logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
6 modelos gratuitos de planilhas para advogados >

Planilhas para advogados: 6 modelos para simplificar a sua rotina

Planilhas para advogados: 6 modelos para simplificar a sua rotina

3 fev 2023
Artigo atualizado 20 set 2023
3 fev 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 20 set 2023
Planilhas para advogados são recursos simples e práticos para organizar o dia a dia de profissionais autônomos e escritórios de advocacia. Há modelos pagos e gratuitos que abrangem estruturação estratégica de negócio, planejamento de metas, organização de atividades e acompanhamento de prazos e processos.

As planilhas são um ótimo recurso para ajudar advogados e advogadas a simplificar e organizar a rotina. Com elas, é possível monitorar e analisar o desenvolvimento do escritório, e quando elaboradas de forma correta, contribuem de forma estratégica para a produtividade e crescimento do escritório.

Existem diferentes tipos de planilhas para advogados que podem auxiliar no dia a dia de profissionais e escritórios. Por isso, reunimos neste conteúdo 6 planilhas jurídicas elaboradas pela equipe da Aurum para ajudar no seu dia a dia. Além disso, ao final do texto, propomos outra forma gratuita que é ainda mais eficiente que o uso de planilhas. Fique de olho. 👀

6 planilhas para advogados grátis

  1. Planilha de Canvas Jurídico para modelo de negócios
  2. Planilha de análise SWOT para escritórios
  3. Planilha de controle de processos e atividades judiciais
  4. Planilha de acompanhamento de metas
  5. Planilha de aplicação da ferramenta 5W2H
  6. Kit de planilhas para planejamento

+ Como evoluir a gestão para além das planilhas para advogados?

Planilha de Canvas Jurídico para modelo de negócios

O Business Model Canvas é uma ferramenta para modelagem de negócios que permite uma visão mais estratégica, de forma simples e visual. Pode ser aplicado em empreendimentos jurídicos que já estão em funcionamento, para fazer sua remodelagem, ou na abertura de novos escritórios. Assim, uma de suas grandes vantagens é a visualização de informações complexas em um único quadro

A partir da planilha elaborada pela Aurum, é possível definir elementos como: proposta de valor, atividades, canais, receitas e relacionamento com clientes. Ou seja, você reúne em um único local pontos-chave para seu escritório, tornando as informações acessíveis à toda a equipe.

BAIXAR PLANILHA DO BUSINESS MODEL CANVAS
lançamento ástrea

Planilha de análise SWOT para escritórios de advocacia

O mercado de advocacia é muito concorrido, como você bem sabe… Neste cenário, é ainda mais importante contar com a estruturação de um bom planejamento estratégico. Por isso, identificar forças e fraquezas do seu negócio, além das oportunidades e ameaças, pode ser um divisor de águas para alcançar resultados positivos frente à concorrência.

A análise SWOT é uma das técnicas utilizadas para mapeamento desses pontos-chave. Por meio dela, é possível definir áreas de atuação de estabelecimentos, metas de expansão e crescimento, modelos de trabalho, entre outros. Leia o nosso conteúdo completo para saber mais dicas e como aplicar a SWOT

Em português, a análise é conhecida como “Matriz FOFA” e significa:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças). 

Porque usar a planilhas para advogados baseada na análise SWOT

Além da definição de pontos-chave, o uso da planilha de análise SWOT garante diversos benefícios aos negócios, entre eles: maior segurança na aplicação de estratégias, conhecimento sobre a situação do seu escritório entre o mercado e um alto retorno com baixo – ou nenhum – custo.

BAIXAR PLANILHA ANÁLISE SWOT GRÁTIS

Planilha de controle de processos e atividades judiciais

Tanto processos administrativos quanto judiciais possuem diversas fases. Por isso, é preciso protocolar informações, dados ou provas, sempre considerando um prazo pré-determinado. E a planilha de controle de processos visa monitorar a atuação dos advogados e advogadas nas diferentes etapas de cada ação. Além de funcionar como uma fonte de consulta para informar clientes, ainda facilita o controle das atividades entre o time. 

Esse tipo de planilha para advogados também proporciona um panorama mais amplo sobre o status de todas as ações que são de responsabilidade do escritório. Com isso, os profissionais podem saber quais processos estão mais próximos do fim e se é o momento de investir em ações de prospecção de clientes, por exemplo.

Por esses motivos, a planilha de controle de processos e atividades judiciais elaborada pela Aurum pode ser um recurso bastante útil para uma boa gestão do escritório, especialmente os de pequeno porte. Baixe a planilha gratuitamente clicando abaixo.

Baixar planilha de controle de processos e atividades grátis

Planilha de acompanhamento de metas

No dia a dia da advocacia, é comum que os profissionais sejam absorvidos pelas tarefas de rotina e se desconectem do panorama do escritório a longo prazo. Por conta dessa postura, muitos acabam se sentido estagnados no mercado e sem perspectivas de como podem se aprimorar. 

Para crescer o escritório de advocacia, ou até mesmo para que um advogado se desenvolva como profissional, é fundamental estabelecer metas. A partir delas, é possível mensurar a evolução e trabalhar com foco em atingir os grandes objetivos.

Elaborar um documento ou planilha de acompanhamento de metas, a partir do seu planejamento estratégico, é fundamental para qualquer escritório ou advogado que deseja se destacar em um mercado tão concorrido.

clique aqui e baixe seu kit de okr na advocacia grátis

Planilha de aplicação da ferramenta 5W2H na advocacia

Se você busca implementar projetos de forma eficiente, a planilha de 5W2H vai te ajudar! A ferramenta nada mais é do que uma sequência de perguntas que ajudam a organizar ações específicas para a execução do projeto. A sigla representa: 

  • What (o que vai ser feito)
  • Why (por que será feito)
  • Where (onde será feito)
  • When (quando será feito)
  • Who (quem é o responsável)
  • How (como será feito)
  • How much (quanto custará)

Ao se deparar com qualquer projeto, antes de estabelecer ações e prazos, é interessante responder a essas perguntas. A ideia é gerar mais clareza sobre o projeto e suas medidas, antes de partir para a execução. Se quiser se aprofundar no assunto, leia como usar a ferramenta 5W2H na advocacia.

Para garantir a organização de um plano de ação e monitorar cada uma das ações, baixe gratuitamente a planilha:

Quero ter acesso ao plano de ação 5W2H gratuito

Kit de planilhas de planejamento para advogados

Agora, se você busca um planejamento completo para seu escritório de advocacia, certamente deseja estruturá-lo do início ao fim. Pensando nisso, reunimos em um kit quatro planilhas para você se organizar e descomplicar as etapas de fazer planos.

Neste kit, você vai encontrar:

  1. Planilha para criar a identidade organizacional do seu escritório;
  2. Planilha de análise SWOT para escritórios de advocacia;
  3. Business Model Canvas para escritórios de advocacia;
  4. Plano de ação com a metodologia 5W2H.

Além disso, o kit conta com instruções completas para você colocar a mão na massa e monitorar de forma consistente seus resultados.

BAIXAR KIT DE PLANILHAS PARA PLANEJAMENTO

Como evoluir a gestão para além das planilhas para advogados?

Até aqui compartilhamos com você planilhas jurídicas que podem sanar algumas dores comuns entre profissionais da advocacia. Embora tenham boas funcionalidades, a verdade é que, dependendo da demanda de trabalho que seu escritório tem, planilhas para advogados podem ser ferramentas limitadas para a gestão.

Alguns dos problemas mais comuns das planilhas são: 

  • Segmentação: ao utilizar diferentes planilhas para advogados, informações importantes também são concentradas em diferentes lugares, fazendo com que mais tempo seja gasto para encontrar informações;
  • Dificuldade no cruzamento de dados: devido a segmentação, fica mais difícil fazer análises completas e assertivas; 
  • Maior risco de erros: devido ao preenchimento de dados ser manual, as chances de erros se tornam maiores; 
  • Dificuldade no histórico: com o passar do tempo e aumento da carteira de clientes, fica cada vez mais difícil encontrar informações referente a processos, conversas e ações. 

Ou seja, as planilhas são eficientes até certo momento, depois é preciso evoluir para uma nova forma de monitoramento. Quer saber qual? Continue a leitura. 

Aposte no uso da tecnologia

Hoje, com o uso da tecnologia, o mercado jurídico conta com opções mais avançadas para fazer a gestão de escritórios, de forma automatizada e segura.

O próximo passo depois das planilhas para advogados, é encontrar um software jurídico que seja capaz de organizar e sistematizar diferentes tipos de dados. Assim, você pode fazer análises complexas com poucos cliques.

Com ajuda dessa ferramenta, também é possível enxergar, de forma clara, os gastos, o tempo consumido e o andamento de um processo. Basta digitar as informações e o software pesquisa e elenca todos os dados. Assim, os profissionais têm em mãos mais recursos para realizar uma boa gestão, com menos erros e com mais segurança.

Benefícios de usar um software jurídico

Mesmo que você não tenha a possibilidade de investir em um software jurídico pago, é possível iniciar em um sistema de forma gratuita. Embora menos robustas, estas opções possuem mais funcionalidades do que as planilhas para advogados. 

O Astrea, desenvolvido pela Aurum, por exemplo, oferece ao mercado um plano gratuito, que pode ser utilizado por um ano. O objetivo é que, assim, profissionais possam organizar suas formas de atuar já em um ambiente digital e desenvolver sua advocacia sem comprometer o orçamento.

Lançar mão de um software jurídico moderno, robusto e com boa usabilidade, como o Astrea, permite levar a sua rotina jurídica para outro nível, ganhando produtividade e tempo para se dedicar ao que é realmente importante.

Aqui no Portal da Aurum temos diversos conteúdos que abordam esse tema. Indicamos, para você se aprofundar no assunto, os seguintes:

Conclusão

Seja para definir metas, estratégias para se destacar da concorrência ou formas mais profissionais de controlar os seus processos, com certeza uma das planilhas para advogados indicadas acima poderá ajudar você durante esse processo. 

Mas lembre-se, melhor do que investir em diferentes planilhas, comprometendo o seu tempo e profundidade de análises, um software jurídico como o Astrea pode ser a solução mais moderna e produtiva para auxiliar no crescimento do seu escritório ou carreira. 

E você, utiliza planilhas jurídicas em sua rotina? Compartilhe nos comentários abaixo qual modelo é mais útil para sua gestão na advocacia. 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís