Abrir escritório de advocacia, conheça o passo a passo >

Abrir escritório de advocacia é mais tranquilo com o Astrea

Abrir escritório de advocacia é mais tranquilo com o Astrea

20 jan 2023
Artigo atualizado 12 jun 2023
20 jan 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 12 jun 2023
Abrir um escritório de advocacia envolve uma série de passos, desde a escolha do lugar até o registro na OAB. Confira como começar de maneira estruturada com o Astrea, assim, no futuro, o seu escritório estará pronto para escalar. 

Quando falamos em como abrir um escritório de advocacia, talvez a primeira imagem que surge na imaginação é uma sala própria com estrutura de escritório físico, não é? Mas um escritório de advocacia é muito mais que isso e pode nem mesmo precisar de um local físico.

Se você está pensando que não precisa de um escritório porque “pega apenas alguns processos”,  ou “advoga de maneira autônoma”, saiba que independente da quantidade de clientes ou de pessoas que trabalham com você, organizar-se como um escritório é determinante para um bom atendimento e sucesso profissional.

E mais do que isso, esse começo do escritório vai ditar muito sobre o futuro dele. Quanto mais organização e padronização você tiver agora, mais fácil será depois. Por isso, vamos te apresentar as vantagens de utilizar um software jurídico gratuito desde o início.

5 passos para abrir escritório de advocacia 

1. Defina qual será sua área de atuação

Se você já tem uma especialidade, o caminho fica mais fácil, afinal, já tem experiência e basta seguir nessa área. Entretanto, caso ainda não tenha, analise todas as área do direito, relembre o que mais te atrai e continue a se especializar. 

Outra dica importante sobre o tema é: entenda o mercado. Não escolha uma área de atuação apenas porque está em alta, o mercado muda. Mas é importante saber como é o mercado da área que você escolheu atuar. Entenda como os seus concorrentes trabalham, busque por referências e procure se destacar.

2. Escolha entre advogar com ou sem sócios 

Sociedade é algo que traz complexidade para os negócios. Entretanto, também pode ser um grande motor para impulsionar o seu crescimento. 

Mas não é obrigatório ter sócios para abrir o seu escritório de advocacia. Você pode começar sozinho, inclusive tendo todos os benefícios de uma sociedade com sócios ao adquirir o seu CNPJ como Sociedade Unipessoal.

Caso escolha ter sócios, é importante que não seja somente por amizade. Os sócios devem ter objetivos semelhantes e habilidades complementares. Por exemplo, um que tenha mais habilidade comercial, outro que seja mais técnico, outro que tenha mais habilidade para a parte administrativa. Deste modo, cada sócio fica responsável por uma parte essencial do negócio.

3. Defina opções de local para abrir um escritório de advocacia 

Definir o seu local de trabalho vai depender dos clientes que você busca atender e do tipo de advocacia que você vai praticar. Por isso, comece fazendo uma análise de acordo com as necessidades reais do seu cliente, afinal, muitos deles não têm a menor necessidade de um local físico próprio para te contratar. Veja a seguir as principais opções de locais para abrir o seu escritório de advocacia:

Local próprio

O formato é ideal para quem faz muitas reuniões por semana, assim, é possível ser ainda mais próximo dos seus clientes. Além disso, há a flexibilidade de uso, pois você pode utilizar o seu próprio espaço sem se submeter a regras de terceiros. 

Mas atenção ao escolher a localização do seu escritório de advocacia, caso você vá muitas vezes ao Fórum, talvez a melhor saída seja um local próximo a ele. Se esse não for o seu caso, que tal buscar um local próximo a sua casa e diminuir o tempo de deslocamento?

Endereço fiscal

Se você escolher não alugar um local físico, vai precisar de um endereço de correspondência ou endereço fiscal. É claro que no início é possível utilizar seu endereço residencial, mas não é recomendável por motivos de segurança.

Diversas empresas oferecem o serviço de endereço de correspondência e endereço fiscal, especialmente empresas especializadas em coworking.

Coworking

Já para quem deseja um espaço físico, mas não precisa a todo momento, a melhor opção é o Coworking.  Seja para usar uma sala de reunião ou trabalhar no local, os coworkings são escritórios compartilhados cada vez mais comuns em diversas profissões. 

São opções com menor custo e sem as burocracias de ter o seu próprio local, já que oferecem a estrutura montada com internet, atendimento, café, etc. Até mesmo algumas OABs já oferecem esse serviço de escritório compartilhado e salas de reunião. Então, fica a dica para se informar sobre a disponibilidade na sua subseção.

Escritório virtual

Você também pode optar por abrir um escritório de advocacia online, afinal, no mundo atual o trabalho remoto é cada vez mais comum. Neste formato, a principal vantagem é que os seus clientes não precisam estar perto de você, é possível captar clientes em todo o Brasil e até mesmo fora dele. Logo, as suas opções aumentam. 

Nós fizemos um conteúdo sobre esse assunto, acesse para saber como estruturar um escritório virtual.

4. Faça um planejamento financeiro 

Para garantir que você não comece no vermelho, é preciso realizar um planejamento financeiro. É certo que na advocacia muitas tarefas acontecem ao mesmo tempo e finanças é uma delas. 

Fique de olho para não perder honorários e ganhos de causas. Saiba como fazer o adiantamento e reembolso de custos ligados aos processos. Não se esqueça de cancelar faturas que não são necessárias e sempre olhe com atenção para diminuir as suas despesas. 

Um bom planejamento financeiro não só aumenta as suas chances de sucesso como cria uma jornada para que os seus contratos não tenham falhas em relação às despesas e investimentos dos seus clientes. 

5. Crie um plano de ação para organizar sua rotina

Ainda nos primeiros passos, é importante padronizar os seus processos de trabalho e otimizar a sua rotina. Mesmo que no começo você tenha poucos clientes, um software jurídico vai te auxiliar a criar esses padrões, manter o histórico de cada negociação e agilizar o seu trabalho por meio de automações. 

Assim, você não precisa depender de planilhas, diferentes aplicativos e da sua memória. Portanto, é possível abrir o seu escritório de advocacia de maneira estruturada e produtiva, desde que você se atente a isso desde o início. 

Como abrir um escritório de advocacia com pouco dinheiro?

Na realidade, abrir um escritório de advocacia pode ser mais simples – e barato – do que você pensa. Atualmente os processos são eletrônicos e até a assinatura de documentos pode ser digital. Logo, com apenas 4 itens você já pode começar: computador, celular, acesso à internet e token da OAB. 

Além desse básico, separamos 2 dicas para que você possa começar sem grandes investimentos, mas com uma imagem extremamente profissional e com possibilidades de escalar o seu trabalho no futuro.

Contrate um software jurídico gratuito

Um software jurídico auxilia na gestão do seu escritório de advocacia. Por meio dele é possível acompanhar prazos e processos, acessar as informações e histórico dos seus clientes e ainda acompanhar e delegar atividades. 

É fundamental para quem busca abrir um escritório de advocacia de maneira profissional e, sinceramente, mais tranquila. Afinal, o software está pronto, você não precisa criar novos processos de monitoramento, basta acompanhar pela ferramenta. 

O melhor de tudo é que o Astrea, nosso software jurídico, possui uma versão gratuita. Assim, você pode abrir o seu escritório de advocacia sem precisar investir financeiramente em um software logo de início. 

Com o plano Light do Astrea, você tem 1 ano gratuito para conhecer a ferramenta e usar as principais funcionalidades. Você pode adicionar quantos processos quiser, mas o acompanhamento automático é de até 40 processos. 

Comece a usar o Astrea totalmente grátis

Cadastre-se agora e evolua sua rotina jurídica com o software jurídico líder de mercado!

Após o teste, não é gerada nenhuma cobrança automática
Confirmando seu cadastro, você declara que leu e aceitou: os Termos de Uso e a Política de Privacidade do Astrea, além da Política de Privacidade dos nossos sites.

Seja um advogado home office

Se você busca começar um escritório de advocacia investindo menos, a melhor opção é atuar remotamente. Assim, não haverá gastos extras com aluguel, contas fixas como água e luz, além do deslocamento para o trabalho. Provavelmente você já tem em casa tudo o que precisa para começar a atuar no meio jurídico. 

Essa é uma área em expansão, especialmente devido à pandemia do COVID-19 e está cada vez mais comum no mundo dos negócios. E para ajudar os profissionais da advocacia, publicamos muitos conteúdos sobre o assunto. Se você quer entender melhor sobre como atuar de forma remota, acesse a categoria advogado home office

O básico para abrir seu escritório de advocacia

Para saber como abrir e administrar um escritório de advocacia existem alguns itens básicos que, se possível, devem fazer parte do escritório desde o início. São eles:

Domínio, e-mail e site próprios

O primeiro lugar que você deve abrir o seu escritório é na Internet, com um endereço próprio para usar no seu e-mail e site. Chamamos isso de domínio.

Esses itens agregam mais profissionalismo para o seu escritório. Ter um site próprio, que informe sobre os seus serviços, histórico e forma de trabalho é uma maneira de criar uma relação de confiança com os seus futuros clientes. 

E se você acha que isso é caro, a hospedagem mais barata que irá atender às suas necessidades custa R$200,00 por ano. Vale a pena, não acha?

Sistema de controle processual

Se você quer começar o seu escritório de advocacia com o pé direito, com muita agilidade e qualidade na sua rotina, automatizar o acompanhamento processual será de extrema importância. Isso é possível por meio da utilização de um software jurídico.

Por meio da tecnologia, você conseguirá organizar toda a informação, centralizando-a em um único lugar e permitindo até mesmo a comunicação imediata dos movimentos aos clientes.

E nós já te contamos que com o Astrea é possível fazer tudo isso gratuitamente durante um ano inteiro! Ou seja, você pode começar a automatizar a aprimorar seu escritório ainda hoje.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Crie um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda usuários a acharem mais facilmente serviços e negócios na internet. É possível inserir informações como: localização, horário de funcionamento, serviços oferecidos, fotos e promoções. Ou seja, é importante ter atenção a isso para que o seu escritório de advocacia possa se destacar. 

Logo, assim que possível, crie seu espaço no Google Meu Negócio.

Padronização de práticas internas

Para garantir eficiência e qualidade, é preciso ter processos bem definidos. Qualquer cliente que chegue ao seu escritório precisa passar pelos mesmos passos. E qualquer trabalho que seu escritório faça, precisa seguir o mesmo padrão de qualidade.

Para isso, é importante determinar boas práticas internas, criando um manual do cliente, um procedimento padrão de atendimento, entre outros protocolos que permitam um atendimento diferenciado e unificado.

Cartão de visita

Ao ter o seu cartão de visita em mãos, é possível aumentar a sua rede de networking a qualquer momento. É a partir dessa rede que surgem parcerias, novos negócios e clientes. Nesse contexto, é possível a utilização de dois tipos de cartão: o virtual e o físico. Ambos são necessários e sua utilização varia de acordo com a necessidade.

Se você tiver habilidades artísticas, pode fazer a arte em sites como o Canva. Se não tiver, há sites que permitem a contratação de um profissional que se encaixe no seu orçamento, como 99Freelas.E se você tem dúvidas sobre como criar uma identidade visual para advogados, confira o post.

Registro do escritório: abertura do CNPJ para escritório de advocacia

A abertura do CNPJ é o registro do escritório, portanto, é o último passo a ser feito. Afinal, é perfeitamente possível começar na advocacia atuando como pessoa física e fazer a transição para pessoa jurídica posteriormente, uma opção feita por muitos devido às vantagens tributárias.

O registro de um escritório de advocacia é diferente de outras empresas, já que o registro e arquivamento do contrato social é feito pela OAB de seu estado. Antes mesmo de finalizar o seu contrato social, é interessante entrar em contato com a OAB e verificar os requisitos específicos, procedimento e taxas a pagar.

Possivelmente sua seccional disponibiliza alguns modelos básicos. A OAB/RJ, por exemplo, disponibiliza modelos de sociedade de advogados que você pode acessar.

Feito o registro na OAB, o próximo passo é inscrever a sociedade no CNPJ. Depois disso, o último passo é a abertura da inscrição municipal. O procedimento, claro, vai variar de prefeitura para prefeitura, assim como os custos. Se você quiser ganhar tempo nestes processos, o seu serviço de contabilidade pode atuar nesses passos burocráticos. 

Dica de leitura: Guia completo de contabilidade para advogados

Marketing jurídico: invista na sua carreira com o Programa de Colunistas

O marketing jurídico consiste em estratégias de divulgação de serviços e conhecimento de áreas da advocacia e escritórios. É por meio dele que você vai conquistar clientes e, posteriormente, receita. Mas diferente de outras áreas, no meio jurídico há limitações dadas a propagandas. 

Por isso, a melhor forma de divulgar o seu escritório é por meio de criação de conteúdos. E aqui na Aurum criamos o Programa de Colunistas, assim, advogados e advogadas parceiros podem escrever sobre suas especialidades e se tornarem mais conhecidos

Se você quer investir na sua carreira e aumentar o conhecimento do seu novo escritório, a melhor forma é tendo acesso a grandes portais. Por dia, mais de 20 mil pessoas passam por aqui. 

Faça parte do nosso time de especialistas

Como o Astrea profissionaliza o seu escritório desde o início

Utilizar o software jurídico Astrea desde o início do seu negócio pode fazer toda a diferença para que tenha um crescimento exponencial no futuro. Com ele você não perde tempo com atividades repetitivas, potencializando o seu resultado. 

O plano Light, nossa versão gratuita, é ideal para quem quer estruturar o negócio, sem comprometer o orçamento. E, depois, com o passar do tempo e crescimento em volume de clientes e receita, é possível migrar para planos que acompanhem esse novo momento, sem perder nenhuma informação. 

Quer saber mais sobre o que tem na versão gratuita do Astrea? Olha só:

  • Automatização e monitoramento de até 40 processos; 
  • Controle de tarefas; 
  • Gestão das informações dos clientes;
  • Alertas de movimentações diretamente no celular; 
  • Gestão de documentos jurídicos via integração com o Google Drive;
  • Informações na nuvem;
  • Acesso no celular via o app Astrea.

Tudo isso com muita segurança das informações, atendimento de qualidade e um software intuitivo e fácil de usar. 

Comece o seu escritório com o pé direito.

Comece com o Astrea

Conclusão

Como pudemos ver, existem vários tamanhos e formas de organização de um escritório, basta escolher o caminho que mais se encaixa na sua rotina.

É fato que abrir um escritório de advocacia, independente de seu tamanho, é trabalhoso e vai trazer uma longa jornada à frente. No entanto, se o seu objetivo é advogar, é imprescindível começar a se organizar o quanto antes, definir suas metas e qual tipo de escritório você almeja.

E com o Astrea você já começa como um grande escritório, sem precisar investir em um software jurídico logo de cara. Assim, garante que o escritório já comece pronto para crescer no futuro.

Principais dúvidas sobre como abrir o seu escritório de advocacia

Abaixo separamos algumas das principais perguntas sobre o tema, para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Quem pode abrir um escritório de advocacia?

De acordo com o art 1º da Lei Nº 6.839, para abrir uma empresa os profissionais precisam estar legalmente habilitados, sendo obrigação das entidades competentes a fiscalização do exercício das diversas profissões. 

Ou seja,  quem pode abrir um escritório de advocacia são os profissionais regularizados pela OAB. 

Como abrir um escritório de advocacia online?

Para abrir um escritório online é preciso seguir alguns passos como organização, comunicação, estrutura, rotina e ferramentas. E, para não deixar nada de lado, separei um conteúdo sobre como exercer trabalho remoto na advocacia. 

Para atuar como advogado home office, clique aqui.  

Como montar um escritório de advocacia sozinho?

Uma das principais dúvidas para profissionais que estão começando a advogar é sobre como abrir um escritório de advocacia sozinho. E, na verdade, todas as dicas que eu trouxe desde o início do texto valem para você que quer abrir seu escritório sem sócios. 

Vamos relembrar os pontos indispensáveis? Você deve ter: computador, celular, acesso à internet, e token da OAB.

Como abrir um escritório de advocacia com advogados associados?

Para abrir um escritório com associados, é preciso levar em consideração uma série de questões como: participação nos resultados e lucros, regulamentação do advogado associado, vantagens, desvantagens, entre outros inúmeros pontos. 

Por isso, fizemos um conteúdo especial apenas para tratar sobre isso. Para você acessar, clique aqui.

Mais conteúdos para você que quer abrir o seu escritório de advocacia

Separei abaixo alguns temas que são importantes para você que está pensando em abrir seu escritório, confira!

Newsletter da Aurum

Sabia que você pode receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail? Para isso, é só se inscrever na Newsletter da Aurum, clicando no botão abaixo: 

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Você ficou com alguma dúvida? É só comentar aqui embaixo para falar comigo!


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Ana Paula 27/09/2022 às 16:25

    Boa tarde, o senhor acha que quem atua na área Previdenciária, necessariamente, precisa ter um ponto próximo de INSS, ou existem outras formas de conseguir clientes mais eficazes? Pergunto pois, os profissionais que conheço, a maioria optou em estar próximo do INSS.

    • Mateus Terra 21/10/2022 às 16:34

      Não tem a menor necessidade. A internet está aí para ampliar o seu alcance.

  • Ana Cristina 12/11/2021 às 09:20

    Ao optar por Coworking, eu poderia colocar uma identificação na aérea externa do prédio com a permissão, claro, do proprietário do espaço cedido a reuniões?

    • Mateus Terra 21/10/2022 às 16:34

      Não vejo impedimento…

  • Stefani Mendes Brasil 20/10/2018 às 00:57

    Doutor, boa noite! Gostaria de saber a média que gasta para abri um escritório simples e como captar clientes PJ?

    • Mateus Terra 25/06/2021 às 14:27

      Oi Stefani, esse custo vai variar de acordo com cada município e com o que você considera um escritório simples.
      Para conquistar clientes PJ é necessário, antes de tudo, relacionamento. Toda empresa tem seus decisores, e eles precisam te conhecer.

  • Siglfredmax Max 19/10/2018 às 04:38

    A pesar de diferente de outros negócios, prestar serviços jurídicos necessitam táticas de mercado, assim primeiro passo é estudar as necessidades do local. Para evitar saturação.

    • Mateus Terra 25/06/2021 às 14:26

      Saturação já existe em todo o mercado jurídico, é muito mais importante saber se diferenciar da concorrência.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.