Podcasts de Direito e advocacia que você precisa conhecer >

9 podcasts de Direito e advocacia que você precisa conhecer

9 podcasts de Direito e advocacia que você precisa conhecer

22 abr 2020
Artigo atualizado 4 mar 2024
22 abr 2020
ìcone Relógio Artigo atualizado 4 mar 2024

O que você costuma ouvir nos intervalos do trabalho ou em momentos de descanso? Podcasts sobre direito e advocacia são opções interessantes para quem quer viver esses momentos em boa companhia.

Com proposta parecida a de um programa de rádio, podcasts são capazes de entreter, provocar reflexões e informar e podem ser ouvidos a qualquer hora do dia, inclusive durante atividades fora do escritório.

O que é um podcast?

Podcast é uma mídia de transmissão de informações, assim como o rádio e a TV. O que o diferencia das mídias tradicionais é, em primeiro lugar, o fato de ser disponibilizado pela internet via download ou programas de streaming, como Spotify e Soundcloud.

Outro ponto de divergência é que os podcasts podem ser produzidos por qualquer pessoa, grupo ou empresa que deseja compartilhar conteúdo por essa mídia.

O primeiro podcast do Brasil foi lançado em 2004. De lá pra cá, surgiram vários outros com diferentes formatos e temas, inclusive direito e advocacia.

Hoje viemos compartilhar com você uma lista cuidadosamente selecionada com os melhores podcasts sobre direito e advocacia! Para conhecer os destaques da nossa curadoria, é só continuar a leitura.

Conheça os 9 melhores podcasts de Direito e advocacia

1. Salvo Melhor Juízo

O podcast comandado por três amigos – dois advogados e um professor de história – discute temas relacionados ao direito. A proposta do Salvo Melhor Juízo, também conhecido pelo acrônimo SMJ, é suscitar debates sem formalismo, com uma dose controlada de juridiquês e uma linguagem super acessível, que conquista de estudantes a profissionais mais experientes.

O trio conta com convidados de renome no universo jurídico para abordar os assuntos mais relevante com profundidade, sinceridade e respeito.

Como ouvir?
Você pode ouvir os episódios quinzenais de SMJ online pelo Soundcloud ou fazer o download para escutar no rádio do carro ou no celular! Ah, o Soundcloud tem app para smartphone. 😉

O nosso episódio favorito até agora é o de número 61, que fala sobre inteligência artificial na advocacia. Para ouvi-lo, é só dar o play aqui embaixo:

2. Amo Direito

O podcast Amo Direito reúne grandes mestres do Direito, que abordam temas relacionados à sua formação, como Direito Civil, Direito Constitucional e vários outros, além de dar dicas para concursos e também para a prova da OAB. Conteúdos de motivação também fazem parte dos roteiros do Amo Direito.

Como ouvir?
Você pode ouvir o podcast Amo Direito no Soundcloud ou no Spotify! Separamos um episódio para você conhecer o podcast. Olha só:

3. Fala Doutor

O podcast do advogado e professor Renato Porto é voltado para advogados iniciantes e também para pessoas que estão se preparando para concursos públicos.

Os áudios desse podcast sobre direito geralmente são extraídos de vídeos que Renato produz para o Youtube. No entanto, não deixam a desejar em qualidade de informação e nem em acesso aos conteúdos. 🙂
Ele aborda temas diversos que vão desde a dicas de estudo até as novidades da área jurídica, como mudanças de legislação e decisões do STJ.

Como ouvir?
O podcast Fala Doutor está disponível no iTunes e também para download pelo site oficial.

4. As Advogadas

Lançado em 2019, As Advogadas é um podcast comandado pelas amigas Deborah Salomão e Mariana Gonçalves. Como o nome já diz, elas são advogadas e, neste projeto, propõem um debate descontraído sobre experiências profissionais, acadêmicas e sobre a vida de maneira geral. Papo é o que não falta! 

Para que você conheça o podcast jurídico, recomendamos o episódio sobre produtividade. Confira: 

https://open.spotify.com/episode/40rKqlwrqHj4Tqor8D81tR

Como ouvir?

O podcast As Advogadas está disponível no Spotify. 😉

5. Casal de Advogados

Se você estava se perguntando onde já viu e ouviu o nome da Mariana Gonçalves, ela também comanda o canal Minutos de Direito, no Youtube. Além disso, tem outro podcast com seu marido e sócio, o advogado Marcus Rezende.

Os dois criaram o podcast Casal de Advogados para compartilhar com outras pessoas os papos calorosos e bem embasados que costumam rolar entre eles. No podcast você vai poder ouvir sobre dilemas profissionais e conhecer dicas de advocacia baseadas nas experiências dos dois.

Para que você os conheça melhor e se apaixone pelo podcast, indicamos o primeiro episódio do Casal de Advogados. Nele, Mariana e Marcus falam sobre quatro casos que recusaram por motivos éticos e morais no escritório em 2019. Ouça:

Como ouvir?

Os episódios de Casal de Advogados estão disponíveis gratuitamente no Spotify. 🙂

6. Contraponto

O Contraponto não é um podcast sobre Direito, mas tem episódios que certamente interessam advogados e estudantes da área, como um sobre séries de advogados – obviamente o nosso favorito. 😉

Os temas desse podcast semanal são focados, em sua grande maioria, em cultura pop. Se você se interessa pelo assunto, vale a pena conhecer o arquivo de episódios e ouvir sobre seus artistas e filmes favoritos.

Como ouvir?
Você pode ouvir o Contraponto pelo iTunes ou baixar para o seu aparelho Android.

7. Mamilos

Mamilos também não é um podcast de Direito, mas aborda temas interessantes para jovens advogados e profissionais experientes, como controle de armas, reforma trabalhista (Lei 13.467), reforma previdenciária e sistema prisional.

Conduzido por duas jornalistas, o podcast semanal sempre conta com advogados convidados para debater temas polêmicos que pautaram as discussões na internet.

O grande mote do Mamilos é aprofundar nos assuntos com empatia, respeito, bom humor e tolerância, apresentando diferentes argumentos e visões.

Para que você conheça o podcast, separamos o episódio sobre controle de armas, que conta com a participação do advogado Guilherme Lucchesi, especialista em Direito Penal e Criminologia:

Como ouvir?

Você pode ouvir o Mamilos pelo Soundcloud ou pelo Spotify. 😉

E se você é da área criminal e quer saber mais sobre o Código Penal Brasileiro, não deixe de ler o artigo dedicado a esse tema!

8. Anticast

Criado em 2011, o Anticast já foi um podcast sobre design, comunicação e cultura. Atualmente, é uma rede de podcasts com os mais variados temas. Inclusive, possui episódios sobre Direito Penal Internacional, Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência.

Destacamos um episódio sobre Direito Penal Internacional para que você conheça o Anticast:

Como ouvir?
Você pode ouvir o Anticast pelo Soundcloud ou pelo Spotify. 🙂

9. Jurídico do amanhã

O podcast ‘Jurídico do Amanhã’ explora as tendências e inovações que estão moldando o futuro do Direito. Danilo Limoeiro, CEO da Turivius, traz uma combinação única de conhecimentos desde a aplicação da inteligência artificial no Direito até questões legais relevantes do mercado.

Se você deseja se aprofundar no tema da Jurimetria, uma das principais tendências para 2024, recomendamos iniciar pelo episódio #7, em que o Dr. Marcelo Guedes Nunes, Presidente da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), é convidado para conversar sobre como a estatística pode ser uma aliada fundamental no caminho em direção a uma justiça mais isonômica e impulsionar estrategicamente a sua prática jurídica. 

Como ouvir?

Você pode ouvir o podcast Jurídico do Amanhã no Spotify e alguns dos episódios são divulgados ainda no canal do YouTube da Turivius.

Dicas extras

Se você curte podcasts e quer dar às suas viagens de carro temas que vão além da área jurídica, preparamos duas sugestões bônus!

A primeira é o Reprograme Seu Cérebro Cast, um podcast sobre cérebro. Parece estranho, né? Mas esse podcast compartilha informações sobre o funcionamento do cérebro, abordando as causas e os efeitos das ações e emoções nesse órgão tão complexo. Você também descobre maneiras de lidar com a falta de energia, a falta de foco e a procrastinação.

Para encerrar a lista de sugestões, recomendamos o podcast do André Farias. Nesse programa, o CEO da Bluesoft, empresa que desenvolve software de gestão para supermercados, fala sobre temas como empreendedorismo, gestão, negócios e tecnologia. É uma fonte bacana para gerar ideias inovadoras e inspirar escritórios de advocacia! 😉

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Conclusão

Podcasts de direito são excelentes fontes de reflexão e conhecimentos sobre assuntos importantes do setor. É ideal para os momentos de descanso e uma boa maneira para pessoas com rotinas agitadas se manterem atualizadas.
Se você gosta de assuntos leves como esse e quer continuar aumentando seu repertório de conhecimento e entretenimento, separamos alguns conteúdos que podem ser interessantes:


Agora é a sua vez! Você tem o hábito de ouvir podcasts sobre Direito? Tem alguma sugestão para recomendar para nós e para nossos leitores? Comenta aqui embaixo, vamos adorar saber!
🙂

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Silvio Teixeira da Costa Filho 02/08/2021 às 09:53

    A lista é boa, mas se fosse feita um post versão 2021, seria obrigatório incluir o Stricto Sensu Podcast. Vale a pena ficar de olho nele.

  • PC Farias 14/08/2020 às 15:35

    Faltou o “Onde Já Civil?”. Podcast com aulas de Direito Civil. O melhor que já vi. Tá no Spotify

  • Mariana 08/07/2020 às 23:20

    Faltou muito o Direito ao Ponto!

  • Lara Luise 13/01/2020 às 16:52

    Senti falta do Direito ao Ponto! É bem didático e tem me ajudado bastante

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.