Gestão jurídica

5 dicas incríveis para melhorar a gestão jurídica do seu escritório

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A gestão jurídica de um escritório de advocacia engloba a qualidade dos serviços prestados, o planejamento estratégico e olhar de mercado, o relacionamento com clientes, o controle de entradas e saídas e as rotinas internas – como designação de tarefas e alinhamento de expectativas.

Todo negócio precisa de organização e de estratégias que consigam direcionar objetivos e que ajudem a manter o bom funcionamento das ações. E em escritórios de advocacia não poderia ser diferente!

Por isso, a cada dia que passa se faz mais necessário atentar para a gestão jurídica dos escritórios. Apesar de muitas vezes parecer algo batido, é de suma importância. 

Afinal, com ela é possível manter em ordem todas as tarefas, desde da área de marketing jurídico até o financeiro. Você pode metrificar a produção e a qualidade de seus funcionários, ou a entrada e saída de verbas, por exemplo. Sem falar no planejamento para o crescimento do seu negócio.

Nesse artigo, vou te explicar melhor o que é e como funciona a gestão jurídica e ainda te dar algumas dicas para facilitar nesse processo de controle das ações internas do seu escritório. Quer saber mais? Então continue a leitura! 😉

O que é gestão jurídica? 

Muitos advogados ainda não conseguem visualizar seus escritórios em um formato padrão, como uma empresa tradicional, o que pode pesar bastante na hora de manter em ordem as atividades internas do escritório. Além disso, como a vida profissional de um advogado é muito corrida, muitas vezes não sobra tempo para realizar o controle financeiro do escritório, ou até mesmo para fazer uma gestão de tarefas com eficiência. 

A gestão jurídica é uma forma de organizar seu escritório de advocacia em diversos aspectos que visam melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados. Certamente é um diferencial que contribui para você se destacar e sair na frente dos concorrentes. Tanto na hora de atrair possíveis clientes quanto na hora de fechar o balanço no fim do mês.

Apesar de não ser adotada por muitos escritórios, essa mudança de postura não é novidade no nosso país. Há mais de 20 anos o meio jurídico vem passando por mudanças drásticas e isso está diretamente ligado à quebra de alguns estigmas que envolvem a advocacia. 

Aspectos da gestão jurídica

Para conseguir realizar a gestão do seu escritório com sucesso, algumas questões devem ser levadas em consideração. Confira alguns exemplos:

  • Planejamento estratégico;
  • Alinhamento de expectativas;
  • Delegação de tarefas;
  • Controle de entrada e saída (seja de material, pessoas ou verba)
  • Transparência;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Padrão de qualidade dos serviços prestados.

Os tópicos acima são muito importantes para quem deseja iniciar a gestão jurídica no seu escritório. Isso porque, além de serem facilmente aplicados na prática, são capazes de deixar as coisas no lugar até que você profissionalize ou dedique mais tempo a esta etapa.

Qual a importância de uma boa gestão jurídica? 

A crescente concorrência dentro do mercado da advocacia faz com que os profissionais da área tenham que inovar para conseguir se destacar. E para que isso aconteça, não basta estar presente na internet ou em redes sociais, é necessário organizar a casa primeiro.

Certamente um dos maiores desafios dos escritórios de advocacia é conseguir atrair pessoas interessadas em seus serviços. Mas de que adianta atrair dezenas de contatos se você e  seus funcionários não conseguem dar conta das demandas que já possuem por falta de organização? Ou mesmo ter grande reconhecimento no mercado, mas não lucrar por falta de controle das finanças de seu escritório? 

Por isso é importante estar com as contas em dia, funcionários satisfeitos e se empenhar para manter tudo em ordem. Afinal, se você não consegue controlar o micro, que é o seu local de trabalho, quem dirá o macro!

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Dessa maneira, para que a organização seja seu diferencial, meu conselho é procurar por um profissional para melhorar a gestão jurídica. Nesse caso, um especialista em administração pode ser a pessoa certa para a tarefa.

Contudo, não basta deixar todas as funções na responsabilidade desse gestor e virar as costas como se estivesse tudo resolvido. É necessário acompanhar de perto e auxiliar no quer for necessário, afinal, é o seu empreendimento que está em jogo! 😉

Dicas para melhorar a gestão jurídica do seu escritório

Para te auxiliar nesse processo, trouxe algumas dicas que além de serem fundamentais para uma boa gestão jurídica, não são tão complexas e podem ser realizada por pessoas em diferentes níveis de conhecimento. Confira abaixo:

1. Faça um planejamento estratégico

Antes de qualquer outra coisa, é preciso realizar um planejamento estratégico para o seu escritório. Nele, é importante conter:

  • Metas para o empreendimento;
  • Quantidade de Funcionários;
  • Funções designadas por cada um;
  • Verba disponível para investimento;
  • Segmentação de mercado.

Esses são alguns exemplos de pontos que devem ser levados em conta ao dar início em um novo projeto no mercado jurídico. Dessa maneira, você evita surpresas indevidas e, caso tenha, estará preparado psicológica e financeiramente para lidar com a situação.

Isso pode parecer algo simples e de certa forma óbvio, porém muitos advogados empreendedores pulam esta etapa pela empolgação de ter o seu negócio. E em muitos casos, não alinhar as expectativas faz com que se perca o controle da situação.

A colega Luiza Galvão falou aqui no blog da Aurum sobre a importância de um plano de negócios para escritórios de advocacia. É um conteúdo que complementa minha dica e vale a leitura!

2. Organize a sua gestão financeira

Outra etapa de suma importância na gestão jurídica é o controle sobre todas as ações financeiras movimentadas pelo seu escritório. E isso vai muito além de querer lucrar mais ou se bem sucedido, está diretamente relacionado à responsabilidade social.

Além de conseguir manter as contas em dia, como salário de funcionários e bonificações, é importante ter transparência quanto a impostos e taxas. Caso contrário, seu escritório pode sofrer punições severas, tanto do Estado, quanto da OAB.

3. Coloque em prática ações de compliance

O compliance começou a ser integrado no mercado jurídico em meados de 2013, com a promulgação da Lei Anticorrupção, que tem como objetivo manter a clareza e transparência nos âmbitos civil e administrativo.

Esse termo pode ser conceituado como o ato ou procedimento que visa manter o cumprimento das normas regulamentadoras, de acordo com cada mercado. Para exemplificar essa estratégia, você pode pensar em ações como:

  • Responsabilidade Social;
  • Transparência;
  • Gestão empresarial.

Ou seja, compliance nada mais é do que um conjunto de ações que tem como objetivo manter a ordem na parte interna de uma empresa ou associação. E no caso dos advogados, em escritórios de advocacia.

4. Invista e promova a capacitação de funcionários

Apesar de muitos pensarem que investir em cursos de profissionalização e capacitação para os funcionários pode ser um dinheiro jogado fora, o mercado prova que não é bem assim. Muito pelo contrário, este pode ser o caminho mais rápido para a consolidação de um escritório no mercado.

Como já disse anteriormente, a maioria dos advogados tem sua agenda cheia e não sobra muito tempo para cuidar de algumas funções vitais para o bom andamento do próprio empreendimento. Por isso, contam com funcionários para executar tarefas como administração, marketing, entre outras.

Mas é necessário que essas pessoas sejam capacitadas o suficiente para tomar conta de suas funções. Dessa maneira, é correto pensar que qualquer investimento que traga conhecimentos para os seus parceiros de trabalhos resultará em melhores números e em uma evolução exponencial do seu escritório.

Então vale investir em cursos e indicar materiais para a atualização profissional de seus colaboradores. Aqui no blog da Aurum você encontra alguns conteúdos que podem te trazer dicas nesse sentido:

5. Melhore a comunicação interna

Por fim, uma dica que vai muito além da divulgação e da captação de clientes, mas que tem relação direta com a gestão jurídica de um escritório. Muitos pensam que marketing serve apenas para venda e promoção, mas vou te mostrar que não é bem assim! 😉

Através de algumas estratégias de marketing jurídico, é possível melhorar a comunicação interna do empreendimento. Criando canais de comunicação para as pessoas que trabalham no escritório fica mais simples designar tarefas, relatar erros, comunicar novidades ou até mesmo parabenizar e promover funcionários.

Você pode criar canais como:

  • Estatuto Interno;
  • Grupos de Comunicação em Redes Sociais;
  • Jornais ou Revistas periódicas;
  • E Boletim Diário.

Eles podem ser uma ótima opção para melhorar a comunicação interna e, consequentemente, melhorar o trabalho de todos os envolvidos. E isso acontece porque os funcionários vão perceber que eles são importantes e tem o seu valor no escritório, o que pode resultar em maior comprometimento de suas determinadas funções.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a gestão jurídica, como ela funciona e ainda como aplicar na prática, ficou claro como ela é fundamental para a melhoria do seu escritório de advocacia. 

Fatores como a gestão financeira e o planejamento estratégico são pontos de destaque e que, se seguidos à risca, podem trazer um retorno super positivo para os seu negócios. Além disso, a boa comunicação interna deve ser levada a sério, pois pode mudar o patamar dos seu serviços.

A dica final é: trabalhe essas estratégias e busque por novidades no mercado. Assim, você possa vai estar sempre inovando e saindo na frente de seus concorrentes! 😉

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