logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
advogado home office >

Advogado home office: como exercer trabalho remoto na advocacia

Advogado home office: como exercer trabalho remoto na advocacia

26 out 2020
Artigo atualizado 7 dez 2023
26 out 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 7 dez 2023
O advogado home office é o profissional que atua em casa ou em espaços alternativos, como coworkings. É uma forte tendência no meio jurídico e prática cada vez mais adotada por advogados autônomos e em escritórios de todos os tamanhos.

Hoje em dia, com boas ferramentas e conexão com a internet, é possível exercer o trabalho remoto na advocacia da mesma forma como o realizado presencialmente. E o melhor: sem perder a qualidade.

Embora grande parte dos escritórios de advocacia não tenha o home office (ou teletrabalho) como prática institucionalizada, muitos oferecem a possibilidade de uma rotina flexível, na qual o advogado executa tarefas em casa e no escritório. 

Aqui na Aurum, essa prática faz parte da nossa cultura. Essa flexibilidade é muito importante, mas para que ela funcione é preciso que a equipe esteja alinhada e em constante comunicação. Pensando no que podemos contribuir com nossa experiência – e com as soluções que oferecemos – preparamos este conteúdo sobre advocacia home office.

Como ter uma boa atuação sendo advogado home office

Falamos brevemente que o advogado home office atua em casa. Mas, para garantir uma atuação eficiente, é preciso adotar algumas boas práticas para que o teletrabalho funcione

Afinal, essa grande vantagem da atuação remota também pode ser um ótima armadilha para a procrastinação. Sem o compromisso de estar em um escritório, as redes sociais, sites de notícias e até a própria cama podem se tornar mais atrativos que executar as tarefas planejadas. 

Na Aurum, é comum trocarmos experiências e materiais sobre home office entre os times, a fim de evoluirmos ainda mais essa prática e aproveitarmos ao máximo essa possibilidade. A partir disso tiramos algumas boas lições e aprendizados. E fizemos questão de compartilhar com os leitores do nosso Portal.

Organize seu escritório remoto

Você não precisa montar um escritório completo em sua casa, principalmente se você atua como advogado home office com flexibilidade. Porém, é interessante ter um espaço reservado apenas para o trabalho, com seus materiais e ferramentas à disposição. 

Assim, você garante um ambiente confortável e sem distrações que possam atrapalhar seu rendimento – além de manter o foco!

Pensar em possibilidades além da sua casa também é uma boa forma de manter uma dinâmica de trabalho e até mesmo ser notado por futuros clientes. Pense em espaços como coworkings, por exemplo.

Leia também: como funciona um um escritório de advocacia virtual.

Mantenha uma rotina de trabalho

Para que o seu trabalho home office seja produtivo, é importante manter uma rotina como se estivesse indo ao escritório. Assim, estabelecer horários de trabalho e focar em atividades durante este período são práticas que podem fazer a diferença.

Procure encontrar o seu ritmo de trabalho e entender o que faz sentido para você: começar mais cedo ou mais tarde? Fazer pausas para o café? Ouvir música ou ficar em silêncio? Não existe uma fórmula, existe o que se encaixa para você.

Outro ponto importante na rotina de trabalho home office na advocacia, é estar alinhado com todas as pessoas que possam estar em casa para que não lhe interrompam. Isso garante disciplina para que você cumpra suas tarefas do dia com eficiência.

Por fim, informar sobre esse modelo de trabalho aos seus clientes é outro passo essencial na organização da sua rotina. É muito importante que todos saibam desse funcionamento para que estejam seguros sobre o que esperar.

Explique como funciona a dinâmica entre vocês, a rotina, a comunicação. Certifique-se que todos tenham acesso aos seus endereços de contato com facilidade e mostre-se aberto para receber mensagens de seus clientes. 

Crie rituais e descubra seus gatilhos

Como a casa é, naturalmente, um espaço de descanso, sair da zona de conforto pode ser um desafio em determinados dias. Criar rituais que ativem o módulo trabalho, bem como descobrir quais são seus gatilhos para começar são boas dicas. 

Mel Robbins, autora do livro “O poder dos cinco segundos”, afirma que uma contagem regressiva de 5 a 1 é uma grande estratégia para driblar a procrastinação e ativar o módulo de ação. Segundo ela, que também foi advogada, esse recurso promove a ativação de certas partes do cérebro que evitam o pensamento e o adiamento da ação. Para quem trabalha no home office, é algo a se testar.   

Meça seu desempenho

É difícil manter a produtividade se não há controle daquilo que se faz diariamente. Medir as atividades e o tempo gasto para executá-las é essencial para que o advogado se organize melhor e não deixe que as distrações o atrapalhem. Com a ajuda de um software jurídico, o advogado tem uma boa ferramenta para registrar suas atividades e controlar sua produtividade.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Aposte nas melhores ferramentas

Não há como trabalhar remotamente sem contar com boas ferramentas de trabalho. Além de serem essenciais para a execução das atividades, elas garantem um trabalho mais eficiente e, o principal, a comunicação. 

Mesmo que trabalhe sozinho, o advogado home office precisa estar em constante comunicação com seus clientes. Já aqueles que fazem parte, ou lideram uma equipe, precisam conversar praticamente sobre toda a rotina de trabalho. Afinal, não estarão em contato pessoalmente para fazer alinhamentos ou tirar dúvidas.

Por isso, estabelecer ferramentas certas para cada necessidade é fundamental para fazer a advocacia home office funcionar.

Para a comunicação com os clientes, é válido o uso do WhatsApp, de email e até mesmo de ferramentas de videoconferência, como Skype ou Google Hangouts. Já entre a equipe, sugerimos o Slack para conversas rápidas, e as mesmas ferramentas de chamadas de vídeo para alinhamentos maiores.

Já para a execução das suas atividades jurídicas, a melhor ferramenta é um software jurídico online. Pensada para a advocacia, essa solução integra informações sobre o escritório, como histórico de clientes, casos e processos. Além disso, as melhores opções do mercado oferecem a possibilidade de delegação e gestão de tarefas e controle do fluxo de caixa, por exemplo.

Isso quer dizer que, conectado à internet e utilizando um sistema de gestão de escritórios de advocacia completo, o advogado home office consegue acessar as informações para seu trabalho de qualquer lugar. Assim, garante que sua rotina siga organizada e que suas tarefas sejam cumpridas.

Como gerenciar seu time de advogados à distância

O gerenciamento de pessoas é um desafio natural e fazê-lo a distância pode ser desafiador. O segredo para manter uma equipe engajada, produtiva e alinhada está na comunicação. Contar com os recursos certos em trabalho remoto faz toda diferença.

Aposte nos encontros online

Encontros online são essenciais para manter uma equipe engajada e até motivada. Realizar vídeo conferências com o objetivo de alinhar as atividades e trocar experiências é uma ótima maneira de manter a equipe trabalhando com qualidade e alta performance.

Tenha o controle das tarefas

Oferecer autonomia aos membros do time e simultaneamente ter um sistema de gestão de tarefas é o segredo de muitos escritórios que apostam no teletrabalho e na advocacia home office. Controlar as tarefas, sem retirar a autonomia dos membros, é uma forma de alinhar a execução dos serviços e simultaneamente garantir uma gestão de pessoas eficiente.

9 mitos sobre home office na advocacia e como combatê-los

Abaixo, listamos os principais mitos que surgem quando se pensa no trabalho remoto na advocacia e possíveis soluções para cada um deles. Você vai notar que o software jurídico pode ser a solução para muitos cenários.

Fique a vontade para navegar pelos tópicos através do menu clicável abaixo. 😉

Mito nº 1: Não vou ter à mão todas as informações que preciso

Já falamos aqui sobre a importância de o advogado home office contar com a tecnologia. Mas, para além disso, a rotina de trabalho na advocacia exige uma boa segurança da informação. Dessa forma, é possível garantir a proteção de todos os seus dados e ter certeza de que não vão se perder no buraco negro da internet.

Aqui na Aurum nós nos preocupamos muito com eficiência e segurança. Por isso, contamos com os servidores da Google para armazenar e proteger os dados salvos no Astrea. Isso torna o software jurídico tão seguro e acessível quanto o Google Drive.

Mas por que abordamos esse assunto neste tópico? Simplesmente para mostrar que reunir todas as informações em um software jurídico online resulta, automaticamente, em menos risco de perder dados importantes. Além, é claro, de facilitar (e muito!) o acesso a esses dados na advocacia home office.

Mito nº 2: Vou correr muito mais risco de perder prazos

Pior do que a possibilidade de perder um documento importante é correr risco de não cumprir um prazo, certo? Essa é, talvez, a maior preocupação na advocacia – e com o advogado home office não é diferente! 

Basta alguns segundos pensando sobre o assunto para perceber que muitas atividades relativas a advocacia já foram automatizadas. Hoje em dia é possível fazer tudo à distância – com exceção das idas ao fórum (pelo menos por enquanto). Com um software jurídico essa possibilidade ganha ainda mais espaço.

O controle avançado do Astrea permite que os prazos sejam cumpridos de forma mais confiável, mesmo com uma ou mais pessoas da equipe trabalhando remotamente.

É possível controlar tarefas, restringir acesso às informações críticas dos prazos e visualizar todas as atividades pendentes, em execução e finalizadas. Com poucos cliques, o usuário pode, por exemplo, ficar sabendo o que está prejudicando o cumprimento de determinado prazo e priorizar ações para finalizar tudo a tempo.

Além de permitir a criação de uma lista de atividades atrelada a cada prazo, o Astrea notifica os usuários sempre que houver qualquer movimentação relativa a ele.

Mito nº 3: Não vou conseguir acompanhar todos os meus processos

Como o advogado home office vai conseguir gerenciar todos os seus processos à distância? Com um software jurídico que permita uma gestão de processos inteligente!

Usando o Astrea, por exemplo, você conta com robôs que buscam atualizações nos tribunais e nos diários oficiais e armazenam todos dentro do sistema.

E para garantir que você realmente acompanhe cada atualização na advocacia home office, o sistema envia alertas sempre que houver qualquer movimentação.

E como Astrea é um software online, você pode ter acesso a todas as informações sobre seus processos de qualquer dispositivo conectado à internet. Se você vai fazer isso da mesa do seu escritório, de um hotel em Paris ou de um evento para advogados em São Paulo, a escolha é sua!

comece a usar o astrea grátis e comprove

Mito nº 4: Minha produtividade vai diminuir

Muito pelo contrário!

É claro que, independente de onde você estiver atuando como advogado home office, buscar um cantinho confortável e favorável para a concentração é fundamental. Mas, ao contar com um software jurídico completo e online, que reúne todas as ferramentas de gestão de escritório, clientes, prazos, financeira, equipe e processos em um único lugar, você ganha tanto em produtividade quanto em organização!

O Astrea foi pensado para proporcionar tudo isso aos clientes com eficiência, agilidade e preocupação com a gestão do tempo.

Afinal, em um mundo em que não é mais preciso escolher entre ser advogado e trabalhar de forma dinâmica e mais livre, as ferramentas têm um papel definitivo de desburocratizar as atividades rotineiras para incentivar a modernização da atuação profissional.

Mito nº 5: A qualidade no atendimento dos meus clientes vai cair drasticamente

Nós entendemos essa preocupação. Afinal, cliente mal atendido pode, eventualmente, virar ex-cliente, não é mesmo? 

Mas em um universo em que notebooks, tablets e celulares são ferramentas que servem como trabalho, banco, lazer, restaurantes, e várias outras funções, existe uma grande abertura para revolucionar os padrões de atendimento.

Caso contrário, como seria possível existir advogado home office e escritórios de advocacia virtuais se mantendo sustentáveis e lucrativos? Para um atendimento remoto de qualidade acontecer é preciso contar com as ferramentas certas. E o melhor software jurídico online está preparado para atender às suas necessidades e as necessidades dos seus clientes!

Entre os benefícios do sistema para advogados está a possibilidade de manter um histórico completo dos atendimentos.

Essa alternativa é importante por dois motivos principais: o primeiro é deixar o atendimento mais personalizado e não depender da memória. E o segundo é garantir que o cliente vai ser bem atendido ainda que não seja por você. Afinal, se o histórico estiver completo e atualizado no software jurídico, os colaboradores vão poder se inteirar de todo o caso e dar sequência a uma assistência de excelência.

Outro recurso que pode ser muito útil no atendimento remoto é o acesso do cliente. No Astrea, seu cliente pode ser informado automaticamente por email sempre que houver movimentação no processo dele. Ou, se você preferir, pode criar um acesso para ele mesmo fazer login e acompanhar as atualizações dentro do software.

comece a usar o astrea grátis e comprove

Mito nº 6: Eu não vou receber meus honorários corretamente

Sabemos que a inadimplência e a dificuldade em receber honorários são problemas para muitos advogados. Na advocacia home office isso também acontece.

Chamar um cliente para fazer uma cobrança, seja virtual ou pessoalmente, pode gerar constrangimentos para ambas as partes. Mas com boa organização e as ferramentas certas, esse procedimento fica mais simples e eficiente.

Ao contar com um software jurídico web completo, por exemplo, o advogado home office pode fazer toda a sua gestão financeira em um só lugar. Assim, controla os recebimentos e as saídas para pagamentos de contas. 

Ter um registro da movimentação financeira do escritório, com datas e valores organizados, é o primeiro passo para garantir que você receba seus honorários corretamente. Até porque, sabendo quais clientes estão em dia, você tem conhecimento daqueles que ainda não fizeram seus pagamentos.

O segundo passo é profissionalizar a cobrança dos seus honorários. Como? Que tal emitindo boletos diretamente do seu software jurídico?

Com o Astrea, esta etapa se torna mais segura e eficaz. A emissão de boletos é um recurso que garante ao advogado home office maior alinhamento com seus clientes em relação ao pagamento de honorários. Afinal, impõe maior responsabilidade e compromisso para o pagador do que as maneiras informais.

Leia mais: Como evitar a inadimplência com a emissão de boletos no Astrea.

Mito nº 7: Eu vou perder o controle da minha equipe

Muitos profissionais que desempenham papel de liderança não se ausentam dos escritórios, ou não cogitam atuação de advogado home office para seus liderados, por terem absoluta certeza de que o caos vai se instaurar.

Se você também é refém desse pensamento, pode se tranquilizar e abrir a mente para novas possibilidades. Porque, afinal de contas, elas existem e estão cada vez mais próximas de você.

Existem alguns meios de acompanhar as atividades de sua equipe em trabalho remoto. Uma delas é através de planilhas de gestão de tarefas, por exemplo. Porém, pensando em escalabilidade e automação desta etapa, a solução ideal é contar com um um software jurídico completo, como o Astrea.

Com ele, você se mantém informado em tempo real sobre o andamento das atividades da equipe. É possível ter uma visão panorâmica da situação mesmo à distância.

Assim, você não vai precisar ligar no escritório e nem mandar um Whatsapp sempre que quiser saber como a equipe está se comportando e a quantas anda o tratamento das demandas. Basta acessar o Astrea e checar todas informações.

Mito nº 8: Alguém vai cometer um erro que não vou conseguir resolver

Infelizmente, erros acontecem sendo a atuação do advogado home office ou presencial. A boa notícia é que dá para contar com a tecnologia para evitá-los! 

Com um software jurídico como o Astrea, por exemplo, você pode restringir o acesso a algumas áreas do sistema. Dessa forma, é possível definir quem pode visualizar ou editar determinadas informações cadastradas no software.

Por exemplo: o estagiário não pode excluir nenhuma informação cadastrada no sistema, mas pode incluir documentos, alimentar o histórico e redigir peças jurídicas. A secretária de advogado pode visualizar todas as atividades cadastradas na agenda, mas não pode editá-las ou excluí-las. Assim por diante.

O Astrea também permite cadastrar processos em diferentes perfis. Tem os processos públicos, acessíveis a todos os usuários do sistema. Os processos em equipe, com acesso limitado para um grupo de colaboradores. E os processos privados, que ficam disponíveis apenas para a pessoa responsável por eles.

Mito nº 9: Consigo manter a organização apenas com o uso de planilhas

Pode ser que esta afirmação, na verdade, nem seja um mito e que, de fato, sua organização seja impecável. 

Mas, pensando no crescimento do seu negócio, você acha que as planilhas de controle vão dar conta quando as demandas aumentarem? E, mais que isso, pensando na mobilidade que tem o advogado home office, as planilhas são seguras para garantir o controle e o acesso às informações?

Nós elencamos este mito justamente porque, a partir de conversas com nossos clientes, entendemos que, a longo prazo, as planilhas ficam insustentáveis na rotina da advocacia. E isso acontece por alguns motivos.

O primeiro deles, como já citamos, é a segurança das informações. Por maior que seja o cuidado, vez ou outra alguma informação é perdida em meio a planilhas. Sem contar na possibilidade de erros no preenchimento de dados, de nomes de clientes ou até mesmo de prazos processuais. Enfim, uma série de equívocos que talvez sejam familiares para você, pois são comuns de acontecer.

Outro ponto é a escalabilidade dos seus serviços de advocacia, que fica limitada pelas planilhas. Afinal, quem trabalha com essa alternativa já sabe: a cada novo cliente é preciso preencher novas linhas com informações; a cada audiência é necessário inserir compromissos manualmente; e, a cada andamento, é necessário conferir os detalhes de perto, sem nenhuma notificação ou alerta.

Quando o objetivo é o crescimento de um escritório de advocacia, lidar com essa quantidade de informações em planilhas fica cada vez mais difícil. Com isso, a organização fica comprometida, os registros incompletos, e pode ocorrer a temida perda de algum prazo.

Que tal uma solução a longo prazo?

É claro que existem diversas soluções e ferramentas complementares que ajudam a dar conta dessas demandas. Mas, pensando na organização completa que um advogado home office precisa, integrando atividades, clientes, processos e prazos, o ideal é optar por uma solução definitiva, como um software jurídico.

O Astrea, por exemplo, oferece um plano gratuito que contribui justamente para esta etapa de crescimento de um negócio. Como não compromete o orçamento, possibilita a advogados e advogadas automatizarem tarefas burocráticas e repetitivas enquanto ainda possuem menos demandas – e que evoluam no sistema, com planos pagos, conforme forem crescendo.

comece a usar o astrea grátis e comprove

Uma das grandes vantagens disso é o ganho de tempo, que pode ser dedicado a atendimentos mais focados, ou até mesmo ações de prospecção de clientes. Sem falar na garantia de cumprimento dos prazos por meio dos alertas automáticos, da garantia de recebimento de honorários por meio da emissão de boletos, ou do controle do fluxo de caixa, pelo módulo financeiro. 

Ou seja, atividades essenciais do advogado home office em um só lugar, garantindo segurança e mobilidade – fatores de peso nessa modalidade de trabalho.

Conclusão

Com este conteúdo, não pretendemos esgotar o assunto. Pelo contrário. A nossa intenção é provocar a reflexão sobre o presente e o futuro da advocacia.

Crescer ou ter sucesso nesta área não é mais sinônimo de gerir um grande escritório. Abandonando essa “norma”, começamos a entender o crescimento e a evolução profissional também como a busca pela inovação e pela modernização da prática diária. E relacionamos muito disso às novas formas de trabalho que surgem a partir da tecnologia, como a advocacia home office.

Esperamos que este conteúdo contribua para você pensar e repensar os métodos de trabalho seus e da sua equipe. E que, a partir das nossas experiências e soluções, você consiga atuar como advogado home office com eficiência. Seja por meio de um escritório virtual ou em uma rotina flexível.

Independente do tipo de carreira que você decidiu seguir, é muito importante transformar o uso de ferramentas em parte da cultura do escritório. Instrua sua equipe para alimentar o histórico do cliente da maneira adequada, atualizar o status das tarefas e tratar os casos e processos. Quanto mais centralizada estiverem as informações, mais organizado e produtivo é o trabalho individual e da equipe.

Você pode começar conhecendo o Astrea e fazendo a leitura de outros artigos aqui do Portal!

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • advocacia em porto velho 12/04/2021 às 02:16

    Parabéns Excelente artigo!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís