5W2H na advocacia

Como iniciar projetos com a ferramenta 5W2H na advocacia

Comentar
Recomendar

5W2H é uma ferramenta administrativa utilizada para registrar, de maneira organizada e planejada, as ações para atendimento de um objetivo definido. O 5W2H na advocacia pode ser utilizado para a gestão e cumprimento de metas do escritório.

Nós, advogados, percebemos cada vez mais o impacto e a necessidade da interdisciplinaridade em nosso modelo de negócio. Dentre essa nova necessidade está a utilização de conceitos e técnicas de administração de empresas para os escritórios de advocacia. 

Há muito tempo, os escritórios de alta performance deixaram de seguir o modelo tradicional, baseado na tomada de decisões exclusiva do “chefe-fundador” e de maneira intuitiva, em um modelo de gestão vertical.

Atualmente, o desafio é que o escritório tenha um desempenho voltado ao cumprimento de metas e objetivos claros. A estrutura de hierarquia demanda uma horizontalidade e um modelo de negócio que atinja resultados de acordo com um plano estratégico previamente estipulado.

Diante disso, estabelecer metas e objetivos se torna necessário para o bom desenvolvimento do negócio. Além, é claro, do controle das atividades planejadas e realizadas, mesmo aquelas simples e rotineiras. E dentre os mecanismos para esse planejamento e controle está a ferramenta 5W2H na advocacia.

O que é a ferramenta 5W2H na advocacia?

O 5W2H tem sua origem na indústria automobilística japonesa. É considerada, atualmente, uma das ferramentas mais eficientes de gestão, além de muito simples de ser entendida e aplicada. 

Na prática, trata-se do estabelecimento de um plano de ação para atingir a meta ou atividade estipulada. Depois de definidos os pontos de partida e os objetivos, a ferramenta 5W2H vai ser útil para que sejam efetivamente cumpridos. 

São cinco perguntas, em inglês, iniciadas com a letra W e duas com H: 

  • What (o que vai ser feito?)
  • Why (por que será feito ou como a tarefa contribui para atingir o objetivo?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (quem é o responsável?)
  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

Como se pode verificar, a técnica permite uma completa visão da meta ou da atividade, tornando-a mais clara e mais fácil de ser atingida. 😉

Como aplicar a ferramenta 5W2H na advocacia

Agora que você já sabe o que significa a sigla 5W2H, vamos analisar cada uma das perguntas e como aplicar o 5w2h na advocacia. Para facilitar a compreensão, vou utilizar um caso prático como exemplo:

Meta: Aumentar o número de clientes em 20% em seis meses

What? (O quê?)

Definida uma meta ou atividade, é importante se perguntar o que precisa ser feito para realizá-la, e quais os passos a serem tomados com a descrição das ações. 

Aqui, vale se atentar à clareza na informação para aquele que irá executar a ação, sem ambiguidade, dúvidas ou incertezas. Seja simples e objetivo e certifique-se que o interlocutor entendeu a mensagem.  

A partir do nosso exemplo, podemos incluir ações como: visitar um possível prospect, participar de eventos para advogados e seminários, aplicar ações de marketing em redes sociais, intensificar a publicação de conteúdos jurídicos e artigos no blog do escritório e contratar um software jurídico para automatizar processos.

Why? (Por quê?) 

Esse questionamento leva em consideração o motivo pelo qual a tarefa precisa ser feita, ou ainda como ela vai contribuir para atingir o objetivo do escritório. 

A justificativa da tarefa delegada serve de estímulo ao destinatário da ação, bem como ajuda o executor a desempenhar melhor a atividade. Além disso, é importante que o porquê da realização da tarefa esteja aliado aos objetivos do escritório

No exemplo que estamos utilizando para ilustrar a ferramenta, as ações para atrair clientes fortalecem o escritório, aumentam o lucro e, consequentemente, toda a equipe é beneficiada. Além disso, partindo do pressuposto de que a missão do escritório seja prestar uma advocacia de excelência, quanto mais pessoas puderem ter acesso a esse serviço, maiores serão os ganhos.  

Guia de atendimento com software jurídico
Entregue aos seus clientes um atendimento de excelência! Baixe grátis o guia de atendimento ao cliente com software jurídico. Quero baixar o guia de atendimento

Where? (Onde?)

A definição do local é uma etapa fundamental do 5W2H na advocacia para a realização da tarefa. A partir dela são definidos os instrumentos necessários para a realização. Além disso, é nessa etapa que são definidos os limites para a melhor atuação do executor da atividade. 

Algumas questões importantes: Será realizado no escritório? No site? Fora do escritório? Na região? No domicílio do cliente?

When? (Quando?) 

Determinar um prazo para o cumprimento da tarefa é essencial para que ela seja realizada com sucesso. É imprescindível estabelecer um deadline, que nada mais é do que o prazo fatal. 

Nós, advogados, estamos acostumados com prazos na rotina do nosso core business (negócio principal). Mas, muitas vezes, esquecemos de estabelecê-los na gestão jurídica do negócio. 

Voltando ao nosso exemplo, é importante estabelecer os prazos para o cumprimento de cada atividade. O conselho é que sejam estipulados em semanas, pois é mais realista e fácil de ser executado. Assim, na semana X serão visitados fulano, ciclano e beltrano. E a partir da semana Y será publicado um artigo semanal no blog do escritório. 

Cabe também a ressalva de que se a atividade levar mais tempo para ser executada, podem ser estipulados prazos e períodos para fiscalização e medição dos resultados. 

Who? (Quem?)

Quem será o responsável pela atividade? Aqui é importante levar em consideração se a pessoa para quem você delegar a atividade é a mais adequada para a sua realização. Ela possui habilidades necessárias? Entregará no prazo estipulado? 

Sabemos que, na advocacia, há profissionais que se destacam mais na elaboração de peças e outras na relação interpessoal. E essas duas funções são essenciais. O gestor deve ter o feeling (intuição) e conhecer bem a sua equipe na delegação de tarefas

How? (Como?)

Como será feito? Esse questionamento vem precedido de outra pergunta. A pessoa para quem você delegou a tarefa sabe aquilo que precisa ser feito? Se souber, ótimo! É partir para a ação. Porém, se for necessário orientação ou até mesmo um brainstorm (chuva de ideias) para lapidar a ação, é hora de reunir mais profissionais ou discutir as estratégias necessárias para atingir o objetivo da maneira mais precisa possível. 

Nosso exemplo elencou diversas atividades para atingir a meta. Nesse momento é necessário definir como tudo isso será feito. Melhor horário para visita de clientes, quais terão participação de determinados profissionais, o que será produzido e postado no blog, qual a estratégia de marketing jurídico, entre outros.

How much? (Quanto vai custar?)

Aqui é importante destacar o custo em números precisos ou mais aproximados possíveis. Qual o valor em dinheiro necessário, quanto tempo vai custar, quais as eventuais distâncias percorridas, quantos dias de trabalho são necessários, etc.

Estabelecer esses parâmetros auxiliará no lançamento dos custos do escritório.

Como delegar e acompanhar projetos com 5W2H na advocacia

Após você elaborar o projeto do seu escritório utilizando as perguntas do 5W2H na advocacia, é hora de delegar as tarefas para outras pessoas da equipe

Como visto durante o texto, delegar tarefas para outros colegas ou colaboradores é um dos “W” essenciais da ferramenta. Essa ação tem impacto direto no sucesso ou não do seu projeto, além, é claro, de deixar você livre para se dedicar a outras atividades também.

Pensando nisso, a equipe da Aurum elaborou um plano de ação gratuito de 5W2H na advocacia. A ideia é que com esse material você possa estabelecer o planejamento e delegar as atividades em busca da sua meta. Para ter acesso, basta fazer o download clicando abaixo:

baixar plano de ação gratuito: 5W2H na advocacia

Acompanhar o andamento do projeto é um fator importante e que muitos esquecem ao longo do tempo. Mesmo eficientes para determinados momentos da advocacia, muitos materiais gratuitos acabam sendo limitados quando um negócio começa a escalar. Assim, contar com ferramentas automatizadas é a solução para uma gestão de projetos segura e eficiente.

A contratação de um software para advogados, por exemplo, é recomendada nesta etapa. Isso porque, um sistema completo permite a delegação e acompanhamento de tarefas. Desta forma, a execução do seu plano de 5W2H na advocacia fica ainda mais profissional.

Hora de colocar em prática o 5W2H na advocacia

Como se viu, ações estratégicas são fundamentais para o fortalecimento do escritório, e a ferramenta 5W2H na advocacia se mostra muito eficaz para o cumprimento das metas. 

O plano de ação gratuito de 5W2H na advocacia foi preparado pela equipe da Aurum pensando nas possíveis metas (e como criá-las) no seu escritório. Vale a pena conferir! 🙂

Espero que esse artigo tenha sido útil para ajudar você a atingir suas metas na advocacia. Lembrando que a ideia é que esta ferramenta auxilie no seu modelo de negócios e no planejamento do escritório. Por isso, é importante definir qual a missão, visão, objetivos e metas do seu escritório, para, a partir da daí, utilizar a técnica 5W2H na advocacia. 

Lembre-se de Sêneca:

quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”

Mais conhecimento para você

Siga navegando pelo blog da Aurum para conferir outros conteúdos sobre direito e advocacia. Indico os seguintes temas:

Quer ter isso e muito mais na sua caixa de e-mail? Assine a newsletter da Aurum e receba conteúdos exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e tecnologia. 

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Gostou das dicas de como aplicar 5W2H na advocacia? Tem alguma sugestão ou dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! 😉

Estabeleça
uma rotina organizada e produtiva de verdade!

O melhor software jurídico do mercado, agora gratuito.

Conheça o plano Light
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui