Entenda o que é dano moral trabalhista. >

Dano moral trabalhista: principais mudanças após a reforma

Dano moral trabalhista: principais mudanças após a reforma

8 fev 2022
Artigo atualizado 27 jun 2023
8 fev 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 27 jun 2023
Dano moral trabalhista é o prejuízo que afeta o ânimo psíquico, moral e intelectual da vítima. Ele é caracterizado por uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa no ambiente do trabalho.

Sendo uma matéria frequentemente encontrada na maioria das petições iniciais em trâmite na justiça do trabalho, o dano moral trabalhista esteve entre os dez temas mais recorrentes no TST em 2021.

Por conta disso, surge a necessidade do tema ser melhor entendido e propagado entre empregados e empregadores. Nesse caso, os profissionais da advocacia são os responsáveis por fazê-lo de forma responsável, podendo assim evitar a banalização do instituto. 

Para auxiliar nessa tarefa delicada, neste texto vamos buscar apontar os principais aspectos sobre o dano moral trabalhista de uma maneira simples e didática. Continue a leitura para entender mais! 😉 

O que é dano moral?

Dano moral é o dano à pessoa humana, à sua dignidade humana e à sua personalidade. Não é necessária a existência de dor, sofrimento, angústia, pois estes são efeitos da violação. A base da conceituação de reparação por danos morais é o artigo 5º da Constituição Federal, e seus incisos III, V e X.

Entenda o que é dano moral.
Confira como funciona o dano moral no Direito do Trabalho.

Na esfera cível, Yussef Said Cahali leciona que dano moral é:

Tudo aquilo que molesta gravemente a alma humana, ferindo-lhe gravemente os valores fundamentais inerentes à sua personalidade ou reconhecidos pela sociedade em que está interagindo”.

Ainda na esfera cível, o Código Civil também prevê a possibilidade do dano moral em seus artigos 186, 187 e 927. Além disso, o professor Sérgio Pinto Martins ainda complementa o tema:

Consiste o dano moral na lesão sofrida pela pessoa no tocante à sua personalidade. Compreende, portanto, o dano moral um aspecto não econômico, não patrimonial, mas que atinge a pessoa no seu âmago”.

Você pode ler mais sobre responsabilidade civil aqui no Portal da Aurum!

Quais os requisitos do dano moral trabalhista?

Os requisitos para a configuração do dano moral são: 

  • conduta humana; 
  • culpa ou dolo na conduta; 
  • nexo causal; 
  • e dano ou prejuízo.

Nesse sentido, conforme a jurisprudência majoritária, o descumprimento do dever legal ou contratual não configura o dano moral. Porém, salvo se da infração advém circunstância que atinja a dignidade da parte. 

Além disso, atualmente se discute se o artigo 223-G da CLT criou requisitos obrigatórios configuradores do dano moral na Justiça do Trabalho. Na verdade, a lei estabeleceu uma série de “indicadores de consideração” para análise das partes e do magistrado quanto ao pedido de indenização por danos morais. 

Os incisos do artigo 223-G da CLT trazem um caminho de avaliação, para que reste ou não configurado o dano moral e para que seja fixado seu grau de gravidade. Considerando que os magistrados apreciarão o pedido com base nisso, os profissionais da advocacia devem levá-los como base ao redigir a petição inicial e a contestação.

Assim, descrever o dano sofrido pelo trabalhador dentro do que traz cada inciso do art. 223-G, acarretará uma melhor dimensão do fato que enseja o direito à reparação. Da mesma forma, refutar o dano moral com base nos critérios do art. 223-G, facilitará ao magistrado suas razões de decidir.

Deste modo, não se criou requisitos. Mas, em razão da existência do atual microssistema trabalhista de danos extrapatrimoniais, é muito importante utilizar os critérios como forma de caracterizar o pedido ou mesmo refutá-lo.

Dano moral na reforma trabalhista

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), antes da reforma trabalhista, não tinha uma previsão específica sobre dano moral. Com isso, a maioria das decisões eram fundamentadas nos artigos 186 e 927 do Código Civil e na CF/88.

Após a reforma trabalhista, houve a introdução dos artigos 223A a 223G da CLT. A partir disso, a justiça do trabalho passou a ter um regramento próprio para aplicar o dano moral. E, agora se tornando possível um escalonamento de valores de indenização conforme critérios a serem analisados pelo juiz da causa.

A justificativa do legislador para inserção desses dispositivos na CLT, foi o grande número de ações trabalhistas ajuizadas com pedido de indenização por dano moral. Além disso, a existência de decisões desiguais para situações semelhantes também contribuiu para essa necessidade.

Assim, o legislador pretendeu criar um microssistema de dano moral que é válido só para o Direito do Trabalho a partir da reforma trabalhista. Porém, apesar dessa pretensão, a inserção dos artigos 223-A a 223-G na CLT está gerando diversas discussões quanto à aplicabilidade e constitucionalidade. 

Vamos adentrar em algumas das questões debatidas!? 😉

Aplicação subsidiária de outras legislações

O artigo 223-A estabelece que apenas se aplicarão os artigos deste título em reparação de danos extrapatrimoniais na justiça do trabalho. Ou seja, excluiu a aplicação subsidiária de outros dispositivos legais.

Art. 223-A. Aplicam-se à reparação de danos de natureza extrapatrimonial decorrentes da relação de trabalho apenas os dispositivos deste Título.”

Alguns doutrinadores entendem que a pretensão do legislador foi impedir a aplicação no Código Civil. Nesse caso, especialmente o art. 944 que estabelece que a indenização se mede pela extensão do dano, tudo com o objetivo de limitar os valores de reparação.

Deste modo, considerando o princípio basilar da responsabilidade civil de reparação integral do dano sofrido, existem entendimentos de que a CLT não pode suprimir normas hierarquicamente superiores.

Além disso, algumas normas ainda seriam potencialmente mais benéficas ao trabalhador. Assim, reforçando o princípio da proteção e o subprincípio da norma mais favorável. 

Legitimidade para pleitear o dano moral

O artigo 223-B traz em o conceito de dano moral e limita sua ocorrência apenas aos titulares do direito material à reparação, deixando de contemplar:

  • o dano moral em ricochete: quando prejuízo direto é sofrido pelo trabalhador, mas quem acaba sentindo os efeitos do prejuízo são terceiros;
  • a transmissão do dano moral da vítima para os seus sucessores (art. 943, CC).

Art. 223 – B. Causa dano de natureza extrapatrimonial a ação ou omissão que ofenda a esfera moral ou existencial da pessoa física ou jurídica, as quais são as titulares exclusivas do direito à reparação.”

Bens tutelados da pessoa física

No caso de pessoa física, especificou o 223-C CLT que são causas de dano extrapatrimonial a ofensa: 

  • honra e imagem;
  • a intimidade e liberdade de ação;
  • a autoestima e sexualidade;
  • a saúde e lazer;
  • integridade física.

Art.223-C. A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física.”

Sendo assim, o questionamento referente a este artigo é se houve a criação de um rol taxativo de bens tutelados. Neste caso, caberá à doutrina e à jurisprudência determinar a natureza do rol de direitos personalíssimos previstos no art. 223-C da CLT. 

Bens tutelados da pessoa jurídica

No caso da pessoa jurídica, os bens jurídicos tutelados são: 

  • imagem e marca;
  • o nome e segredo empresarial;
  • o sigilo da correspondência.

Art. 223-D. A imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência são bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa jurídica.”

Além disso, o artigo acolheu a Súmula nº. 227 do Superior Tribunal de Justiça. Ela prevê a possibilidade da pessoa jurídica sofrer dano moral. No caso, o ofensor será a pessoa do empregado ou de terceiros que cometer ato ilícito e lesar a imagem ou reputação da empresa ou empregador.

Responsáveis pelo dano extrapatrimonial

Art. 223-E. São responsáveis pelo dano extrapatrimonial todos os que tenham colaborado para a ofensa ao bem jurídico tutelado, na proporção da ação ou da omissão.”

O artigo em questão deixa claro que somente serão responsáveis pelo dano moral aquele que contribuiu na ação ou omissão para a ofensa, podendo haver responsabilização solidária ou subsidiária. 

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Cumulação de dano material e dano moral

Art. 223-F. A reparação por danos extrapatrimoniais pode ser pedida cumulativamente com a indenização por danos materiais decorrentes do mesmo ato lesivo.
§ 1º Se houver cumulação de pedidos, o juízo, ao proferir a decisão, discriminará os valores das indenizações a título de danos patrimoniais e das reparações por danos de natureza extrapatrimonial.
§ 2º A composição das perdas e danos, assim compreendidos os lucros cessantes e os danos emergentes, não interfere na avaliação dos danos extrapatrimoniais.”

Esse artigo não trouxe qualquer novidade, considerando que na Justiça do Trabalho sempre foi possível cumular os pedidos de dano material e moral decorrentes de um mesmo fato. O artigo apenas acolheu a Súmula n. 37 do STJ, que dispõe: 

São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato”.

Taxação dos valores de ressarcimento do dano moral

O art. 223-G sem sombra de dúvidas é o mais debatido pela doutrina e jurisprudência, em razão de fixar parâmetros para fixação do valor do dano moral. Podemos notar que a fixação do valor dos danos morais nunca foi uma tarefa fácil para os magistrados. 

Isso porque, não pode ser tão alto a ponto de acarretar enriquecimento sem causa da vítima ou de arruinar financeiramente o ofensor. E, nem pode ser tão baixo a ponto de não penalizar o ofensor permitindo que ele reitere a ofensa praticada ou não repare o dano sofrido pela vítima. 

Para a definição do seu valor é necessário que o magistrado considere várias circunstâncias em cada caso específico, tais como:

  1. a intensidade da culpa e do dano;
  2. a conduta e a capacidade econômica do ofensor;
  3. a repercussão da ofensa;
  4. a posição social ocupada pelo ofendido;
  5. as consequências por ele suportadas. 

A disposição constante no artigo 223-G da CLT nada mais é que parâmetros norteadores que eram considerados pelo magistrado frente a necessidade de deferir uma indenização de danos morais.

O tabelamento do valor da indenização

Em relação ao tabelamento do valor da indenização, a maioria dos doutrinadores trabalhistas consideram a disposição inconstitucional. O principal argumento é que o STF se manifestou pela inconstitucionalidade da Lei de Imprensa, única lei que previa um tabelamento de indenização similar.

Além disso, o STF na Súmula nº 281 também tinha fixado entendimento no sentido de que: 

A indenização por dano moral não está sujeita à tarifação prevista na Lei de Imprensa. “

Portanto, a doutrina aponta violação aos princípios constitucionais da reparação integral do dano, da dignidade da pessoa humana, da não discriminação, entre outros. Porém, o tabelamento possui pontos positivos, tais como uma maior previsibilidade e segurança jurídica às partes envolvidas no processo. 

Contudo, ele pode causar certa disparidade entre funcionários de uma mesma empresa que sofrem o mesmo dano. Pois, aquele que tem um salário superior receberá uma indenização maior. Neste caso estará caracterizado tratamento discriminatório e grave violação ao texto constitucional.

“AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. 1. PROCESSO SELETIVO. PERÍODO DE SELEÇÃO E TREINAMENTO. RECONHECIMENTO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO. (…) 4. INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. ASSÉDIO MORAL. RESTRIÇÃO AO USO DO BANHEIRO. QUANTUM ARBITRADO. O Regional, ao arbitrar o valor da indenização por danos morais, valeu-se dos critérios previstos no artigo 223-G, § 1º, da CLT. Nesse contexto, ante a razoabilidade do valor arbitrado à condenação, o qual considerou todos os aspectos pertinentes, não é possível divisar violação dos artigos 944, parágrafo único, do Código Civil de 2002, 926 do CPC de 2015 e 223-G da CLT, plenamente observados. Agravo de instrumento conhecido e não provido.” (Processo: AIRR – 1359-76.2018.5.10.0801 – Órgão Judicante: 8ª Turma – Relatora: Dora Maria da Costa – Julgamento: 18/08/2021 – Publicação: 23/08/2021 – Tipo de Documento: Acordão).

LER MAIS

Dessa forma, tendo o STF afirmado que a indenização por dano moral não pode ser objeto de tarifação, não é possível a aplicação pura e simples do art. 223-G, § 1º, incisos I, II e III da CLT. 

Portanto, a consequência lógica é a de que a indenização por dano moral continua sendo fixada pelo Poder Judiciário trabalhista de forma proporcional ao agravo. Assim, se considera além das hipóteses do art. 223-G, I a XII, da CLT, outros critérios que o caso concreto exigir.

Como se vê, no caso trazido ficou claro que continuará a critério do magistrado a fixação do dano moral. Mas, cabe a ele aplicar o microssistema do dano extrapatrimonial e demais legislações pertinentes para configurar e quantificar o valor indenizável. 

Sendo assim, entendemos que não há tabelamento, mas parâmetros que podem e devem ser observados em casos comuns.

Jurisprudências sobre o tema

Inquestionável, portanto, que a responsabilidade pela reparação pelo empregador depende da constatação de dano, ato culposo ou doloso daquele e nexo causal entre ambos. Pois bem. Inicialmente registro que o assédio moral configura conduta abusiva, repetitiva e prolongada, praticada no ambiente de labor que, por meio de pressão psicológica, expõe o trabalhador a condições humilhantes e constrangedoras, provocando lesão à sua personalidade. In casu, o pedido de acúmulo de função foi julgado improcedente, conforme razões insertas no respectivo tópico recursal e os elementos coligidos aos autos não autorizam convicção quanto à efetiva ocorrência dos fatos denunciados pela obreira, sendo que a prova produzida não se revela suficiente ao deferimento da indenização perseguida. O dano moral não pode ser presumido, devendo ser robustamente comprovado. Não há qualquer demonstração de acometimento subjetivo capaz de desestruturar o equilíbrio psiquicoemocional da ofendida. O dano moral exige prova cabal e convincente quanto à violação do patrimônio ideal do trabalhador, sua honra, sua imagem, sua dignidade. Registro que a responsabilidade de reparação pelo empregador depende da constatação de dano, ato culposo ou doloso daquele e nexo causal entre ambos. Há necessidade de prova robusta do ato ofensivo e do dano, sendo certo que a reclamante não logrou comprovar que foi exposta a situação vexatória ou constrangedora, a desautorizar condenação a esse título. Inteligência dos artigos 5º, V e X, da Constituição Federal de 1988 e artigos 186 e 927 do Código Civil. Reformo para expungir da condenação a indenização por dano moral.
(TRT da 2ª Região; Processo: 1001296-02.2017.5.02.0313; Data: 28-09-2021; Órgão Julgador: 7ª Turma – Cadeira 4 – 7ª Turma; Relator(a): FERNANDO MARQUES CELLI)

LER MAIS


INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL. REQUISITOS. Para que se configure o ato ilícito, imprescindível a presença dos seguintes requisitos: o fato lesivo, o dano experimentado pela vítima e o nexo causal entre o dano sofrido e o comportamento do agente, sem os quais não cabe o pleito indenizatório. Sem a prova destes requisitos, que cabia ao reclamante neste feito (art. 818, I da CLT) não há falar em reforma da decisão. Recurso ordinário do reclamante a que se nega provimento no particular.
(TRT-2 10000458320195020084 SP, Relator: CINTIA TAFFARI, 13ª Turma – Cadeira 4, Data de Publicação: 16/07/2020)

LER MAIS

DANO MORAL – REQUISITOS – Para o deferimento de indenização por dano moral, mister se faz estarem presentes os requisitos seguintes: comprovação da materialidade do ato do empregador, prejuízo manifesto por parte do empregado e nexo de causalidade entre o ato e o prejuízo sofrido. In casu, restando sobejamente não provada a prática do ato lesionador, deve ser mantida a sentença que indeferiu o pleito de dano moral. (TRT-20 00001598820185200014, Relator: RITA DE CASSIA PINHEIRO DE OLIVEIRA, Data de Publicação: 13/09/2018)

LER MAIS

DANOS MORAIS. REQUISITOS. O enquadramento jurídico do dano moral está na ocorrência do excesso, da má conduta, seja ela de má-fé, dolosa ou simplesmente leviana e irresponsável, a caracterizar ilicitude, que provoque lesão a um interesse individual relacionado ao direito à integridade, à honra, à intimidade ou à imagem. A indenização por dano moral objetiva uma compensação pela dor, angústia ou humilhação sofrida pela vítima. Para a configuração do dano moral, há necessidade de demonstração de ação ou omissão, nexo de causalidade, culpa e resultado lesivo. (TRT-2 10004984120205020085 SP, Relator: ALVARO ALVES NOGA, 17ª Turma – Cadeira 5, Data de Publicação: 25/03/2021)

LER MAIS

Conclusão

O ambiente de trabalho proporciona uma série de obrigações e deveres que não se limitam ao empregado. Por conta disso, é imprescindível a existência de leis e critérios específicos que tratem da maior quantidade possível de temas relacionados a ele.

Assim, cada vez mais, será possível preencher as lacunas que eventualmente se revelem nos casos judicializados, como observamos ao longo do texto. 

Ao meu ver, ainda podemos considerar que os parâmetros inseridos nos artigos 223-A a 223-G da CLT não apresentam restrição ou delimitação quanto ao pedido de indenização por dano extrapatrimonial.

Além disso, a deliberação e análise do magistrado quanto ao pleito também está sujeita aos parâmetros. Isso porque o dano moral não está adstrito aos artigos, não podendo assim ter o pedido de reparação e seu eventual resultado um único parâmetro infraconstitucional a ser seguido. 

Por fim, podemos concluir que a reforma trabalhista trouxe diversos questionamentos quanto às indenizações por danos morais no ambiente de trabalho. Mas, somente ao longo do tempo de sua aplicação que serão resolvidos pela doutrina e jurisprudência desta Justiça especializada.

Mais conhecimentos para você

Se você gostou deste artigo sobre dano moral trabalhista, sugiro continuar navegando pelo Portal da Aurum para conferir outros conteúdos sobre direito e advocacia! 😉 Indico os seguintes temas:

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Conheça as referências deste artigo

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Disponível

BRASIL. CLT (1943). Consolidação das Leis do Trabalho.

ASSUNÇÃO, Ocleicio. O dano moral após reforma trabalhista. 15 de fev. 2019.

CAHALI, Yssef Said. Dano mora. 2ª Edição. São Paulo. Revista dos Tribunais. 1998. Página 20.

MARTINS, Sergio Pinto. Dano moral decorrente do contrato de trabalho. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 35.


Social Social Social Social

Advogada (OAB 140844/SP). Bacharela em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG). Especialista em proteção de e bens e Holding Patrimolial. Pós-graduada em Direito Empresarial (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Direito Societário (Fundação Getúlio Vargas - GVlaw) e Direito Tributário (Escola Brasileira...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Thais Fatima Oliveira de Figueiredo Moniz 20/03/2023 às 14:25

    Muito esclarecedor o texto.

    • Thuane Kuchta 05/04/2023 às 13:43

      Olá, que bom que gostou do conteúdo! Nós sempre compartilhamos as novidades do Portal na nossa newsletter. Você já assina? Se ainda não, basta acessar e digitar seu nome e email: http://materiais.aurum.com.br/assinar-newsletter
      Espero te ver por lá 🙂
      Abraços!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.