logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
engajar equipe de advogados >

Como engajar a equipe de advogados nas metas do escritório

Como engajar a equipe de advogados nas metas do escritório

17 fev 2020
Artigo atualizado 16 maio 2023
17 fev 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 16 maio 2023

Há quase 13 anos resolvi me arriscar e abrir minha própria empresa, o meu escritório de advocacia. O desafio de engajar a equipe de advogados veio depois.

Como outros colegas da profissão, o sonho de ter meu próprio negócio era focado na possibilidade de ganhar mais do que um salário de advogado iniciante e ainda na ilusão de que teríamos horários livres para atividades particulares.

Nos primeiros anos de escritório, a preocupação era fechar o máximo de contratos possíveis, dar conta dos prazos, ter uma relação boa com o cliente e rachar o lucro com o sócio no fim do mês. 

Mas os anos se passaram, crescemos, mudamos o foco, as especialidades jurídicas e começamos a nos preocupar em ser de fato reconhecidos pelo serviço de excelência e não ser apenas mais um escritório de advocacia. Contratamos advogados, estagiários e uma equipe administrativa, que por sua vez buscavam o próprio crescimento individual dentro de nossa empresa.

*Texto por Mariana Domingues S. Herold

Como ser um bom líder na advocacia

Como qualquer gestor, queríamos que nossa equipe fosse tão dedicada ao cliente e ao serviço de qualidade como nós. Desejávamos que cada profissional entendesse a dificuldade de captar um cliente, de manter uma empresa, de ter e manter um nome, e também de engolir alguns sapos.

Contudo, nos deparamos com uma barreira: como fazer aquele profissional entender que ele era parte de um todo e não restrito às tarefas e prazos diários delegados a ele? 

O fato é que a grande maioria são jovens que estão buscando se firmar no mercado, não se importando realmente com o resultado final de sua atuação para o bem da empresa se isso não significasse um aumento salarial para si.

Então, surge aqui um conflito de interesses. Cada indivíduo quer realizar o serviço levando em conta o seu objetivo de vida e de onde quer chegar profissionalmente. Já a empresa analisa cada profissional e impõe metas com o objetivo global de resultados financeiros e crescimento corporativo, não individual.

O papel do líder para engajar a equipe de advogados

Para acabar ou reduzir esses conflitos é que o líder se faz necessário, sendo responsável por buscar formas de alinhar os objetivos distantes em desejos comuns.

Por experiência própria digo que a equipe é o ativo mais valioso do escritório. São os advogados e funcionários que estão na memória viva de seu negócio, a fonte de ideias para resolução de problemas e para criação de novos mercados, então vale a pena se dedicar a eles.

Para que pudéssemos definir as metas, inicialmente a equipe precisava  conhecer de forma clara onde nossa empresa pretendia chegar em um período determinado e os gestores precisavam entender se tínhamos profissionais engajados.

 Profissionais engajados são leais e comprometidos com a organização e carregam consigo o orgulho de pertencer ao nosso escritório. Os não engajados  são produtivos, mas não conectados com a empresa, ou já deixaram de “vestir a camiseta”.

Somente assim poderíamos realizar um planejamento útil e que de fato seria alcançado. Isso não significava concluir que todo profissional não engajado deveria ser desligado, muito pelo contrário. Cabia a nós o trabalho de buscar o interesse do profissional para que ele pudesse se sentir pertencente à nossa cultura.

E foi  quando nos deparamos com esses conflitos que eu e meu sócio voltamos o olhar para a realização de um planejamento estratégico sustentável.

4 dicas para engajar a equipe de advogados nas metas do escritório

Vou compartilhar algumas dicas essenciais para engajar a equipe de advogados nas metas do escritório que nos ajudaram neste caminho.

1. Lidere pelo exemplo

Não adianta nada colocar as metas no início do ano em uma linda apresentação se no dia seguinte os sócios e gestores não agirem de acordo com as metas lançadas. Temos que dar o exemplo. Se a meta é tão importante para o escritório, os líderes devem ser os primeiros a agir buscando alcançá-las.

Além das metas, os sócios e gestores devem se mostrar em conformidade com a missão, a visão e os valores do escritório. Isso é fundamental para que todos trabalhem em prol dos mesmos objetivos, gerando assim o engajamento.

2. Tenha metas claras e específicas  e envolva a equipe no processo

Muito já se ouviu falar das metas Smart, mas não custa relembrá-las, uma vez que a pequena sigla é muito útil na hora de você, seus líderes e equipe de advogados decidirem o caminho a trilhar na sua empresa.

Meta Smart é uma forma de definição de metas através de cinco requisitos, sendo eles: a meta precisa ser Específica (S), possível de quantificar e mensurar (M), deve ser atingível (A) e ter um prazo definido para que seja realizada (T).

Além de usar esses requisitos em cada meta, não deixe de envolver a equipe de advogados nas decisões. Abrir a possibilidade deles participarem do planejamento estratégico é uma forma saudável de engaja-los, assim eles terão uma facilidade maior de compreender como cada meta individual se comunica com  objetivo global do escritório.

Envolva a equipe e demonstre que o cumprimento da meta trará mais significado quando os resultados são alcançados pelo time como um todo. Isso diminui competições prejudiciais ao ambiente de trabalho e incentiva a busca em equipe pelas melhores soluções. 

Confira como otimizar equipes com 5W2H para escritórios de advocacia.

3. Dê feedbacks regularmente

A avaliação da equipe com feedback do gestor é uma ferramenta altamente eficaz no engajamento dos profissionais em qualquer empresa. É neste momento que as metas são revistas, acompanhadas e avaliadas. Ter esse momento para o profissional conversar sobre seus resultados individuais é fundamental para que ele entenda se está agradando ou se precisa melhorar.

Mas não esqueça de que esta avaliação não é somente um momento de buscar erros e trazer críticas, e sim de ser usada para parabenizar o envolvimento e as boas respostas obtidas no trabalho. Reconheça o bom trabalho dos seus colaboradores! 🙂

A liderança também deve sempre comemorar as metas atingidas. É importante reunir o time eventualmente e fazer uma confraternização, café da manhã ou outra atividade interessante para celebrar as conquistas. 

4. Use softwares jurídicos para  acompanhamento

O uso regular de um bom software jurídico é essencial para a gestão de sua empresa e não apenas para engajar a equipe de advogados nas metas. Com ele, é possível fazer o acompanhamento de processos, atendimento e uma melhor gestão financeira com a emissão de boletos

Além de tudo, softwares jurídicos são ferramentas excelentes para trazer a informação em tempo real, acompanhar o desenvolvimento de cada projeto e para ajustar o curso do “barco“ no meio do caminho. 

Ainda através do software, você poderá levantar indicadores de resultados, que podem podem te auxiliar inclusive numa análise de premiação de um advogado ou na precificação de seus serviços.

Afinal, o que não é medido não pode ser gerenciado.”

A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard de Robert Kaplan e David P. Norton
Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Conclusão

Portanto, para engajar a equipe de advogados não deixe de realizar anualmente um bom planejamento estratégico, definir prioridades em cada meta, priorizar tarefas e definir os prazos. Planejar é o que nos faz crescer e é impossível ter um crescimento substancial e saudável sem a participação e a dedicação dos colaboradores. 

Engajar a equipe de advogados é essencial para qualquer gestor, e implementar novas práticas, como as aqui citadas, pode ser transformador para a cultura corporativa do seu escritório.

Mais conhecimento para você

Siga navegando pelo Portal da Aurum para conferir outros conteúdos sobre direito e advocacia. Indico os seguintes temas:

E você, o que você achou das dicas para engajar a equipe de advogados? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! Vamos adorar saber sua opinião e discutir mais sobre o assunto! 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Domingues & Herold Advogados é um escritório com sede em Curitiba – Paraná e com representação com mais de 100 cidades no Paraná e Santa Catarina, completou em 2017, 10 anos de atuação. Formada por profissionais com experiências anteriores nas...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís