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A importância de um site para advogados ao sucesso do seu negócio

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A cada dia fica mais fácil perceber que o caminho para a evolução dos negócios passa diretamente pelo uso de tecnologias. Elas evoluem sempre e servem de apoio para quem quer destaque no mercado. Ainda assim, é comum surgirem questionamentos, como: devo investir em um site para advogados

Bom, a minha resposta é: deve! Afinal, quem deseja se diferenciar em um mercado tão concorrido como o da advocacia precisa se aliar a ferramentas como site e redes sociais.

Neste post, vou falar sobre a importância e as vantagens de ter um site para advogados. E mais que isso, você vai conferir dicas exclusivas para criar o seu e se destacar no mercado. 😉

A importância de um site para advogados

Quem é advogado já está ciente de como o mercado é concorrido. Independentemente se o seu concorrente acabou de formar ou se já é mais experiente. É necessário sempre trabalhar estratégias de marketing jurídico para ganhar destaque.

Ter um diferencial competitivo na advocacia e conseguir ser lembrado pelos clientes e prospects não é uma tarefa fácil. E como qualquer missão complicada, deve ser feita com atenção e através de etapas, que devem seguir uma ordem cronológica para que tenham um bom resultado final.

Uma estratégia forte na hora para atrair clientes e ser visto, é a criação de um site para advogados. Por meio dele, é possível mostrar os serviços oferecidos e os profissionais do escritório. E, principalmente, fazer com que o site seja o ponto de encontro entre você e quem tem interesse em seus serviços.

Além de um bom site, a presença em redes sociais também é muito importante. Pensando nisso, a Aurum elaborou um planejamento de redes sociais simples, explicativo e direto ao ponto.

Você pode unir todas essas estratégias para garantir o sucesso do seu negócio na internet. 😉

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Vantagens de possuir um site para advogados

Abaixo, vou listar algumas vantagens que considero diferenciais na hora de tomar a decisão de ter ou não um site. A ideia é que você identifique com mais clareza alguns dos benefícios que um site para advogados pode trazer ao seu escritório.

  • Gerar mais credibilidade para seu escritório: tanto para advogados mais experientes, quanto para os iniciantes, um site bem estruturado vai ser o espaço por onde as pessoas vão conhecer seu serviço. Um site profissional com conteúdos de qualidade pode retornar como uma boa imagem do escritório.
  • Captar Clientes: considerado uma das maiores vantagem de possuir um site, a atração de novos clientes é o que a maioria dos advogados desejam. Afinal, além de divulgar os serviços, é um poderoso recurso para começar o relacionamento com o cliente. E estando presente nos meios digitais, você abre espaço para que quem tenha interesse, chegue até seus serviços sem dificuldades.
  • Alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca: você já ouviu falar que “se não está no Google não existe”? Pois é. A ferramenta soma nada menos do que 3 bilhões de buscas diárias. Fazer o seu negócio aparecer no Google não depende de milagre e nem de promessa, mas sim de uma boa estratégia. Seja na busca orgânica, onde não tem investimentos, ou através de anúncios pagos, é possível aparecer nas primeiras posições de busca no Google. Com uma produção de conteúdo jurídico relevante e estratégias de SEO bem aplicadas, seu site pode ser o primeiro a ser visto ao buscar assuntos relacionados à advocacia.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo no blog sobre Google Adwords para advogados. 😉

  • Fazer do site uma vitrine virtual: o site passa a ser uma parte do escritório, disponível para quem precisar e quando precisar. Os serviços offline ainda poupam o tempo da captação de clientes ou do atendimento, por exemplo. Assim, sobra tempo para que os advogados possam dar mais que a atenção necessária para seus clientes.
  • Divulgar conteúdos de qualidade: esse benefício pode ser considerado uma via de mão dupla. Isso porque, se seu site oferece periodicamente conteúdos bem feitos e relevantes, é possível melhorar seu ranqueamento no Google. Além disso, aumentar a credibilidade do seu escritório e ainda atrair mais clientes através de apenas uma estratégia.

Esses são apenas alguns exemplos de como realizar marketing jurídico com site para advogados pode ter retornos muito positivos. Usando um site ao seu favor, seu escritório pode crescer e se fortalecer no mercado.

Vale lembrar que a união de todos esses benefícios está voltada para dois pontos, que são:

1. Fatia do Mercado

Atração e fidelização de clientes são os principais focos de quem cria um site para advogados. Sem deixar de lado a boa propagação da imagem do escritório. E isso acontece naturalmente caso você tenha um site responsivo, com um design sóbrio e com conteúdos de qualidade.

Ou seja, ganhar mais espaço em um mercado tão concorrido e fortalecer a imagem dos seus serviços para novos e antigos clientes é apenas uma questão de tempo, caso trabalhe as estratégias de marketing jurídico digital com sabedoria.

2. Otimização do tempo

Com estratégias fundamentais para o bom andamento do seu escritório acontecendo de forma automatizada, você ganhará tempo. Isso porque, sem alguém precisando fazer tudo manualmente, os responsáveis por essas funções tem tempo de “sobra” para advogar. Assim, podem dar toda a atenção que os clientes necessitam.

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Como criar um bom site para advogados

Antes de mostrar alguns passos importantes para você aplicar estratégias de marketing jurídico digital ao seu site para advogados, é importante ressaltar elementos que são indispensáveis para quem quer um site moderno e profissional.

  • Responsividade: a cada dia que passa os computadores perdem mais espaço para os smartphones e tablets. Para você ter uma ideia, mais de 50 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular todos os dias, dos mais diversos lugares. Por isso, é de suma importância que o seu site consiga ser acessado com facilidade em qualquer tipo de aparelho sem perder nenhuma funcionalidade.
  • Informações Pessoais: para facilitar o processo de prospecção de clientes, é fundamental adicionar os profissionais que fazem parte da equipe, assim como os seus currículos e experiências. A primeira coisa que um cliente potencial irá procurar no seu site é a especialidade do seu escritório ou da sua atuação online. Portanto, garanta que essa informação seja transmitida, com muita clareza e elegância, em uma área privilegiada do seu site. A ideia é que seja vista e processada já nos primeiros instantes de acesso. Lembre-se de atualizar as informações sempre que houver alguma mudança na formação da equipe, nos serviços oferecidos e em qualquer outro setor do seu escritório ou da sua atuação. Cada parte do seu site deve ser pensada para reter a atenção do seu cliente. Um site desatualizado é ruim para a usabilidade do cliente e péssimo para o rankeamento no Google. Evite cair no senso comum e certifique-se de imprimir a identidade do seu negócio na comunicação do seu site.
  • Normas da OAB: diferente de outras áreas de atuação, o marketing jurídico requer atenção redobrada quando falamos de estratégias a serem aplicadas. Não se pode realizar vendas e oferecer produtos em seu site. O foco deve ser a propagação da imagem do escritório e a aquisição de clientes, para que não seja penalizado pela OAB.
  • Conteúdos Relevantes: se você ainda não possui um blog ou uma sessão de notícias no seu site, comece a cogitar essa possibilidade. Divulgar artigos, vídeos e informações relevantes para seus clientes potenciais farão toda a diferença na hora de mantê-los no seu site. Independentemente se optar por adicionar um blog ou um fórum informativo, é imprescindível que as informações divulgadas sejam de qualidade e de grande relevância. Os conteúdos são o caminho mais fácil para aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de buscas. Por isso, vale se atentar na hora de produzir conteúdos ou divulgar notícias, para que a qualidade das publicações sempre se nivele por cima.
  • Informações de contato: de nada adianta um visual bonito, textos bem produzidos, fotos bem selecionadas, conteúdos bem elaborados se o seu cliente não conseguir entrar em contato com você para pedir informação, agendar um encontro ou tirar dúvidas. Ter um formulário de contato no seu site de forma visível é extremamente importante para a captação de clientes. Não se esqueça de incluir links para mídias sociais, email e telefone de contato para que a pessoa escolha a melhor forma de contatá-lo.
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Passo a passo para criar um site para advogados

Após ver algumas dicas para conseguir manter o profissionalismo do seu site, compartilho alguns passos para criar o seu site para advogados.

  1. Contrate um Profissional: existem muitas agências, online e físicas, que oferecem esse serviço. Além disso, é possível encontrar profissionais como freelancers, caso a demanda não seja constante.
  2. Se atente às restrições da OAB: um dos primeiros passos para se criar o site é definir quais páginas existirão nele e os conteúdos a serem exibidos. Como a OAB proíbe a venda direta dos serviços, é importante que o site seja institucional, que apresente a equipe e disponibilize conteúdos que agreguem ao leitor!
  3. Estruture seu site: construa uma “Home” intuitiva, fácil de navegar e com todas informações essenciais para o usuário. Tenha uma página “Sobre” com missão, visão e valores do seu escritório. Crie também uma página “Quem somos”, para apresentar seus profissionais e os diferenciais dos mesmos e por fim, uma página de “Contato”, para facilitar a relação entre você e o usuário.
  4. Otimize o Layout: o layout é fundamental para a atração e retenção dos usuários de um site. A responsabilidade vai desde a escolha da cor a ser utilizada, até a letra escolhida e o conteúdo que será divulgado. Lembre que o seu site deve estar dentro das normas impostas pela OAB, sendo assim, seja direto e objetivo em todas as suas ações e escolhas.
  5. Aplique técnicas de SEO: o SEO é o conjunto de estratégias e ações para fazer com que sua página ou site fique entre as primeiras opções pesquisadas do Google, sem que você pague por isso. Você pode usar palavras-chave específicas para ser encontrado pelo usuário, ou otimizar o conteúdo para que o Google possa ver relevância e ter dar uma posição de destaque.
  6. Registre o domínio do seu site: o seu domínio deve ter relação direta com o nome do site, caso não seja possível, relacione ao máximo com o tema que será tratado no site. Você pode registrar seu domínio pelo “Registro BR” e utilizar a denominação comum “com.br” ou se preferir, é possível escolher “adv.br”, que está disponível exclusivamente para empresas jurídicas.
  7. Crie um Blog: além de aumentar a proximidade de seus usuários e oferecer conteúdos interessantes para eles, com um blog você também é reconhecido pelos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Assim, você pode aparecer nas primeiras posições nas buscas, o que aumenta e muito o acesso ao seu site.
  8. Aplique estratégias de marketing: para quem ainda tem dúvidas sobre como começar e quais são essas estratégias, uma boa ideia é seguir os 8p’s do marketing, que são: Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoas Posicionamento, Performance e Processos. Seguindo esses pilares, o fortalecimento da sua marca no meio digital será uma questão de tempo.
  9. Realize Análises: as métricas disponibilizadas pelos mecanismos como Google, por exemplo, oferecem dados sobre todas as ações do site. Assim é possível verificar quais campanhas não tiveram o retorno esperado e adaptá-las para conseguir melhores números.

Conclusão

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