Dicas e inspirações para decoração de um escritório de advocacia moderno

Dicas e inspirações para decoração de escritório de advocacia moderno

Comentar
Recomendar

Uma bela apresentação visual, especialmente em ambientes profissionais, na maioria das vezes impressiona bastante. Lançar mão de uma boa decoração de escritório de advocacia permite que esses espaços se apresentem aos clientes de forma mais elegante.

A imagem da deusa grega Têmis, vendada, com espada e balança nas mãos, já não fala mais com certos clientes. E uma decoração muito formal pode já não ser sinônimo de retidão para as novas gerações.

Acreditar em uma decoração acolhedora e mais adequada aos novos tempos é a melhor forma de impressionar os clientes e deixar que eles façam o trabalho de divulgar. Espaços de primeira impressão, como recepção e salas de reuniões, devem atrair e acolher. Mas, se tratando de um escritório de advocacia, também é essencial manter signos de respeito e confiança.

Como fazer uma decoração de escritório de advocacia

Para equilibrar modernidade e tradição, elencamos algumas dicas e inspirações de decoração para um escritório de advocacia moderno.

1. Pense nos diferentes ambientes

Em termos de ambientes, é necessário pensar em algumas divisões. 

É imprescindível que o escritório tenha uma sala ou antessala de espera. Não precisa ser um espaço grande, mas confortável o suficiente para até quatro pessoas sentadas, além da secretária, com sua mesa de trabalho.

Como se trata da primeira impressão, é ideal que este espaço tenha decoração próxima do que o cliente vai encontrar no interior. Vale a pena contar com um lavabo na entrada.

O segundo ambiente pode ser uma grande sala, com mesas para atendimento. O espaço pode até ser integrado com a sala de reuniões, mas o ideal é que haja algum tipo de divisão, como uma parede de vidro, com portas de correr, para garantir a privacidade dos clientes e o sigilo de informações.

Além disso, é necessário prever uma copa e um banheiro para funcionários.

Decoração de escritório de advocacia funcional
Fonte: Pinterest

2. Priorize cores sóbrias

A sobriedade é a palavra-chave na decoração de escritórios de advocacia. A combinação de madeira com tons acinzentados e crus é uma opção coringa.

Madeira escura nos móveis e acabamentos, estofado em couro e estátuas de bronze são símbolos de tradição, mas podem deixar o cliente um tanto desconfortável com tamanha pompa. Porém, é possível manter a aura de respeito e confiança e ainda assim investir em uma comunicação visual mais agradável para quem vai contratar os serviços do escritório. 

Clareando a madeira e substituindo os estofados de couro por acabamentos em linho cru, por exemplo, o ambiente fica mais leve e receptivo. Para dar classe, a principal dica é fazer toda a madeira no mesmo tom, seja em mesas, pés de cadeiras, armários e acabamentos. 

Projetar o ambiente é o meio mais certeiro de garantir que não haverá mistura.

Decoração de escritório de advocacia cores claras
Fonte: Pinterest

Adicionar detalhes e acabamentos em um tom mais claro, como o branco, dá sofisticação e clareia o ambiente. Em um armário que ocupe toda a parede, vale ter duas ou três portas brancas, como toques de design.

Apostar em pelo menos uma parede pintada de branco-gelo, por exemplo, é ideal para ajudar a luz a refletir e tornar o ambiente mais claro. Mas também é interessante aplicar alguma cor, especialmente o cinza, em um tom mais claro, para trazer sofisticação ao ambiente. 

A combinação de cinza com madeira clara tem se tornado uma das mais utilizadas em projetos de escritório. Os mais arrojados podem apostar em um piso de cimento queimado: super em alta, de fácil manutenção e que deixa toda a decoração mais moderna.

Decoração de escritório de advocacia iluminado
Fonte: Pinterest

3. Aposte em pontos de luz natural e artificial

Uma boa iluminação natural convida para o escritório. Por isso, vale a pena apostar em paredes de vidro ou grandes janelas que permitam a entrada de luz natural. Uma bela mesa com tampo de madeira e cadeiras confortáveis em tons claros já montam uma excelente sala de reunião.

Decoração de escritório de advocacia com luz natural
Fonte: Pinterest

O escritório que investir em uma bela luminária moderna pendente sobre a mesa de reuniões certamente vai ganhar pontos com os clientes. No restante do escritório, luzes funcionais, porém embutidas, decoram e deixam o ambiente ideal para o trabalho.

Um abajur aqui ou ali, especialmente na antessala, dá um toque mais acolhedor. Cuidado para não deixar nada escuro: uma atmosfera nebulosa é o que menos se deseja criar em um escritório de advocacia.

Decoração de escritório de advocacia com luminárias
Fonte: Pinterest

4. Invista em mobiliário funcional e discreto

Móveis para escritório de advocacia precisam ser altamente funcionais. Mesas e escrivaninhas com poucas linhas estão em alta, mas vale a pena investir em algum móvel com gavetas ou em gaveteiros que se acomodem bem debaixo de mesas.

Mesmo que os escritórios estejam se esforçando em tornar seus processos digitais, ainda pode haver um grande volume de documentos em papel para arquivar. Armários barulhentos de metal matam qualquer decoração.

A melhor maneira é planejar um bom móvel, com todas as divisões necessárias, para garantir que o arquivo físico não seja um problema para o design de interiores.

Decoração de escritório de advocacia neutra
Fonte: Pinterest

Nos assentos para clientes, uma cor clara torna o ambiente mais interessante. Pensando na durabilidade, uma dica é impermeabilizar os estofados, já que o fluxo de pessoas pode ser grande.

Também não é necessário investir em tecidos naturais. Há uma grande variedade de produtos sintéticos que fazem perfeitamente as vezes de materiais considerados mais nobres. Pés de madeira acompanham a decoração; os cromados dão modernidade ao ambiente, e também caem bem.

Decoração de escritório de advocacia com cores neutras
Fonte: Pinterest

As cadeiras dos funcionários devem ser confortáveis, ergonômicas, leves e ajustáveis. Sentar-se antes de comprar é a dica de ouro. Embora a maioria dos modelos é em preto – uma cor de fácil manutenção e combinação – é interessante procurar versões em cores sóbrias como marrom, bege ou cru.

Decoração de escritório de advocacia - área de trabalho
Fonte: Pinterest

Se ainda assim pretas forem as melhores opções, a dica é clarear o ambiente, aplicando mais branco nas paredes e nos móveis.

Se o escritório demanda espaço para uma biblioteca, ela pode ser desenhada como um ponto focal da decoração. Prateleiras iluminadas podem servir para expor os livros e também mantê-los organizados.

Decoração de escritório de advocacia com móveis claros
Fonte: Pinterest

5. Tenha poucos ornamentos

A ornamentação do espaço deve ser feita com parcimônia. Objetos de decoração para escritório de advocacia devem chamar menos atenção do que o assunto de reunieões. 

O mais indicado é o uso de quadros abstratos ou fotografias menos pessoais que tenham tons similares à paleta de cores escolhida para o ambiente. Um grande quadro que se torne um ponto de destaque pode desviar o foco do cliente. Para evitar, o ideal é apostar em pequenos conjuntos de quadros menores, dois ou três, em uma das paredes do ambiente.

escritório de advocacia cores claras
Fonte: Pinterest
escritório de advocacia minimalista
Fonte: Pinterest

Claro que um belo quadro tem seu lugar e, especialmente, se foi presente de um cliente, é melhor pendurar. A dica é usar em uma parede que vai ser menos observada durante o trabalho, como atrás dos assentos de clientes ou no corredor de acesso a alguma outra sala.

Um ambiente muito sóbrio pode ganhar vida com plantas naturais. A dica é evitar flores. Arranjos para escritório de advocacia podem ter, preferencialmente, plantas resistentes, como cactos, suculentas e babosas.

Outras opções de fácil cuidado são a planta aranha, que se dá bem com luz indireta, o fico-chorão e, na última moda, o bambu. A melhor maneira é dispor os vasos e cachepôs em cantos, como adornos sofisticados. Planta sobre a mesa de reunião: nem pensar.

decoração de escritório de advocacia com plantas
Fonte: Pinterest

Decoração de escritório de advocacia home office

Se você é um advogado home office ou conta com um escritório de advocacia virtual talvez não precise investir em todos os itens acima. Ainda assim, contar com um ambiente pensado para seu tempo de trabalho é um ótimo passo para garantir mais organização e produtividade.

Nesse caso, é importante avaliar o espaço disponível e seus materiais de trabalho, além de prezar pelo conforto e funcionalidade. Nossa dica é decorar o ambiente com elementos que ajudem a manter o foco e concentração.

  • escritório home office
  • escritório home office
  • escritório home office

Mais: Como organizar um escritório de advocacia para atuar no digital

Inspirações para a sua decoração de escritório de advocacia

Todas as imagens que utilizamos neste post foram encontradas no Pinterest.

E aqui vai nossa dica final: busque por outras inspirações na plataforma e salve aquelas com as quais mais se identifica ou que fazem sentido para a sua realidade. Assim, da próxima vez que precisar, já vai ter uma boa bagagem de ideias.

Com essas inspirações, é possível montar um belo design para escritório de advocacia, com modernidade e sem perder as mensagens de confiança e seriedade.

Fonte: Pinterest

Esperamos que tenha gostado e encontrado inspirações!

Se quiser receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada, basta assinar a newsletter da Aurum. Nela, reunimos dicas de advocacia, gestão e tecnologia para contribuir com a sua rotina!

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Gostou do conteúdo? Tem alguma outra dica de decoração de escritório de advocacia? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! 🙂

Estabeleça
uma rotina organizada e produtiva de verdade!

O melhor software jurídico do mercado, agora gratuito.

Conheça o plano Light
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

1 comentário
Você está aqui