logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
Saiba como funciona o recesso forense >

Entenda como funcionam os prazos processuais no recesso forense

Entenda como funcionam os prazos processuais no recesso forense

29 jun 2023
Artigo atualizado 4 mar 2024
29 jun 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 4 mar 2024
Recesso forense é um período de suspensão das atividades judiciais, que ocorre ao final de todo ano, onde não há prazos processuais e audiências, assim profissionais do Direito podem usufruir de um período de descanso.

Os questionamentos quanto à dinâmica do recesso forense sempre são recorrentes. Portanto, buscaremos esclarecer de que forma ele funciona e como isso afeta a prática da advocacia.

Afinal, como todo profissional, também precisamos de um tempo para descansar e aproveitar momentos de lazer com familiares e amigos!

Continue a leitura 😉 

O que é o recesso forense? 

O recesso forense é o período em que não há expediente nos órgãos do Poder Judiciário por causa das festividades de fim de ano. 

Durante estes dias, o Poder Judiciário funciona em regime de plantão, atendendo tão somente os casos urgentes. Ou seja, aqueles que necessitam a apreciação de pedidos que poderão gerar danos aos interesses de ao menos uma das partes caso não sejam analisados.

Diferentemente da suspensão dos prazos processuais durante o recesso, a tradição do recesso forense é realmente antiga. Quando a Justiça Federal foi criada, em 1890, já havia a previsão da parada nas atividades entre os dias 21/12 e 10/01.

Com o passar do tempo, alterações foram introduzidas no ordenamento jurídico, desde o período do recesso até os efeitos nas atividades dos advogados.

 

Qual o período do recesso forense? 

O recesso forense adotou o período atual em 1966, por meio do art. 62 da Lei n. 5.010. Assim, passaram a ser considerados feriados, na Justiça Federal e nos Tribunais Superiores, os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro.

Nos Tribunais Estaduais, o recesso forense dependia de resoluções dos órgãos competentes dentro de cada unidade federativa do Judiciário. Isto mudou em 2016, quando o Conselho Nacional de Justiça editou a resolução n. 244/2016, uniformizando a possibilidade de recesso judiciário entre os dias 20/12 e 06/01.

Como a orientação do CNJ dá a possibilidade de que os Tribunais Estaduais efetuem o recesso, é importante observar as resoluções e o calendário formal de cada Tribunal.

Evidentemente, ao longo do período de recesso deve ser garantido o atendimento ao jurisdicionado em casos urgentes, em processos novos ou já em trâmite, por meio do regime de plantão. 

Como ficam os prazos processuais durante o recesso forense?

Apesar do recesso forense ser compreendido entre 20/12 e 06/12, o art. 220 do CPC garantiu a suspensão dos prazos processuais entre 20 de dezembro a 20 de janeiro. Durante este período, além da ausência do curso de prazos, não se realizam audiências e sessões de julgamento. 

A suspensão dos prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro por meio de lei é fruto de uma demanda da advocacia de longa data. Os profissionais não conseguiam desfrutar de um período de verdadeiro descanso, por conta das recorrentes exigências de cumprimentos de prazos e presença em atos jurisdicionais. 

Portanto, a suspensão dos prazos durante estes 30 dias é tida como uma vitória da advocacia. E, o mesmo período de suspensão de prazos, audiências e sessões de julgamento é assegurado nos processos trabalhistas, conforme disposição do art. 775-A, da CLT. 

Em suma, os prazos iniciados antes do recesso têm a sua contagem parada e retornam no dia útil seguinte ao dia 20 de janeiro. Por outro lado, os prazos iniciados durante o recesso têm a sua contagem iniciada apenas após o término da suspensão dos prazos. 

Suspensão de processos penais

Contudo, exceções merecem destaque: o efeito do recesso nos processos penais e nas ações especiais da lei de locações. Como o processo penal é regido por lei especial, é aplicável o art. 798 do CPP.

Assim, ele ordena que os prazos corram de forma contínua e peremptória, sem interrupção por férias, domingo ou feriado. Em termos práticos, o efeito do recesso forense nos processos penais é tão somente a prorrogação do vencimento para o primeiro dia útil após o término, caso o último dia do prazo fosse ocorrer no recesso. 

Suspensão de outros prazos

As ações especiais previstas na Lei de Locações, por força do art. 58, I, tramitam durante o recesso forense, não havendo suspensão em razão dele. 

Por fim, já que não são prazos processuais, os prazos decadenciais e prescricionais também não se sujeitam ao recesso e à suspensão dos prazos previstos no CPC. Ou seja, não deixe o Mandado de Segurança para após o recesso, caso o prazo de 120 dias vá se encerrar durante o período de suspensão dos prazos. 

Dica para organizar os prazos no recesso forense:

Para te ajudar a organizar melhor seus prazos, uma dica valiosa é usar a Calculadora de Prazos da Aurum, ela é gratuita e faz a contagem de forma prática e segura, considerando os feriados nacionais e, claro, o recesso forense!

Basta preencher as datas de início da contagem ou da intimação, selecionar ao que ela se refere, a quantidade de dias e se serão corridos ou úteis. Em seguida, clique em calcular o prazo e tenha a data final. É simples, rápido e seguro.

Quer começar agora a facilitar o seu planejamento? Acesse a calculadora!

O que é regime de plantão no recesso forense?

Como dito acima, o recesso forense e a suspensão dos prazos são excepcionados pelo regime de plantão do Poder Judiciário. Mesmo que não houvesse disposição em lei neste sentido, a CF/88 assegura a atividade jurisdicional de forma ininterrupta.

Portanto, funcionando nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes em plantão permanente, nos termos do art. 93, XII, da CRFB/1988. Em poucas palavras, no período em que não houver expediente forense, o regime de plantão fica disponível para as demandas urgentes.

Porém, o profissional deve demonstrar de forma clara e objetiva a urgência pela qual o processo deve ser apreciado em regime de plantão.  

Conclusão

Antes de aproveitar o período de fim de ano para descansar, é importante se certificar de que o controle dos prazos processuais esteja sendo feito de forma adequada e precisa. Isto é, em conformidade com as especificidades de cada área do direito e de cada Tribunal. 

Como regra geral, temos: 

  • Recesso forense: entre 20 de dezembro e 06 de janeiro; 
  • Suspensão de prazos, audiências e sessões de julgamento: entre 20 de dezembro e 20 de janeiro. 

Como o recesso forense é diferente da suspensão de prazos processuais em razão de lei, é importante estar atento às distinções e exceções que foram apresentadas ao longo do texto. Como no processo penal, nas ações especiais da lei de locações e dos prazos de direito material. 

Além disso, o conhecimento detalhado a respeito do funcionamento dos Tribunais e dos prazos processuais das demandas de seus clientes demonstra diligência e preocupação, fatores diferenciais na relação entre cliente e advogado. 

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

O uso de um instrumental tecnológico de qualidade representa um investimento com retorno garantido. E, para esse fim, o Astrea é um programa que auxilia de forma definitiva os profissionais no controle dos prazos durante o período de recesso e de suspensão dos prazos. Motivo pelo qual não meço as palavras ao recomendá-lo 😉

Mais conhecimento para você

Se você gostou desse conteúdo, recomendamos também:

Perguntas frequentes sobre o recesso forense

O que é o recesso forense? 

Recesso forense é um período de suspensão das atividades judiciais, que ocorre ao final de todo ano, onde não há prazos processuais e audiências, assim profissionais do Direito podem usufruir de um período de descanso.

Qual o período do recesso forense? 

Os dias compreendidos entre 20 de dezembro e 06 de janeiro.

Como ficam os prazos processuais durante o recesso forense?

Ocorre a suspensão dos prazos processuais entre os dias 20 de dezembro a 20 de janeiro. Com algumas exceções de processos penais, além dos prazos decadenciais e prescricionais.

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Social Social Social

Advogado (OAB 51419/SC). Sócio de Bertoncini, Gouvêa & Tissot Advogados, onde atua nas áreas de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito dos Contratos, Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduado em...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Maria Ivanilda 15/02/2024 às 21:55

    Boa noite! sabe me informar se férias forense e estadual ?ou nacional? Por favor me esclareça!

    • Rodrigo Tissot de Souza 04/03/2024 às 17:36

      Boa tarde, Maria Ivanilda.

      O recesso do Poder Judiciário é regulamentado pelo CNJ, que congrega a administração do Poder Judiciário nas esferas estadual e federal.

      A suspensão dos prazos processuais, por outro lado, é regulada pelo próprio Código de Processo Civil. O CPC é aplicável aos procedimentos judiciais que tramitam no território brasileiro.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís