advogado empreendedor

Confira como empreender na advocacia com excelência

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Advogado empreendedor é aquele que, além do conhecimento técnico, está sempre atento às tendências e pensa fora da caixa, desenvolvendo a criatividade e multidisciplinariedade para obter sucesso.

Frases como ‚Äúagora tenho a OAB, posso abrir meu escrit√≥rio‚ÄĚ e ‚Äúquero novos desafios. Deixarei de ser associado e abrirei meu pr√≥prio escrit√≥rio‚ÄĚ retratam a realidade de muitos advogados e advogadas.

Quer tenham sido recentemente aprovados no exame da Ordem, quer estejam pensando em um voo solo ap√≥s uma carreira constru√≠da em grandes bancas, quer estejam enfrentando dificuldades na advocacia independente, a preocupa√ß√£o de geral √©, na verdade, em torno de uma √ļnica quest√£o: como ser um excelente advogado empreendedor em um cen√°rio t√£o competitivo?

Preparamos este artigo para ajudar voc√™ a entender o que exatamente significa ser um advogado ou advogada empreendedora, quais atitudes s√£o essenciais para se tornar e sugest√£o de cursos e leituras interessantes que podem auxiliar a desenvolver a mentalidade empreendedora na advocacia. 

Para facilitar a leitura, fique √† vontade para clicar nos t√≥picos abaixo para navegar pelo conte√ļdo:

  1. Contexto histórico da advocacia no Brasil
  2. O que é ser um advogado empreendedor?
  3. 4 atitudes empreender na advocacia com excelência
    3.1. Ter paix√£o pela advocacia
    3.2. Estar atento às tendências
    3.3. Pensar fora da caixa
    3.4. Desenvolver a inteligência emocional
  4. Cursos sobre empreendedorismo na advocacia
  5. Livros para advogadas e advogados empreendedores
  6. Resumo do conte√ļdo
  7. Confira mais conte√ļdos no blog da Aurum

Contexto histórico da advocacia no Brasil

Segundo dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, somos mais de 1,2 milh√£o de advogados e advogadas, oriundos de mais de 1200 cursos de Direito no Brasil. E estes cursos continuam fabricando mais e mais profissionais do Direito todos os anos.

Atualmente, considerando que somos cerca de 210 milh√Ķes de brasileiros, significa dizer que temos o equivalente a um advogado para cada 175 pessoas, o que faz do Brasil um dos pa√≠ses com mais advogados e advogadas per capita do mundo.

Sem d√ļvida esse cen√°rio gera consequ√™ncias como a concorr√™ncia acirrada, desvaloriza√ß√£o da profiss√£o e riscos √† sustentabilidade dos escrit√≥rios. 

Conforme a mat√©ria publicada pela Exame, nos √ļltimos dez anos, dos mais de 11 mil escrit√≥rios abertos em S√£o Paulo (Estado com o maior n√ļmero de advogados no pa√≠s), mais de 3,3 mil escrit√≥rios fecharam as portas. As raz√Ķes mencionadas s√£o, justamente, a alta competitividade, a falta de clientes e o triste desprest√≠gio da profiss√£o.

Diante dessa realidade, como √© poss√≠vel sobressair como um advogado empreendedor? 

O que é ser um advogado empreendedor?

√Č comum associarmos a ideia de empreender ao ato de abrir o pr√≥prio neg√≥cio. A associa√ß√£o n√£o √© errada, mas √©, no m√≠nimo, rasa. Se voc√™ compreender com profundidade o que, de fato, significa o entrepreneurship, certamente ter√° uma nova vis√£o do que √© advogar e ser bem sucedido ou sucedida em um contexto t√£o competitivo e sem diferencial. 

Mais do que abrir ou manter o pr√≥prio escrit√≥rio, empreendedorismo √© uma quest√£o de mentalidade. Por isso, trago aqui o conceito de empreendedorismo de Hisrich, Peters e Shepherd, da obra ‚ÄúEntrepreneurship‚ÄĚ

Processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esfor√ßo necess√°rios, assumindo os riscos financeiros, psicol√≥gicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfa√ß√£o econ√īmica e pessoal.‚ÄĚ

Diante desse conceito, refiro-me primeiramente à mentalidade porque, para empreender, é preciso pensar no que efetivamente pode ser diferente no mercado e oferecer valor diferenciado aos clientes. Feito isso, aí sim tempo e esforço (inclusive financeiro) devem ser investidos para desenvolver e implementar a ideia, assumindo os riscos inerentes.

A maioria dos advogados empreendedores erra justamente nessa primeira fase da consci√™ncia. Erra na ordem. Simplesmente sa√≠ fazendo. 

Abre o escritório, vai em busca de clientes, sai copiando uns dos outros. Investe em estrutura, mas sem um planejamento estratégico direcionado, sem uma leitura precisa das brechas do mercado jurídico, das oportunidades de inovação e criação de valor a uma clientela que está saturada com o mais do mesmo.

Advogar n√£o deixa de ser neg√≥cio, n√£o no sentido do lucro, e sim no sentido de exigir todas as preocupa√ß√Ķes de um business plan, focado em inova√ß√£o, criatividade, estrat√©gia e gera√ß√£o de valor. 

Empreendendo na advocacia

Assim, empreender juridicamente √©, antes de tudo, ser um agente explorador de oportunidades no mercado jur√≠dico inserido num contexto de mudan√ßas e transforma√ß√Ķes. Quando h√° mudan√ßas, sempre h√° oportunidades. 

Nesse sentido, muito pertinente √© a defini√ß√£o de empreendedor de Peter Drucker, o pai da administra√ß√£o estrat√©gica moderna: 

√Č aquele que sempre busca mudan√ßas, responde a elas e explora-as como oportunidades.‚ÄĚ

Com essa visão, abrir ou manter o seu escritório se torna uma simples consequência dessa mentalidade. Abrir o escritório não é o fim em si mesmo, mas um meio de inovar e oferecer valor aos clientes. Escritórios que morreram pelo caminho provavelmente pecaram pela ausência da mentalidade empreendedora

4 atitudes para ser um excelente advogado empreendedor

Então, a seguir vamos tratar a seguir das atitudes imprescindíveis para você desenvolver essa mentalidade e ser excelente como advogado empreendedor.

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Confira as 4 atitudes essenciais para empreender na advocacia com excelência!

1. Ter paix√£o pela advocacia

O primeiro requisito essencial a qualquer empreendedor √© a paix√£o pela sua atividade. O advogado empreendedor deve ter um prazer acima da m√©dia pela advocacia. 

Empreender traz, em seu pr√≥prio conceito, riscos. Como toda atividade, ter√° seus altos e baixos, vari√°veis n√£o previstas, insucessos. Mas todos, sem d√ļvida, ser√£o fonte riqu√≠ssima de aprendizado e experi√™ncia. 

E é assim que deve ser visto pelo advogado empreendedor: tudo é oportunidade. Oportunidade de aprendizagem, de amadurecimento, de melhoria. E em tudo isso a paixão pela advocacia será a sua fonte de automotivação e persistência.

Quem empreende n√£o trabalha, pois a paix√£o pela advocacia transforma uma simples carreira em um projeto prazeroso de vida. √Č ela, tamb√©m, que favorece um ambiente mental para ideias criativas e solu√ß√Ķes inovadoras. 

Sabiamente, Steve Jobs certa vez afirmou: 

A √ļnica forma de fazer um trabalho excelente √© amar o que voc√™ faz.”

Logo, o prazer pela advocacia é o início da excelência para todo advogado empreendedor.

2. Estar atento às tendências

Uma das premissas da estrat√©gia empresarial √© a antecipa√ß√£o. Para isso, √© preciso fazer uma leitura do ambiente externo: comportamento do consumidor, mudan√ßas tecnol√≥gicas, contexto pol√≠tico, econ√īmico, social e demogr√°fico, com o fim de analisar para onde o mundo est√° indo. 

O pai do marketing Philip Kotler afirmou que ‚Äúo mais importante √© prever para onde os clientes est√£o indo √© chegar l√° primeiro.‚ÄĚ Essa previs√£o mencionada por Kotler √©, justamente, a leitura de tend√™ncias. 

J√° foi mencionado que o advogado empreendedor √© aquele que deve estar atento √†s mudan√ßas, aproveita oportunidades de inovar e oferecer valor, e a melhor forma de fazer isso √© identificando tend√™ncias. 

Estudos em estrat√©gia, do livro ‚ÄúAdministra√ß√£o Estrat√©gica”, indicam que o first mover de um segmento pode assegurar de 5 a 10 vezes mais resultados do que um second mover

Essa vantagem competitiva tamb√©m garante ao pioneiro a fideliza√ß√£o de clientes, market share e posicionamento de marca. N√£o h√° de ser diferente no mercado jur√≠dico, pois o racional √© o mesmo. 

√Č preciso saber lidar com as mudan√ßas constantes

O advogado empreendedor capaz de fazer uma leitura assertiva da direção que o mundo está tomando poderá estar preparado com habilidades que efetivamente atendam aos anseios e necessidades dos clientes, destacando-se por esse diferencial.

Muita coisa mudou e continua mudando. Novas gera√ß√Ķes com perfis, valores, comportamentos e prefer√™ncias diferentes est√£o formando a massa de clientes jur√≠dicos do presente e do futuro. Modos de trabalho, produ√ß√£o, gest√£o e relacionamento est√£o deixando o modelo anal√≥gico e passando por profundos processos de transforma√ß√£o digital. 

Encarar tudo isso com a mentalidade tradicional √© irracional. Como disse o economista John Keynes, ‚Äúquando os fatos mudam, devemos mudar o pensamento.‚ÄĚ 

Como advogado empreendedor, verifique para onde o mundo est√° indo, para onde os seus clientes est√£o caminhando, antecipe-se √†s tend√™ncias, prepare novas habilidades, conhe√ßa novas tecnologias. Esteja devidamente munido antes da batalha. Isso √© estrat√©gia! 

3. Pensar fora da caixa

Formada em uma das escolas de Direito mais tradicionais do pa√≠s e atuando como advogada no mercado, sempre senti certa limita√ß√£o. Algo estava faltando e n√£o era t√©cnica jur√≠dica. 

Na conversa e no atendimento de clientes, na entrega dos trabalhos, no dia a dia operacional, no planejamento, nas pesquisas, no desenho de solu√ß√Ķes, sempre a sensa√ß√£o era a de que n√£o me conectava plenamente com os meus clientes porque faltava algo essencial.

Fazendo uma leitura das tendências (olha ela aí!), desafiei-me a estudar a ciência da administração. Queria entender a fundo como funciona a lógica do outro lado

Por que os clientes tomam certas decis√Ķes? O que realmente eles est√£o levando em conta? Em que eles colocam maior valor em seus neg√≥cios? Como √© a vis√£o de mundo deles? O que explica certos comportamentos e prefer√™ncias dos meus clientes? Estamos falando a mesma l√≠ngua?

Se h√° um campo de conhecimento absolutamente poroso e abrangido por ci√™ncias diversas, e que poderia responder a tudo isso, √© a administra√ß√£o de empresas. 

Os estudos acad√™micos em estrat√©gia, inova√ß√£o, empreendedorismo, psicologia, cultura das organiza√ß√Ķes, tecnologias em gest√£o, comunica√ß√£o, lideran√ßa, gest√£o de pessoas, vendas, gest√£o de projetos, marketing me fizeram enxergar que havia um vale entre n√≥s, do Direito, e essas pessoas que chamamos de clientes.

Conhecimento multidisciplinar

Temos uma miopia que nos √© peculiar. Vivemos o tempo todo na caixinha do Direito e falamos, explicamos, propomos, vemos tudo sob a √≥tica do Direito. Temos muita dificuldade de enxergar solu√ß√Ķes criativas compostas por m√ļltiplos conhecimentos porque simplesmente n√£o sa√≠mos da caixinha jur√≠dica.

E vou dizer uma verdade a vocês: o conhecimento multidisciplinar mudou completamente a minha vida e a minha carreira. E o melhor: os meus clientes perceberam a minha mudança e ficaram extremamente satisfeitos.

Ser fora da caixa significa, fundamentalmente, sair da sua zona de conforto habitual para conhecer e explorar outras ‚Äúcaixas‚ÄĚ, ou seja, outras fontes de informa√ß√£o. Uma das realidades cr√≠ticas que vivenciamos nas escolas de Direito no pa√≠s √©, infelizmente, a pobreza de forma√ß√£o multidisciplinar. 

Enquanto as melhores escolas jur√≠dicas do mundo j√° identificaram as tend√™ncias da nova economia e incorporaram em suas grades regulares disciplinas como empreendedorismo, gest√£o de projetos, administra√ß√£o de neg√≥cios, inova√ß√£o, lideran√ßa, comunica√ß√£o e trabalho em equipe, nossos profissionais de Direito continuam sendo formados sob a l√≥gica do passado, em que bastava simplesmente o know-how em quest√Ķes jur√≠dicas. Mas hoje n√£o funciona mais assim.

Mais do que nunca, advogados e advogadas (sobretudo empreendedores) precisam ser multidisciplinares. De acordo com relat√≥rio elaborado pelo World Economic Forum, uma das 10 habilidades essenciais para qualquer profissional do futuro √© a criatividade. 

Recentemente, o LinkedIn publicou uma pesquisa listando as habilidades comportamentais (soft skills) mais exigidas pelas empresas em 2019, dentre as quais consta, tamb√©m, a capacidade criativa. 

Isso quer dizer que os profissionais do futuro devem possuir m√ļltiplos conhecimentos para cria√ß√£o de solu√ß√Ķes inteligentes. E o mercado vai exigir isso.

Advogado em forma de T

O mundo est√° falando de advogado em forma de T (‚ÄúT-shaped‚ÄĚ). 

Um advogado em forma T √© aquele que tem uma expertise profunda (barra vertical do T) nas quest√Ķes legais, t√©cnica jur√≠dica, conhecimento jur√≠dico (que √© o seu core), mas com o suporte da barra horizontal, composto por diversas √°reas de conhecimento. 

Diferentemente da barra vertical, na horizontal a ideia n√£o √© buscar o esgotamento, mas sim entender os fundamentos para gerir uma advocacia de forma inteligente, interagir com os clientes que possuem necessidades nessas √°reas, viabilizando solu√ß√Ķes valiosas.

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Fonte: SANCHES, Ji Y.L. Advogado fora da lei: como atrair clientes pensando além do direito. São Paulo: Direito & Gestão, 2019.

A barra horizontal √© s√≥ um exemplo de outras ‚Äúcaixinhas‚ÄĚ que um advogado pode buscar para ser multidisciplinar e aprimorar a sua criatividade.

Lembra que o advogado empreendedor √© aquele que oferece valor? Ent√£o ficou claro que, para isso, √© preciso sair da caixa do Direito e explorar outras caixinhas. 

4. Desenvolver a inteligência emocional

Foi comprovado por diversas pesquisas que empreendedores de sucesso tem um belo quociente emocional. Assim, possuem capacidade especial de entender, interagir e se comunicar com as pessoas. 

São certeiros na leitura das necessidades, gostos e percepção de valor dos seus clientes. Por essa razão, estudos apontam que a inteligência emocional é determinante (cerca de 80%) do sucesso dos profissionais.

Intelig√™ncia emocional √© a habilidade de identificar e gerenciar as pr√≥prias emo√ß√Ķes para, ent√£o, conectar-se a outras pessoas de uma forma profunda, a ponto de estimular e influenciar as intera√ß√Ķes e rea√ß√Ķes que se deseja. 

Advogados e advogadas emocionalmente inteligentes s√£o capazes de avaliar assertivamente as emo√ß√Ķes dos seus clientes e adaptar suas palavras, frases, tom de voz, gestos, a√ß√Ķes e entregas tornando a sua comunica√ß√£o muito mais eficaz e valiosa. Portanto, facilitam a constru√ß√£o do v√≠nculo de confian√ßa e conex√£o com os seus clientes

J√° vimos que ser advogado n√£o √© apenas saber de lei. Somos seres emocionais lidando com seres emocionais. Para atrair, receber, atender, tratar um cliente, √© preciso usar todas as habilidades que comp√Ķem o quociente emocional. 

Todo comportamento, avalia√ß√£o e julgamento dos nossos clientes depender√£o da nossa capacidade de nos conectarmos emocionalmente com eles. E essa capacidade, sem d√ļvida, √© imprescind√≠vel ao advogado empreendedor que deseja influenciar, transmitir mensagens claras e certeiras, convencer o prospect acerca da sua compet√™ncia t√©cnica, gerar confian√ßa e inspirar pessoas como um l√≠der. 

Inteligência emocional na advocacia

√Č a intelig√™ncia emocional na advocacia que gera o poder de estabelecer elos e nutre o relacionamento com seus clientes de forma especial. Somente estabelecendo elos fortes com os clientes voc√™ ser√° capaz de fideliz√°-los, para al√©m do simples valor dos honor√°rios advocat√≠cios, tornando-se excelente no que faz.

Advogado bom mesmo entrega relacionamento. O cliente que vem pelo pre√ßo, vai embora por ele. Se voc√™ for apenas mais um advogado ou advogada dentre muitos, por outro qualquer ser√° trocado. 

Mas se voc√™ entregar ao seu cliente ‚Äď desde a primeira abordagem ‚Äď a experi√™ncia de um relacionamento diferenciado, de uma forma pessoal, emocional e √ļnica, n√£o s√≥ fidelizar√° o seu cliente, como tamb√©m ser√° indicado para outros! ūüôā

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Cursos sobre empreendedorismo na advocacia

Agora que voc√™ entendeu o que significa empreender e quais atitudes s√£o essenciais ao advogado empreendedor, listamos abaixo algumas sugest√Ķes de cursos e livros que podem ajudar a aprimorar a sua mentalidade empreendedora na advocacia.

Cursos EAD ‚Äď Sebrae

Que tal come√ßarmos do come√ßo? No portal de EAD do SEBRAE, voc√™ encontra mais de 100 cursos online, pr√°ticos e objetivos, sobre os diversos aspectos do empreendedorismo. 

Temas como planejamento estrat√©gico, expans√£o de neg√≥cios, atendimento a clientes, estrat√©gia financeira, marketing digital, design na gest√£o, gest√£o financeira, forma√ß√£o de pre√ßo, controle de caixa, entre outros, s√£o oferecidos gratuitamente.  

Ideal para quem quer começar a entender os primeiros conceitos em gestão empreendedora.

Fundamentos do empreendedorismo: ideias e ação

Na plataforma Coursera, h√° um curso gratuito online elaborado pela UCI ‚Äď University of California, Irvine, tratando dos fundamentos do empreendedorismo. Assuntos como Administra√ß√£o Estrat√©gica, Planejamento, Marketing, Mentalidade Empreendedora integram o conte√ļdo deste curso.

O curso é composto por vídeos, textos e exercícios, e é ministrado em inglês. Há legendas disponíveis em espanhol. Se você tem facilidade com esses idiomas, vale a pena conhecer o curso.

Empreendedorismo em ação

Este curso presencial √© oferecido pelo N√ļcleo de Educa√ß√£o Executiva do Insper. Trata-se de um curso de curta dura√ß√£o (30h/aula) e aborda desde as etapas da constru√ß√£o de um modelo de neg√≥cio at√© as ferramentas necess√°rias para empreender. 

Um curso bastante completo para quem quer conhecer a fundo a ci√™ncia do empreendedorismo e n√£o abre m√£o de uma experi√™ncia de aprendizagem presencial em uma das institui√ß√Ķes mais modernas do pa√≠s.

Pós-graduação em gestão estratégica de negócios

Para quem deseja um curso mais robusto, uma boa op√ß√£o √© fazer uma especializa√ß√£o na √°rea de gest√£o. 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece modalidades presenciais e EAD para p√≥s-gradua√ß√£o lato sensu em Gest√£o Estrat√©gica de Neg√≥cios, cujo objetivo √© formar e desenvolver habilidades de gest√£o e empreendedorismo a partir de uma vis√£o estrat√©gica integrada dos diversos aspectos da administra√ß√£o de neg√≥cios. 

Com dura√ß√£o de 18 meses, o curso oferece disciplinas como Estrat√©gia Empresarial, Finan√ßas Corporativas, Gest√£o de Pessoas, Marketing, Cultura e Comportamento Organizacional, Empreendedorismo e Novos Neg√≥cios, Tecnologia e Gerenciamento de Informa√ß√Ķes, Gest√£o de Projetos, Gest√£o Estrat√©gica de Custos, dentre outras. N√£o √© preciso ser graduado em administra√ß√£o de empresas ou √°reas afins.

Pós-graduação em gestão empreendedora

O Centro Universitário SENAC oferece curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Empreendedora, cuja principal proposta é ajudar a desenvolver espírito empreendedor

Sob a modalidade EAD e duração de 18 meses, o curso oferece disciplinas como Empreendedorismo, Estratégia Empresarial, Inovação e Novos Modelos de Negócios, Gestão de Marketing, Contabilidade e Gestão Financeira, Desenvolvimento do Plano de Negócios, dentre outras. Vale a pena conhecer.

Livros essenciais para advogadas e advogados empreendedores

Como mencionado, o advogado empreendedor precisa desenvolver, cada vez mais, um pensamento multidisciplinar para estar alinhado com as tendências do mercado.

Para isso, livros ajudam a desenvolver vis√£o de neg√≥cios, empreendedorismo, inova√ß√£o, estrat√©gia, intelig√™ncia emocional, comunica√ß√£o e lideran√ßa, permitindo ao advogado empreendedor ter maior flexibilidade cognitiva. 

Por isso, separei alguns livros que recomendo:

  • De bom a excelente – Jim Collins
  • O dilema da inova√ß√£o – Clayton M. Christensen
  • Quebre as regras e reinvente – Seth Godin
  • O lado dif√≠cil das situa√ß√Ķes dif√≠ceis – Ben Horowitz
  • Fora de s√©rie – Malcolm Gladwell

Para conferir mais a lista de livros completa, é só clicar aqui e acessar o blog Direito Gestão.

Resumo do conte√ļdo

Bom, diante de tantas informa√ß√Ķes, vamos organizar as ideias discutidas neste artigo?

Conversamos sobre os desafios de ser um advogado empreendedor em um cen√°rio de transforma√ß√Ķes, competitividade cada vez mais acirrada, falta de diferencial no mercado jur√≠dico e desvaloriza√ß√£o da profiss√£o do advogado.

A boa notícia é que um contexto como este se torna propício para a mudança de paradigmas e identificação de novas oportunidades

Então, tratamos sobre o que significa, na essência, ser um advogado empreendedor: é justamente aquele que identifica brechas e oportunidades para inovar e oferece valor diferenciado aos clientes que estão saturados com um mercado jurídico tão igual.

Falamos também sobre 4 atitudes que podem ajudar você nesta jornada:

  1. Ter paix√£o pela advocacia
  2. Estar atento às tendências e antecipar-se a elas
  3. Pensar fora da caixa, desenvolvendo a criatividade e a multidisciplinaridade;
  4. Ter uma boa inteligência emocional.

Por fim, sugerimos alguns cursos e livros que você pode conhecer.

Agora √© s√≥ colocar em pr√°tica todos os aprendizados! ūüėČ

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