Como aplicar o Business Model Canvas Jurídico em escritórios de advocacia >

Business Model Canvas: modelo de negócios para escritórios de advocacia

Business Model Canvas: modelo de negócios para escritórios de advocacia

6 maio 2021
Artigo atualizado 27 set 2021
6 maio 2021
ìcone Relógio Artigo atualizado 27 set 2021
O Business Model Canvas, também conhecido como Canvas Modelo de Negócios, é uma forma de fazer um plano estratégico para empreendimentos jurídicos que estão sendo abertos ou reestruturados. Pode ser aplicado para definir elementos como: proposta de valor, atividades, canais, receitas e relacionamento com clientes de escritórios de advocacia.

Se você pensa em montar ou reestruturar seu escritório de advocacia, provavelmente está ciente da importância de um bom planejamento. Organizar as ideias, definir etapas e mapear esforços e impactos, além de dar praticidade, também tornam seu plano muito mais estratégico.

Uma solução muito utilizada em empreendimentos nestas definições é o “plano de negócios”. Utilizado para mapear os principais aspectos e prever metas e objetivos, este plano pode ser elaborado em diferentes níveis de complexidade. Há modelos que se tornam documentos extensos, com mínimos detalhes, enquanto outros são modelos mais simplificados e dinâmicos, e nem por isso entregam menos valor.

Na transformação de mercado e movimento de crescente inovação na advocacia, a forma de planejar escritórios também adotou soluções mais ágeis. Uma delas é o Business Model Canvas, ou Canvas Modelo de Negócios, que surge como uma alternativa descomplicada e funcional para o planejamento estratégico.

Neste texto você confere

Falaremos aqui sobre os principais aspectos do Business Model Canvas para Escritórios de Advocacia: definição, benefícios e formas de colocar em prática. Além disso, ao final compartilhamos uma planilha gratuita com um modelo para você aplicar.

Utilize os tópicos abaixo para guiar sua leitura. Aproveite nossas dicas e, ao final, compartilhe conosco suas impressões nos comentários!

  • O que é o Business Model Canvas
  • Como aplicar o Business Model Canvas em escritórios
  • Modelo de Canvas Jurídico 
  • Vantagens de utilizar o Canvas na advocacia 
  • Lean Canvas Jurídico

O que é o Business Model Canvas Jurídico?

Bastante utilizado por startups no mundo todo, o Business Model Canvas é uma ferramenta para modelagem de negócios que pode ser facilmente adaptada para escritórios de advocacia. Serve para esboçar, de forma prática e resumida, as principais características de um negócio, como: proposta de valor, fontes de renda e atividades.

O modelo se apresenta em nove quadros, cada um contendo um ponto-chave para seu escritório. Na parte central, fica a proposta de valor. À esquerda, parceiros, atividades, recursos e custos. E à direita, relacionamento com clientes, segmento, canais e receitas. 

Ao final do preenchimento de cada quadro, é possível ter uma  visão geral do escritório de advocacia. Assim, o Business Model Canvas se torna útil tanto em processos de abertura, como de reestruturação ou desenvolvimento de negócios, podendo ser aliado a um planejamento mais aprofundado.

O que é o business model canvas para escritórios de advocacia
Entenda o que é o Business Model Canvas Jurídico.

Como aplicar o Business Model Canvas em escritórios

A criação de um Canvas Jurídico, mesmo para escritórios já em funcionamento, é simples. Você pode utilizar documentos prontos, como a planilha da Aurum, uma lousa, ou até mesmo uma folha de papel. O importante é reunir todas as informações visíveis em um único espaço.

O modelo se divide em nove blocos com pontos-chave para o seu escritório. Ao centro, fica a “Proposta de Valor”, que vai traçar o real motivo da existência do seu negócio.

À esquerda, quatro aspectos representam o que seu escritório precisa para operacionalizar os serviços: parceiros, atividades, recursos e custos. À direita, quatro aspectos que trazem o que seu escritório precisa para entregar a proposta de valor: relacionamento com clientes, segmento, canais e receitas.

Dessa forma, as informações do Canvas Jurídico respondem a quatro perguntas fundamentais para o funcionamento de um negócio: o que, para quem, como e quanto.

Para ajudar você a tirar as ideias da cabeça e colocar a mão na massa, o advogado empreendedor Thiago Luna explicou, passo a passo, como preencher o Business Model Canvas, usando o exemplo de um escritório de advocacia. 

Quer aprender e descobrir como essa ferramenta pode ajudar você a montar seu escritório ou aperfeiçoar ainda mais a gestão do seu negócio jurídico? É só dar o play!

Modelo de Canvas Jurídico para escritórios

A partir dos passos e das definições acima de para entender por qual motivo o Business Model Canvas é conhecido como um grande “raio-X” do seu escritório, certo?

Para auxiliar você a estruturar o seu negócio, a Aurum elaborou um modelo exclusivo de Canvas Jurídico. Em uma planilha interativa, você pode fazer o seu próprio modelo de negócios de forma digital, ou ainda imprimir o documento citado por Thiago Luna em seu vídeo.

O grande diferencial deste Modelo Canvas para os demais, é que utilizamos exemplos práticos referentes a escritórios de advocacia. Assim, você poderá visualizar ainda melhor como o documento pode ser aplicado à sua realidade.

Então, baixe agora o modelo gratuito e comece a pensar seu negócio jurídico de forma inovadora! É só clicar abaixo:

Baixar Modelo de Negócios Canvas Grátis

Vantagens de utilizar o Modelo Canvas na advocacia

O Business Model Canvas Jurídico utiliza informações objetivas e necessárias para a estruturação de um escritório de advocacia. Assim, uma de suas principais vantagens é, justamente, a apresentação desses dados de forma simples e visual. Além disso, em casos de mudanças no negócio, o documento pode ser facilmente aplicado, direcionando de forma rápida e estratégica os novos pilares.

A facilidade de uso também é uma grande vantagem para se utilizar o Canvas Jurídico na estruturação de um escritório. Sua apresentação faz com que informações complexas possam ser visualizadas de forma acessível a pessoas com diferentes níveis de entendimento de negócios. Assim, qualquer membro da equipe do escritório poderá conhecer um pouco mais sobre a estrutura e entender seu papel.

Utilizar o Modelo Canvas também estimula a criatividade e permite uma gestão eficiente, pois ajuda a determinar passos importantes de forma dinâmica e participativa.

Lean Canvas Jurídico

Baseada no Business Model Canvas, a técnica Lean Canvas foi criada por Ash Maurya com objetivo de dar maior foco aos aspectos considerados mais arriscados na criação empresa. Para não perder as características do modelo original, Ash apenas substituiu 4 dos 9 blocos do Canvas original.

O Lean Canvas é um meio de testar hipóteses e feedbacks, o que auxilia no processo de criação. Dessa forma você vai calibrando o seu modelo de negócio e descartando ideias que não trariam resultados satisfatórios. O objetivo desse exercício é testar e validar suas ideias para verificar se você tem obstáculos e a partir daí, construir uma solução para enfrentá-los e tornar sua ideia em algo viável.

Concluindo esse processo, você chegará no Produto Mínimo Viável ou MVP. Esta é uma abordagem muito diferente do que a maioria dos advogados está acostumada a utilizar que normalmente se baseia em resolver problemas em nome de clientes.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Qual é o seu MVP?

O MVP é definido como o produto com o maior retorno sobre o investimento contra os riscos. Então, como você estabelece o que é seu MVP? 

Utilizando o Lean Canvas e seu conhecimento do mercado e de seu público alvo, você pode facilmente avaliar propostas de negócio ou áreas de atuação para, a partir daí, desenvolver um plano mais efetivo e que certamente lhe trará resultados positivos.

Profissionais do direito têm uma tendência a temer a ‘decisão errada’. No entanto, se você está construindo um negócio, as únicas decisões erradas que você pode ter serão aquelas que possam causar danos a outras pessoas ou aquelas que não sejam economicamente viáveis. Em negócios, o objetivo principal é desenvolver e implementar as melhores práticas. Portanto, pesquisando e estruturando bem o seu negócio, as chances de algo dar errado são mínimas.

Advogados empreendedores devem se tornar confortáveis com o conceito de “obliquidade”, que é atingir os objetivos indiretamente ao invés de diretamente. Este conceito é descrito no livro Obliquity de John Kay, que entre muitas citações menciona que, “O caminho para o oceano foi encontrado por conquistadores que procuravam prata e ouro, não oceanos.”

O Lean Canvas funciona como uma aproximação, pois permite a obliquidade. É minimamente preciso e adaptável à medida que mais informação, insumos, métricas e metas se tornam conhecidos. Em suma, você não tem que ver toda a escada antes de tomar o primeiro passo.

Agora é a sua vez! Você já fez um Business Model Canvas para seu escritório? Vai fazer? Tem alguma dúvida ou comentário sobre o assunto? Participe comentando aqui embaixo! 🙂

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís