Dia do Advogado: homenagem, dicas de presentes, história e MAIS

Você sabe por que se comemora do Dia Do Advogado?

Comentar
Recomendar

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto. Para alguns, a data também é conhecida como o “dia do pendura”. Se você trabalha em um escritório de advocacia, é uma boa ideia conhecer (e comemorar) esse dia.

Você sabe como surgiu o Dia do Advogado? A resposta tem tudo a ver com a própria história da profissão. A data rememora a inauguração dos primeiros cursos de direito no Brasil, que aconteceu há quase dois séculos.

Neste conteúdo, vamos te explicar melhor as raízes dessa comemoração. Além disso, você também vai encontrar dicas de mensagens e presentes para felicitar seus colegas advogados. Continue a leitura!

O que é o Dia do Advogado?

No dia 11 de Agosto de 1827, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Antes disso, quem desejava estudar direito precisava ir para a Europa, em geral, para a Universidade de Coimbra, em Portugal. Naquela época (e ainda por muitos anos depois disso), o curso era considerado sinônimo de status; apenas os filhos de famílias abastadas podiam tornar-se advogados.

Hoje, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco faz parte da Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Direito de Olinda, por sua vez, integra a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Também vale a pena comentar que, cerca de 200 anos depois, o Brasil, atualmente, conta com mais de 1400 cursos de direito – e mais de 1 milhão de advogados formados. Ou seja, há muitas pessoas para homenagear nessa data!

Embora, atualmente, o curso seja mais acessível, conseguir se formar ainda é uma verdadeira vitória. E o mesmo vale para a carreira de advogado, já que não basta ter um diploma para alcançar o sucesso nessa área, certo? Aliás, como a área está em constante mudança, o futuro da advocacia promete ainda mais desafios

Software juridico Astrea
Mais de 22 mil advogados já acompanham seus processos e prazos automaticamente com o Astrea experimente sem compromisso

Por que o Dia do Advogado é chamado de Dia do Pendura?

Quando os cursos de direito começaram a surgir no Brasil, lá no século XIX, o prestígio da área era muito grande e vários donos de restaurante ficavam felizes em atender os estudantes das faculdades, oferecendo refeições gratuitamente no dia 11 de agosto.

Depois de algum tempo, a prática começou a se espalhar pelo país. Os estudantes pagavam a refeição com discursos em agradecimento ao restaurante. O proprietário pendurava, literalmente, a conta em um prego, com a promessa de ser paga quando o estudante se formasse.

E foi assim que o Dia do Advogado consagrou-se também como Dia do Pendura! Data em que alunos de direito de todo o país saem pelas cidades para comemorar, comem em bares e restaurantes e saem sem pagar.

A prática já foi criticada, inclusive, porque está tipificada como fraude no Código Penal Brasileiro, segundo o artigo 176:

Art. 176 – Tomar refeição em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento.

Pena – detenção, de quinze dias a dois meses, ou multa.

No passado, proprietários de estabelecimentos e até o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo  já se manifestaram contra o Dia do Pendura.

A OAB, por sua vez, já defendeu a comemoração como sendo “irreverente”. Atualmente, o comércio enxerga a data como uma oportunidade, criando promoções especiais para o Dia do Advogado.

Outras datas comemorativas para profissionais do direito

Além do dia 11 de agosto, há outras datas comemorativas relacionadas à área jurídica. Veja algumas delas:

  • 19 de Maio, Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados
  • 19 de Maio, Dia Nacional da Defensoria Pública
  • 26 de Abril, Dia do Juiz do Trabalho
  • 14 de Dezembro, Dia Nacional do Ministério Público

A história de Santo Ivo

No item anterior, você leu que Santo Ivo é considerado o santo padroeiro dos advogados. Ficou com vontade de entender como ele ganhou esse título, e como dia 19 de Maio se tornou uma alternativa para o Dia do Advogado? Vamos à história:

Santo Ivo de Kemartin, ou Yves Hélory de Kermartin, nasceu na França, em 1253 d.C. Em Paris, demonstrou brilhantismo nos estudos de Filosofia, Teologia e Direito. Ele era um Franciscano de 3ª Ordem.

Santo Ivo também foi nomeado Juiz do tribunal eclesiástico na diocese de Rennes. Ficou conhecido pela defesa dos direitos de injustiçados e necessitados, o que lhe rendeu a alcunha de “advogado dos pobres”. 

Um dos casos mais interessantes da história de Santo Ivo é o da viúva de Tours. Ivo estava se hospedando na casa de uma viúva na cidade francesa de Tours e encontrou a mulher, certo dia, chorando.

Ela lhe disse que dois mercadores haviam passado por ali e pediram que ela cuidasse de um baú, enquanto eles prosseguiam viagem; e que devolvesse o baú quando voltassem, mas apenas entregasse aos dois juntos. Acontece que, certo dia, um dos mercadores voltou e pediu que ela devolvesse o baú, dizendo que seu colega estava ali perto. Em boa-fé, a viúva entregou. No entanto, agora o outro mercador a acusava de ter quebrado o acordo, e ela teria que comparecer a uma corte para se defender.

Ivo foi com a mulher à corte no dia seguinte. Quando o juiz pediu que ela se manifestasse, Ivo disse que a viúva não precisava responder nada, pois o mercador não tinha provado o caso e que era preciso que o outro, que pegara o baú sozinho, aparecesse. Com isso, o juiz deixou a viúva livre. Quando o outro mercador foi encontrado, viram que no baú não havia nada de valor, e tudo fora um golpe para a mulher. 

Mensagens para o Dia do Advogado

Quer homenagear um colega ou familiar advogado e precisa de alguma inspiração para escrever uma mensagem? Trouxemos algumas dicas e sugestões que buscam exaltar o valor, a importância e os desafios dessa profissão. Olha só:

Minha homenagem ao profissional que trabalha em defesa da Justiça e da Lei.”

Que a Justiça esteja sempre em boas mãos.”

Parabéns por mais um ano de trabalho com ética em busca da Justiça.”

Que você possa continuar lutando com as armas da ética e legalidade, em defesa dos direitos dos seus clientes.”

Nessa data, todo apoio e respeito aos que trabalham por uma sociedade mais justa.”

Congratulações a quem recebeu o chamado vocacional para ser peça fundamental na defesa dos direitos e defensor da democracia.”

Desejo mais um ano de sucesso na defesa ética e íntegra dos seus clientes.”

Sem o advogado, a democracia é imperfeita e a liberdade se extingue. Parabéns pela luta por alguns dos valores mais fundamentais da nossa sociedade.”

Aqui no blog você também encontra frases de advogados famosos, para deixar a sua homenagem ainda mais especial. 😉

Presentes para o Dia do Advogado

Escolher o presente ideal pode gerar algumas dúvidas. Preparamos uma lista de presentes que pode ajudar você a escolher a melhor lembrança para celebrar essa data especial e agradar o advogado ou advogada que você quer presentear. Confira:

1. Canecas personalizadas

Uma caneca personalizada com uma frase relacionada ao direito é uma escolha simples e acessível. Ao mesmo tempo em que é um item útil, também é sustentável (para acabar com o uso de copinhos plásticos no escritório) e até decorativo. Além disso, a peça vai divertir ou inspirar o advogado ou advogada no momento do cafezinho. 😉

2. Canetas elegantes

Advogados precisam assinar papéis o tempo todo. Uma caneta elegante transmite ainda mais profissionalismo na hora de fechar um contrato! O item ainda pode ser gravado com as iniciais da pessoa, para ser um presente realmente único. Joalherias e lojas de souvenir costumam ter ótimas opções. 🙂

3. Livros

De maneira geral, dizer que advogados adoram livros é uma aposta segura. A dica é não dar um livro de trabalho, mas uma opção que mescle profissão e lazer. Por exemplo, a obra “Crime e Castigo”, de Dostoievski, é um clássico da literatura que evoca muitas questões pertinentes sobre Direito. Outro exemplo é “Os advogados vão ao cinema”, que reúne ensaios sobre filmes famosos sob um olhar dos profissionais de advocacia.

Temos aqui no blog uma lista com melhores livros para advogados iniciantes que podem servir de inspiração para sua escolha.

4. Kit de cápsulas de café

Nas longas horas de trabalho, o café é um companheiro indispensável. Por isso, a maioria dos advogados e advogadas tem uma máquina de café com cápsulas no escritório.

Então, uma opção de presente que pode agradar muito é um kit de cápsulas. Algumas opções trazem vários tipos de café em uma embalagem bem bonita.

Só é legal tomar cuidado para ter certeza de que as cápsulas são compatíveis com a máquina que o presenteado usa. 😉

5. Vinhos

É difícil errar com um bom vinho, não é mesmo? Se você procura uma opção mais sofisticada de presente, então, compre uma garrafa. Elas são bastante apreciadas como um item para celebrar ocasiões especiais, por exemplo, quando um grande contrato é fechado para o escritório. O presente ainda pode vir acompanhado de um abridor de garrafas ou um conjunto de taças.

Mais conteúdos para você!

Neste artigo, falamos sobre o Dia do Advogado, uma data muito especial para quem atua nessa profissão. Então, não se esqueça de marcar na sua agenda e dar parabéns a todos os advogados que você conhece.

É claro que nós também deixamos, aqui, nossa parabenização aos profissionais do Direito que acompanham a Aurum. E como uma forma de presentear nossos leitores advogados, preparamos uma lista de conteúdos interessantes para curtir essa data especial.

Espero que você goste!

Quer aprender mais curiosidades sobre a advocacia e também encontrar conteúdos relevantes para o sucesso nessa atividade? Inscreva-se na newsletter da Aurum e acompanhe nossos artigos exclusivos. 

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados
22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui