Mais de 50.000 advogados encontraram tranquilidade na rotina jurídica com o Astrea! ✌️ Comece grátis

27 maio 2021
ìcone Relógio Artigo atualizado 25 ago 2021
Planilhas para advogados são recursos simples e práticos para organizar o dia a dia de profissionais autônomos e escritórios de advocacia. Há modelos pagos e gratuitos que abrangem estruturação estratégica de negócio, planejamento de metas, organização de atividades e acompanhamento de prazos e processos. 

A gestão de um escritório de advocacia envolve não apenas cuidar de casos e processos, mas também garantir um controle financeiro, gerenciar e atender clientes e conduzir o desenvolvimento de pessoas. Assim, a quantidade de informações e dados que precisa ser sistematizada não é pequena.

As planilhas são um ótimo recurso para ajudar advogados e advogadas a simplificarem e organizarem a rotina. Com elas, é possível monitorar diferentes rotinas e analisar de forma abrangente o desenvolvimento do escritório, e quando elaboradas de forma correta, contribuem de forma estratégica para a produtividade.

Existem diferentes tipos de planilhas para advogados que podem auxiliar no dia a dia de profissionais e escritórios. Por isso, reunimos em um só conteúdo X planilhas jurídicas elaboradas pela equipe da Aurum para você conhecer funcionalidades, avaliar benefícios e optar pelo uso da (ou das!) que faz mais sentido à sua realidade.

Por que usar planilhas jurídicas?

Cuidar da gestão de um escritório é algo desafiador. A grande maioria dos profissionais não sai da faculdade com conhecimentos sobre a administração de um negócio, e acaba precisando aprender na prática como tornar a advocacia uma atividade sustentável, rentável e lucrativa.

Uma planilha jurídica em Excel é um recurso bastante simples e ao mesmo tempo eficiente para os advogados. Ela pode ajudar o profissional a organizar dados e analisá-los de forma mais abrangente, auxiliando no processo de tomada de decisões e nas tarefas do dia a dia.

Assim, a indicação do uso de planilhas para advogados é justamente para a estruturação de suas atividades de trabalho. 

Com os materiais desenvolvidos pela Aurum, por exemplo, é possível traçar um plano de negócios estratégico para o escritório, fazer o planejamento de metas e acompanhamento de atividades, e garantir o controle processual. Confira, então, cada um dos materiais! 😉

6 planilhas para advogados grátis

  1. Planilha de Canvas Jurídico para modelo de negócios
  2. Planilha de análise SWOT para escritórios
  3. Planilha de controle de processos e atividades judiciais
  4. Planilha de acompanhamento de metas
  5. Planilha de aplicação da ferramenta 5W2H
  6. Kit de planilhas para planejamento

+ Como evoluir a gestão para além das planilhas para advogados?

Planilha de Canvas Jurídico para modelo de negócios

O Business Model Canvas é uma ferramenta para modelagem de negócios estratégicos. Pode ser aplicado em empreendimentos jurídicos que já estão em funcionamento, para fazer sua remodelagem, ou na abertura de novos escritórios.

Com o Modelo Canvas, é possível trazer dados de muita importância ao negócio de forma simples e visual. Assim, uma de suas grandes vantagens é a visualização de informações complexas em um único quadro

Por ser aplicado de forma dinâmica e participativa, o formato estimula a criatividade. Além disso, permite direcionamentos rápidos, sendo útil em momentos de mudanças estratégicas. 

A partir da planilha elaborada pela Aurum, é possível definir elementos como: proposta de valor, atividades, canais, receitas e relacionamento com clientes. Ou seja, você reúne em um único local pontos-chave para seu escritório, tornando as informações acessíveis à toda a equipe.

BAIXAR PLANILHA DO BUSINESS MODEL CANVAS

Para ter acesso à planilha do Modelo Canvas Jurídico grátis, é só clicar acima. E se quiser se aprofundar no tema, indicamos a leitura deste conteúdo.

https://www.aurum.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/07/mobile-anuncio.svg
Aproveite!
Faça como mais de 50.000 advogados e diga adeus à burocracia com o Astrea
Quero conhecer grátis

Planilha de análise SWOT para escritórios de advocacia

Em um mercado de alta concorrência, como o jurídico, é importante contar com a estruturação de um bom planejamento estratégico. Identificar forças e fraquezas do seu negócio, além das oportunidades e ameaças, pode ser crucial para o alcance de resultados positivos.

Melhores dicas de análise SWOT para escritórios de advocacia
Entenda o conceito.

A análise SWOT é uma das técnicas utilizadas para mapeamento desses pontos-chave. Por meio dela, é possível definir áreas de atuação de estabelecimentos, metas de expansão e crescimento, modelos de trabalho, entre outros.

Em português, é conhecida como “Matriz FOFA” e significa:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças). 

Além da definição de pontos-chave, o uso da planilha de análise SWOT garante diversos benefícios aos negócios, entre eles: maior segurança na aplicação de estratégias, conhecimento sobre a situação do seu escritório entre o mercado e um alto retorno com baixo – ou nenhum – custo.

BAIXAR PLANILHA ANÁLISE SWOT GRÁTIS

Veja dicas de como aplicar a análise SWOT em escritórios de advocacia.

Planilha de controle de processos e atividades judiciais

Todo advogado sabe que tanto processos administrativos quanto judiciais possuem diversas fases. Para cada uma delas, o advogado deve agir protocolando informações, dados ou provas, sempre considerando um prazo pré-determinado.

A planilha de controle de processos e atividades judiciais tem como principal função monitorar a atuação do advogado nas diferentes etapas de cada ação. Além de funcionar como uma fonte de consulta para informar clientes, facilita o controle das atividades entre o time. 

Esse tipo de planilha para advogados também proporciona um panorama mais amplo sobre o status de todas as ações que são de responsabilidade do escritório. Com isso, os profissionais podem saber quais processos estão mais próximos do fim e se é o momento de investir em ações de prospecção de clientes, por exemplo.

Por esses motivos, a planilha de controle de processos e atividades judiciais elaborada pela Aurum pode ser um recurso bastante útil para uma boa gestão de escritório, especialmente os de pequeno porte. Você pode ter acesso gratuito a ela clicando abaixo.

Baixar planilha de controle de processos e atividades grátis

Planilha de acompanhamento de metas

No dia a dia da advocacia, é comum que os profissionais sejam absorvidos pelas tarefas de rotina e se desconectem do panorama do escritório a longo prazo. Por conta dessa postura, muitos acabam se sentido estagnados no mercado e sem perspectivas de como podem se aprimorar. 

Para que um escritório evolua enquanto negócio, ou até mesmo um advogado se desenvolva como profissional, é fundamental estabelecer metas. A partir delas, é possível mensurar a evolução e trabalhar com foco em atingir os grandes objetivos.

Elaborar um documento ou planilha de acompanhamento de metas é fundamental para qualquer escritório ou advogado que deseja se destacar em um mercado tão concorrido.

Aqui na Aurum, trabalhamos com a metodologia de OKR para estruturação e acompanhamento de nossas metas. O formato surgiu em empresas do Vale do Silício e foi difundido pelo mundo, mas pode ser facilmente aplicado a diferentes tipos de negócios. É o que explicamos neste conteúdo.

Pensando em contribuir com o planejamento de metas de advogados e advogadas, reunimos boas práticas que aplicamos na Aurum em um kit completo de OKR na advocacia. São modelos com orientações para criação e planejamento de metas mensuráveis, além de um cronograma exclusivo.

clique aqui e baixe seu kit de okr na advocacia grátis

Planilha de aplicação da ferramenta 5W2H na advocacia

Se você nunca ouvir falar sobre pode achar que trata-se de algo complicado, mas 5W2H nada mais é do que uma metodologia para implementar projetos de forma eficiente.

Trata-se de uma sequência de perguntas que ajudam a organizar ações específicas visando à execução de um determinado projeto. 

Como iniciar projetos com a ferramenta 5W2H na advocacia
Conheça o 5W2H aplicado à advocacia.

Ao se deparar com qualquer projeto, antes mesmo de estabelecer ações e prazos, é interessante buscar responder a essas perguntas. A ideia é gerar mais clareza sobre o projeto e suas medidas, antes mesmo de partir para a execução.

Ter uma planilha para aplicação do 5W2H para escritórios de advocacia é uma forma de organizar e monitorar ações visando a implementação e execução de projetos. Você pode garantir essa organização com o plano de ação elaborado pela equipe da Aurum clicando abaixo.

Quero ter acesso ao plano de ação 5W2H gratuito

Kit de planilhas de planejamento para advogados

Se você busca um planejamento completo para seu escritório de advocacia, certamente deseja estruturá-lo do início ao fim. Pensando nisso, reunimos em um kit quatro planilhas para advogados organizarem e descomplicar as etapas de fazer planos.

Neste kit, você encontra:

  1. Planilha para criar a identidade organizacional do seu escritório;
  2. Planilha de análise SWOT para escritórios de advocacia;
  3. Business Model Canvas para escritórios de advocacia;
  4. Plano de ação com a metodologia 5W2H.

Além disso, o kit conta com instruções completas para você colocar a mão na massa e monitorar de forma consistente seus resultados.

BAIXAR KIT DE PLANILHAS PARA PLANEJAMENTO

Como evoluir a gestão para além das planilhas para advogados?

Até aqui compartilhamos com você planilhas jurídicas que podem sanar algumas dores comuns entre profissionais da advocacia. Embora tenham boas funcionalidades, a verdade é que, dependendo da demanda de trabalho que seu escritório tem, planilhas para advogados podem ser ferramentas limitadas para a gestão.

Um dos problemas mais comuns que surgem ao utilizar esse recurso na gestão de um negócio jurídico é a segmentação. Trabalhar com planilhas diferentes também acaba mantendo informações importantes em lugares diferentes, o que dificulta o cruzamento de dados e faz com que análises importantes fiquem prejudicadas.

No dia a dia de um escritório, dados sobre clientes, processos, tempo gasto com trabalhos e gastos com diligências se misturam o tempo todo. Porém, no controle feito com planilhas, esses dados precisam ser tratados separadamente, o que atrapalha avaliações mais complexas.

Outro grande problema das planilhas para advogados são os riscos de erros. Como o preenchimento de todos os dados é feito manualmente, as chances disso ocorrer aumentam. Sem falar na possibilidade de apagar alguma informação importante.

Aposte no uso da tecnologia

Hoje, com o uso da tecnologia, o mercado jurídico conta com opções mais avançadas para fazer a gestão de escritórios, de forma automatizada e segura.

Um bom software para advogados, por exemplo, possibilita contar com recursos completos, capazes de organizar e sistematizar diferentes tipos de dados. Assim, profissionais ficam aptos a fazer análises complexas com poucos cliques.

Com ajuda dessa ferramenta, advogados também podem enxergar, de forma clara, os gastos, o tempo consumido e o andamento de um processo. Basta digitar as informações, e o software pesquisa e elenca todos os dados. Assim, os profissionais têm em mãos mais recursos para realizar uma boa gestão, com menos erros e com mais segurança.

Avalie as opções de mercado

Mesmo que você não tenha a possibilidade de investir em um software jurídico pago, é possível iniciar em um sistema de forma gratuita. Embora menos robustas, estas opções possuem mais funcionalidades do que uma planilha jurídica. 

O Astrea, desenvolvido pela Aurum, por exemplo, oferece ao mercado um plano gratuito, que pode ser utilizado por um ano. O objetivo é que, assim, profissionais possam organizar suas formas de atuar já em um ambiente digital e desenvolver sua advocacia sem comprometer o orçamento.

Lançar mão de um software jurídico moderno, robusto, porém com boa usabilidade, como o Astrea, permite levar a rotina jurídica para outro nível, ganhando produtividade e tempo para se dedicar ao que é realmente importante.

Aqui no Portal da Aurum temos diversos conteúdos que abordam esse tema. Indicamos, para você se aprofundar no assunto, os seguintes:

E você, utiliza planilhas jurídicas em sua rotina? Compartilhe nos comentários abaixo qual modelo é mais útil para sua gestão na advocacia. 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.