honorários advocatícios >

Honorários advocatícios: o que são, tipos, como cobrar

Honorários advocatícios: o que são, tipos, como cobrar

23 set 2021
Artigo atualizado 20 dez 2023
23 set 2021
ìcone Relógio Artigo atualizado 20 dez 2023
Honorários advocatícios é um termo usado para se referir a remuneração de advogados e advogados inscritos na OAB. Os honorários são devidos pela prestação de serviço e os valores estão dispostas na tabela de honorários da OAB de cada estado.

Os profissionais do Direito são, em sua grande maioria, completamente apaixonados pela profissão. Porém, ninguém vive apenas da paixão profissional, certo? É claro que o retorno financeiro também tem uma importância grande para quem decide se tornar advogado. Esse retorno vem, via de regra, na forma dos honorários advocatícios.

Infelizmente, esse é mais um assunto que poderia – e deveria – ser explorado com mais detalhes na faculdade. Chegou o momento de resolver esse problema.

Nesse artigo, você vai encontrar as respostas que precisa para se familiarizar com a sua remuneração como advogado: os honorários. Então, preste muita atenção, porque as informações dos próximos parágrafos são essenciais para a sua organização individual e para a gestão de escritório de advocacia.

O que são honorários advocatícios?

Honorários advocatícios se referem a remuneração de advogados e advogados inscritos na OAB. Os honorários são devidos pela prestação de serviço e os valores estão dispostas na tabela de honorários da OAB de cada estado.

O que são os honorários advocatícios?
Veja o que significa o termo honorários advocatícios

Honorário é um termo genérico, usado para indicar a remuneração de um profissional liberal pelo serviço prestado. Além de advogados, contadores, consultores e outros profissionais também recebem honorários.

Quais são os tipos de honorários advocatícios?

Existem quatro tipos de honorários advocatícios, com diferenças importantes entre si. Eles são: contratuais; arbitrados; sucumbenciais e assistenciais.

Honorários contratuais

Os honorários advocatícios contratuais, ou convencionais, são aqueles que o advogado e seu cliente estabelecem de mútuo acordo antes do início do processo. Eles precisam ser pagos, independentemente do cliente ter ganho a causa na ação ou não.

Alguns advogados fecham com seus clientes contratos de risco, em que o honorário contratual é uma porcentagem do valor ganho no processo – nesse caso, a remuneração é variável e imprevisível. Essa modalidade pode tanto ser uma vantagem para o advogado quanto uma armadilha.

Advogados que não atuam no contencioso, isto é, não assumem a representação em processos, mas dedicam-se ao consultivo, também fazem jus ao recebimento de honorários contratuais pelos seus serviços.

Honorários arbitrados

Falamos em honorários arbitrados quando não existe um acordo entre o advogado e a parte que ele representa sobre a remuneração previamente ao início do processo. Nesse caso, é o juiz quem arbitra, ou seja, quem define o valor dos honorários a serem pagos. 

O juiz leva em consideração vários critérios para estabelecer os honorários arbitrados. Um deles é a tabela da OAB, da qual nós vamos falar com detalhes mais à frente; então, continue lendo! Outros critérios relevantes são a complexidade da questão e o valor da causa.

Vale a pena lembrar que os honorários arbitrados, assim como os contratuais, independem do resultado do processo. Vencendo ou não, o advogado que atuou na causa faz jus ao recebimento.

Honorários sucumbenciais

Esse é o tipo de honorário que causa mais controvérsia, principalmente do ponto de vista dos clientes. Os honorários de sucumbência devem ser pagos pela parte que perde o processo ao advogado da parte que vence o processo.

O principal motivo apontado para essa regra, que acompanhou o Novo CPC, é desincentivar a litigância supérflua. Em outras palavras, age como um “estímulo ao contrário”, para que as pessoas não busquem a Justiça para resolver casos que poderiam ser solucionados de outras maneiras. Assim, espera-se colaborar para o desafogamento do Judiciário.

Saiba mais sobre litigância de má-fé no Portal da Aurum.

Honorários assistenciais

Os honorários assistenciais, na realidade, não vão para o advogado. Eles são devidos ao sindicato que custeia a assistência advocatícia ao trabalhador, no caso de um processo trabalhista. 

É claro que essa diferença acarreta algumas consequências. Por exemplo, esse é um tipo de honorário que não tem natureza de verba alimentar e, portanto, não recebe as mesmas proteções que os demais.

Como ficaram os honorários advocatícios no Novo CPC?

O Novo CPC fala de honorários advocatícios, principalmente entre os art. 85 e 90, e também faz outras menções em diversos outros pontos. Além de recuperar algumas disposições do CPC/73 sobre o assunto, o novo Código de Processo Civil também inova, positivando entendimentos consolidados dos tribunais e modificando algumas normas anteriores.

Um bom exemplo de novidade é a determinação de que cabem honorários advocatícios em relação aos recursos no novo CPC e à fase de execução do processo, conforme o art. 85 §1º. Ou seja, o advogado cumula honorários referentes a vários atos processuais.

Outro aspecto importante trazido pelo novo CPC diz respeito à compensação de débitos. De acordo com o art. 85 §14, havendo sucumbência recíproca – em que as duas partes têm seus pedidos parcialmente negados –, não é permitido que elas compensem os honorários de sucumbência. Desta forma, não se escapa ao pagamento dessa remuneração do advogado.

Também vale a pena comentar o texto do art. 85 §18. Segundo o artigo, se o juiz do processo omitir-se em determinar os honorários arbitrados, o advogado pode entrar com ação autônoma para estipular o valor e executar a cobrança.

Para aprofundar seus conhecimentos no tema, indicamos o vídeo do Trilhante:

Confira o que são os honorários advocatícios neste vídeo

Como cobrar honorários advocatícios?

Um advogado que não sabe como cobrar honorários advocatícios pode acabar levando prejuízo em suas atividades e até mesmo ficar sem receber no final. Para que isso não aconteça com você, aqui estão algumas recomendações importantes. 

1. Conheça os custos do seu escritório

Se você não sabe, na ponta do lápis, quais são os custos do seu escritório, pode cair em uma grave armadilha: cobrar menos do que o suficiente para pagar esses custos e ficar com as contas no vermelho. O advogado responsável pela gestão de um escritório precisa ter, no mínimo, um conhecimento básico de finanças e contabilidade

Leia mais: Guia completo de contabilidade para advogados.

2. Converse e negocie com o cliente

Apesar de existirem valores de referência para as atividades advocatícias, existe uma margem para que os advogados conversem com seus clientes e negociem os honorários. Tenha em mente que, além do valor, é possível combinar caso a caso vários outros aspectos do pagamento, como prazos e parcelas.  

3. Não trabalhe de graça 

Preocupados com a concorrência entre os escritórios de advocacia, alguns advogados podem acreditar que a melhor maneira de garantir clientes é reduzindo seus honorários ao mínimo. Essa é uma péssima decisão, pois não faz jus à complexidade da carreira e até pode prejudicar outros escritórios e advogados.

A maneira certa de lidar com a situação da concorrência é cobrar o valor justo e criar um diferencial para si, aumentando o valor do seu serviço. O melhor exemplo de diferencial é um atendimento ao cliente excelente. 

Qual o prazo das prescrição dos honorários advocatícios?

De acordo com o Código Civil, o prazo é de cinco anos, contado a partir da conclusão do serviço ou cessação do contrato. 

Aplicam-se a este prazo prescricional todas as regras de suspensão e interrupção previstas entre os art. 197 e 204 do Código Civil. 

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Como calcular honorários advocatícios?

O cálculo dos honorários advocatícios não é feito com uma fórmula que traz uma resposta pronta. Ele considera, inclusive, elementos subjetivos que exigem reflexão. 

Para começar, conforme já foi dito, é preciso levar em consideração os custos do escritório em relação ao número de clientes e processos em que atua. Essa relação permite diagnosticar qual seria o valor mínimo dos honorários advocatícios para que fosse possível fechar as contas no “zero a zero”.

Depois disso, é hora de considerar a meta de reinvestimento do escritório, isto é, o valor que se almeja ter disponível para fazer melhorias e até ampliações. 

Finalmente, deve-se considerar o lucro desejado. O lucro pode ser mais alto em casos que tenham uma maior complexidade, demandam muito tempo ou tenham muita visibilidade pública. Por exemplo, um caso de divórcio litigioso de um casal famoso e extremamente rico pode trazer mais lucro do que um caso de divórcio litigioso de um casal anônimo de classe média. 

Esses três elementos são a base do cálculo dos honorários advocatícios. 

Limites máximo e mínimo de cobrança

Apesar da relativa flexibilidade para determinar os honorários advocatícios, você precisa obedecer os limites máximo e mínimo. 

O limite mínimo é o valor dado pela tabela da OAB. Cobranças inferiores à previsão da tabela são consideradas captação de clientes, uma prática de má fé na concorrência entre os escritórios. 

Enquanto isso, o limite máximo é o valor que a parte vai receber. Mais especificamente, os honorários contratuais e sucumbenciais, somados, não podem ultrapassar o valor recebido pela parte.

Quando e como usar a tabela de honorários advocatícios da OAB?

A tabela de honorários advocatícios da OAB serve de referência para a cobrança da remuneração pelos advogados, ajudando a preservar a razoabilidade no valor dos serviços deste profissional. Cada estado adota uma tabela própria, e através do respectivo site, você pode consultar as tabelas.

Você já viu que o limite mínimo dos honorários é o valor da tabela da OAB. Portanto, o jeito certo de usar essa tabela é para confirmar que nenhum dos seus serviços está sendo subprecificado. O jeito errado de usar essa tabela, por outro lado, é simplesmente adotando os valores que ela sugere, sem considerar as condições financeiras específicas do seu escritório.

Para tornar a sua cobrança de honorários advocatícios ainda mais profissional, você pode utilizar a emissão de boletos do Astrea, que vai garantir uma maior produtividade, economia de tempo e a gestão financeira do seu escritório.

Quais os serviços mais bem pagos na advocacia?

Entre os serviços que oferecem um excelente pagamento, com base na tabela da OAB-SP de 2019, estão: Minutas; Ação negatória, Impetração de habeas corpus por prisão civil, Patrocínio de reclamante associado a sindicato, entre outros!

Minutas

Entre as atividades avulsas, o troféu vai para a elaboração de minutas, cujo valor mínimo é de R$ 3.378,30.

Ação negatória ou de abstenção de uso de matéria de propriedade intelectual

Entre as atividades de matéria cível, a que oferece os maiores honorários advocatícios é a ação negatória ou de abstenção de uso de matéria de propriedade intelectual. Para este serviço, a tabela prevê valor mínimo de R$ 11.313,08.

Impetração de habeas corpus por prisão civil

Entre as atividades de matéria de família, a impetração de habeas corpus por prisão civil devido a inadimplência da obrigação alimentar garante ao advogado o valor de R$ 11.313,08.

Patrocínio de reclamante associado a sindicato

Entre as atividades de matéria trabalhista, o destaque é o patrocínio de reclamante associado a sindicato com mais de 50 empresas. Neste caso, o advogado faz jus a honorários advocatícios de R$ 14.290,21.

Consultoria sem vínculo empregatício

Entre as atividades de matéria consumerista, podemos citar a consultoria sem vínculo empregatício a empresa de grande porte. O advogado que presta esse serviço recebe, como honorários, pelo menos R$ 8.335,95.

Defesa em procedimento de júri

Para completar, entre as atividades de matéria penal, um dos serviços melhor remunerados é a defesa em procedimento de júri, pela qual o advogado recebe, no mínimo, R$ 25.007,86.

Principais dúvidas sobre honorários advocatícios

Quais são os tipos de honorários advocatícios?

Existem quatro tipos de honorários advocatícios. São eles: honorários contratuais, honorários arbitrados, honorários sucumbenciais e honorários assistenciais.

Como calcular o valor dos honorários advocatícios?

Não existe uma fórmula para calcular o valor dos honorários advocatícios, pois os elementos são muito subjetivos. No entanto, você deve levar em conta os custos do escritório, lucro desejado e tempo que cada atendimento ou processo pode levar.

Como funciona a tabela de honorários da OAB?

A tabela de honorários advocatícios da OAB serve de referência para a cobrança da remuneração pelos advogados, ajudando a preservar a razoabilidade no valor dos serviços deste profissional.

Qual o limite dos honorários advocatícios?

O valor mínimo de cobrança dos honorários advocatícios é aquele dado pela tabela da OAB. Já o valor máximo é o valor que a parte, ou seja, o cliente, vai receber.

Conclusão

Neste artigo, discutimos sobre os honorários advocatícios, a forma de remuneração dos advogados que atuam como profissionais autônomos. 

É claro que muitos advogados, os que possuem vínculo empregatício com escritórios ou empresas, são remunerados por meio de salários fixos e bônus variáveis por desempenho. Mesmo assim, entender como funcionam os honorários advocatícios, como são calculados e como é feita a cobrança, continua sendo um conhecimento básico na profissão.

Mais conhecimento para você

Além dos honorários, há muitos outros assuntos relevantes para o advogado e que não são aprendidos nas carteiras da faculdade. Confira outros textos que você também pode gostar:

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre honorários advocatícios? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Simone 08/05/2023 às 04:59

    O advogado de uma amiga cobrou 35% numa causa trabalhista dela. Fora o que vai receber da outra parte, no caso, ela ganhou a causa.
    Não está sendo uma cobrança abusiva? Eu tomei um susto, porque sempre ouvi falar “até 30%, mas acima disso? Está correto?

    • 123 14/06/2023 às 17:43

      O Advogado não pode ter um ganho superior ao cliente. Então é permitido ele cobrar honorários até 49% do êxito do cliente. Deve-se observar que se o advogado a ex. cobrou 30%, a soma com os honorários de sucumbência (recebidos da outra parte) não pode ultrapassar os 49%.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.