Como captar clientes na advocacia: 5 comportamentos para evitar

Como captar clientes na advocacia: 5 comportamentos para evitar

Como captar clientes na advocacia

Como captar clientes na advocacia é uma questão comum a muitos advogados. Os que estão em início de carreira se veem frente a um novo desafio. E os mais experientes acabam imersos em uma rotina tão intensa que dividir a gestão do escritório com o cumprimento dos prazos processuais e o atendimento aos clientes toma todo o tempo disponível, certo?!

Errado não é, necessariamente, a palavra. Afinal, ninguém disse que conduzir um negócio jurídico é fácil. Mas é fundamental lembrar que, tão importante quanto a fidelização dos seus clientes, é a prospecção de novos. Afinal, todo negócio precisa de lucro para se manter sustentável – e a concorrência não facilita nenhum pouco! Por isso, vale a pena separar alguns minutinhos para repensar seu modelo de prospecção.

Uma coisa nós garantimos: descobrir como captar clientes na advocacia fica muito mais fácil depois de entender que um bom relacionamento, criado desde o primeiro contato e nutrido em todos os seguintes, pode ser o grande diferencial capaz de fazer do seu escritório a melhor escolha para seus futuros clientes! Para ajudar você nessa etapa tão crucial, separamos cinco dicas do que não fazer na hora de conquistar novos clientes. Para saber quais são é só continuar a leitura. 😉

Como captar clientes na advocacia evitando 5 comportamentos nocivos

1. Parecer não se importar

É óbvio que demonstrar desinteresse não é uma escolha consciente, mas pode ser reflexo de uma rotina desorganizada e sem foco. E quando o seu escritório não dá retorno para uma pessoa interessada nos seus serviços é o que acaba parecendo.

Outra situação que pode resultar desse mal entendido é, por falta de proatividade da equipe do escritório, o cliente em potencial precisar ir atrás de um retorno por conta própria. E se, por acaso, antes de pegar o telefone e ligar para você, ele for melhor atendido por outro advogado que se mostrar mais disposto e interessado? Rapidamente a ideia de entrar em contato com você pode ser esquecida, não é mesmo? E você, no lugar dele, faria diferente?

A advogada Mariana Gonçalves, do canal Minutos de Direito, fez um vídeo contando como melhorou a organização do escritório e ainda conseguiu mais tempo para se dedicar à captação e ao relacionamento com clientes com um software jurídico online. Vale a pena dar uma olhada! 😉

2. Deixar para pegar os dados só depois de virar cliente

Como falamos lá no começo, um bom relacionamento construído desde o início é o segredo do sucesso para a captação de clientes na advocacia. Por isso, deixar para registrar os dados pessoais dos clientes em potencial só depois de ter certeza que seu escritório vai atendê-lo pode dificultar a personalização do atendimento e acabar minando a prospecção. Já pensou em quanta oportunidade de se aproximar do seu cliente potencial você está perdendo?

Para ser lembrado, é preciso se fazer presente. Se você considera que a rotina agitada é um empecilho para que seu escritório seja um exemplo de como captar clientes na advocacia, recomendamos fortemente o Guia para encantar clientes. Com esse material, você vai conhecer dicas certeiras e exemplos reais para evoluir todas as fases do relacionamento e se destacar da concorrência.

3. Confiar apenas na memória

A consequência disso pode ser uma simples “saia justa”, como esquecer alguns detalhes de um caso ou de um cliente. Ou uma situação mais grave, como deixar de dar retorno para um cliente em prospecção sobre a viabilidade do caso dele e acabar perdendo-o.

Neste ebook nós abordamos, com profundidade, como evitar esse tipo de situação de forma prática e com muita atenção a todas as etapas do atendimento ao cliente. Para baixar o conteúdo gratuitamente, é só acessar: http://materiais.aurum.com.br/ebook-atendimento-software-juridico-moderno

4. Achar que treinamento de equipe é perda de tempo

A rotina atribulada pode ser motivo para deixar de fazer muita coisa, inclusive priorizar o alinhamento da equipe do escritório. No entanto, pensando no longo prazo, esse tipo de atitude pode impedir que seu negócio jurídico tenha muito mais lucro e sucesso.

Afinal, é inviável ser referência em como captar clientes na advocacia sem dedicar tempo e esforço para o treinamento da equipe. É muito importante garantir que todos estejam alinhados quanto ao que significa, para o escritório, um atendimento de excelência e quais são as atitudes que devem ser estimuladas para que isso aconteça.

Para ficar ainda mais claro a importância desse tipo de alinhamento, pense na experiência que seus clientes potenciais têm no seu escritório. Como eles se sentem com a qualidade do atendimento que você oferece? Existe um padrão de excelência no atendimento ou cada colaborador age à sua própria maneira? (Neste texto aqui você encontra exemplos reais sobre a importância do alinhamento da equipe para o atendimento e a organização do escritório)

5. Não contar com um bom software jurídico online

A falta de tempo, foco e organização são problemas reais em escritórios de advocacia de todos os tamanhos. Normalmente, os comportamentos que abordamos anteriormente são resultados desse tipo de situação. Sabendo disso, deixar de contar com um eficiente software jurídico online pode ser um impedimento para solucionar essas questões, evoluir o atendimento e conquistar mais clientes.

A tecnologia para advogados existe para que você consiga pensar estrategicamente sobre as questões fundamentais da advocacia e do atendimento ao cliente. E, para que isso aconteça, é essencial que o software jurídico vá além do básico e facilite ao máximo o armazenamento, a consulta e a integração de todas informações importantes. Dessa forma, você terá à mão todas as ferramentas para conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui.

Nós dedicamos um artigo inteiro para ajudar a você entender se o software jurídico que você usa atende às suas necessidades ou se talvez esteja na hora de evoluir para uma ferramenta completa, que valorize ainda mais o atendimento aos seus clientes e, consequentemente, aumente o lucro do seu escritório. Para ler o conteúdo na íntegra, é só clicar aqui.

Ler artigo 10 sinais que seu sistema para advogados não vai bem

Agora é a sua vez de participar! Conta para nós e para os leitores do blog A sua história sobre como captar clientes na advocacia! Você tem alguma dica? Dúvida? Sugestão? Comenta aqui embaixo! Nós vamos adorar continuar o papo com você. 😉

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