marketing juridico digital >

Como acertar sua estratégia de marketing jurídico digital nos limites da OAB

Como acertar sua estratégia de marketing jurídico digital nos limites da OAB

28 jun 2023
Artigo atualizado 7 dez 2023
28 jun 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 7 dez 2023
O marketing jurídico digital é o conjunto de estratégias que visam o fortalecimento da imagem de advogados e escritórios de advocacia na internet, seja através de sites ou até mesmo redes sociais.

Você sabe bem que nossa comunicação está cada dia mais voltada para o meio digital. Assim, aplicar boas estratégias de marketing digital para ganhar destaque no mercado, se torna uma ação necessária. E na advocacia isso não é diferente!

Por isso, neste texto você vai conferir as melhores estratégias para transformar a comunicação do seu escritório do início ao fim. E tudo isso seguindo as normas da OAB!

Ficou curioso? Então continue a leitura! 😉

Dicas para acertar no marketing jurídico digital 

Para que você possa ingressar no marketing jurídico digital com consciência de que está traçando as melhores estratégias para seu escritório, vamos listar algumas dicas fundamentais nesse momento. Confira!

Dica 1: Crie um site

Considerada uma das ferramentas mais importantes para atrair clientes na advocacia, um site pode ser o caminho mais próximo entre você e seus futuros clientes.

Um site é ótimo para que os usuários possam ter conhecimento sobre seu escritório e serviços, isso sem precisar sair de casa. Através dele é possível compartilhar informações como:

  • Currículo dos advogados;
  • Endereço do escritório;
  • Área de atuação;
  • Endereço de redes sociais;

Além disso, os sites para advogados são ótimos espaços para a divulgação de conteúdos e artigos relevantes. Se você criar uma área de blog, pode nutrí-lo com novidades que sejam relevantes para os seus usuários.

Guia de atendimento com software jurídico
Entregue aos seus clientes um atendimento de excelência! Baixe grátis o guia de atendimento ao cliente produzido pela equipe da Aurum. Quero baixar o guia de atendimento

Dica 2: Invista em conteúdos jurídicos de qualidade

Uma boa dica para conseguir se ranquear nos mecanismos de busca, sem a necessidade de investimento e ferramentas de propaganda, é a produção de conteúdo jurídico de qualidade e de relevância para quem pesquisa sobre sua área de atuação.

É fundamental que os textos de descrição dos advogados e os conteúdos jurídicos publicados em seu blog sejam profissionais. Desta forma, você passa credibilidade e segurança para os prospects, que são as pessoas interessadas em seus serviços.

No entanto, caso você não tenha experiência em produção de conteúdos, ou simplesmente não tem tempo para essa tarefa, pode ser uma boa opção procurar por um profissional especializado.

Por mais que inicialmente possa parecer um investimento alto, com o tempo o retorno pode ser bem positivo. Muitas pessoas buscam por serviços jurídicos na internet, e se você oferecer um site de qualidade, seu escritório pode se tornar a primeira opção delas.

Dica 3: Use as redes sociais ao seu favor

Apesar de muitos ainda pensarem que redes sociais são informais para um advogado, o mercado diz ao contrário e já demonstra bons resultados para quem se faz presente nesses meios, essa estratégia é fundamental para um bom marketing jurídico digital.

Podemos até dizer que estar nas redes sociais é fundamental para conseguir se destacar no mercado jurídico de uma maneira rápida e prática

Contudo, é necessário estar atento quanto às publicações e atividades nessas plataformas, principalmente quando falamos em facebook e instagram para advogados.

Esteja sempre presente com conteúdos de qualidade e interativos. Assim, o engajamento será maior com os usuários e eles podem se tornar clientes, caso seu serviço se faça necessário.

Para aumentar o engajamento, utilize estratégias como:

  • Vídeos nos “stories”;
  • Enquetes;
  • Abra a ferramenta de perguntas para o público;
  • Produza conteúdos interativos.

Dica 4: Utilize o e-mail marketing

Outra forma de atrair os clientes com muita eficiência é o e-mail marketing. Crie listas de e-mails com pessoas da sua área de interesse e ofereça conteúdos interessantes como artigos ou ebooks para fidelizá-los.

É importante lembrar que para que você possa enviar e-mail para essas pessoas, você precisa da autorização delas para não gerar uma insatisfação ou até mesmo uma punição por parte da OAB.

Sendo assim, uma boa maneira de conseguir esses leads, é adicionando um formulário ao site site. Desta forma, as pessoas vão adicionar os dados delas e você terá certeza de que estará enviando os conteúdos para quem já demonstrou interesse em seus serviços.

Dica 5: Impulsione os conteúdos

Além do ranqueamento orgânico, que é melhorar seu posicionamento através de um site e conteúdos de qualidade, você também tem opção de fazer um investimento em impulsionamento nos mecanismos de busca da internet.

Ferramentas como Google Adwords ou Facebook Ads são ideais para que você consiga manter seu site ou página sempre no topo das buscas. 

Por exemplo, caso você tenha um site voltado para direito criminal e investe na palavra-chave “direito criminal em Minas Gerais”, sempre que uma pessoa fizer uma busca relacionada a isso, ela encontrará o seu escritório.

A melhor parte é a possibilidade de segmentar suas campanhas por:

  • Faixa etária;
  • Orientação sexual;
  • Localização;
  • Área de interesse.

Leia também: Curso de marketing para advogados vale a pena?

Erros mais cometidos em marketing jurídico digital 

Agora que você sabe algumas dicas importantíssimas para se destacar através do marketing digital juridico, vamos citar exemplos de ações que devem ser evitadas, para que você possa manter a credibilidade do seu escritório sempre em alta.

Separe o perfil profissional do pessoal

Caso você opte por ingressar nas redes sociais, tenha em mente que separar o seu perfil pessoal do profissional é muito importante.

Pense na seguinte situação: você passa a semana toda nutrindo as redes sociais com conteúdos relevantes e interativos, aumentando a proximidade com os seus seguidores. No entanto, aos finais de semana, você faz postagens sobre um encontro com a família ou um evento com os amigos. 

Por mais que isso seja normal na vida de um advogado, pode fazer com que uma pessoa que nunca entrou em seu perfil achar estranho e prefira não procurar saber sobre seus serviços.

Baixa frequência de postagens 

Muitas pessoas criam seus perfis nas redes sociais e se empolgam com a novidade, mas perdem o interesse ao longo do tempo e param de compartilhar conteúdos.

Isso é bem negativo, pois as pessoas que te acompanhavam e tinham interesse em seus conteúdos vão esfriando a relação aos poucos. Nesse tempo, elas podem encontrar outros perfis interessantes e esquecer de você na hora de contratar um serviço.

Não definir o público-alvo

Este é um dos erros mais cometidos no marketing jurídico digital. Na maioria das vezes,acontece por falta de instrução.

Como nas demais áreas, para que você consiga resultados através do marketing jurídico digital, é importante direcionar suas ações para um público específico. E isso vai desde o design do site à linguagem utilizada nos artigos.

Por isso, antes de mais nada, defina sua persona. Procura saber seus interesses, nível de instrução e áreas de interesse. Assim, você terá certeza de que está conversando com quem se interessa por seus serviços.

Regras do Código de Ética da OAB para o o marketing jurídico digital

O Código de Ética da OAB é o que diferencia o marketing jurídico digital do marketing tradicional. É o código que regulamenta o que pode ser feito e o que é vedado no marketing jurídico, seja ele digital ou não.

Como você já deve saber, o direito não é uma atividade mercantil, ao contrário da maioria das áreas do mercado. Por isso, não se pode vender ou oferecer serviços, sejam ele pagos ou gratuitos.

A publicidade jurídica deve conter o cunho totalmente informativo e por isso ações devem ser evitadas, como:

  • Realizar postagens em espaços online que não possuam cunho jurídico;
  • Postar conteúdos que tenham como finalidade realizar qualquer tipo de venda;
  • Ofertar consultas jurídicas em sites e redes sociais;
  • Utilizar cores extravagantes que possam atrair o cliente;
  • Enviar e-mails comerciais para listas de contatos.

De maneira geral, o Código de Ética da OAB tem como objetivo manter a seriedade e profissionalismo que o mercado jurídico requer, seja no marketing jurídico digital ou físico.

Como acompanhar os resultados da estratégia de marketing jurídico digital

Uma das melhores maneiras de acompanhar se os resultados das estratégias estão sendo positivos, é através do número de contatos que você recebeu depois de colocar as ações em prática.

No entanto, nem sempre essa é a maneira mais fácil, pois você pode estar aplicando diversas estratégias. Assim fica difícil definir qual delas está gerando um impacto maior e deve ser impulsionada, ou qual não demonstrou retorno e deve ser repensada.

Por isso, algumas ferramentas já citadas acima são ideais para esse acompanhamento. Tanto o Google quanto o Facebook Ads possuem métricas simples de serem acompanhadas.

Os gráficos separam as ações e as campanhas, o que facilita na hora de aferir os resultados. Caso você não tenha investido em impulsionamento de campanhas, o Google Analytics pode ser a melhor opção para analisar os resultados.

Mais conhecimento para você

Se você quiser saber mais sobre temas relacionados ao dia a dia da advocacia, continue a leitura aqui no blog da Aurum:

Continue acompanhando os conteúdos do blog! Assine a newsletter da Aurum para receber e-mails exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e da tecnologia.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

E aí, gostou do texto? Tem alguma dúvida sobre o marketing jurídico digital? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!


Social Social Social Social

Sou formado em Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Estratégico e Marketing Digital - UniBH. Trabalho na área de Marketing desde 2009. Com o conhecimento que adquiri em mais de uma década de experiência com publicidade e internet, no ano de 2018...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Graziely Rammos 01/07/2021 às 00:32

    Marketing Digital é um recurso super importante para quem está expandindo os negócios e procurando meios de atrair cliente. E vem se expandindo cada vez mais no meio jurídico.
    Ótimo conteúdo!

  • Vanessa 04/04/2020 às 13:46

    Marketing digital para escritório de advocacia

  • kedja gomes 12/03/2020 às 12:35

    Tenho interesse em trabalhar com advocacia totalmente digital. Há alguma assessoria para iniciar este trabalho de modo ético?

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.