre com você todas as legislações contidas no livro mais usado pelos advogados (e mais caro de todas as livrarias). O Vade Mecum Interativo possui uma versão simplificada gratuita. O acesso completo é pago. A ferramenta é útil para o advogado para os momentos de consulta durante o trabalho e também pode ser uma ótima ferramenta para aprofundar seus estudos.

Dicas de uso

Aproveite a busca por palavra-chave para encontrar o que deseja. Além disso, atualize o app sempre que surgir uma nova versão para conseguir acessar todas as reformas legislativas. 🙂

Conclusão

Organizar o dia a dia do escritório, atender solicitações de clientes, acompanhar o andamento dos processos, aperfeiçoar sua advocacia e lidar com todas as atividades corriqueiras é muito mais fácil com o auxílio das ferramentas para advogados. Esperamos que você aproveite essa lista de indicações para ter mais produtividade na sua rotina!

Aproveite e conte para nós e para nosso leitores, nos comentários, quais outras ferramentas para advogados você usa para ter mais produtividade! 😉

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Destaques
    Saiba como contratar o programa para advogados que vai evoluir seu escritório
    Por Aurum

    Com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher o programa para advogados ideal para o seu dia a dia? Se ao pensar em contratar um sistema – ou trocar aquele que contratou na época em que usar Windows 98 era a última moda – você se sente perdido, confuso e sem saber por onde começar, este conteúdo vai ser como um norte para a sua decisão. Afinal, o nosso objetivo aqui é ajudar você a clarear as ideias e mostrar que, para a tecnologia cumprir sua missão e facilitar a rotina individual e coletiva de toda a equipe, é importante […]

    Produtividade para advogados
    Por Aurum

    Se houvesse um ranking de expressões mais faladas atualmente, certamente “não tenho tempo” ocuparia um dos primeiros lugares. As dicas de produtividade para advogados são cada vez mais valorizadas justamente por que o tempo é um bem escasso e valioso na rotina moderna. Então, se você chegou aqui procurando maneiras de melhorar a sua produtividade e da equipe do seu escritório, veio ao lugar certo! A partir de agora, as suas horas acabam de valer mais. Isso porque nós (e você!) vamos dar atenção especial em como usá-las para aproveitar melhor o tempo no trabalho e ter mais tranquilidade para […]

    O Aurum Summit é o evento para advogados que você não pode perder. Em um dia inteiro de imersão no futuro da advocacia, o universo jurídico se conecta ao da tecnologia e inovação.

    Reunir, ano após ano, pessoas interessadas e dispostas a criar o futuro da advocacia. Esse foi o desafio que aceitamos ao lançar, em 2016, o evento para advogados que uniria (e uniu!) o universo jurídico ao universo da tecnologia e da inovação. Até aqui, tem dado certo e cada edição é mais surpreendente que a outra. Neste post, vou contar brevemente a história das edições anteriores e compartilhar as novidades do Aurum Summit que vem pela frente. Tenho certeza que, ao final do conteúdo, você vai ter clareza sobre os motivos para participar este ano e saber se o evento […]

    Saiba como se preparar para o futuro da advocacia
    Por Aurum

    Inteligência Artificial, Advocacia 3.0 e Blockchain. Essas palavras rondam o imaginário do advogado moderno e aparecem em muitas previsões sobre o futuro da advocacia. Os robôs vão roubar os empregos dos juristas? A justiça do futuro vai ser totalmente virtual? As especulações são muitas e de tanto tentar enxergar anos à frente, acabamos não percebendo que o futuro da advocacia, na verdade, é agora! Pensa com a gente: nos últimos anos vimos o avanço tecnológico e a chegada de jovens advogados ao mercado acelerar bastante a modernização do setor. Processos e peticionamentos eletrônicos, intimações enviadas por Whatsapp e o surgimento […]

    Você está aqui