logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
sistema jurídico >

Entenda o que é um sistema jurídico para escritórios de advocacia

Entenda o que é um sistema jurídico para escritórios de advocacia

5 set 2022
Artigo atualizado 7 dez 2023
5 set 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 7 dez 2023

O termo sistema jurídico tem dois significados completamente distintos e essa diferença de sentido e aplicação, comum em várias palavras da língua portuguesa, pode acabar confundindo quem as utiliza. Então, como usar o termo da forma correta? Existe alguma limitação?

Para resolver essa dúvida de uma vez por todas e com nossa experiência em tecnologias para advogados, preparamos um conteúdo especial para você. Vamos explicar o que é um sistema jurídico para escritórios de advocacia, assim como contar quais atividades do seu dia a dia podem ser facilitadas por um sistema jurídico.

O que significa sistema jurídico?

Sistema jurídico é um conjunto de normas reunidas por um elemento unificador, que deve estar vinculado aos valores da Constituição. No âmbito da tecnologia, é um programa de computador destinado a advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos com o objetivo de facilitar e automatizar a rotina jurídica.

Confira mais detalhes abaixo:

Sistema jurídico pelo viés tecnológico

Na definição do termo pela ótica tecnológica – a que a gente mais domina –, sistema jurídico é um programa de computador destinado a advogados autônomos, departamentos jurídicos de empresas e escritórios de todos os tamanhos.

Existem várias palavras para nomear um sistema jurídico para escritórios de advocacia. Software jurídico, sistema para advogados, programa para advogados e programa jurídico são algumas delas.

De forma prática, sistema jurídico é uma solução digital para automatizar atividades burocráticas e repetitivas do cotidiano do advogado, como a busca nos Diários Oficiais e a atualização de processos de acordo com a movimentação na Justiça.

Um bom sistema jurídico também é uma ferramenta importante que atua diretamente na modernização da prática jurídica e dos escritórios de advocacia. Afinal, além de possibilitar uma gestão de processos judiciais mais ágil e inteligente, esse tipo de programa conta com ferramentas para automatizar e desburocratizar outras atividades da rotina.

Sistema jurídico pelo viés do Direito

Agora vamos abordar conceitos complementares para definir o que é sistema jurídico, também conhecido como sistema legal. Para o filósofo do direito italiano, Mário G. Losano, “sistema jurídico” pode servir de sinônimo para “ordenamento jurídico“.

O mesmo teórico diz que sistema jurídico implica em um conjunto de normas reunidas por um elemento unificador, sendo esse elemento responsável pelas normas fazerem parte de um ordenamento jurídico. Se levarmos em consideração as ideias do filósofo político Norberto Bobbio, que define sistema como uma totalidade ordenada, unidade e coerência são as bases fundamentais para identificar o sistema jurídico.

Trazendo o conceito para a prática moderna, vale destacar que o modelo atual de sistema jurídico deve estar vinculado aos valores da Constituição, funcionando como uma rede harmônica de cumprimento aos princípios e objetivos do Estado Democrático de Direito. Mas isso você sabe mais do que nós, certo?

Pensando nisso, vamos, a partir de agora, focar no conceito tecnológico. Destacamos abaixo sete práticas comuns na rotina de advogados que podem ser melhor desempenhadas com o auxílio de um sistema jurídico para escritórios de advocacia. Confira!

Qual o melhor sistema jurídico?

O melhor sistema jurídico é aquele que mais se adapta à sua rotina. Na hora de escolher, é fundamental observar atividades e objetivos do escritório, além da reputação do sistema no mercado. O Astrea é líder na categoria Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos, software bicampeão na premiação B2B Awards – 2020 e 2021. 

O software jurídico mais bem avaliado do mercado ajuda a automatizar a rotina de mais de 60.000 advogados e advogadas. Com destaque na avaliação do suporte ao cliente, o Astrea também conta com excelentes notas sobre as funcionalidades e facilidade de uso! 

Saiba mais sobre o Astrea e como os clientes avaliam aqui.

https://www.aurum.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/12/mobile-anuncio.svg
+60.000 advogados aprovam
Deseja encerrar o dia com a garantia de que seu escritório está seguro? Automatize suas atividades e viva uma rotina tranquila em 2022
Começar grátis no Astrea

Benefícios de um sistema jurídico para escritórios de advocacia

1. Gestão de processos

Modernizar e tornar mais eficiente a gestão de processos é um dos grandes motivadores de quem contrata um sistema jurídico. Se você perde o controle de processos judiciais nas planilhas do Google ou do Excel, faz a busca de processos de forma manual ou designa uma pessoa exclusivamente para essa função, vai gostar de saber que um software para advogados torna essa atividade mais rápida, prática e integrada a outras rotinas do seu escritório.

Entre tantas possibilidades, é possível cadastrar lotes de processos de uma só vez (basta o número da sua OAB), receber atualizações automáticas direto dos sites dos tribunais e ter acesso apenas às publicações que desejar. E se você fizer a escolha acertada do melhor sistema jurídico, fica sabendo de tudo o que acontece com seus processos por email o por meio de alertas automáticos dentro do próprio software.

2. Controle de prazos

Fazer o controle de prazos sem um programa especializado na rotina jurídica é possível, mas pode colocar o cumprimento das tarefas em risco. Sistemas jurídicos como o Astrea oferecem um controle de prazos processuais avançado. Na prática, a gestão de prazos acontece de forma tão prática como em um gerenciador de tarefas, mas com a vantagem de ter sido projetado para o cotidiano do advogado moderno.

Com esse tipo de recurso, o gestor tem uma visão macro do que está acontecendo no escritório a todo momento – e pode atuar de forma mais direta quando for preciso. Assim, os colaboradores sabem quando e quais atividades precisam ser feitas para o cumprimento daquele prazo. 

Restrição de acesso a informações sensíveis aos prazos, agenda integrada, alertas de delegação e conclusão de tarefas. Esses são alguns recursos presentes em sistemas jurídicos capazes de garantir o cumprimento de todos os prazos e facilitar o trabalho em equipe.

3. Gestão de documentos

Com um sistema jurídico para escritórios de advocacia completo, é possível reunir todas as informações e documentos relativas a um caso, processo ou cliente em um mesmo lugar de forma organizada. É possível, ainda, encontrar esses dados com muita rapidez. Dessa forma, você nunca vai deixar um cliente esperando, e nem vai precisar dizer que não sabe de alguma informação.

E se você contar com um sistema jurídico online, é só acessar a ferramenta rapidamente pelo seu computador, celular ou tablet e checar os dados na hora. 

Softwares jurídicos permitem que você crie documentos padrão da rotina, como o contrato de honorários e peças importantes como a petição inicial. Tudo isso com muito mais agilidade. A partir do modelo de documento jurídico que você criar para o seu escritório, basta editar as informações particulares do caso e do cliente. 😉

4. Organização da rotina e produtividade

Manter a rotina organizada mesmo nos dias mais intensos de trabalho pode ser um impedimento para a produtividade, mas não para quem confia em um bom sistema jurídico para tornar o dia a dia organizado e produtivo de verdade.

Pode parecer uma solução distante, mas os ganhos com o bom uso da ferramenta surgem rapidamente. Afinal, o software jurídico permite que você faça listas de atividades, delegue tarefas, organize sua agenda e se baseie nela para atender os compromissos, acesso às informações armazenadas de qualquer lugar com internet, crie pautas de audiência de forma automatizada, organize sua rotina financeira e muito mais.

5. Atendimento aos clientes

Você sabe como um sistema jurídico para escritórios de advocacia pode influenciar positivamente no atendimento ao cliente? A ferramenta, pelo menos as melhores, oferecem recursos para manter um histórico completo do cliente (e não precisar mais confiar na memória). Além de poder usar esses dados para oferecer um atendimento personalizado, você pode estabelecer uma rotina de follow up.

Um recurso que pode auxiliar no atendimento e na manutenção do follow up é o contador de processos, presente no melhor software jurídico. Com ele, você fica sabendo dos processos sem movimentação nos últimos 30 dias e pode manter um relacionamento constante com seu cliente, mesmo que não tenha havido novidades no processo dele. 

Além disso, só de facilitar as outras atividades da sua rotina, um sistema jurídico para advogados automaticamente dá mais tempo para você se dedicar ao atendimento aos clientes.

Para saber mais sobre atendimento ao cliente, preparamos um guia para encantar clientes no atendimento com um software jurídico. Vale a pena conferir!

Guia de atendimento com software jurídico
Entregue aos seus clientes um atendimento de excelência! Baixe grátis o guia de atendimento ao cliente com software jurídico. Quero baixar o guia de atendimento

6. Gestão financeira

Com um sistema jurídico completo é muito mais fácil manter o fluxo de caixa do escritório em dia, emitir faturas, relatórios e timesheets. Tudo isso com a vantagem de concentrar todas essas informações no mesmo lugar

Com o sistema jurídico para escritórios de advocacia certo, você também pode evitar a inadimplência com a emissão de boletos, uma funcionalidade que automatiza e facilita o processo de recebimento.

Ou seja, além de tornar a gestão financeira mais profissional e eficiente, garante uma maior segurança ao permitir que somente as pessoas autorizadas tenham acesso a essas informações.

7. Gestão de equipe

Conciliar sua atuação na advocacia com as funções de gestão do escritório não é uma tarefa fácil. É preciso acompanhar a equipe e garantir que todas as atividades sejam finalizadas a tempo. A correria do dia a dia e os modelos mais colaborativos de gestão acabam afastando os advogados de uma gestão baseada em micro-gerenciamento.

Para acompanhar a evolução na gestão, é importante contar com um software jurídico para advogados que facilite a gestão de atividades e recursos que melhorem a produtividade da equipe. Dessa forma, os sistemas jurídicos permitem um trabalho mais colaborativo ao mesmo tempo que não abrem mão do controle do que está sendo feito pelo gestor do escritório.

Buscando um sistema jurídico para o seu escritório?

Nós ajudamos você! A escolha do melhor sistema jurídico para a sua realidade deve ser feita com calma e baseada em informações. Por isso, separamos alguns conteúdos complementares que podem ser úteis na sua procura:

Além disso, indicamos a leitura de materiais com as impressões e experiências de nossos clientes.

Conheça o melhor software jurídico do mercado

Para escolher o software jurídico que encaixe no seu jeito de fazer gestão é preciso dedicar um tempo para pesquisa e análise de custo-benefício. Entender o que o mercado oferece, as funcionalidades e as vantagens de cada sistema para a sua advocacia é um passo importante para essa decisão. 

Pensando nisso, trouxemos as principais informações sobre o Astrea, software bicampeão na categoria Gestão de Escritórios e Departamentos Jurídicos.

<https://www.instagram.com/p/CdgT7isreYo/>

O Astrea atende desde profissionais autônomos com poucos processos até escritórios maiores com foco no contencioso. O software jurídico também é muito utilizado e recomendado por profissionais e escritórios que direcionam sua atuação para o consultivo e têm como prioridade oferecer um atendimento de excelência.

Totalmente adaptável à realidade do trabalho remoto e híbrido, pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet. Quer ter certeza se o Astrea é o sistema ideal para você? Se cadastre para começar gratuitamente. 😉 

Com o Astrea você se livra da sobrecarga de trabalho e organiza sua gestão jurídica do início ao fim. Veja algumas das funcionalidades que você vai encontrar:

  • Processos atualizados diariamente no seu sistema;
  • Publicações enviadas diretamente para seu Astrea;
  • Controle avançado para seus prazos processuais com inteligência artificial;
  • Acesso de qualquer dispositivo – seu escritório em qualquer lugar;
  • Atendimento mais rápido e personalizado aos seus clientes;
  • Emissão de boletos.

O software líder do mercado automatiza a rotina e profissionaliza a gestão de mais de 60.000 advogados. Vencedor por dois anos consecutivos na B2B Awards, maior premiação de softwares b2b do Brasil, o Astrea possui destaque nas avaliações em suporte ao cliente, funcionalidades e facilidade de uso, fatores relevantes para conquistar a liderança.

Se você gostou deste artigo, tem alguma dúvida ou história para contar, comenta aqui embaixo! Vamos adorar saber o que você pensa sobre o assunto.


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • RYAN MATHEUS COSTA DA SILVA . 10/03/2020 às 22:46

    Gostaria de saber sobre os valores

    • Lila Alves 15/09/2021 às 16:11

      Oi, Ryan! Como vai? ????
      O valor do seu Astrea vai depender de algumas questões, como os recursos que você precisa e o plano escolhido.

      Pra entender exatamente qual plano se adequa ao cenário do seu escritório atualmente, conhecer valores e tirar todas as suas dúvidas te convido a se inscrever gratuitamente neste link: https://www.aurum.com.br/experimente-o-astrea/

      Assim que você se inscrever, selecionamos automaticamente a consultora ou consultor mais adequado para atender ao seu perfil e ela ou ele entram em contato em seguida por telefone e email.

      Espero ter ajudado!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís