Mais de 50.000 advogados encontraram tranquilidade na rotina jurídica com o Astrea! ✌️ Comece grátis

Dia do Advogado: Saiba por que e como comemorar

Você sabe por que se comemora o Dia do Advogado?

5 ago 2021
ìcone Relógio Artigo atualizado 24 ago 2021
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto. A data também é conhecida como o "dia do pendura" e homenageia os profissionais que representam o direito dos cidadãos perante a Justiça.

Você sabe como surgiu o Dia do Advogado? A resposta tem tudo a ver com a própria história da profissão. A data rememora a inauguração dos primeiros cursos de direito no Brasil, que aconteceu há quase dois séculos.

Neste conteúdo, você vai entender melhor as raízes dessa comemoração. Além disso, também vai encontrar mensagens para o dia do advogado e dicas de presentes para felicitar seus colegas advogados. Continue a leitura para saber mais!

Qual é o dia do advogado?

O Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto. Nesta data, em 1827, foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil.

Por que o dia 11 de agosto é o Dia do Advogado?

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil no dia 11 de Agosto para relembrar e celebrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827.

Naquela data no Século XIX, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Antes disso, quem desejava estudar direito precisava ir para a Europa, em geral, para a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Naquela época (e ainda por muitos anos depois disso), o curso era considerado sinônimo de status; apenas os filhos de famílias abastadas podiam tornar-se advogados.

Hoje, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco faz parte da Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Direito de Olinda, por sua vez, integra a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Também vale a pena comentar que hoje, cerca de 200 anos depois, o Brasil conta com mais de 1400 cursos de direito – e mais de 1 milhão de advogadas e advogados formados. Ou seja, há muitas pessoas para homenagear no dia 11 de agosto!

Embora, atualmente, o curso seja mais acessível, conseguir se formar ainda é uma verdadeira vitória. E o mesmo vale para a carreira de advogado, já que não basta ter um diploma para alcançar o sucesso nessa área, certo?

Aliás, como a área está em constante mudança, o futuro da advocacia promete ainda mais desafios

Quais outras datas são importantes para advogados?

Dia do Pendura

Quando os cursos de direito começaram a surgir no Brasil, lá no século XIX, o prestígio da área era muito grande e vários donos de restaurante ficavam felizes em atender os estudantes das faculdades, oferecendo refeições gratuitamente no dia 11 de agosto.

Depois de algum tempo, a prática começou a se espalhar pelo país. Os estudantes pagavam a refeição com discursos em agradecimento ao restaurante. O proprietário, por sua vez, pendurava, literalmente, a conta em um prego, com a promessa de ser paga quando o estudante se formasse.

E foi assim que o Dia do Advogado consagrou-se também como Dia do Pendura! Data em que alunos de direito de todo o país saem pelas cidades para comemorar, comem em bares e restaurantes e saem sem pagar.

O Dia do Pendura atualmente

A prática já foi criticada por muitos, inclusive, porque está tipificada como fraude no Código Penal Brasileiro, segundo o artigo 176:

Art. 176 – Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento.

Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.

No passado, proprietários de estabelecimentos e até o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo  já se manifestaram contra o Dia do Pendura.

A OAB, por sua vez, já defendeu a comemoração como sendo “irreverente”. Atualmente, o comércio enxerga a data como uma oportunidade, criando promoções especiais para o Dia do Advogado.

Dia do advogado criminalista

O Dia do Advogado Criminalista é comemorado no dia 2 de dezembro. A data foi escolhida através da Lei Estadual 6.067/88 em homenagem à fundação da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo. 

Dia do advogado trabalhista

O Dia do Advogado Trabalhista é comemorado no dia 20 de junho.

Dia da mulher advogada

O Dia da Mulher Advogada é comemorado no dia 15 de dezembro em homenagem à primeira advogada brasileira, Myrthes Gomes. É também uma data para reafirmar a luta por direitos das mulheres no Brasil.

Dia do São Ivo

Dia 19 de Maio é comemorado o dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Quer saber como ele ganhou esse título e por que dia 19 de Maio se tornou uma alternativa para o Dia do Advogado? Vamos à história:

Santo Ivo de Kemartin, ou Yves Hélory de Kermartin, nasceu na França, em 1253 d.C. Em Paris, demonstrou brilhantismo nos estudos de Filosofia, Teologia e Direito. Ele era um Franciscano de 3ª Ordem.

Santo Ivo também foi nomeado Juiz do tribunal eclesiástico na diocese de Rennes. Ficou conhecido pela defesa dos direitos de injustiçados e necessitados, o que lhe rendeu a alcunha de “advogado dos pobres”. 

A viúva de Tours

Um dos casos mais interessantes da história de Santo Ivo é o da viúva de Tours. Ivo estava se hospedando na casa de uma viúva na cidade francesa de Tours e encontrou a mulher, certo dia, chorando.

Ela lhe disse que dois mercadores haviam passado por ali e pediram que ela cuidasse de um baú, enquanto eles prosseguiam viagem; e que devolvesse o baú quando voltassem, mas apenas entregasse aos dois juntos.

Acontece que um dos mercadores voltou e pediu que ela devolvesse o baú, dizendo que seu colega estava ali perto. Em boa-fé, a viúva entregou.

No entanto, agora o outro mercador a acusava de ter quebrado o acordo, e ela teria que comparecer a uma corte para se defender.

Ivo foi com a mulher à corte no dia seguinte. Quando o juiz pediu que ela se manifestasse, Ivo disse que a viúva não precisava responder nada, pois o mercador não tinha provado o caso. Dessa forma, era preciso que o outro, que pegara o baú sozinho, aparecesse.

Com isso, o juiz deixou a viúva livre. Quando o outro mercador foi encontrado, viram que no baú não havia nada de valor, e tudo fora um golpe para a mulher. 

Dia da Justiça

O Dia da Justiça é comemorado no dia 8 de dezembro. A data homenageia o Poder Judiciário brasileiro e os profissionais que fazem a justiça ser cumprida no país.

A data foi estabelecida através do artigo 5 do Decreto de Lei 1.408. Neste dia, todos os fóruns e ofícios de Justiça não funcionam.

Mais datas importantes para a advocacia

Além do dia 11 de agosto, existem outras datas comemorativas relacionadas à área jurídica. Selecionamos as principais para você. Olha só:

  • Dia Nacional da Defensoria Pública: 19 de Maio
  • Dia do Juiz do Trabalho: 26 de Abril
  • Dia Nacional do Ministério Público: 14 de Dezembro

Como parabenizar um advogado?

Você pode parabenizar um advogado ou advogada com mensagens e frases sobre o dia do advogado, ou até mesmo com presentes úteis para a profissão. Continue lendo o artigo para saber mais!

Mensagens para o Dia do Advogado

No dia 11 de agosto, homenageie os profissionais da justiça nas redes sociais com cartões exclusivos elaborados pela Aurum!

O Dia do Advogado é a data que celebra os profissionais que contribuem para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Para marcar a data, criamos mais de vinte opções de cartões virtuais com frases, imagens e mensagens para homenagear operadores do Direito!

Baixar mensagens para o Dia do Advogado

Frases para o Dia do Advogado

Quer homenagear um colega ou familiar advogado? Trouxemos algumas dicas e sugestões que buscam exaltar o valor, a importância e os desafios dessa profissão.

Confira as frases de Dia do Advogado para inspirar suas mensagens:

Minha homenagem ao profissional que trabalha em defesa da Justiça e da Lei.”

Que a Justiça esteja sempre em boas mãos.”

Parabéns por mais um ano de trabalho com ética em busca da Justiça.”

Que você possa continuar lutando com as armas da ética e da legalidade, em defesa dos direitos dos seus clientes.”

Nesta data, todo apoio e respeito aos que trabalham por uma sociedade mais justa.”

Congratulações a quem recebeu o chamado vocacional para ser peça fundamental na defesa dos direitos e defensor da democracia.”

Desejo mais um ano de sucesso na defesa ética e íntegra dos seus clientes.”

Sem o advogado, a democracia é imperfeita e a liberdade se extingue. Parabéns pela luta por alguns dos valores mais fundamentais da nossa sociedade!”

Presentes para o Dia do Advogado

Atualmente, escolher e entregar o presente ideal pode ser motivo de muitas dúvidas. Por isso, preparamos uma lista de presentes que podem ajudar você a acertar em cheio na escolha da lembrança para celebrar o dia do advogado! Confira:

1. Fones de ouvido

Em tempos de muitas reuniões remotas, videoconferências e lives, contar com bons equipamentos faz toda diferença. Existem diversas opções no mercado, com uma extensa variedade de preços e funcionalidades.

É, inclusive, um presente possível de ser comprado pela internet e entregue na casa ou no trabalho da pessoa presenteada. 🙂

A partir de R$100 você encontra fones de ouvido capazes de tornar a rotina de trabalho do advogado ou da advogada que deseja presentear bem mais agradável.

Recomendação por tipos de fone

Fones sem fio oferecem praticidade, tecnologia e elegância ao trabalho, enquanto os fones com cancelamento de ruído podem ser muito úteis para quem trabalha em casa e compartilha o ambiente com outras pessoas.

Já os intra auriculares são alternativas discretas e podem agradar aquelas pessoas que não dispensam uma boa música na hora do trabalho ou mesmo no momento do exercício diário.

Os fones “over ear”, aqueles que cobrem toda a orelha, podem ser uma opção confortável para quem trabalha durante horas ininterruptas. Indicamos, especialmente, para quem gosta de mesclar o horário de trabalho com boa música e também para quem possui muitas reuniões remotas ao longo do dia.

Por último, fones com microfones externos também são opções possíveis e recomendadas para presentear advogados e advogadas que possuem muitos atendimentos e estão sempre em reuniões por videochamadas.

2. Cursos ou eventos

A cada dia existem novos e excelentes cursos e eventos para advogados. Agora, vários contam com versões online, o que facilita e muito a participação.

Essa é uma excelente opção de presente para aquele advogado ou advogada que adora adquirir novos conhecimentos, mas acaba adiando a compra de ingressos ou a participação em cursos e eventos que gostaria de ir.

Em 2021, nós preparamos o evento Jornada do Marketing Jurídico para o dia do advogado, uma série de 3 lives gratuitas sobre o tema. É um excelente presente para quem deseja conhecer estratégias de atração e fidelização de clientes.

Se esse é o caso da pessoa a quem você quer presentear, vale a pena encaminhar o link do evento para que ela possa aproveitar o conteúdo e materiais ndo evento! 🙂

Quero receber os materiais do evento

3. Mensalidade de serviços de assinatura

Atualmente existe uma infinidade de serviços de assinatura e algum deles pode interessar o advogado ou a advogada que você quer presentear.

Já pensou em dar um mês de assinatura de algo que a pessoa gosta muito ou tem curiosidade de experimentar?

Desde ótimas curadorias de livros, passando por caixas de cosméticos e maquiagem, ou caixas com ingredientes para pratos culinários incríveis e até seleções de vinhos ou cervejas enviados todo mês, opção é o que não falta!

Aqui também vale aqueles cartões-presente da Amazon, da Netflix e do Spotify. 😉

4. Livros

Por falar em livros, este é um item que não falta na vida de um advogado ou de uma advogada, certo?

Essa é uma opção que pode mesclar profissão e lazer.

Por exemplo, a obra “Crime e Castigo”, de Dostoievski, é um clássico da literatura que evoca muitas questões pertinentes ao Direito.

Outro exemplo é “Os advogados vão ao cinema”, que reúne ensaios sobre filmes famosos sob um olhar dos profissionais de advocacia.

Temos aqui no blog uma lista com os melhores livros para advogados iniciantes que podem servir de inspiração para sua escolha.

5. Kit de cápsulas de café

Nas longas horas de trabalho, o café é um companheiro indispensável. Por isso, a maioria dos advogados e advogadas tem uma máquina de café com cápsulas em casa ou no escritório.

Então, uma opção de presente que pode agradar muito é um kit de cápsulas. Algumas opções trazem vários tipos de café em uma embalagem bem bonita.

Só é legal tomar cuidado para ter certeza de que as cápsulas são compatíveis com a máquina que a pessoa presenteada usa. 😉

6. Vinhos

É difícil errar com um bom vinho, não é mesmo? Se você procura uma opção mais sofisticada de presente, então, compre uma garrafa. Existem várias lojas online com opções variadas de vinícolas, uvas e preços!

Vinhos e whiskys são bastante comuns em comemorações de grandes contratos! Este segundo, aliás, também pode ser uma boa opção de presente. 😀

Para incrementar, o presente ainda pode vir acompanhado de um abridor de garrafas ou um conjunto de taças.

Advogados famosos da história do Direito

1. Pierpaolo Cruz Bottini 

A carreira de Pierpaolo Cruz Bottini é relativamente recente, mas ele conquistou o título de um dos melhores advogados do Brasil após conseguir a absolvição de um cliente em um processo penal ligado ao escândalo do Mensalão, em 2012.

2. Francisco Mussnich 

Francisco Mussnich se tornou conhecido por ajudar os seus clientes a resolver problemas e atingir resultados sem o envolvimento do Judiciário. Ele esteve à frente das questões jurídicas na realização da Copa do Mundo de 2014 e, antes disso, atuou na venda da Brasil Telecom em 2008.

3. Jairo Saddi

Jairo Saddi já atuou para todos os grandes bancos do Brasil e participou em mais de 40 processos de liquidação de bancos com valores bilionários. Além disso, ocupa várias posições respeitáveis, como a de Presidente do Conselho do INSPER Direito. 

4. Ana Paula Martinez 

Em 2014 e 2016, a brasileira Ana Paula Martinez foi eleita a melhor advogada do mundo na área Concorrencial e Comércio Internacional em uma premiação promovida pela publicação britânica Global Competition Review (GCR), que apontou Martinez duas vezes como a advogada do ano com menos de 40 anos.

5. Arnoldo Wald 

Arnoldo Wald se tornou conhecido quando defendeu a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) em uma das principais ações que correm no STF, que diz respeito ao rendimento das cadernetas de poupança durante as décadas de 1980 e 1990. 

Além disso, também defendeu a Varig em outra ação bilionária, pleiteando uma indenização pelas perdas em razão do congelamento de preços na mesma época.

6. Patrícia Peck

Patrícia Peck é especialista em Direito Digital e mundialmente reconhecida. Por 11 anos consecutivos foi considerada a Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual, é palestrante (inclusive, já marcou presença no Aurum Summit!) e é autora de mais de 20 livros com o tema de Direito e Tecnologia.

7. Marcel Leonardi

Marcel Leonardi é conhecido na área de direito digital porque, entre 2011 e 2018, foi responsável pela área de políticas públicas e relações governamentais do Google no Brasil. Atualmente, ele atua como advogado e consultor da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) nos temas relacionados à LGPD.

8. Gislaine Nunes 

Gislaine Nunes foi a responsável pela liberação de uma centena de atletas de seus contratos após a aprovação da Lei Pelé. Ela é conhecida em todo o Brasil como a advogada de Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores famosos.

9. Mariana Gonçalves

Mariana Gonçalves é especialista em Direito Imobiliário e uma produtora de conteúdo muito conhecida no mundo jurídico. Além de produzir para o seu canal do YouTube, Minutos de Direito, ela também tem um perfil no Instagram movimentado: mais de 80 mil pessoas a seguem com o intuito de alavancar suas carreiras jurídicas.

10. Bruno Feigelson 

Bruno Feigelson é conhecido no meio do Direito e Inovação por ser fundador da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e CEO da Future Law. Ele também esteve presente no Aurum Summit, onde compartilhou seu conhecimento sobre o futuro da advocacia.

https://www.aurum.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/07/mobile-anuncio.svg
Aproveite!
Faça como mais de 50.000 advogados e diga adeus à burocracia com o Astrea
Quero conhecer grátis

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o Dia do Advogado 2021, uma data muito especial para quem atua nessa profissão. Então, não se esqueça de marcar na sua agenda e dar parabéns a todos os advogados que você conhece.

É claro que nós também deixamos, aqui, nossa parabenização aos profissionais do Direito que acompanham a Aurum. E como uma forma de presentear nossos leitores advogados e advogadas, preparamos uma lista de conteúdos interessantes para curtir essa data especial.

Espero que você goste!

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Suêrdia 15/12/2020 às 12:33

    Minha irmã é advogada, luta pelo direito, pela justiça, fiquei inspirada em conhecer melhor este universo.

  • João Francisco Carmo 14/08/2020 às 19:33

    muito significativo as matérias deste expediente e de muita valia na profissão

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mais de 50.000 advogados já disseram adeus à burocracia

Automatize a sua rotina jurídica com o Astrea e invista tempo em crescer seu escritório.

Comece grátis no Astrea