Saiba o que é a advocacia 5.0 >

O que você precisa saber sobre a nova realidade da Advocacia 5.0

O que você precisa saber sobre a nova realidade da Advocacia 5.0

12 fev 2020
Artigo atualizado 5 dez 2023
12 fev 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 5 dez 2023

A Advocacia 5.0 tem como foco o equilíbrio entre os seres humanos e a tecnologia em busca da solução de problemas sociais por meio de alternativas digitais e inteligentes. Surgiu a partir do conceito de Sociedade 5.0, divulgado no Japão.

Você já deve ter ouvido falar sobre impressão 3D e realidade aumentada, certo? Ou, então sobre veículos autônomos, Internet das Coisas (IoT), Jurimetria e Blockchain? Todas essas são tecnologias que já vivenciamos em nossa realidade e que terão seus impactos englobados em um novo modelo, a Sociedade 5.0.

Este período que se instaura é marcado pela disrupção sem precedentes, no ritmo mais rápido da história. A tecnologia de automação vai impactar a todos, desde trabalhadores de chão de fábricas até grandes executivos. E o foco dessas mudanças terá como prioridade o ser humano com suas necessidades e habilidades intrínsecas.

Em um contexto holístico de sociedade digital, ao alternar o modo de trabalho e a manipulação dos dados referentes ao comportamento humano, tais transformações trazem benefícios econômicos. Surgem, também, novos modelos de mercado, com foco no comprometimento com geração de valor. As organizações passam a ser mais descentralizadas, e o desenvolvimento tem um caráter harmônico e empático.

O meio jurídico também caminha nesse sentido, rumo ao Direito 5.0 e à Advocacia 5.0. Junto a esses modelos, vêm novas formas de trabalho, de gerenciamento e entrega de valor ao cliente. E é sobre isso que vou falar neste texto, trazendo um contexto geral sobre o assunto e esclarecendo alguns conceitos. Boa leitura! 😉

Revoluções da sociedade até a Advocacia 5.0

Antes de chegar à era tecnológica, a humanidade passou por diversas transformações – algumas delas marcadas por verdadeiras revoluções, tamanhas as mudanças. Dessa forma, para compreender com êxito o que é e representa a Advocacia 5.0, é importante relembrar alguns marcos e conceitos

1º Revolução Industrial:  Globalização 1.0, Sociedade 1.0 (caçadora-coletor)

Ocorreu entre 1760 e 1860 e contemplou o aparecimento das indústrias de tecidos de algodão. Ficou marcada pela mecanização de processos, ou seja, pela invenção de máquinas para acelerar e substituir o trabalho humano. 

A Advocacia 1.0 era de produção artesanal, na própria comarca, com recursos escassos, serviços repetitivos e semelhantes. Durante esse período foram criadas as primeiras turmas dos cursos de Direito no Brasil, em 1827, nas cidades de Olinda e São Paulo. Já em nível mundial, na Universidade de Bolonha, em 1150.

2ª Revolução Industrial: Globalização 2.0, Sociedade 2.0 (agrícola)

É o período marcado entre os anos de 1860 e 1900. A Sociedade 2.0 trouxe o emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo para sanar necessidades humanas. Nesta época também ocorreu o desenvolvimento da indústria química e a criação de novos inventos, como automóveis, telefones e rádios. 

A Advocacia 2.0 foi marcada pelo crescimento das bancas e pela fundação dos escritórios de advocacia, fruto do aumento das demandas jurídicas. 

3ª Revolução Industrial: Globalização 3.0, Sociedade 3.0 (industrializada)

Surgiu em torno de 1950, fruto dos avanços ocorridos nos séculos XIX e XX. Ficou marcada pelo surgimento de equipamentos eletrônicos, da telecomunicação, de computadores, fax e celular. É o período em que se desenvolveu a engenharia genética e pesquisas na área da biotecnologia. Possibilitou, também, a exploração espacial, a invenção dos robôs e autômatos, ou máquinas que operam de forma automática, além do modo de produção chamado de Toyotismo. 

A Advocacia 3.0 ganhou agilidade para executar as tarefas do dia a dia, principalmente pelo surgimento da internet. Foi implementada a automatização de contratos e de procedimentos, além do uso de robôs de mensagens (chatbots). Surgiram as sociedades de advogados, os processos eletrônicos, a assinatura digital e os documentos digitalizados.

4ª Revolução Industrial, Globalização 4.0, Sociedade 4.0 (informação)

Com a origem da internet, as conexões entre as pessoas tornaram-se cada vez mais rápidas e eficazes. Nesse contexto surge a Sociedade 4.0. O período é marcado pelo foco na indústria e na produtividade, além do desenvolvimento de sistemas para diminuir operações manuais e mitigar a incidência de erros humanos. As informações passaram a ser digitalizadas e entrou em cena o uso de dados para garantir eficiência, reduzir falhas e aumentar a sustentabilidade e a lucratividade da indústria.

Na Advocacia 4.0, as temáticas surgem a mesma velocidade que as inovações. Alguns dos marcos do período são: Direito Digital, Jurimetria, Compliance, Propriedade Intelectual, Fashion Law, Lei Geral de Proteção de Dados. Também foram consolidadas bases para os negócios digitais, implicando na aplicação do Direito do Consumidor de forma online. Entre essas novidades estão as Fintechs, o comércio eletrônico, além de ações como a Black Friday

Os advogados têm à disposição recursos tecnológicos que auxiliam para uma atuação mais estratégica no processo de tomada de decisões. 

Software jurídico Astrea
Descubra como evoluir sua advocacia com o melhor software jurídico do mercado! Experimente gratuitamente

Expectativas em relação à Sociedade 5.0 e à Advocacia 5.0

A era da Sociedade 5.0, também chamada de “sociedade super inteligente”, é impulsionada por tecnologias digitais, como a análise de Big Data, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas e robótica.

O conceito foi apresentado em janeiro de 2016, pelo governo japonês, no lançamento do 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. Formulado pelo Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação (CSTI), o plano consiste em uma estratégia nacional de cinco anos. O objetivo é, nesse período, utilizar as tecnologias criadas no período da 4ª Revolução Industrial a favor da convergência, visando dar mais qualidade às necessidades humanas. Com isso, espera-se resultados satisfatórios em diversos setores da vida.

Essa nova era surge invertendo os valores e quebrando paradigmas, em busca de equilibrar o avanço econômico e a resolução de problemas sociais com alternativas totalmente sustentáveis. A ideia é conseguir beneficiar a população transformando costumes para que as pessoas consigam se adaptar à “sociedade super inteligente” e realizar qualquer tarefa com o auxílio de tecnologias de conectividade e rastreabilidade.

O impacto da Inteligência Artificial no Japão é um pilar importante para a Sociedade 5.0. Isso porque traz práticas de desenvolvimento e de uso da informação por meio de áreas como saúde, mobilidade e produtividade.

Assim, são notórios os avanços para aumentar a longevidade humana, ou até mesmo curar doenças extremas. Já em relação à organização dos espaços e das cidades, surge a mobilidade personalizada e o planejamento de cidades conectadas e inteligentes, possibilitando mais segurança pública. Também são foco as desigualdades sociais e os problemas ocasionados pelos desastres naturais.

O futuro dos profissionais do direito na Advocacia 5.0

Por vezes, surgem apontamentos sobre as transformações no mercado jurídico que afirmam que o profissional da área poderá ser substituído por ferramentas de automação, Inteligência Artificial, plataformas de resolução de conflitos online (ODRs), dentre outras tecnologias disponíveis no mercado. Uma realidade temida por muitos profissionais do direito.

O impacto da tecnologia já é aplicado nos processos internos, especialmente na gestão de escritórios de advocacia, em bancos de dados, na gestão de processos judiciais e nas leituras de decisões judiciais. Essa última por meio de algoritmos que categorizam e exportam dados dos processos, construindo o perfil decisório do juiz específico. 

O papel do advogado do futuro deverá ser estratégico, a fim de:

  • Supervisionar as máquinas para que investiguem recomendações cada vez mais assertivas;
  • Validar o sistema matemático para a avaliação de quais teses poderão ser aplicáveis, aprofundando, assim, seu conhecimento;
  • Verificar pontos favoráveis, através de brechas jurídicas, em busca do sucesso na causa.

Com isso, poderá criar teses próprias, com controle mais detalhado sobre as decisões judiciais e sabendo, de imediato, quantas vezes aquela vara ou aquela turma já julgou a mesma matéria.

Os sistemas de inteligência artificial de fato se sobressaem frente à identificação de padrões, linguagem natural, eliminação de preconceitos e capacidade de armazenar grandes volumes de dados. Porém, atuarão como super assessores, complementando as habilidades dos advogados, mas jamais substituindo-os.

Desta forma, os profissionais que já estão transformando a sua advocacia e utilizando as novas possibilidades estão um passo mais próximos dessa nova realidade. Já aqueles advogados executores de atividades repetitivas e que pouco usam o seu potencial cognitivo, de fato, deverão desenvolver outras competências, como relacionamento interpessoal com cliente. 

O papel do advogado 5.0

Como advogados 5.0, precisamos ter uma conduta de protagonistas de um meio ambiente sustentável e em conformidade com as legislações

Devemos fazer isso, principalmente, por meio das relações interpessoais, para que não percamos o senso de conexão social e de interação. Desta forma, é essencial praticar a ética aliada à tecnologia, desenvolver a criatividade, prezar pela inclusão social e o ter um olhar sistêmico para encontrar soluções mais rápidas aos problemas de clientes. Na era da Sociedade 5.0, qualquer produto ou serviço será entregue de forma ideal à sociedade e adaptado às necessidades das pessoas.

Ao mesmo tempo, com o surgimento da Advocacia 5.0, teremos novos desafios sociais. Por exemplo, a polarização social, o despovoamento e as instalações relacionadas à energia e ao meio ambiente. A estratégia para o advogado do futuro deve ser se aprofundar ainda mais em temáticas como:

  • Desenvolvimento sustentável
  • Estratégias de direitos humanos
  • Reforma regulatória
  • Dados abertos
  • Segurança cibernética
  • Governança mundial de dados

Como se preparar para a Advocacia 5.0

A mentalidade jurídica tradicional, hierárquica, centralizadora e conservadora vem se transformando. Isso acontece desde a sociedade pré-digital e segue, aos poucos, se adaptando à Advocacia 5.0 em formação.

Desta forma, frente ao mercado tão concorrido, nós, advogados do futuro, não podemos nos perpetuar na vida profissional baseados em antigos paradigmas. Isso, na verdade, nos distancia da Advocacia 5.0, e precisamos enxergar o Direito como meio e não um fim. Advogados autônomos, escritórios e departamentos jurídicos que não implementarem a tecnologia aliada às pessoas em sua gestão, certamente não obterão grandes êxitos. Isso porque estarão em desvantagem em relação ao mercado competitivo, frente à jurimetria avançada.

Apesar de minoria, já existem, hoje, modelos que prestam serviços apenas através da internet, por meio de escritórios de advocacia virtuais. É uma modalidade muito comum entre os jovens advogados, que já iniciaram sua advocacia no mundo do processo digital. Nessa realidade, muitos deles não possuem espaços físicos, captam clientes e os atendem por videoconferências e fazem contratos e distribuem ações sem nunca terem se encontrado pessoalmente.

Outra ferramenta indispensável atualmente, e também na Advocacia 5.0, são os celulares e dispositivos móveis, que cada vez mais ganham mais relevância ao cotidiano da advocacia na era digital. Afinal, são utilizados na consulta de processos, busca por informações e no contato com os clientes. E, no futuro, podem ter ainda outras funcionalidades.

Leia também: Como um software jurídico permite que advogados trabalhem à distância.

Conclusão

A Advocacia 5.0 vai exigir dos profissionais do direito o desenvolvimento de novas características técnicas e pessoais. É preciso ser visionário e estratégico, ter um olhar diferente para os problemas, buscando soluções focadas no cliente. Além disso, buscar novas possibilidades do direito, especializações em áreas pouco desbravadas e intitular a marca do seu negócio a um propósito. 

Nesses novos caminhos, o advogado 5.0 deve estar aberto a ser um eterno aprendiz. Dessa forma, minha dica é que os profissionais nunca parem de estudar em busca de seu desenvolvimento. Atuar na Advocacia 5.0 vai exigir conhecimento, uma postura ativa e auto conhecimento.

Mais conhecimento para você

Siga navegando pelo blog da Aurum para conferir outros conteúdos sobre direito e advocacia. Indico os seguintes temas:

Para receber esses e outros materiais direto na sua caixa de emails, você também pode se inscrever na Newsletter da Aurum.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

E você, o que acha da Advocacia 5.0? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo! Vamos adorar saber sua opinião e discutir mais sobre o assunto! 😉


Social Social Social Social

Advogada. Bacharela em Direito pela Universidade de Fortaleza. Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Direito e Processo Constitucional (Faculdade Damásio de Jesus); Direito e Processo Tributário (Faculdade Damásio de Jesus); Direito Público (Faculdade Farias Brito);...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Shirley 19/05/2021 às 12:55

    Amei. Novos conhecimentos, novo crescimento !!!!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.