como planejar metas na advocacia

6 passos de como planejar metas na advocacia e obter resultados

Comentar
Recomendar

O começo de ano é o período ideal para fazer planos. Para que um escritório alcance seus objetivos, no entanto, é fundamental saber como planejar metas na advocacia com foco em resultados a curto, médio e longo prazos.

Com as férias forenses, os advogados têm mais tranquilidade para avaliar o próprio escritório e definir objetivos para o próximo ano. Esse é um passo muito importante para alcançar objetivos. Afinal, caso contrário, fica fácil se distrair com as atividades diárias e perder o foco no desenvolvimento da banca.

Escritórios e advogados, naturalmente, contam com uma rotina atribulada. Por isso, manter o foco e ter clareza sobre quais as medidas impactam positivamente no dia a dia faz toda a diferença.

Traçar um plano de metas, porém, não tem nada a ver com rascunhar medidas aleatórias em uma planilha. É preciso ter clareza sobre as necessidades do escritório para agir de forma estratégica, além de, claro, contar com bons métodos.

Por isso, elencamos alguns passos essenciais de como planejar metas na advocacia para garantir resultados neste ano. Vale a pena conferir! Vamos lá? 🙂

6 passos de como planejar metas na advocacia

1. Trace um panorama realista do seu escritório

Não caia na armadilha de estabelecer um plano de metas com base no senso comum, ou ainda, com base no que observa na concorrência. Essa estratégia costuma ser bastante equivocada. Nem todo escritório precisa dobrar a cartela de clientes para ter sucesso. Da mesma forma, nem sempre abrir uma nova frente de atuação só porque seus concorrentes estão investindo nessa estratégia garantirá bons resultados.

Mais do que olhar para fora, é preciso compreender qual é o atual panorama do escritório. Muitos sócios e gestores afirmam que conhecem o próprio escritório mais do que ninguém. Porém, muitos não têm conhecimento acerca de dados relevantes que impactam o seu negócio.

Número de clientes ativos, ticket médio, taxa de churn, índice de inadimplência… Esses são apenas alguns dos números que todo advogado gestor precisa saber se quiser criar um plano de metas efetivo. Ter um panorama realista do próprio escritório, sem dúvida, é um primeiro passo.

Para obter esses dados que facilitam no processo de tomada de decisões, contar com um bomsoftware jurídico é uma ótima pedida. Isso porque as ferramentas mais modernas do mercado são capazes de processar uma grande quantidade de dados, traduzindo informações relevantes na forma de relatórios. Com esses documentos em mãos, sócios e administradores podem entender exatamente o que se passa no escritório e traçar uma estratégia para mudar os resultados para melhor.

Confira as dicas de planejamento para escritórios de advocacia.

2. Estabeleça metas específicas

Uma das grandes falhas no planejamento de metas de qualquer empresa, e até das pessoais, é não estabelecer objetivos específicos. É muito comum ouvir de advogados “quero dobrar o faturamento da minha banca” ou ainda “quero conquistar mais clientes”. No entanto, essas metas não são mensuráveis, ou seja, elas não definem exatamente quanto e quando o escritório deve ter um novo faturamento. 

Da mesma forma, para conquistar mais clientes, é preciso definir quantos clientes para qual área devem ser conquistados e até quando essa meta será realizada. Isso é fazer um planejamento consistente. 

Após saber como planejar metas na advocacia de forma específica, você precisa se perguntar de que forma elas serão executadas. Isso ajuda a colocar a ideia, ou o objetivo, em prática.

Guia de atendimento com software jurídico
Entregue aos seus clientes um atendimento de excelência! Baixe grátis o guia de atendimento ao cliente com software jurídico. Quero baixar o guia de atendimento

3. Considere metas mensuráveis

O terceiro passo de como planejar metas na advocacia é que, além de específicas, as metas a serem executadas devem ser mensuráveis. Em outras palavras, é importante que você tenha meios para acompanhar a evolução do seu cumprimento, ajustando condutas ao longo do percurso. Para que uma meta seja mensurável, existem várias alternativas.

Uma delas pode ser nomear um advogado do time para que fique responsável por supervisionar a execução da meta. Outra dica é criar questionários ou planilhas que ajudem a rastrear o desenvolvimento da meta estabelecida.

Também nesse cenário, escolher omelhor software jurídico pode auxiliar bastante. A ferramenta, além de beneficiar a integração dos membros do escritório, permite que os dados sejam inseridos e processados facilitando uma análise global.

Por fim, é importante destacar que quando se trata especificamente de metas de longo prazo, o quesito da mensurabilidade é ainda mais relevante. Afinal, essas metas requerem não apenas o esforço para serem executadas, mas também perseverança e foco. Assim, saber como a execução está evoluindo é essencial para que nada se perca durante o processo.

Aqui na Aurum nós definimos metas e criamos nosso planejamento trimestralmente usando o método OKR (Objective Key Results). Para colocar o método em prática e ter ainda mais resultados em 2020, preparamos um kit de planejamento de metas na advocacia com OKR. Vale a pena conferir! 🙂

4. Aposte em metas tangíveis

Metas impossíveis só geram frustração e desmotivação. Logo, é essencial saber como planejar metas na advocacia que sejam possíveis de serem atingidas em um determinado espaço de tempo e considerando o recurso de que se dispõe.

Vale mais apostar em metas que sejam possíveis do que incentivar o impossível. Ter uma equipe motivada e engajada é fundamental para o sucesso do escritório. E conquistando objetivos, além de melhorar os resultados, você também consegue maior envolvimento e incentivo.

Muitos advogados pecam na hora de tentar motivar a equipe, achando que criando desafios maiores o time irá responder melhor. Esse tipo de conduta na gestão gera um enorme estresse e desmotivação, tendo o efeito contrário. Ter metas atingíveis é extremamente importante. Os resultados são sempre decorrentes de uma série de pequenas ações.

5. Priorize tarefas

Sempre existem aspectos a serem melhorados em um escritório de advocacia. Assim como qualquer empresa, um escritório é um negócio dinâmico no qual as melhorias devem ser constantes. 

Porém, na hora de planejar, é preciso definir prioridades e ter clareza sobre a relevância de cada meta. Em outras palavras, nem sempre é preciso investir em um novo mobiliário para o escritório quando o fluxo de caixa mostra sinais de déficit nos próximos meses.

A relevância está diretamente ligada às necessidades do negócio e as prioridades. É preciso que a execução das metas traga resultados e impactos imediatos ao escritório. Caso contrário, elas não devem ser consideradas como relevantes.

6. Tenha um cronograma

O último passo sobre como planejar metas na advocacia é a questão da temporalidade. Mais do que definir o que se quer alcançar, você também deve determinar em quanto tempo isso deve ocorrer

É possível estabelecer um cronograma com base em dias, meses ou anos para que as metas sejam executadas. Porém, a definição desse tempo é fundamental. O quesito da temporalidade também é importante para manter o time motivado e determinado a cumprir as metas.

O segredo de como planejar metas na advocacia

Para planejar metas na advocacia e ter sucesso é preciso ter clareza sobre as necessidades do escritório enquanto negócio. O objetivo de um bom plano é traduzir essas necessidades em metas individualizadas.

Além de contar com um bom método para criar metas, é preciso conhecer o escritório e ter dados objetivos para o processo de tomada de decisões. Nesse sentido, nada melhor do que contar com boas ferramentas que auxiliam você e sua equipe a traduzir dados em informações e, assim, planejar metas na advocacia de forma eficiente.

Mais conhecimento para você

Siga navegando pelo blog da Aurum para conferir outros conteúdos sobre direito e advocacia. Indicamos os seguintes temas:

Quer ter isso e muito mais na sua caixa de e-mail? Assine anewsletter da Aurum e receba conteúdos exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e tecnologia.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Gostou da nossa lista? Tem alguma dica de como planejar metas na advocacia que queira compartilhar? Manda pra gente nos comentários! 😉

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

    Nenhum comentário
    Você está aqui