escritório-de-advocacia-virtual >

Saiba como funciona um escritório de advocacia virtual

Saiba como funciona um escritório de advocacia virtual

17 mar 2020
Artigo atualizado 3 maio 2023
17 mar 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 3 maio 2023

Você consegue imaginar uma carreira de sucesso em um escritório de advocacia virtual? Pois é, foi-se a época que a advocacia só dava resultados relevantes para quem contava com uma estrutura física própria, com mobiliário de primeira linha e com o nome dos sócios pregados na parede.

Um escritório de advocacia virtual bem planejado e trabalhado pode ser extremamente rentável e produtivo em termos de empreendedorismo jurídico. Seja para alavancar a carreira de quem está começando ou até mesmo para regenerar a vida profissional dos advogados e sociedades que andam sem novas perspectivas de crescimento.

Além de ser um modelo de negócio que pode ser desenvolvido tanto por jovens profissionais, quanto por veteranos que buscam novos ares e bons resultados. Um escritório de advocacia virtual também pode ser um diferencial do ponto de vista empreendedor, tanto para advogados autônomos quanto para uma sociedade de advogados, que é justamente o caso do nosso escritório.

Então se você quer conhecer um pouco mais desse formato de negócio, leia este post até o final. Pode ser que a solução que você procura para desenvolver a sua advocacia na era digital, eliminar despesas e aumentar seus lucros esteja nas próximas linhas deste artigo. 😉

Como planejar e organizar um escritório de advocacia virtual

Para deixar algumas dicas de como planejar e organizar um escritório de advocacia virtual, vou compartilhar com vocês algumas soluções que adotamos por aqui.

Antes de mais nada lembre-se de que embora a presença física não seja mais um elemento indispensável para a nova advocacia, a presença virtual de forma profissional fará toda a diferença em termos de reconhecimento social e jurídico, autoridade e captação de clientes.

Invista em uma identidade visual de qualidade, de modo que você possa utilizá-la em todas suas ferramentas de marketing jurídico. Ela vai ser usada desde os tradicionais cartões de visita, papelaria do escritório, redes sociais, assinatura de e-mail e o mais importante, no site do seu escritório.

Uma identidade visual bem feita e explorada com inteligência no mundo digital gera mais credibilidade e confiança para os futuros clientes do que uma placa pendurada na porta da sala de um escritório físico.

Comporte-se do tamanho que você deseja ser visto por seus clientes.”

Registre um domínio profissional para o endereço do seu site e dos e-mails de cada sócio, funcionário ou colaborador. Apresentar-se com provedores de e-mail convencionais (“@gmail.com”, “hotmail.com”, etc.) passa uma imagem de amadorismo e pode refletir negativamente no modelo de escritório virtual.

É importante, ainda, adotar uma plataforma de pagamento e recebimento de honorários, via boleto bancário ou cartão de crédito. Além de diminuir o potencial de inadimplemento você fica no pleno controle financeiro do seu escritório virtual de advocacia. (Aqui no blog da Aurum você encontra outra dicas preciosas para reduzir a  inadimplência em escritórios de advocacia.)

Uma dica bem interessante também é registrar seu escritório de advocacia virtual no “Google Meu Negócio”. Mas em outra oportunidade falaremos sobre essa sacada de marketing.

Pontos essenciais para um escritório de advocacia virtual

Para que um escritório de advocacia virtual funcione bem é preciso fazer pequenos investimentos que vão lhe trazer grandes resultados. Aqui se destacam os serviços de escritório virtual oferecidos pelas mais diversas empresas de coworking do Brasil.

Hoje é possível você trabalhar como advogado home office ou em escritórios compartilhados e contar com suporte de serviços de telefonia com atendimento personalizado, gestão de correspondências, endereço comercial e fiscal. Tudo isso contratando planos básicos de coworkings oferecidos para os mais diversos tipos de profissionais, inclusive advogados.

A alternativa é muito interessante para os escritórios virtuais, mas não obrigatória. Por outro lado, alguns fatores acabam sendo essenciais para o bom funcionamento deste modelo de negócio. E é sobre isso que vou falar agora, destacando 3 pontos que você deve levar em consideração na estrutura do seu escritório virtual. Confira! 😉

1. Opção de ambiente para encontros presenciais

A tecnologia, cada vez mais, tem nos proporcionado formas de comunicação virtual, encurtando distâncias e otimizando tempo. São incontáveis as ferramentas e aplicativos para advogados realizarem chamadas com clientes. Porém, muitas vezes, o encontro presencial é ainda a opção mais viável – seja para facilitar a conversa, alinhar pontos sensíveis, etc.

Em relação às consultas jurídicas, aos atendimentos e reuniões presenciais, você pode contar com a estrutura profissional de um coworking . E até mesmo com a estrutura de qualidade que já é oferecida pelos escritórios compartilhados da OAB em várias cidades.

Se você é do tipo de advogado que não possui estrutura física própria para trabalhar e tem vergonha, ou acha que seria algum demérito utilizar essas estruturas compartilhadas, saiba que você está caminhando na contramão do sucesso.

Vale destacar que vários coworkings oferecem o serviço de endereço fiscal, que uma vez contratado, pode ser utilizado como endereço sede para fins de registro e formalização de sociedades de advogados, recebimento de intimações, bem como para todos os efeitos tributários e fiscais.

É extremamente importante definir previamente qual será a estrutura adotada para atendimento presencial e os dias em que isso será feito, para trabalhar de forma antecipada com a organização e controle de agenda. A rigor um escritório virtual funciona melhor atendendo apenas sob agendamento.

2. Ferramenta para a gestão completa do negócio

Outro ponto essencial é adotar o melhor software jurídico para gestão de seu escritório de advocacia virtual.

E aqui mais uma vez eu indico o Astrea, sistema que usamos por aqui e que permite o pleno controle de casos e processos, gestão de prazos, audiências, eventos, publicações, andamentos processuais e lançamentos financeiros. Tudo isso na palma da mão pelo Astrea Mobile ou controlado por qualquer máquina com acesso à internet.

Com isso, é muito mais fácil garantir – e usufruir – da mobilidade que um modelo virtual oferece. Você pode trabalhar de diferentes ambientes, mesclando a atuação entre um espaço de coworking e o home office, por exemplo, ou ainda se tornar um advogado nômade digital. 

A possibilidade de reunir em um só lugar dados de clientes, agenda de trabalho, fluxo de caixa do escritório e andamentos processuais garante também maior organização e produtividade. Afinal, você terá as informações centralizadas e de fácil alcance sem precisar abrir diversas planilhas, ferramentas, e abas no navegador para realizar tarefas.

Outro ganho é a segurança da informação. Um software jurídico web, como o Astrea, armazena as informações em ambiente externo, garantindo rotinas de backup, manutenções e outras boas práticas. 

Assim, se você deseja migrar ou começar seu escritório no modelo virtual, indico que opte por fazer a gestão em um programa para advogados. No caso do Astrea, os diferentes planos de uso permitem a evolução da sua advocacia – mantendo o controle de tudo no sistema. As possibilidades se aplicam a jovens advogados, por exemplo, profissionais autônomos e escritórios de diferentes tamanhos.

Software Juridico Astrea
Evolua sua produtividade diariamente com o novo plano gratuito do Astrea conhecer o plano light

Leia mais sobre gerenciamento de escritório de advocacia aqui no blog da Aurum.

3. Equipamento para encontros online

Por fim é importante investir em um bom equipamento de vídeo para atendimentos e consultorias online de onde você estiver. Esse é um diferencial que pode aumentar significativamente a renda do seu escritório por meio dos honorários de consulta, que devem ser sempre cobrados pela valorização da categoria.

Esse também é um critério importante para advogados que querem atuar como nômades digitais.

Quais as vantagens e desvantagens de um escritório de advocacia virtual?

Para fazer uma análise entre os prós e os contras, tentarei ser o mais imparcial possível, pois sou um entusiasta da advocacia na era virtual. 😉

O ponto positivo mais relevante de um escritório de advocacia virtual é sem dúvidas a economia financeira. Os investimentos e despesas fixas necessárias para criação e manutenção com funcionamento de qualidade de um escritório virtual, sem dúvidas são bem menores dos que as despesas fixas mais básicas de um escritório físico.

Se o escritório de advocacia virtual funciona predominantemente via home office, vale destacar o aspecto da flexibilidade de tempo, sobretudo poupando deslocamentos diários. Mas esse ponto só pode ser considerado como positivo quando observada a disciplina, a organização e priorização de tarefas e a boa gestão de tempo para trabalhar em casa. (veja como priorizar tarefas em escritórios de advocacia)

Por outro lado, a dependência da disponibilidade de agenda de espaços físicos pode se tornar um ponto bastante negativo. Tanto as salas de reunião ou de atendimento presencial de um coworking, como de um escritório compartilhado da OAB.

Principalmente se você não tiver uma boa organização e planejamento em relação aos seus atendimentos presenciais. Diferente do escritório físico, onde você atende a hora que quiser em sua própria estrutura.

É possível garantir o sucesso com escritório virtual?

O meu objetivo aqui não é dizer que o modelo de escritório de advocacia virtual é melhor do que o escritório físico, muito menos dizer que o seu sucesso depende dessa escolha.

A missão aqui foi apresentar para vocês um modelo alternativo de negócio para quem quer deseja iniciar na empreendedorismo na advocacia e tem dúvidas se esse formato de escritório funciona.

Por circunstâncias de acessibilidade para o trabalho, na condição de advogado tetraplégico, há dois anos atrás quando eu quis abrir meu próprio negócio e me vi obrigado a adotar o modelo de escritório de advocacia virtual.

Hoje nosso escritório, o “Helton & Deus Sociedade de Advogados”, já tem autonomia suficiente para se manter. E estamos colhendo bons resultados como autoridade em nosso segmentoDireitos das Pessoas com Deficiência.

Talvez você esteja se privando do sonho de ter o seu próprio escritório por causa de barreiras financeiras ou esteja sufocado no aluguel e despesas diversas do seu escritório físico. Então quem sabe investir no escritório virtual de advocacia não seja a solução que você está buscando?

Leia mais: Como organizar um escritório de advocacia para atuar no digital

E aí, ficou com alguma dúvida sobre como funciona um escritório de advocacia virtual? Tem alguma sugestão? Compartilha com a gente nos comentários abaixo! Até a próxima! 😉


Social Social Social Social Social

Advogado e Empreendedor. Especialista em Direitos das Pessoas com Deficiência. Pós-Graduado em Direito Constitucional e Advocacia Previdenciária. Bacharel em Direito pela PUC Minas. CEO do Escritório Helton & Deus Sociedade de Advogados. Criador do Canal “Clube dos Direitos da PcD”...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Nancy 18/04/2023 às 20:12

    parabéns

  • Débora Fernandes 15/10/2022 às 11:13

    Prezados bom dia

    Estou procurando/pesquisando empresas que oferecem o serviço de escritório online, gostaria de confirmar uma posição com os senhores
    Ocorre que, me formo apenas em junho de 2023 (pois sou aluna de aproveitamento/transferência na faculdade) com isso, mesmo estando no último semestre, tenho três matérias do primeiro para cumprir
    Porém, já fui aprovada no exame da ordem (XXXV)
    Diante disso, gostaria de confirmar se a plataforma oferece serviços em home office de assistente/consultor jurídico?

    Grata!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís