Conheça três etapas práticas de como crescer na advocacia. Do planejamento estratégico, passando pelo monitoramento constante até o marketing jurídico, aqui você encontra respostas para alavancar os resultados do seu escritório jurídico.
Como crescer na advocacia é um dos questionamentos que, provavelmente, estão sempre na sua mente. Afinal, abrir um escritório de advocacia é um dos maiores desejos de todo advogado e advogada ao longo de suas carreiras. Você já passou por essa etapa e vivenciou uma das maiores conquistas que se poderia ter. E agora já deve saber que abrir o seu escritório não é tudo, é preciso investir constantemente para que ele alcance o maior sucesso possível.
E como uma das melhores formas de acertar é ter conhecimento sobre os melhores caminhos a serem seguidos, separamos várias dicas que aprendemos ao longo desses quase 30 anos de Aurum. Afinal, somos uma empresa que cresce ano a ano e que atua diariamente no meio jurídico.
Quer saber que dicas são essas e como fazer o seu escritório de advocacia cresce? Vem com a gente.
Como crescer na advocacia
Bom, se você está aqui, é porque crescer o seu escritório de advocacia deve ser uma das suas prioridades. E ficamos muito felizes com isso! A verdade é que não tem fórmula pronta para alcançar o sucesso, mas com certeza há um caminho que facilita essa jornada.
Por isso, separamos as três principais etapas para ajudar quem busca crescer na advocacia. Resumidamente, você precisa saber qual o seu objetivo (para onde vai), depois como fazer isso (mão na massa) e, por fim, acompanhar os resultados de todas essas ações. Veja a seguir cada uma das etapas, em seguida, vamos aprofundar neste conteúdo. 😉
Etapa 1 – Saiba para onde crescer o escritório de advocacia
- Planejamento estratégico
- Alinhamento e comunicação da equipe
- Dica extra: como fazemos na Aurum
Etapa 2 – Entenda como crescer o escritório de advocacia
- Aquisição de clientes
- Monitoramento sistemático
- Automação de atividades repetitivas
- Divulgação do trabalho do escritório
- Serviço de excelência
Etapa 3 – Revise os objetivos de crescimento do escritório
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1. Saiba para onde crescer o escritório de advocacia
Para definir os seus objetivos, metas e estratégias talvez seja preciso dar um passo para trás. Isso porque “sair fazendo”, sem uma estratégia sólida, embasada em questões financeiras e engajamento da equipe, não vai garantir que esse desenvolvimento aconteça de forma estruturada e alinhada à estratégia do escritório. Por isso, para e pense, para onde você quer que o seu escritório cresça? Indicamos o seguinte caminho para essa construção:
Planejamento estratégico
É preciso planejar para crescer na advocacia. Com o planejamento estratégico é possível projetar – de maneira segura e embasada – as ações, metas e objetivos para o ano. Assim, toda a equipe fica alinhada e trabalha na mesma direção, facilitando a comunicação e a conquista de resultados. Nós dedicamos um texto inteiro ao planejamento estratégico para escritórios de advocacia, mas vamos ressaltar aqui os 3 principais elementos de um bom planejamento.
Estabeleça metas mensuráveis
Definir como alcançar o seu objetivo é a primeira etapa do planejamento estratégico para escritórios jurídicos. É para elas que você vai olhar para saber o quão perto ou longe está de alcançar os objetivos de crescimento do escritório.
As metas na advocacia precisam ser alcançáveis e mensuráveis. Além disso, é importante que sejam desafiadoras, mas não impossíveis. Afinal, o desafio motiva, a impossibilidade frustra. E, é claro, o acompanhamento dessas metas garante que você alcance os resultados esperados. Quer saber como fazer essa definição? Veja as duas principais metodologias utilizadas:
OKR na advocacia
A sigla OKR representa os “Objectives and Key Results”, que nada mais é que listar o objetivo a ser alcançado, assim como a forma que essa conquista vai ser medida. Por exemplo:
- Conquistar 5 novos clientes até junho com acompanhamento mensal por meio do relatório de clientes do meu software jurídico.
Para aprofundar neste assunto, veja o conteúdo que fizemos especificamente sobre OKR na advocacia.
Metas SMART na advocacia
Já para criar metas com a metodologia SMART, é preciso considerar cinco atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Assim, ao invés de metas do tipo “triplicar a receita anual”, os objetivos do seu escritório vão ser mais tangíveis e parecidos com “aumentar a receita anual do escritório de R$10 milhões para R$ R$30 milhões até dezembro de 2023”, por exemplo.
Outra metodologia que pode ajudar é o 5W2H para escritórios de advocacia. Assim como os métodos que indicamos acima, ela tem o objetivo de trazer mais clareza sobre o seu projeto antes de partir para a execução.
Essa é a primeira etapa, mas pode ser o passo que o seu escritório precisa dar para se profissionalizar ainda mais e se destacar no mercado. 😉
Atribua responsáveis
Após definir as metas do escritório, é essencial delegar tarefas a partir da definição dos responsáveis por cada etapa. Assim, além de todas as metas serem acompanhadas regularmente, cria-se um senso de responsabilidade em todo o time.
Outro fator que vale destaque é que a pessoa responsável pela meta não vai trabalhar sozinha para alcançá-la. Ela é a “dona” do objetivo, mas pode contar com apoio de todo o time para completá-lo
Para ajudar a construir essa etapa, sugerimos dois conteúdos:
- Planilha gratuita de gestão de tarefas na advocacia;
- Conteúdo sobre como engajar a equipe de advogados nas metas do escritório.
Alinhamento e comunicação da equipe
Como dissemos anteriormente, a criação de metas compartilhadas aumenta o senso de responsabilidade de toda a equipe. Assim, todos ficam alinhados e dispostos a se adaptar rapidamente às novidades e mudanças que podem ocorrer ao longo do caminho.
Por isso sugerimos a manutenção contínua de uma comunicação alinhada como uma prática fundamental para que os objetivos sejam alcançados, ainda que existam alterações de percurso. Uma equipe engajada entende o cenário, veste a camisa e trabalha para alcançar os objetivos do escritório. E isso só acontece com clareza e cuidado no compartilhamento das informações.
Engajar a equipe de advogados parece uma tarefa difícil, mas uma boa liderança e clareza nas ações, além de um sistema jurídico que permita um trabalho mais produtivo, são os ingredientes obrigatórios para quem quer fazer um escritório crescer de maneira exponencial!
Dica extra: como fazemos na Aurum
A Aurum é uma empresa de tecnologia que cresce 30% ao ano. Ao longo dos quase 30 anos de existência, testamos diferentes metodologias e gostaríamos de compartilhar com você algumas das nossas soluções para continuar em constante crescimento.
Normalmente, a nossa meta de faturamento é o guia para os objetivos da empresa. E esse número costuma ser diluído em metas ao longo do ano. Afinal, para aumentar o faturamento é preciso conquistar e fidelizar mais clientes.
As nossas metas são revistas a cada trimestre. E sempre no início de cada ciclo a Marcela Quint, nossa CEO, apresenta a todos da empresa um balanço do período anterior e os desafios que teremos para o próximo.
Além disso, existem outras cerimônias, como encontros entre líderes e liderados, rápidas reuniões diárias que acontecem entre os times e videoconferências comandadas pela CEO entre todas as unidades da Aurum. Tudo isso são métodos adotados para valorizar e fortalecer o alinhamento da equipe. E, claro, garantir que estamos todos trabalhando com o mesmo foco.
2. Entenda como crescer o escritório de advocacia
Agora que você tem uma boa noção de como planejar o crescimento do seu escritório e envolver a equipe nesse (e em outros) objetivos, vamos para a parte prática! É hora de falar da rotina e ir ainda mais fundo nas ações que vão fazer o seu escritório de advocacia crescer. Destacamos alguns tópicos para ajudar você nessa parte. Olha só:
Aquisição de clientes
Normalmente, um dos resultados (ou o grande objetivo) da evolução do escritório é o aumento no número de clientes. Após definir a sua meta de aquisição de clientes, é a hora de colocar um plano de ação em prática.
Em outro momento, a gente compartilhou aqui no Portal 5 dicas de como conseguir clientes na advocacia. Sendo elas: demonstrar interesse, registrar os dados desde a primeira consulta, não confiar apenas na memória, treinar a equipe e contar com a ajuda de um bom software jurídico.
Mais liberdade no dia a dia
Além dessas dicas, ressaltamos mais duas:
- Conheça a sua persona
Entender quem é o seu cliente é o primeiro passo para conseguir ampliar a sua carteira de clientes. Ao consolidar conhecimentos sobre os desejos, desafios e comportamentos similares das pessoas que contratam o seu serviço é possível entender onde você pode agir para conquistar mais clientes.
- Crie conteúdos de valor
A internet é uma das principais ferramentas para tornar o seu escritório mais conhecido e renomado. Invista tempo em criar conteúdos que tirem dúvidas e demonstrem o seu conhecimento em assuntos jurídicos. Assim, as pessoas vão conhecer o seu escritório, podem indicar para conhecidos e contratar os seus serviços quando precisarem. Para saber mais sobre essas duas dicas, assista ao vídeo da advogada Mariana Gonçalves:
Monitoramento sistemático
Chegou o momento de monitorar as metas criadas nas etapas anteriores. Afinal, metas devem virar ações e ações precisam dar resultados.
Aqui na Aurum, por exemplo, começamos a semana planejando as atividades. E cada tarefa está relacionada a um dos nossos objetivos. Antes de destacar as atividades que cada pessoa vai executar ao longo da semana, atualizamos as metas com o valor atingido até o momento. É a partir dessa avaliação que partimos para a definição das próximas atividades.
Para medir o andamento dos objetivos, a gente usa alguns softwares. E recomendamos o software para advogados Astrea para acompanhar o crescimento do seu escritório. Com o uso contínuo dele você pode ter insumos para propor novas ações e extrair números importantes sobre o desenvolvimento do seu negócio jurídico. Para saber mais sobre o Astrea, leia o próximo tópico.
Automação de atividades repetitivas
Pouca coisa é mais contraproducente do que perder tempo com atividades que podem ser automatizadas. E, para quem quer descobrir como fazer o escritório crescer, tornar a rotina produtiva e eficiente certamente aparece na lista das 5 ações principais.
Cadastro e acompanhamento de processos, produção de documentos jurídicos, controle de prazos, delegação de tarefas, gestão da equipe, controle das atividades, atualização do status do caso ou do processo para o cliente, gestão financeira. Tudo isso pode (e deve!) ser automatizado com o auxílio do melhor software jurídico.
Assim, você e sua equipe podem se preocupar mais com atividades intelectuais e criativas para fazer o escritório de advocacia crescer em um ritmo sólido e constante. Quem disse que para ter agilidade é preciso abrir mão da qualidade? As inovações tecnológicas estão aí para provar que uma coisa não exclui a outra. 😉
Por isso, é muito interessante que você escolha para seu escritório um software jurídico completo, que profissionalize e torne mais produtivo o relacionamento com o cliente desde a prospecção até a prestação de contas.
Vamos deixar a modéstia de lado e indicar o Astrea como o melhor software jurídico para isso. Afinal, além de facilitar a gestão de processos, o sistema para advogados permite que você ofereça um atendimento de excelência.
Dentre vários benefícios do Astrea, alguns deles ajudam você a crescer na advocacia:
- Atendimento produtivo com registro de todas as informações para tornar o seu atendimento cada vez mais personalizado;
- Atualização automática, assim, o seu cliente recebe em tempo real e sem esforço seu todas as movimentações do caso ou processo dele;
- Emissão de relatórios personalizados para facilitar a prestação de contas com transparência;
- Delegação de tarefas para que o acompanhamento das demandas seja mais fácil e assertivo;
- Emissão de faturas detalhadas , timesheets, faturamento dos honorários e muito mais;
- Além de te acompanhar em todos os lugares, isso porque o Astrea está disponível na versão Web, que é responsivo para celulares, e também na versão Aplicativo, um benefício gratuito para completar a sua experiência.
Se você quer investir no crescimento do seu escritório de advocacia, essa é a maior dica que podemos dar: conte com o Astrea!
COMECE A USAR O ASTREA GRÁTIS E SEM COMPROMISSOMarketing jurídico: divulgue o trabalho do seu escritório
Planejar e executar ações de marketing jurídico na internet é muito importante para escritórios e advogados que querem ser percebidos, procurados e reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem.
É preciso investir na criação de conteúdos de qualidade, que realmente entreguem valor ao público. Assim, seus clientes em potencial vão começar a conhecer o trabalho do seu escritório de forma positiva.
Participar de eventos e fazer networking também são ações importantes. Entretanto, é recomendável tomar bastante cuidado na seleção, pois o que vai fazer um escritório de advocacia crescer, nesse sentido, vão ser as escolhas que você fizer.
O Aurum Summit, nosso evento para advogados que desejam um dia de imersão no futuro da advocacia, foi criado para fortalecer o nosso relacionamento com o público e também para oferecer um ambiente rico para que os participantes compartilhem ideias entre si.
Serviço de excelência
Todas as etapas anteriores acabam convergindo na entrega de um serviço de excelência. Mas não poderíamos deixar de citar esse tópico em destaque, pois ter a excelência como um norte para cada etapa do trabalho contribui para a aquisição de novos clientes, fidelização dos já conquistados, para a visibilidade do negócio jurídico, para se destacar da concorrência e, consequentemente, para fazer o escritório crescer.
3. Revise os objetivos de crescimento do escritório
Você sabe que para empreender é preciso estar disposto a mudar de planos quando muda o cenário. Então, estabelecer metas para fazer um escritório de advocacia crescer não é uma atividade que se conclui de uma vez só. Além da necessidade de manter um acompanhamento sistemático, é muito importante reavaliar os objetivos de tempos em tempos.
Afinal, só é possível saber se o plano de crescimento do escritório está dando certo, se as ações estão funcionando ou se é preciso alterar algum ponto do processo se houver um momento de pausa para recalcular a rota, concorda?
Aqui na Aurum, por exemplo, nós fazemos rodadas de OKR trimestrais. O que significa que, a cada três meses, avaliamos nossas metas, revisitamos nossos objetivos e traçamos os planos macro para os próximos três meses. Se ousamos demais em uma meta, buscamos balizar esse número conforme a possibilidade e traçar desafios mais condizentes com a realidade.
Conclusão
As três etapas que te mostramos agora para crescer o seu escritório de advocacia são fundamentais em qualquer momento do seu escritório. Seja para quem está começando ou já tem um nome consolidado, essas dicas vão ajudar a tornar o crescimento uma constante.
Você deve ter percebido que são etapas complementares, logo, siga os passo mencionados porque há um sentido entre eles. Logo, comece definindo objetivos e metas para depois se preocupar com o acompanhamento. E, claro, de tempos em tempos, revisite os passos anteriores para entender se o plano ainda faz sentido com o momento atual. Caso não, mude a rota.
E, é claro, conte conosco ao longo de toda essa caminhada. Se ficou com alguma dúvida, basta escrever aqui nos comentários que nós te ajudamos.
Antes de encerrar, vale um adendo de que todas as dicas abordadas neste artigo podem (e devem!) ser aplicadas em um escritório de advocacia virtual e para advogados home office.
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Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...
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Acho que vocês deveriam se preocupar mais com as sugestões de quem já é cliente de vocês e ler as sugestões postadas …
E o módulo FINANCEIRO deixa muito a desejar e precisa ser melhorado com urgência, pois ainda preciso fazer planilhas em excel pois o sistema é ineficiente, sequer permite que se faça RATEIO de honorários entre os advogados do escritório …