Saiba como criar e usar modelos de documentos jurídicos

Como profissionalizar a criação e o uso de modelos de documentos jurídicos

Comentar
Recomendar
Não dá para negar que os modelos de documentos jurídicos facilitam (e muito!) a rotina dos escritórios de advocacia. A produção desse material parte de modelos criados por terceiros ou pela equipe do escritório – nesse caso, respeitando os próprios padrões de qualidade e excelência.

Relatórios de hipossuficiência, contrato de honorários, petição inicial e procurações são peças que fazem parte do dia a dia da maioria dos advogados. Por isso, já se tornou comum que portais voltados à advocacia ofereçam modelos prontos para atender a demanda dos profissionais da área.

Então, se você chegou aqui em busca de modelos das principais peças jurídicas, nós convidamos a ir além para entender quando e como os modelos de documentos são úteis e melhoram, realmente, a eficiência do escritório. Neste conteúdo você também vai descobrir novas maneiras de profissionalizar a produção de documentos jurídicos, usando ou não os modelos prontos. Vamos lá?

Quando usar modelos de documentos jurídicos?

Excelência nos primeiros atendimentos

Causar uma boa primeira impressão é um dos principais desafios. Ao mesmo tempo, é também um marco de sucesso para os primeiros atendimentos do escritório, certo? Depois que o cliente decide contratar os serviços do seu escritório, chega o momento de produzir os documentos rotineiros e coletar a assinatura dele para dar início ao caso ou processo.

Nessas horas, contar com modelos de documentos jurídicos faz toda a diferença para destacar o seu atendimento e também para tornar a sua rotina mais produtiva! Afinal, se você possui os modelos de documentos prontos (que atestam o selo de qualidade do seu escritório) e fáceis de customizar, não é preciso marcar um segundo encontro para formalizar o contrato e nem tomar muitas horas do cliente enquanto sua equipe redige e imprime as peças.

Em alguns minutos, é possível personalizar e imprimir os documentos essenciais para a abertura da causa ou do processo. Se você conta com o auxílio de um bom software jurídico, essa etapa do trabalho pode ser ainda mais facilitada. Mas vamos deixar esse assunto para alguns tópicos à frente (continue a leitura para não perder!).

Rotina produtiva e escalável

O mesmo acontece na hora de produzir e emitir a petição inicial e outras peças corriqueiras. Normalmente, quanto mais especializado e nichado é o trabalho do escritório, mais possível e recomendável é utilizar modelos de documentos jurídicos para otimizar o trabalho da equipe e deixar o dia a dia mais produtivo e eficiente. Isso, é claro, sem precisar abrir mão da qualidade no atendimento e no serviço.

Além disso, usar modelos de peças jurídicas é um passo importante para quem deseja fazer crescer o escritório de advocacia de forma sustentável. Afinal, é uma maneira simples, barata e eficiente de garantir o padrão de qualidade do serviço, atender um número maior de clientes e reduzir os riscos de erro humano. Para quem conta com profissionais que atuam exclusivamente na produção de peças jurídicas, pode ser um incentivo para o aumento no volume de entregas com a segurança de um trabalho bem feito. 😉

Software Juridico Astrea
Aumente a sua produtividade com o Software Jurídico Astrea!
Experimente sem compromisso

Usar ou não modelos de documentos jurídicos prontos?

Que os modelos de documentos jurídicos são úteis, você não tem mais dúvidas, certo? Mas existe uma questão controversa e até polêmica sobre esse assunto, que é o uso (ou não) dos modelos prontos.

Podemos observar essa questão pela ótica da opinião profissional individual, como por exemplo a do nosso advogado parceiro Fernando Cascaes, que já compartilhou com os leitores desse blog dicas preciosas para a redação das principais peças jurídicas (você pode conhecer todas aqui).

Mas também podemos colocar a lente da produtividade e enxergar o quanto modelos de peças jurídicas podem, sim, tornar o trabalho mais eficiente, com qualidade e ainda oferecendo condições para o crescimento do negócio jurídico de forma escalável. Assim, conseguimos chegar a dois caminhos possíveis:

1. Criar os próprios modelos:

– nesse caso, a equipe cria os próprios modelos a partir dos critérios e das condições de atuação do escritório. E então disponibiliza os exemplos para o uso comum, ou;

2. Usar modelos prontos de fontes confiáveis:

– para quem vai por essa opção, é importante escolher fontes seguras de modelos de documentos e adaptá-los conforme a necessidade do escritório, disponibilizando a versão final para o uso comum da equipe. O advogado da Aurum preparou 5 modelos de documentos jurídicos exclusivos para você baixar gratuitamente.

Baixar modelos de documentos jurídicos

Como um software jurídico profissionaliza o uso de modelos de documentos jurídicos?

Criar uma pasta compartilhada no Google Drive – ou em outro serviço de nuvem – com os modelos de documentos do seu escritório pode ser interessante. Mas já pensou como seria se, além de contar com a facilidade de poder redigir uma peça em parceria com alguém e tornar os documentos acessíveis a todos do escritório, você pudesse usufruir de outros benefícios exclusivos a quem usa o melhor software jurídico?

Não podemos falar por todos os sistemas do mercado, mas sabemos de cor as vantagens que o software jurídico Astrea oferece para quem deseja profissionalizar ainda mais a produção e o uso dos modelos de documentos jurídicos!

O Astrea já vem com 5 modelos de documentos das principais peças jurídicas prontos para você usar! Contrato de Honorários PJ, Contrato de Honorários PF, Declaração de Hipossuficiência, Procuração PJ e Procuração PF criados pelos advogados que atendem a Aurum especialmente para você. 😉 O sistema também permite que você crie seus próprios modelos de documentos e os utilize com muito mais agilidade.

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove

Em pouquíssimos cliques, você personaliza, imprime e coleta a assinatura dos documentos para dar os devidos encaminhamentos ao caso ou processo do seu cliente. É tudo feito com o máximo de automação possível para poupar o seu tempo. E para manter o profissionalismo em cada etapa, todos os documentos gerados Astrea vão com o logo e a identidade visual do seu escritório.

Outra vantagem de criar e usar os modelos de documentos no software jurídico é poder concentrar todas as informações dos processos, casos e clientes em um só lugar de forma organizada e facilmente acessível.

E para quem quer garantir que nenhum documento seja perdido, é possível restringir o acesso para quem pode visualizar, redigir ou remover as peças armazenadas no sistema. Ou seja: é mais produtividade para o escritório e mais controle para o gestor! 🙂

Dica do cliente

No Guia para encantar clientes com um software jurídico compartilhamos a experiência de dois clientes reais com o Astrea. Entre várias outras dicas práticas e muito úteis, um dos nossos entrevistados sugeriu a criação de modelos documentos no sistema para felicitar os clientes do escritório pelo aniversário e por outras datas comemorativas!

Então, fica a dica para você aproveitar a oportunidade para manter um relacionamento sempre próximo com seus clientes e se destacar da concorrência. E como o Astrea lembra você da data de aniversário deles, fica fácil colocar a estratégia em prática. 😉

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove

Conclusão

Sempre deixamos claro aqui no blog que a nossa intenção nunca é esgotar os assuntos, mas sim oferecer ferramentas e conhecimentos para você refletir sobre temas importantes e tomar as melhores decisões para o seu escritório e para a sua advocacia.

Então, se você gostou deste artigo não deixe de ler o guia completo do melhor software jurídico para solucionar suas dúvidas e para que você descubra os outros vários benefícios de um sistema para advogados na evolução do seu escritório.

Agora é a sua vez! Você usa modelos de documentos? Tem alguma dica para compartilhar com a gente e com os outros leitores do blog? Comenta aqui embaixo! 😉

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

2 Comentários
Você está aqui