Selo Novembro Black Astrea Até 50% OFF, confira o regulamento

‼️ Até 50% OFF*‼️ Conquiste o software jurídico líder em gestão de escritórios! Até 50% OFF* no Astrea Quero meu desconto

Mercado de trabalho para advogados: Conheça as tendências da área

Mercado de trabalho para advogados: Conheça as tendências da área

5 set 2017
ìcone Relógio Artigo atualizado 27 set 2021

O mercado de trabalho para advogados é bastante amplo e oferece muitas opções para quem escolhe exercer a advocacia. O futuro da profissão (e o presente) passa pelo exercício de competências empreendedoras para perceber as necessidades do mercado e criar serviços que possam supri-las. Ou seja, é preciso identificar as dificuldades do mundo e transformá-las em oportunidades! Um advogado que se adapta aos desafios e age frente às tendências do mercado será sempre um profissional do futuro.

A desjudicialização e a mediação dos conflitos já são preocupações iminentes para a sobrevivência da advocacia a médio e longo prazo. Além disso, o mercado jurídico passa por um momento decisivo. Algoritmos e softwares de inteligência artificial (a exemplo do Watson, da IBM, com inteligência cognitiva) estão mudando radicalmente a forma de advogar. A adaptação dos advogados à tecnologia já é uma realidade.

Entretanto, mesmo com a invasão tecnológica, o advogado não perdeu e nem perderá a sua função essencial de ser ponte entre o cliente e o sistema normativo.

Diante das mudanças, surgem diversas possibilidades no mercado de trabalho para advogados. Redirecionar os esforços para novas áreas do Direito e também da economia podem dar boas recompensas! Elenco abaixo algumas oportunidades em que a advocacia pode alavancar seus resultados tanto no consultivo (preferencialmente) como no contencioso:

Oportunidades por Segmentos da Economia

Franquias

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu quase 10% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Indo na contramão da crise, essa área pode ser uma oportunidade para advogados. A atuação dos profissionais do Direito pode ser tanto na formatação e preparação do negócio para ser franqueável, planos de expansão, planejamento tributário, quanto na consultoria para candidatos a franqueados, com análise de contratos e viabilidade de negócio, etc.

Moda

Após um longo período de recessão, a indústria têxtil e de confecção apresenta crescimento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), a perspectiva de recuperação do setor deve ser motivada pelas reforma da previdência, reforma trabalhista, reforma tributária e a desburocratização.
Além do aumento das compras pela internet e também do crescimento das redes de franquia de varejo de moda, há muito espaço para a advocacia em licenciamentos de marcas, representação comercial, direito autoral, da propriedade intelectual e industrial, do consumidor, trabalhista e tributária dentre outras.

Entretenimento

As novas tecnologias influenciaram o comportamento do consumidor de entretenimento e as suas relações com os fornecedores. Advogados podem lidar com contratos de cessão e licenciamento de direitos audiovisuais, autorizações de uso da marca, questões autorais, candidatura a leis de fomento à cultura, entre outros mecanismos de incentivo e financiamento a empresas do setor.

Mercado financeiro

O crescimento da tecnologia também avança para o ambiente de negócios: fintechs, novos meios de pagamento, bancos digitais, fundos de private equity e reestruturação de crédito e gestão de fundos de investimento podem precisar de advogados especializados na área. Este setor exige perfil arrojado e visão estratégica de negócios.

Oportunidades por Áreas do Direito

Direito Digital

O Marco Civil da Internet estabelece direitos e deveres nas interações virtuais, responsabilidades civil e criminal de usuários, provedores e governo, além de questões de regulação, concorrenciais, de consumo, etc. O direito digital é uma forte tendência de mercado, já que as relações humanas estão migrando para esse ambiente virtual. Startups – empresas mobile e web, fintechs e e-commerce também estão na lista de potenciais clientes.

Biodireito

Dentro desta área, advogados podem atuar no que diz respeito a biomedicina e biotecnologia, questões relativas à procriação assistida, manipulação genética, transplantes de órgãos entre vivos, eugenia, recombinação genética, genoma humano, direito à saúde, entre outras. A relação entre tecnologia e medicina é cada vez mais necessária e isso se reflete no direito. Afinal, são temas de grande impacto na vida em sociedade.

Compliance

É redundante, mas não poderia deixar de recomendar o compliance como uma área em expansão na advocacia, frente aos recentes acontecimentos no cenário político-jurídico do País. Embora já bastante difundido em outros países, a cultura da conformidade e das melhores práticas de governança corporativa chega ao Brasil como questão de ordem a médias e grandes corporações.

Conclusão

Questões como o planejamento tributário, direito das sucessões, direito societário e governança estão entre as possibilidades de atuação para profissionais do Direito nesta área.
Para se manter atualizado sobre os movimentos da economia que impactam a atividade da advocacia acompanhe as mídias setorizadas dos ramos da advocacia e do Direito que escolheu para atuar, seus indicadores financeiros, cultive o hábito de se abastecer de conhecimento com leituras multidisciplinares.
Participar de eventos voltados ao mercado de trabalho para advogados, com uma veia empreendedora, não só com foco em direito material e processual também ajuda. Além de eventos setoriais que oxigenam o olhar.
O mais importante é estar aberto para captar as oportunidades quando elas surgem. Quem sai na frente obtém vantagens competitivas no mercado de trabalho para advogados.
Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado da advocacia, assine a nossa newsletter. Além disso, confira nosso infográfico sobre o perfil do advogado moderno e entenda melhor os profissionais contemporâneos!
BAIXE O INFOGRÁFICO SOBRE O PERFIL DO ADVOGADO MODERNO

Camila Berni é advogada, consultora em gestão de escritórios de advocacia, escritora e empreendedora. Além disso, ela foi uma das palestrantes do Aurum Summit 2017. Saiba mais sobre a próxima edição evento aqui.


Camila Berni é advogada, consultora em gestão de escritórios de advocacia, escritora e empreendedora....

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Selo Novembro Black Astrea Até 50% OFF, confira o regulamento