Planejamento estratégico para escritórios de advocacia >

Saiba como fazer o planejamento estratégico para escritórios de advocacia

Saiba como fazer o planejamento estratégico para escritórios de advocacia

24 nov 2020
Artigo atualizado 18 mar 2024
24 nov 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 18 mar 2024
O planejamento estratégico para escritórios de advocacia possibilita projetar, de maneira segura, as ações a serem realizadas durante o ano e seus objetivos. Assim, permite uma comunicação clara e, consequentemente, melhores resultados. 

O planejamento estratégico costuma ser muito comum no início do ano. Afinal, é bem propício aproveitar o ritmo reduzido de trabalho para “organizar a casa” e deixar tudo em ordem para quando a rotina se intensificar novamente. No entanto, nada impede que você comece a utilizar em seu escritório agora mesmo. É como dizem: o importante é começar! 🙂

Então, se é para começar, vamos direito ao ponto! Para ajudar você nessa etapa de organização, preparamos um conteúdo especial com as informações fundamentais para você fazer o seu planejamento de maneira simplificada e eficiente. Isso porque acreditamos que o planejamento é o primo-irmão de uma organização sustentável

Se você pensa e faz planos de maneira estratégica e sem complicações, este artigo foi escrito para você! Mas não se preocupe caso não se identifique como expert em planejamento estratégico para escritórios de advocacia. Este artigo também foi escrito para contribuir com quem está iniciando esse processo, aumentando o foco e as perspectivas para o futuro.

Como fazer o planejamento estratégico para escritórios de advocacia

Basta fazer uma busca rápida por “planejamento estratégico para escritórios de advocacia” para encontrar uma série de informações e metodologias que ajudam a traçar e executar planos de curto, médio e longo prazo. A partir disso, é preciso lembrar sempre que o melhor modelo de planejamento é aquele que funciona para você e para o seu escritório.

Por isso mesmo, as dicas que você verá a seguir são ferramentas básicas para usar com qualquer modelo de planejamento. Elas servem tanto para o profissional independente quanto para quem trabalha em equipe. Ah, e todas são usadas e aprovadas pelo pessoal aqui na Aurum. Então, vem com a gente saber que dicas são essas!

1. Estabeleça metas mensuráveis

A definição de metas deve ser o ponto de partida de todo planejamento estratégico para escritórios de advocacia. Afinal, para chegar a algum lugar é preciso, primeiro, saber para onde se quer ir, certo?

As metas na advocacia, assim como quaisquer outras metas, precisam ser tangíveis e mensuráveis. Endossamos esse critério mais uma vez (e sempre que tivermos oportunidade). Afinal, é a tangibilidade e o acompanhamento deliberado desses objetivos que vão garantir que eles saiam do papel e se transformem em conquistas reais.

“Mas, time da Aurum, como eu crio metas mensuráveis?” Internamente, nós usamos duas metodologias principais para isso. A primeira é o método de definição e acompanhamento de metas chamado OKR (Objectives and Key Results). 

OKR na advocacia

Resumidamente, as metas construídas com essa metodologia precisam listar o objetivo a ser realizado e a maneira como essa conquista vai ser medida. Cada OKR segue a seguinte estrutura:

  • Eu vou (Objetivo) medido por (esse conjunto de Key Results).

Exemplo:

  • Eu vou conquistar 5 novos clientes até julho e medir esse número mensalmente por meio do relatório de clientes do meu software jurídico.

Se você não conhece bem a metodologia, nós recomendamos a leitura do nosso artigo sobre como utilizar o OKR na advocacia.

Metas SMART na advocacia

A segunda metodologia que aplicamos e recomendamos são as metas SMART. O nome pode fazer parecer mais complexo do que na verdade é. Para escrever uma meta SMART, basta considerar estes cinco atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Na prática, é basicamente descrever um objetivo específico, que seja possível de ser alcançado, com relevância suficiente para fazer você e sua equipe se “mexer” para alcançá-lo. E, claro, definir um prazo para que essa meta seja concluída.

Então, você pode substituir este modelo de meta:

  • Aumentar o número de clientes do escritório.

Por este aqui:

  • Conquistar 5 novos clientes até julho.

Ah, e não esqueça de definir local e periodicidade para monitorar o andamento das suas metas, ok?

O 5W2H na advocacia também pode ajudar na hora de iniciar projetos em seu escritório. Leia mais sobre aqui no Portal.

2. Atribua responsáveis

Criar metas e não destacar responsáveis é como escrever os objetivos do seu planejamento estratégico para escritórios de advocacia em papéis e jogá-los para o alto, na esperança de alguém pegar e se comprometer com algum deles. Não faça isso!

Aqui na Aurum, cada time tem o seu conjunto de metas e cada uma das metas possui um responsável. No time de marketing, por exemplo, todos os integrantes (sem exceção) acompanham pelo menos uma métrica relacionada ao trabalho que desempenham aqui dentro. Já as metas de crescimento são medidas por líderes formais ou informais.

A delegação de tarefas contribui para o senso de responsabilização do time. Assim, os líderes não são os únicos responsáveis pela execução de um bom trabalho: todos têm esse compromisso. Você pode utilizar a nossa planilha gratuita de gestão de tarefas para fazer a delegação em seu escritório. Para ter acesso, basta fazer o download clicando abaixo:

baixar planilha gratuita de gestão de tarefas

Porém, para ter bons resultados com as suas metas e objetivos, você precisa das pessoas certas em seu escritório. A advogada e consultora de escritórios de advocacia Camila Berni salienta isso:

A advocacia é feita de pessoas e para pessoas. Independente da área ou do ramo de atuação, sempre haverá pessoas envolvidas na prestação de serviços jurídicos. Por isso é tão importante a análise apurada do perfil das pessoas que vão integrar o escritório. Elas devem somar, agregar – não somente em capacitação técnica no Direito, mas em postura, comprometimento, capacidade de geração de novos negócios e também no potencial de execução de planos.”

Mas calma lá! Destacar responsáveis para acompanhar as metas na advocacia não significa concentrar todo o trabalho nessas pessoas. A função de cada objetivo ter um “dono” é ter pessoas específicas para acompanhar a evolução de cada meta. Mas, na hora de trabalhar para alcançar esses resultados, o esforço é de todos.

Veja como engajar a equipe de advogados nas metas do escritório aqui no Portal da Aurum.

3. Utilize as ferramentas certas

Por último, mas definitivamente não menos importante, está a escolha das ferramentas. Afinal, depois de fazer o planejamento estratégico para escritórios de advocacia, é preciso destacar as ações para colocá-lo em prática.

Algumas ferramentas são fundamentais para a hora de executar o plano estabelecido. Para definir quais são essenciais para você, é preciso observar cada meta. O que você precisa para, por exemplo, conquistar novas parcerias e adquirir mais clientes? Fazer um melhor uso do tempo? Uma rotina mais automatizada e organizada? Uma gestão de processos que exija menos esforço seu e de sua equipe?

Sabendo que o seu tempo é muito valioso, planejar essa etapa é muito importante para que esse recurso escasso seja usado com foco no objetivo e inteligência.

Usar um software para advogados pode ser uma excelente alternativa. São várias as opções do mercado que reúnem ferramentas necessárias em um único sistema. 

O melhor software jurídico, além de facilitar a sua rotina de forma geral, permite que você tenha um tempo de qualidade para se concentrar nos objetivos que definiu no seu planejamento.

Gestão de clientes, acompanhamento de processos, prospecção de clientes, organização da rotina, trabalho em equipe, atendimento de qualidade, gestão de documentos, redação de peças jurídicas, gestão financeira com a emissão de boletos

Todas essas etapas fundamentais do dia a dia do advogado podem ser melhoradas com um sistema de gestão de escritórios de advocacia. 

Programas como o Astrea facilitam, e muito, o planejamento estratégico de escritórios, permitindo o acompanhamento das metas e a emissão de relatórios personalizados. Assim, as chances de colher resultados positivos são muito maiores. 

Além disso, o software disponibiliza o app Astrea, uma solução gratuita e complementar ao Astrea.

Conheça mais sobre o app, benefício complementar ao software astrea:

Se você busca liberdade na sua rotina jurídica, o app foi desenvolvido pensando em você. Com ele é possível gerir todo o seu escritório ou carreira diretamente do celular, seja iOS ou Android.

Ou seja, não é preciso ligar ou deixar uma pessoa responsável em seu lugar quando estiver fora do escritório, basta abrir o aplicativo e fazer esse acompanhamento à distância. Assim, deixa de lado o estresse e a ansiedade que muitas vezes se fazem presente. 

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Mais conhecimento para você

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Vamos continuar esse papo nos comentários? Conta pra gente como você faz o planejamento estratégico para escritórios de advocacia. Você tem alguma dica ou história para compartilhar com nossos leitores? Nós vamos adorar saber.


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Vasco Chibante 06/02/2023 às 03:37

    Bom dia, tudo bem? Sou funcionario publico, formado em Direito, gostava de saber o congeudo necessario para elaboracao de um plano de actividades nde u Gabinete Juridico.

    • Marcela Novaes 06/02/2023 às 09:46

      Bom dia, Vasco! As dicas que demos no conteúdo também podem ser úteis para você neste momento. Além disso, indico acessar o post de modelos de planilhas, nele oferecemos materiais gratuitos para definição de metas e acompanhamento de atividades. E, por fim, se quiser receber toadas novidades e conteúdos do mundo jurídico semanalmente no seu e-mail, assine a nossa newsletter gratuita 💙 https://materiais.aurum.com.br/assinar-newsletter

  • Domingos Chipela 15/05/2022 às 02:44

    Gradeceria receber sempre as vossas matérias a partir do meu Email.

    • Thuane Kuchta 31/05/2022 às 17:03

      Oi, Domingos! Ficamos felizes com o seu comentário.
      Muito legal saber que nosso conteúdo foi útil para você.
      Para receber nossos e-mails e avisos de matérias, basta se cadastrar gratuitamente neste link: https://materiais.aurum.com.br/assinar-newsletter

  • Carlos Antonio 21/05/2020 às 13:56

    Bom dia, excelente material, inclusive para esse momento que estamos atravessando; Particularmente, estou pensando em ter uma reunião com meu sócio para entregar o imóvel onde temos o escritório a 17 anos em sociedade para tocar sozinho daqui pra frente, diante dos reflexos da pandemia-isolamento social, e dos efeitos econômicos para os momentos futuros mas, locar sala completa, com toda infra estrutura, para momentos/reuniões especifícas com clientes.
    O que voces podem me ajudar a tomar essa decisão com segurança e menos danos colaterais/ Grato!!!

  • Carlos Lima 02/02/2018 às 20:54

    Instrumentos fundamentais,no exercicio da profissao.Sei que e da grande valia.Vale a pena experimentar e aplica-las

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís