Conheça dicas exclusivas de como fazer o escritório de advocacia crescer

Como fazer o escritório de advocacia crescer de maneira exponencial

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Para quem quer saber como fazer o escritório de advocacia crescer, é preciso se atentar a três etapas básicas e fundamentais. Primeiro, é imprescindível saber para onde você quer crescer o seu negócio jurídico. Depois, mapear como fazer isso (saindo do mundo das ideias e partindo para a ação!). Com objetivos definidos e atividades em prática, é muito (muito mesmo!) importante acompanhar a evolução do objetivo e ajustar a rota, sempre que necessário, para chegar ao destino.

No intuito de sugerir estratégias úteis e praticáveis, resolvemos mergulhar nessas três etapas e compartilhar com você dicas importantes para impulsionar o crescimento do seu escritório. Para isso, vamos dividir um pouco da nossa experiência enquanto legaltech que cresce 30% ao ano e sugerir algumas soluções que podem ser seu braço direito nesse desafio.

Quer saber que dicas são essas e como fazer crescer o escritório de advocacia? Vem com a gente. 😉

Sem mistérios: como fazer o escritório de advocacia crescer

Neste conteúdo, você vai ver:

    Etapa 1 – Para onde crescer o escritório de advocacia?

  • Planejamento estratégico
  • Definição de metas
  • Alinhamento da equipe
  • Dica extra
    1. Etapa 2 – Como crescer o escritório de advocacia?

  • Aquisição de clientes
  • Monitoramento sistemático
  • Automação de atividades repetitivas
  • Divulgação do trabalho do escritório
  • Serviço de excelência
    1. Etapa 3 – Revise os objetivos de crescimento do escritório

      Conclusão

    Etapa 1 – Para onde crescer o escritório de advocacia?

    É aquele velho ditado: se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar é destino. Desejar mentalmente o crescimento do escritório não vai fazer com que ele aumente de tamanho e conquiste mais clientes. E “sair fazendo”, sem uma estratégia sólida, embasada em questões financeiras e engajamento da equipe, também não vai garantir que esse desenvolvimento aconteça de maneira estruturada e alinhada à estratégia do escritório.

    O que fazemos por aqui, e recomendamos para você, é dar um passo atrás e pensar para onde você quer fazer o escritório crescer. Para isso, indicamos o seguinte caminho:

    Planejamento estratégico

    Nós dedicamos um texto inteiro ao planejamento estratégico para escritórios de advocacia e vamos repetir sua importância sempre que houver necessidade (e oportunidade!). Afinal, é nesse ponto do caminho que você define o que, afinal de contas, significa crescer o escritório de advocacia e consegue enxergar o tamanho do desafio que vem pela frente.

    Sim, é possível crescer muito e de forma saudável. Para isso, é fundamental investir tempo e energia planejando investimentos, receita, pontos de retenção, novas contratações… enfim, essa é a etapa de trazer o sonho para o universo das possibilidades reais e concretas. Nós garantimos que o esforço em reuniões de alinhamento e um mergulho nas questões administrativas do negócio para embasar o planejamento valem a pena!

    Definição de metas

    Definir metas alcançáveis e mensuráveis é, se não a mais importante, uma das etapas mais fundamentais do planejamento. É para elas que você vai olhar quando quiser saber o quão perto ou longe está de alcançar os objetivos de crescimento do escritório. Por isso, é importante que as metas de crescimento sejam desafiadoras, mas não impossíveis! O desafio motiva, a impossibilidade frustra. E frustração é um sentimento que deve ser evitado, principalmente entre equipes que querem descobrir como fazer o escritório de advocacia crescer.

    Aqui na Aurum nós usamos dois métodos para criar e monitorar metas. O OKR (Objectives and Key Results, ou, em tradução literal “Objetivos e Resultados Chaves”), sobre o qual falamos detalhadamente aqui e também no conteúdo sobre como funciona a gestão horizontal na Aurum. O segundo método, sobre o qual também falamos no artigo sobre planejamento estratégico, é a criação de metas SMART, que ajuda a estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

    Assim, ao invés de metas do tipo “triplicar a receita anual”, os objetivos do seu escritório vão ser mais tangíveis e parecidos com “aumentar a receita anual do escritório de R$10 milhões para R$ R$30 milhões até dezembro de 2018”, por exemplo.

    Alinhamento da equipe

    Empresas de tecnologia como a Aurum precisam se adaptar rapidamente às novidades. Muitas vezes isso significa precisar revisitar algum objetivo e ajustar o foco do trabalho. Cada vez mais inseridos no universo do empreendedorismo e da tecnologia, os escritórios também vivem momentos como esse, não é mesmo?

    Por isso sugerimos a manutenção contínua de uma comunicação alinhada como uma prática fundamental para que os objetivos sejam alcançados, ainda que existam alterações de percurso. Uma equipe engajada entende o cenário, veste a camisa e trabalha para alcançar os objetivos da empresa! E isso acontece com clareza e cuidado no compartilhamento das informações.

    Para que haja comprometimento dos colaboradores, é fundamental que eles saibam os planos de fazer o escritório de advocacia crescer. No artigo sobre como manter o controle de escritórios de advocacia, abordamos a importância de uma boa liderança e demos dicas para um trabalho em equipe bem desempenhado (spoiler: um sistema para advogados é uma excelente ferramenta para tornar o trabalho em equipe mais produtivo). Afinal, esses ingredientes são obrigatórios para quem quer fazer o escritório de advocacia crescer próspero e saudável!

    Dica extra, ou, como fazemos

    Normalmente, a nossa meta de faturamento é o guia para os objetivos da empresa. E esse número costuma ser diluído em metas ao longo do ano. Afinal, para aumentar o faturamento é preciso conquistar e fidelizar mais clientes. Para isso acontecer, os produtos devem atender a um determinado padrão de qualidade, o atendimento suprir às expectativas, os treinamentos serem bem-sucedidos, os clientes usarem o produto, daí por diante.

    As nossas metas são revistas a cada trimestre. E sempre no início de cada ciclo o Antonio Neto, nosso CEO, apresenta a todos da empresa um balanço do período anterior e os desafios que teremos para o próximo. Além disso, existem outras cerimônias, como encontros entre líderes e liderados, rápidas reuniões diárias que acontecem entre os times e videoconferências comandadas pelo CEO entre todas as unidades da Aurum. Tudo isso são métodos adotados para valorizar e fortalecer o alinhamento da equipe. E, claro, garantir que estamos todos trabalhando com o mesmo foco. 🙂

    Etapa 2 – Como crescer o escritório de advocacia?

    Agora que você tem uma boa noção de como planejar o crescimento do seu escritório e envolver a equipe nesse (e em outros) objetivos, vamos partir para a parte prática! Agora é a hora de falar da rotina e ir ainda mais fundo nas ações que vão fazer o escritório de advocacia crescer. Destacamos alguns tópicos para ajudar você nessa parte. Olha só:

    Aquisição de clientes

    Normalmente, um dos resultados (ou o grande objetivo) da evolução do escritório é o aumento no número de clientes. Então, vamos supor que você já tem a meta de aquisição de clientes e que ela foi definida pensando em como fazer o escritório de advocacia crescer. Agora vem a famosa questão: mas como?

    Em outro momento, a gente compartilhou, aqui no blog, 4 dicas de como conseguir clientes na advocacia. Agora, vamos nos atentar à ferramenta que pode ser o braço direito do seu escritório nesta etapa. A qualidade no atendimento, o profissionalismo de toda a equipe são fatores essenciais para quem deseja atrair novos clientes e fidelizar os que já conquistou. Por isso, é muito interessante que você escolha para seu escritório um software jurídico completo, que profissionalize e torne mais produtivo o relacionamento com o cliente desde a prospecção até a prestação de contas.

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    Vamos deixar a modéstia de lado e indicar o Astrea como a melhor ferramenta para isso. Afinal, além de facilitar a gestão de processos, o sistema para advogados permite que você ofereça um atendimento de excelência. Com ele, você torna o atendimento mais produtivo, registra todas as informações importantes sobre seu cliente (para não depender da memória e conseguir manter um atendimento personalizado), consegue avisá-lo de forma automática e sem esforço sobre as atualizações do caso ou do processo dele.

    Além disso, o Astrea tem como um grande benefício a emissão de relatórios personalizados para facilitar a prestação de contas com transparência e embasamento lógico. Você pode emitir faturas detalhadas, listar atividades feitas em um período determinado, timesheets, faturamento dos honorários, entre outros. Se você ainda tem dúvidas sobre como isso funciona, não deixe de ler o Guia para encantar clientes com um software jurídico online. 😉

    Monitoramento sistemático

    Na primeira etapa de sugestões de como fazer o escritório de advocacia crescer falamos sobre a importância primordial de estabelecer metas mensuráveis, certo? Chegou o momento de alertar para a necessidade de monitorar as metas e o trabalho sistematicamente. Afinal, metas devem virar ações e ações precisam dar resultados.

    Aqui na Aurum, por exemplo, nós iniciamos a semana planejando as atividades. E cada tarefa está relacionada a um dos nossos objetivos. Antes de destacar as atividades que cada pessoa vai executar ao longo da semana, atualizamos nossas metas com o valor atingido até o momento. É dessa avaliação que partimos para a definição das próximas atividades.

    Para medir o andamento dos objetivos, a gente usa alguns softwares. E recomendamos o software para advogados Astrea também para acompanhar o crescimento do seu escritório. Com o uso contínuo dele você pode ter insumos para propor novas ações e extrair números importantes sobre o desenvolvimento do seu negócio jurídico. 😉

    Automação de atividades repetitivas

    Pouca coisa é mais contraproducente do que perder tempo com atividades que podem ser automatizadas. E, para quem quer descobrir como fazer o escritório crescer, tornar a rotina produtiva e eficiente certamente aparece na lista das 5 ações principais!

    Cadastro e acompanhamento de processo, produção de documentos jurídicos, controle de prazos, delegação de tarefas, gestão da equipe, controle das atividades, atualização do status do caso ou do processo para o cliente, gestão financeira. Tudo isso (e mais um pouco!) pode (e deve!) ser automatizado com o auxílio do melhor software jurídico (descubra aqui como fazer a escolha certa).

    Assim, você e sua equipe podem se preocupar mais com atividades intelectuais e criativas para fazer o escritório de advocacia crescer em um ritmo sólido e constante. Quem disse que para ter agilidade é preciso abrir mão da qualidade? As inovações tecnológicas estão aí para provar que uma coisa não exclui a outra. 😉

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    Divulgação do trabalho do escritório

    Planejar e executar ações de marketing jurídico na internet é muito importante para escritórios e advogados querem ser percebidos, procurados e reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem. Mas é preciso ir além no marketing jurídico digital e investir na criação de conteúdos de qualidade, que realmente entreguem valor ao público. Assim, seus clientes em potencial vão começar a conhecer o trabalho do seu escritório de forma positiva!

    Participar de eventos e fazer networking também são ações importantes. Mas é recomendável tomar bastante cuidado na seleção, pois o que vai fazer o escritório de advocacia crescer, nesse sentido, vão ser as escolhas que você fizer. Portanto, selecione bem os eventos que você vai participar, as empresas e entidades que você vai fazer parceria e com quem você vai se relacionar profissionalmente (falamos mais sobre isso no artigo sobre marketing pessoal para advogados). Diga não ao que não faz o seu escritório crescer!

    O Aurum Summit, nosso evento para advogados que desejam um dia de imersão no futuro da advocacia, foi criado para fortalecer o nosso relacionamento com o nosso público e também para oferecer um ambiente rico para que os participantes compartilhem ideias entre si. Tem funcionado! Além disso, também marcamos presença em eventos de tecnologia para advogados, como a Lawtech Conference e fazemos parte da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). Todas essas escolhas foram (e são) conscientes, pensando no crescimento estrutural e de relacionamento!

    Saiba mais sobre o Aurum Summit

    Serviço de excelência

    Todas as etapas anteriores acabam convergindo na entrega de um serviço de excelência. Mas não poderíamos deixar de citar esse tópico, pois ter a excelência como um norte para cada etapa do trabalho contribui para a aquisição de novos clientes, fidelização dos já conquistados, para a visibilidade do negócio jurídico, para se destacar da concorrência e, consequentemente, para fazer o escritório crescer.

    Contar com um sistema para advogados também é uma maneira de evoluir o escritório sem perder a excelência no serviço. Afinal, softwares jurídicos como o Astrea permitem que você profissionalize cada etapa da rotina do escritório e fortaleça a boa reputação do seu negócio. Por ser uma ferramenta completa, melhora a gestão de casos e processo, dos clientes, da equipe, financeira, das atividades e, claro, dos prazos! Dessa forma seu escritório cresce de maneira escalável e sem estresse. 😉

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    Etapa 3 – Revise os objetivos de crescimento do escritório

    Como diz o nosso CEO, para empreender é preciso estar disposto a mudar de planos quando muda o cenário. Então, estabelecer metas para fazer o escritório de advocacia crescer não é uma atividade que se conclui de uma vez só. Além da necessidade de manter um acompanhamento sistemático, é muito importante reavaliar os objetivos de tempos em tempos.

    Afinal, só é possível saber se o plano de crescimento do escritório está dando certo, se as ações estão funcionando ou se é preciso alterar algum ponto do processo se houver um momento de pausa para recalcular a rota, concorda?

    Aqui na Aurum, por exemplo, nós fazemos rodadas de OKR trimestrais. O que significa que, a cada três meses, avaliamos nossas metas, revisitamos nossos objetivos e traçamos os planos macro para os próximos três meses. Se ousamos demais em uma meta, buscamos balizar esse número conforme a possibilidade e traçar desafios mais condizentes com a realidade.

    Por se tratar de um assunto sensível e ser, no fim das contas, o que sustenta a empresa, também revisamos o planejamento financeiro da empresa mensalmente. Assim, evitamos dar passos maiores do que as pernas sem deixar de ir em frente e crescer cada vez mais. 😉

    Conclusão

    Neste conteúdo, nós não abordamos especificamente o planejamento financeiro para fazer o escritório de advocacia crescer. No entanto, achamos importante esclarecer que é o equilíbrio do caixa de um negócio que permite seu crescimento exponencial de forma sustentável.

    Então, se o seu escritório ainda não tem um sistema de cobrança de honorários bem desenvolvido, é importante que este seja o primeiro item do seu planejamento. E se você precisar de ajuda, o ebook Como cobrar honorários advocatícios é uma boa pedida!

    Já se você necessita de uma ferramenta para fazer a gestão financeira ou gerenciar as atividades do escritório, o Astrea está aí para ajudar! Por ser completo, o software para advogados torna a rotina de manter o fluxo de caixa em dia, emitir faturas, relatórios e timesheets muito mais prática e integrada às outras informações do escritório. Assim, você e seu escritório crescem com mais organização. 🙂

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    Agora é a sua vez! Você tem alguma dica de como fazer o escritório de advocacia crescer? Gostou do conteúdo? Tem alguma história para contar sobre o assunto? Comente aqui embaixo, nós e os leitores do blog vamos adorar saber! 😉

    Como fazer o escritório de advocacia crescer de maneira exponencial



    Aurum

    Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos, pequenos e médios escritórios; e o Themis, focado em grandes bancas e departamentos jurídicos.

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