Você lembra da Kodak, mãe das câmeras digitais? Apesar da empresa ter criado um império desde 1888, com diversas filiais pelo mundo, em 2012 vivenciou uma crise e apresentou falência. Isso se deu, sobretudo, porque a instituição se prendeu a um antigo modelo de gestão, baseado em longos e rígidos processos internos, que a impediu de inovar e se manter no mercado cada vez mais competitivo.
Comportamento similar já foi observado na advocacia, que por muito tempo adotou uma sistemática arcaica e engessada. No entanto, atualmente, o que se percebe é um mercado competitivo e com uma enorme oferta de profissionais muito competentes que lutam por um espaço.
Diante deste cenário, para se destacar, não basta apenas dominar os conhecimentos jurídicos. É preciso desenvolver outras habilidades e competências; ter noção da situação atual e objetivos de onde se quer chegar; e ir em busca de inovações para a área. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso muito planejamento.
Pensando nisso, a convite da Aurum, compartilho neste conteúdo como fizemos o planejamento em meu escritório de advocacia. A ideia é que você amplie seu olhar sobre a forma de organizar um negócio jurídico e tenha mais inspiração para colocar em prática o seu planejamento. Boa leitura!
Por que planejo minha advocacia?
Não adianta lutar contra: o escritório de advocacia é uma empresa.
Por mais que aspectos relativos ao empreendedorismo não sejam tratados com destaque nas universidades brasileiras, o mercado tem exigido, cada vez mais, que os advogados passem a investir em planejamento estratégico para progredir na área.
Essa compreensão poderia não ser verdadeira há vinte anos. Até o início dos anos 2000, a competição no setor jurídico era fictícia: advogados de sobrenome mantinham seus feudos de clientes e havia um gentlemen agreement (acordo de cavalheiros) para que a carteira de cada um seguisse intocável. Felizmente isso mudou.
Com mais de um milhão de advogados cadastrados na OAB, o Brasil é, atualmente, o país que mais forma profissionais do direito no mundo. Isso trouxe um nível de concorrência real para o mercado jurídico, algo similar com o que ocorre com outros setores econômicos.
Nesse oceano de advogados, não é fácil se destacar, especialmente com a mentalidade do século passado.
Não basta abrir uma sala comercial e esperar o telefone tocar. Pelo contrário, é necessário ser proativo e identificar oportunidades de crescimento e consolidação de carreira.
Formar parcerias com outros advogados, produzir conteúdo técnico e social, elaborar artigos científicos, comparecer a congressos ou proferir palestras em eventos acadêmicos são apenas algumas maneiras de começar a aparecer no radar. O mais importante, contudo, é manter um relacionamento próximo do cliente.
Realizar tudo isso e ainda dar conta do estudo de processos, cumprimento de intimações, participações em audiências e ainda sustentar nos Tribunais é quase humanamente impossível. Salvo se houver planejamento.
Como faço o planejamento na advocacia
Como dito, a advocacia contemporânea demanda uma atuação estratégica em múltiplas frentes. Porém, para poder desenvolver cada área com qualidade e entregar valor para os clientes, é preciso segmentar.
No meu caso, passei a dividir a rotina de meu escritório em quatro pilares:
- Técnica jurídica;
- Gestão;
- Marketing; e
- Pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Abaixo, compartilho mais detalhes sobre como faço o planejamento de cada uma e os impactos dessa organização em nosso trabalho.
1. Planejamento da técnica jurídica
O primeiro pilar que utilizo para organizar e planejar o meu escritório se refere ao conhecimento técnico jurídico. Aqui, entra o esperado de todo operador do Direito, além da carga teórica e prática do advogado, sendo esse um pressuposto elementar.
Nesse sentido, devo destacar a importância de qualquer profissional da advocacia se dedicar a uma área ou assunto específico, e nessa especialidade buscar o domínio e excelência.
Sabemos que criar autoridade e ser reconhecido como tal demanda estudo especializado. Assim, aqui no escritório, dedicamos uma parcela da atenção para pensar e planejar esse desenvolvimento.
Ademais, buscamos sempre manter um bom relacionamento de equipe. Deste modo, promovemos uma integração entre os membros baseada, sobretudo, na humildade e na noção de que sempre podemos aprender uns com os outros e assim melhorar. A nova advocacia não tem espaço para a arrogância.
Por fim, nos empenhamos em executar os trabalhos que nos são designados sempre com muita clareza, concisão e precisão.
2. Planejamento da gestão do negócio
O segundo pilar é a gestão. Nesse ponto, tratamos da cultura organizacional do escritório e da visão empreendedora e holística do negócio.
Aqui, é importante conceituar que a cultura organizacional é tudo que envolve a rotina e o funcionamento de uma empresa, servindo de diretriz para o comportamento e a mentalidade de todos os membros. Já a visão holística, é a tendência de reunir elementos em um todo, sendo essencial tanto para os aspectos individuais quanto para o escritório enquanto unidade.
Assim, para planejar os rumos do escritório, buscamos sempre o alinhamento da equipe tanto em relação ao propósito a ser alcançado quanto à performance. Nesse sentido, é imprescindível a transparência, a proatividade, a discrição, a multidisciplinaridade e o diálogo da equipe.
Como colocamos em prática
Para fazer isso tudo acontecer, utilizamos a matriz SWOT e reuniões de sprint, que são o meio de interação semanal entre a equipe. Por meio delas, alinhamos os compromissos e tarefas que já foram planejados como também os que ainda serão.
Vale destacar que, cada vez mais, a gestão de escritórios precisa ser mobile e tecnológica. Nós, advogados, precisamos ter a segurança de poder acompanhar o planejado para o escritório. Precisamos ter acesso às tarefas e documentos do escritório enquanto estamos em outros lugares, de modo ininterrupto.
No meu escritório contamos com uma solução que oferece essa possibilidade. É o software jurídico Astrea, desenvolvido especialmente para escritórios de advocacia modernos ou que querem se modernizar.
Como o sistema está integralmente na nuvem, tenho controle de tudo o que acontece de onde quer que eu esteja, através de meu celular ou qualquer dispositivo com internet.
Além disso, quando as restrições por conta da pandemia começaram a ser implementadas, já estávamos preparados para o home office, graças ao Astrea. A adaptação foi feita em um piscar de olhos.
Mais: Como a advogada Virgínia está superando a crise com o plano Light do Astrea
3. Planejamento de marketing jurídico
Todo escritório necessita de clientes, então outro pilar essencial no planejamento do meu escritório é o marketing jurídico.
Aqui convém salientar que a advocacia possui uma série de limites de publicidade impostas pelo Estatuto da Advocacia, pelo Provimento nº 94/2000 do Conselho Federal da OAB e pelo Código de Ética e Disciplina.
O marketing jurídico é um dos aspectos em que a inovação se destaca. Afinal, por meio de estratégias inovadoras é possível levar o nome do escritório a mais pessoas, atrair um maior público e fidelizar seus atuais clientes.
Nesse sentido, destaco as estratégias de:
- Networking, que preza e busca ampliar o bom relacionamento com outros profissionais, sejam da mesma área, sejam de áreas diversas;
- Marketing de Conteúdo, que promove a divulgação de conteúdo de qualidade e especializado e;
- “Answer to the public”, ou “responder ao público”, que prevê o atendimento ao público o mais diligente possível.
4. Planejamento de pesquisa e desenvolvimento
Por fim, mas não menos importante, está o pilar de pesquisa e desenvolvimento.
Nesse aspecto, entendemos como fundamental que todos os membros estejam sempre atualizados das inovações jurídicas, sociais e de mercado. Assim, valorizamos a academia, de modo que buscamos sempre nos manter informados e produzir e transmitir conteúdo acadêmico de qualidade.
Dicas de planejamento que gostaria de ter escutado
Uma das principais dicas de planejamento que eu gostaria de ter recebido era a importância de se ter uma Matriz SWOT. Então, vou compartilhar mais detalhes sobre ela e os impactos que pode trazer para o seu planejamento.
O nome “SWOT” provém de uma sigla que contempla quatro palavras:
- Strengths (forças);
- Weaknesses (fraquezas);
- Opportunities (oportunidades); e
- Threats (ameaças).
Assim, é imperioso realizar a matriz para identificar as forças e as fraquezas, as oportunidades e ameaças de todo escritório e equipe.
As forças e fraquezas são questões internas do escritório, sendo também as mais fáceis de serem controladas, até porque nós sabemos as nossas forças. Mas, precisamos também identificar as fraquezas para saber o que podemos melhorar.
Já as oportunidades e ameaças são matérias externas ao escritório. Pertencem, portanto, ao ambiente de mercado, ao ambiente regulatório e às mudanças de lei. Tudo isso pode comprometer o cenário interno, caso não seja identificado e acompanhado.
Então é muito importante que isso seja feito pelo menos uma vez a cada seis meses, para que haja um progresso, para ser possível identificar pontos de melhorias e possíveis obstáculos que venham surgir no futuro.
Aqui no Portal da Aurum você confere um conteúdo completo sobre a matriz SWOT. Clique aqui para conferir.
Conclusão
Não há dúvidas que as inovações exigem dos profissionais da atualidade uma nova postura.
A advocacia contemporânea, como qualificamos nosso escritório, é voltada justamente a esse novo mindset. Ela exige que o advogado vá além do seu ofício e seja também um gestor e empreendedor.
Assim, valorizamos a estrutura desenvolvida e prezamos pelo planejamento estratégico, que busca, sobretudo, o melhor para o crescimento da equipe e para o produto que será entregue aos clientes.
Se você tem interesse em se aprofundar nesses temas, pode seguir a leitura por outros conteúdos aqui do Portal da Aurum. Indico, inicialmente, os seguintes:
- Como fazer o planejamento estratégico ne advocacia, para ter uma noção geral de todos os pontos que envolvem um planejamento;
- 7 excelentes dicas de planejamento para escritórios, com apontamentos práticos para você planejar;
- Entenda como funcionam os prazos processuais no recesso forense;
- Caso real: sócio da Amaral Advogados conta como superou erros no planejamento, uma história para inspirar sua jornada no planejamento.
- 4 dicas para ganhar dinheiro como advogado iniciante.
- Chegou a hora da verdade: o software jurídico Astrea é bom?
Espero que a partir dos materiais listados acima, você amplie seu olhar sobre o planejamento e consiga estruturar ainda melhor a sua advocacia! Se você ficou com alguma dúvida ou tem pontos a destacar, compartilhe nos comentários abaixo! Vai ser ótimo seguir nossa troca sobre o tema. 🙂
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Advogado (OAB 97692/PR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela PUC/PR. Sou membro do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano (NUPED) e sócio fundador da Martinelli...
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