Como captar clientes na advocacia

5 dicas infalíveis sobre como captar clientes na advocacia

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Como captar clientes na advocacia é uma dúvida comum a muitos advogados e advogadas. Quem está em início de carreira se vê frente a um novo desafio. Quem tem mais experiência acaba imerso em uma rotina tão intensa que cuidar da gestão do escritório, do cumprimento dos prazos processuais e do atendimento aos clientes toma todo o tempo disponível. E você, como se identifica?

Sabemos que conduzir um negócio no meio jurídico não é fácil. Mas é fundamental lembrar que todo negócio precisa de lucro para se manter sustentável – e a concorrência não facilita nem um pouco! Por isso, vale a pena separar alguns minutinhos para repensar seu modelo de prospecção.

Uma coisa nós garantimos: descobrir como captar clientes na advocacia fica muito mais fácil depois de entender que um bom relacionamento, criado desde o primeiro contato e nutrido em todos os seguintes, pode fazer do seu escritório a melhor escolha para o seu público! 

Para ajudar você nessa etapa tão definitiva, separamos cinco dicas úteis para conquistar novos clientes. Confira abaixo! 😉

Como captar clientes na advocacia?

1. Demonstre interesse

Não deixe as pessoas interessadas nos serviços do seu escritório esperando!

Organize sua equipe e estabeleça uma rotina de retorno de ligações, respostas a emails e mensagens. É óbvio que fazer o contrário e denotar desinteresse não é uma escolha consciente, mas pode ser reflexo de uma rotina desorganizada e sem foco no cliente.

O que acontece se, por exemplo, outro escritório se mostrar mais disposto e interessado? É bem possível que seu cliente potencial feche negócio onde for melhor acolhido. Portanto, nunca se esqueça que o atendimento ao cliente de excelência valoriza os detalhes e o cuidado em todas as etapas do relacionamento.

Nesse sentido, outra dica é manter uma atividade constante em seu site ou blog, nas redes sociais e outros canais para o público. Afinal, são meios de reforçar a sua autoridade na área e criar pontes próximas para potenciais clientes. Se você trabalha com direito de família, por exemplo, e compartilhar um conteúdo explicando como funciona o planejamento sucessório familiar, pode atrair pessoas interessadas no tema.

Outra plataforma importante é o WhatsApp Business, que muitas vezes é a primeira forma de contato entre profissionais e potenciais clientes – e uma das mais próximas. Saber utilizar a ferramenta pode auxiliar muito na captação de novos clientes.

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2. Registre os dados desde a primeira consulta

Como já falamos, um bom relacionamento construído desde o início é o segredo do sucesso para a captação de clientes na advocacia.

Por isso, é importante registrar os dados do cliente em prospecção já no início, antes mesmo de ter certeza que seu escritório vai atendê-lo. Existem várias formas de fazer isso, de fichas em papel a softwares especializados.

Para escolher a maneira ideal para a sua realidade, leve em consideração como esses registros vão ser usados, quem vai poder ou precisar acessá-los, em que momentos esses dados vão ser necessários e de que forma o acesso pode ser facilitado e assegurado (sem correr o risco de perda).

Com o software jurídico Astrea, por exemplo, você só precisa inserir o nome da pessoa no sistema para iniciar o registro de histórico de atendimento, timesheet, criar lista de tarefas, registrar análises e opiniões da equipe, entre outras informações. Depois, se o cliente fechar negócio, você mantém esses registros salvos ao transformá-los em caso ou processo. 🙂

Encontrando a forma que mais adequa à sua atuação, você certamente vai fazer do seu escritório um exemplo de como captar clientes na advocacia!

3. Não confie apenas na memória

Quando o escritório está no início, lembrar de todos os clientes e detalhes dos casos é mais fácil. À medida que o escritório cresce, confiar apenas na memória pode levar você a uma simples “saia justa”, como esquecer um detalhe de determinado processo, até uma situação mais arriscada quanto passar perto de perder algum prazo.

Além de registrar informações sobre consultas e atendimentos, é fundamental manter uma base de dados atualizada com os andamentos dos processos, documentos, lista de tarefas e qualquer outro conteúdo importante para o desenvolvimento da sua advocacia. Manter o controle de escritórios de advocacia e uma boa organização é fundamental para conseguir aplicar outras técnicas de como captar clientes na advocacia.

Usar planilhas e documentos é uma opção. Porém, se a sua necessidade é acessar essas informações rapidamente sem colocar em risco a segurança dos dados, o melhor software jurídico pode ser uma alternativa mais eficiente. Principalmente quando você pensa no desempenho do seu escritório em médio e longo prazo. 😉

4. Treine a sua equipe

A rotina atribulada pode ser motivo para atrasar muitas atividades, inclusive o alinhamento da equipe do escritório. No entanto, pensando no longo prazo, esse tipo de atitude pode impedir que seu negócio jurídico tenha muito mais lucro e sucesso.

Para o seu escritório ser referência em como captar clientes na advocacia, é muito importante dedicar tempo e esforço para o treinamento da equipe. Garantir que todos estejam alinhados quanto ao que significa internamente um atendimento de excelência e quais são as atitudes que devem ser estimuladas para que isso aconteça é uma etapa que não pode faltar.

Para ficar ainda mais clara a importância desse tipo de alinhamento, pense na experiência que seus clientes potenciais têm hoje no seu escritório. Como eles se sentem com a qualidade do atendimento oferecido? Existe um padrão de excelência no atendimento ou cada colaborador age à sua própria maneira?

Os sócios da Possiede Araujo Advocacia e a advogada Mariana Gonçalves deram exemplos reais sobre a importância do alinhamento da equipe para o atendimento e a organização do escritório. Compartilhamos isso e as dicas destes profissionais neste Guia Para Encantar Clientes.

Outra dica de leitura é o conteúdo do advogado e colunista do blog da Aurum Mateus Terra, que fala sobre o uso de um manual do cliente na advocacia. Além de conferir os benefícios de contar com este tipo de alinhamento em escritórios, você pode fazer o download de um modelo gratuito. Clique aqui para conferir.

5. Conte com um bom software jurídico

A falta de tempo, foco e organização são problemas reais em escritórios de advocacia de todos os tamanhos. Esse cenário acaba afastando o negócio de aplicar táticas efetivas para captar clientes na advocacia. Contar com bom software jurídico é um passo importante para solucionar essas questões, evoluir o atendimento e conquistar mais clientes.

Quem falou com a gente sobre isso foi a advogada Mariana Gonçalves, que utiliza o Astrea em seu escritório. No vídeo abaixo, ela conta como viu os atendimentos evoluírem ainda mais quando passou a contar com o sistema.

As tecnologias para advogados existem para que você consiga pensar estrategicamente sobre as questões fundamentais da advocacia e do atendimento ao cliente. 

E, para que isso aconteça, é essencial que o software jurídico vá além da gestão de processos e facilite ao máximo o armazenamento, a consulta e a integração de todas informações importantes. Dessa forma, você tem sempre à mão todas as ferramentas para conquistar novos clientes.

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Outros conteúdos para você

Se você quer se aprofundar no assunto e saber mais sobre os benefícios de um software jurídico na captação de clientes e em outros aspectos da rotina da advocacia, indicamos que siga navegando pelo blog da Aurum.

Para começar, você pode começar pelos seguintes textos:

Agora é a sua vez de participar! Você tem alguma dica de como captar clientes na advocacia? Dúvida? Sugestão? Comenta aqui embaixo! Nós vamos adorar continuar o papo com você. 😉

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