Saiba como construir uma equipe de escritório de advocacia >

Como montar a equipe de escritório de advocacia ideal para atingir metas em 2023 

Como montar a equipe de escritório de advocacia ideal para atingir metas em 2023 

4 set 2023
Artigo atualizado 2 out 2023
4 set 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 2 out 2023
A equipe de escritório de advocacia é um grupo de profissionais que trabalham juntos para prestar serviços jurídicos. Essa equipe pode ser composta por advogados, estagiários, assistentes e outros.

Em qualquer negócio, a construção de uma equipe competente e focada no alcance dos objetivos da empresa não é uma tarefa fácil. Em um escritório de advocacia não é diferente.

Como já mencionei em artigos anteriores, a formação de novos profissionais jurídicos de qualidade vem sendo deficitária ao longo dos últimos anos. Contudo, este fato não pode nos impedir de construir a equipe de escritório de advocacia dos sonhos para alcançar as metas das bancas jurídicas em 2023 e nos próximos anos.

Eu já errei bastante na contratação de pessoas que não conseguiram agregar de forma positiva a nossa equipe, por eu não ter observado e dado a devida atenção a pontos importantes na escolha destes profissionais. 

Mas, por outro lado, atualmente, vejo que estamos com a melhor equipe que o escritório já teve e a tendência é só melhorarmos, porque estamos mais maduros e conscientes das necessidades internas. Também modificamos os processos para definição de demanda de contratação e seleção. 

Hoje a nossa forma de contratação é muito mais estratégica e não objetiva somente ocupar os espaços para cumprimento de demandas. A definição da equipe vem muito antes do processo seletivo e o alcance dos objetivos deve visar o curto, médio e longo prazo.

Neste artigo vou compartilhar mais sobre como montar uma equipe de escritório de advocacia. Continue a leitura! 😉

Como deve ser a equipe de escritório de advocacia ideal? 

O primeiro ponto a ser analisado é: você realmente precisa de uma equipe em seu escritório de advocacia? Antes de iniciar o processo seletivo para a contratação de qualquer profissional, é necessário que façamos uma reflexão sobre a real necessidade de aumento do time e o que seria a equipe ideal para o momento.

Cada escritório possui a sua realidade e as suas necessidades conforme o objetivo, não havendo uma fórmula mágica, pronta e acabada, podendo ser variável conforme as demandas de cada escritório, de orçamento, da área de atuação, volume de atividades, entre outros fatores. 

Contratar outros membros para composição da equipe exige muita responsabilidade, pois normalmente a pessoa contratada depende daquela fonte de renda e você precisa estar certo de que a empresa possui receita suficiente e será capaz de arcar com o pagamento da remuneração daquele profissional (além da sua, é claro).

Por isso, um ponto importante a ser destacado é: primeiro a demanda, depois a contratação. Na medida em que o escritório vai crescendo é que você vai observar quais áreas precisam de novos componentes.

No início, normalmente, temos um “euscritório”. Fazemos de tudo um pouco: elaboração de petição, atendimento a clientes, financeiro, marketing, vendas, limpeza… E, à medida que o escritório vai crescendo, é necessário que os sócios direcionem as suas atividades a pontos estratégicos e indelegáveis do negócio.

O tamanho da equipe, portanto, vai variar conforme o objetivo e as demandas atendidas. Um escritório que atende somente a demandas consultivas terá, obviamente, um volume de profissionais diferente daquele que atua com contencioso de massa.

Além disso, é preciso identificar quais as competências você buscar para agregar ao negócio. Contratar profissionais e não amadores, comprometidos em realizar um bom trabalho. E em boa parte o desenvolvimento deste bom trabalho depende da liderança. 

Portanto, é necessário compreender que não basta contratar, é fundamental acompanhar e orientar o trabalho que deve ser desenvolvido voltado para o objetivo. Esteja preparado para isso.

Assim, o melhor tamanho da sua equipe é aquele que consegue atender às demandas, se aproximando do objetivo, mantendo o lucro do negócio.

Destaco os 3 pilares que vejo como fundamentais para análise e composição da equipe do escritório de advocacia:

  • Demanda;
  • Definição do Perfil do profissional – habilidades técnicas, comportamentais e alinhamento à cultura;
  • Treinamento e definição de processos internos – como o trabalho deve ser desenvolvido.

Leia também: 5 dicas práticas para uma gestão de escritório de advocacia eficiente

Entenda como montar uma equipe de escritório de advocacia
Veja o que é uma equipe de escritório de advocacia

Quem contratar para a equipe de escritório de advocacia?

Um escritório de advocacia moderno não é composto apenas por advogados. Diferentes profissionais de diversos níveis de formação podem atuar em uma equipe de escritório de advocacia e essa interdisciplinaridade pode agregar nos serviços e no alcance das metas.

Atualmente, os escritórios de advocacia demandam de uma administração e gestão cada vez mais profissional. Diferentemente do passado,  os escritórios atuais devem ser geridos como empresas e, por isso, a contratação de técnicos meramente jurídicos pode não ser suficiente.

Além da figura dos sócios e advogados associados, em algumas organizações faz sentido a contratação de cargos como:

  • Secretária, para organização das agendas;
  • Gestor financeiro;
  • Estagiários;
  • Profissionais relacionados ao marketing, notadamente para atuação com ferramentas digitais;
  • Contadores;
  • Profissionais especialistas em TI;
  • Entre outros.

Claro que as contratações dependerão do porte, demandas e objetivos do escritório e atualmente existem várias possibilidades de obtenção destes serviços, sem que seja necessária a contratação de pessoal fixo, sendo possível terceirizar todas as etapas de atividade do escritório.

É muito comum também a atuação em parcerias. Um escritório não precisa ter um advogado cível, outro tributário e outro trabalhista para que possa atender a este tipo de demanda. O estabelecimento de parcerias entre profissionais especializados é muito comum em nossa atividade e traz bons resultados para todos os envolvidos.

Leia também: O que é Marketing Jurídico? Aprenda como fazer!

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Dicas para montar a equipe de escritório de advocacia ideal: 

Para montar a equipe de escritório de advocacia ideal para a realidade do seu negócio é preciso refletir e ter em mente, muito bem delineados, os seguintes aspectos a serem desenvolvidos pelo profissional a ser contratado:

  • Hard skills;
  • Soft skills;
  • Cultura do escritório.

Entenda mais sobre cada um desses aspectos!

Hard Skills

Hard Skills são aquelas habilidades técnicas profissionais que são essenciais para o desenvolvimento do objetivo traçado

Por exemplo, se o seu escritório trabalha voltado para a área de contencioso trabalhista, é interessante que o profissional tenha experiência ou ao menos afinidade com a área laboral, saiba elaborar petições relacionadas com o processo trabalhista, faça audiências etc. 

Não faz sentido contratar um profissional apaixonado por Direito Penal e que tenha toda a sua formação e atuação voltada para esta área do Direito. Portanto, as qualidades técnicas desejadas variam conforme a atuação do escritório. 

Soft Skills

A definição das Soft Skills também dependerá de como o trabalho precisa ser desenvolvido pela equipe do escritório de advocacia e o que se espera do profissional. 

Relacionadas com a habilidade interpessoais, as soft skills estão ligadas às capacidades pessoais de nutrir bons relacionamentos com as demais pessoas à sua volta. Como exemplo, citamos a inteligência emocional, empatia, boa comunicação, proatividade e criatividade. 

Em cada escritório essas habilidades precisarão ser desenvolvidas de uma forma diferente, cabe à liderança definir o que é mais ou menos relevante para o objetivo do negócio. 

Cultura organizacional

E por fim, mas não menos importante, a cultura. Se o seu escritório possui uma cultura colaborativa, trazer um profissional que prefere desenvolver as suas atividades de forma individualizada pode gerar conflitos e comprometer o desenvolvimento do trabalho.

Para atender as necessidades dos escritórios modernos, é fundamental que a conduta e os princípios do profissional a ser contratado sejam compatíveis com a cultura do negócio jurídico. Essa pessoa representa os valores do escritório? Ela tem potencial para propagar esses valores aos clientes, parceiros e demais colaboradores do escritório?

Ter boa comunicação escrita, organização e saber planejar as atividades do dia a dia é fundamental. Em nosso escritório temos uma cultura forte de trabalho remoto, mesmo antes da pandemia. Por isso, a capacidade de organização do profissional, comprometimento, autonomia e responsabilidade são requisitos imprescindíveis.

Saber se adequar às novas tecnologias e ter habilidades com o uso de software jurídico é uma qualidade indispensável nos tempos atuais.

É muito importante contar com pessoas que estejam comprometidas não somente em cumprirem as tarefas técnicas que lhe serão repassadas, mas também com disposição para assumir responsabilidades, inspirar confiança quanto às entregas e compromisso com o crescimento do escritório. 

Para encontrar os profissionais com o perfil necessário para composição da equipe do escritório de advocacia é importante detalhar a vaga oferecida, atividades a serem desenvolvidas, o que se espera do profissional, tanto tecnicamente quanto em relação ao comportamento.

E, realizada a contratação, manter treinamentos e alinhamentos internos constantes para alcance dos objetivos almejados no curto, médio e longo prazo.

Neste processo, equívocos acontecerão. Caso o profissional contratado não se adeque, não demore em promovê-lo ao mercado de trabalho. Assim, ele tem a oportunidade de buscar uma ocupação mais adequada para o seu sucesso e o escritório pode oferecer a vaga disponível para outra pessoa.

A montagem da equipe perfeita demanda essa observação permanente acerca do que está funcionando, o que precisa ser melhorado e é possível ser alcançado em médio e longo prazo. É preciso ter atenção e muita paciência!

Leia também: Saiba quando contratar um software para advogados

Conclusão: 

Não existe fórmula pronta para montarmos uma equipe de escritório de advocacia de sucesso e a sua definição vem muito antes da abertura e realização do processo seletivo.

Em muitos casos haverá erros e acertos neste processo. Para evitá-los é importante a observância dos pilares fundamentais para a sua formação: 

  • Definição da demanda;
  • habilidades necessárias;
  • Treinamento e definição dos processos internos.

Com isso, é possível a montagem da equipe adequada para a realidade do escritório, com a realização da contratação de profissionais de forma estratégica, alinhados com o objetivo do escritório e alcance das metas definidas.

Mais conhecimento para você

Se você gostou deste texto e deseja seguir a leitura em temas sobre direito e advocacia, vale a pena conferir os seguintes materiais:  

Este conteúdo foi útil pra você? Conta aqui nos comentários 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Social Social Social

Advogada desde 2009 (OAB 119.894/MG), Bacharela em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo CAD-MG. Pós-graduada em Compliance, LGPD e Prática Trabalhista pelo IEPREV. Sócia...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís