Podcasts sobre Direito e advocacia que você precisa conhecer

6 podcasts sobre Direito e advocacia que você precisa conhecer

Comentar
Recomendar
O que você costuma ouvir no caminho para o escritório? Podcasts sobre direito e advocacia são opções interessantes para quem quer enfrentar o trânsito em boa companhia. Com proposta parecida a de um programa de rádio, podcasts tornam o caminho habitual entre casa e escritório, idas ao fórum e trajetos para reuniões muito mais agradável (e produtivo!) – seja no seu carro, no táxi, no Uber ou durante as caminhadas.

Podcast é uma mídia de transmissão de informações, assim como o rádio e a TV. O que o diferencia das mídias tradicionais é, em primeiro lugar, o fato de ser disponibilizado pela internet via download ou programas de streaming, como Spotify e Soundcloud. Outro ponto de divergência é que os podcasts podem ser produzidos por qualquer pessoa, grupo ou empresa que deseja compartilhar conteúdo por essa mídia.

O primeiro podcast do Brasil foi lançado em 2004. De lá pra cá, surgiram vários outros com diferentes formatos e temas, inclusive direito e advocacia. E é sobre isso que vamos falar aqui! Afinal, hoje viemos compartilhar com você uma lista com os melhores podcasts sobre direito! Para conhecer os destaques da nossa curadoria, é só continuar a leitura.

Conheça os 6 melhores podcasts sobre Direito e advocacia

1. Salvo Melhor Juízo

O podcast comandado por três amigos – dois advogados e um professor de história – discute temas relacionados ao direito. A proposta do Salvo Melhor Juízo, também conhecido pelo acrônimo SMJ, é suscitar debates sem formalismo, com uma dose controlada de juridiquês e uma linguagem super acessível, que conquista de estudantes a profissionais mais experientes.

O trio conta com convidados de renome no universo jurídico para abordar os assuntos mais relevante com profundidade, sinceridade e respeito.

Como ouvir?
Você pode ouvir os episódios quinzenais de SMJ online pelo Soundcloud ou fazer o download para escutar no rádio do carro ou no celular! Ah, o Soundcloud tem app para smartphone. 😉 O nosso episódio favorito até agora é o de número 61, que fala sobre inteligência artificial na advocacia, que você pode acessar dando o play aqui embaixo:

Se você gosta desse tema, recomendamos também a entrevista que fizemos com o Bruno Feigelson, presidente da AB2L sobre o papel das soluções disruptivas e o futuro da advocacia.

2. Amo Direito

O podcast Amo Direito reúne grandes mestres do Direito, que abordam temas relacionados à sua formação, como Direito Civil, Direito Constitucional e vários outros, além de dar dicas para concursos e também para a prova da OAB. Conteúdos de motivação também fazem parte dos roteiros do Amo Direito.

Como ouvir?
Você pode ouvir o podcast Amo Direito no Soundcloud ou baixar para escutar no carro ou no celular! Separamos um episódio para você conhecer o podcast. Olha só:

3. Fala Doutor

O podcast do advogado e professor Renato Porto é voltado para advogados iniciantes e também para pessoas que estão se preparando para concursos públicos.

Os áudios desse podcast sobre direito geralmente são extraídos de vídeos que Renato produz para o Youtube. No entanto, não deixam a desejar em qualidade de informação e nem em acesso aos conteúdos. 🙂
Ele aborda temas diversos que vão desde a dicas de estudo até as novidades da área jurídica, como mudanças de legislação e decisões do STJ.

Como ouvir?
O podcast Fala Doutor está disponível no iTunes e também para download pelo site oficial.

4. Contraponto

O Contraponto não é um podcast sobre Direito, mas tem episódios que certamente interessam advogados e estudantes da área, como um sobre séries para advogados – obviamente o nosso favorito. 😉

Os temas desse podcast semanal são focados, em sua grande maioria, em cultura pop. Se você se interessa pelo assunto, vale a pena conhecer o arquivo de episódios e ouvir sobre seus artistas e filmes favoritos.

Como ouvir?
Você pode ouvir o Contraponto pelo iTunes ou baixar para o seu aparelho Android.

5. Mamilos

Mamilos também não é um podcast de Direito, mas aborda temas interessantes para jovens advogados e profissionais experientes, como controle de armas, reforma trabalhista, reforma previdenciária e sistema prisional.

Conduzido por duas jornalistas, o podcast semanal sempre conta com advogados convidados para debater temas polêmicos que pautaram as discussões na internet. O grande mote do Mamilos é aprofundar nos assuntos com empatia, respeito, bom humor e tolerância, apresentando diferentes argumentos e visões.

Para que você conheça o podcast, separamos o episódio sobre controle de armas, que conta com a participação do advogado Guilherme Lucchesi, especialista em Direito Penal e Criminologia:

Como ouvir?

Você pode ouvir o Mamilos pelo Soundcloud ou pelo Spotify. 😉

6. Anticast

Criado em 2011, o Anticast já foi um podcast sobre design, comunicação e cultura. Atualmente, é uma rede de podcasts com os mais variados temas. Inclusive, possui episódios sobre Direito Penal Internacional, Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência.

Destacamos um episódio recente sobre Direito Penal Internacional para que você conheça o Anticast:

Como ouvir?
Você pode ouvir o Anticast pelo Soundcloud ou pelo Spotify. 🙂

Dicas extras

Se você curte podcasts e quer dar às suas viagens de carro temas que vão além da área jurídica, preparamos duas sugestões bônus!

A primeira é o Reprograme Seu Cérebro Cast, um podcast sobre cérebro. Parece estranho, né? Mas esse podcast compartilha informações sobre o funcionamento do cérebro, abordando as causas e os efeitos das ações e emoções nesse órgão tão complexo. Você também descobre maneiras de lidar com a falta de energia, a falta de foco e a procrastinação.

Para encerrar a lista de sugestões, recomendamos o podcast do André Farias. Nesse programa, o CEO da Bluesoft, empresa que desenvolve software de gestão para supermercados, fala sobre temas como empreendedorismo, gestão, negócios e tecnologia. É uma fonte bacana para gerar ideias inovadoras e inspirar escritórios de advocacia! 😉

Conclusão

Podcasts de direito são excelentes fontes de reflexão e conhecimentos sobre assuntos importantes do setor. É ideal para os momentos de deslocamento e uma boa maneira para pessoas com rotinas agitadas se manterem atualizadas.
Se você gosta de assuntos leves como esse e quer continuar aumentando seu repertório de conhecimento e entretenimento, separamos alguns conteúdos que podem ser interessantes:


Agora é a sua vez! Você tem o hábito de ouvir podcasts sobre Direito? Tem alguma sugestão para recomendar para nós e para nossos leitores? Comenta aqui embaixo, vamos adorar saber!
🙂

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

4 Comentários
Você está aqui