filmes de advogado

Descubra quais são os 12 melhores filmes de advogado

Comentar
Recomendar

Em busca de um bom filme sobre o universo jurídico? Separamos 12 filmes de advogado para você descansar, e ainda sim, aprender. Desde comédias e até mesmo os clássicos: a lista é para todos os gostos.

Quem trabalha com direito e é apaixonado pelo que faz, não se cansa de temas relacionados ao universo jurídico. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores filmes de advogado para quem trabalha na área. =)

Você gosta desse estilo de filme? Está em busca de novas opções para os seus momentos de lazer? Então confira a nossa seleção dos melhores filmes de advogado!

Melhores filmes de advogado para advogados

12. Legalmente Loira – ★★★☆☆

Protagonizado por Reese Whiterspon, o filme que abre a lista não é a obra mais séria desse ranking. Porém, o longa que mostra a trajetória de Elle, uma garota considerada fútil por todos na prestigiada universidade de Harvard, merece um lugar na lista por ter trazido a faculdade de Direito para a atenção do grande público. 

É claro que os advogados brasileiros vão notar as diferenças entre a realidade americana, retratada no filme, e as salas de aula das faculdades em nosso país. Por exemplo, as aulas em Legalmente Loira representam o método socrático, que se baseia em chamadas orais. Ele é muito usado nos EUA, mas não é comum no Brasil.

11. O amor custa caro – ★★★☆☆

O próximo da nossa lista de filmes de advogado não é um drama ou documentário, mas uma comédia romântica despretensiosa. “O amor custa caro”, de 2003, retrata as idas e vindas de um advogado especializado em acordos pré-nupciais e divórcio (George Clooney). 

Ele acaba se apaixonando por uma mulher (Catherine Zeta-Jones) que se casa com homens e arma flagrantes de traição para obter acordos de divórcio milionários. Os dois se envolvem em um jogo de enganação muito divertido. Por trás das risadas, um problema real: como o pensamento jurídico afeta as relações de um advogado em sua vida pessoal?

10. Carandiru – ★★★★☆

O Brasil não tem muitas produções ligadas ao universo jurídico, mas alguns filmes merecem a atenção dos advogados. Um deles é Carandiru, de 2002, baseado no livro do médico Dráuzio Varella, que atendia os presidiários no complexo prisional do Carandiru. 

O filme retrata a dinâmica das relações dentro da cadeia e a precariedade das condições às quais aqueles homens estavam sujeitos. É uma obra cinematográfica essencial para refletir sobre o sistema carcerário.

9. O advogado do diabo – ★★★★☆

Esse é mais um filme conhecido por abordar a questão  da ética na advocacia. “O advogado do diabo”, de 1997, gira em torno de um jovem advogado de sucesso (Keanu Reeves)  contratado pelo dono do maior escritório de advocacia de Nova Iorque. 

Com um alto salário e grandes regalias, ele enfrenta missões duvidosas, como defender um homem acusado de triplo homicídio. O thriller ganha pontos extras por adicionar um elemento sobrenatural ao enredo. 

8. Julgamento em Nuremberg – ★★★★☆

Para quem gosta de filmes de advogado que retratam histórias reais, “Julgamento em Nuremberg”, de 1961, é uma excelente opção. O longa retrata um dos mais importantes julgamentos da História: o dos processos contra líderes políticos, militares e econômicos do regime nazista na Alemanha, após a 2ª Guerra Mundial. 

Vale a pena lembrar que o Tribunal formado para esse julgamento serviu de base para o atual Tribunal Penal Internacional, além de levantar várias questões polêmicas, como o limite do positivismo e a admissibilidade de um juízo de exceção.

7. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento – ★★★★☆

Erin (Julia Roberts) é uma mãe de três filhos que atua como arquivista de um escritório de advocacia. Quando descobre que uma empresa de eletricidade estava contaminando a água de uma pequena cidade no deserto, convence seu chefe a investigar o caso e reúne provas para processar a corporação. Ela passa a ter um processo de 333 milhões de dólares em mãos, apesar de não ser legalmente advogada.  

6. As duas faces de um crime – ★★★★☆

No filme “As duas faces de um crime”, de 1996, um advogado que adora estar sob os holofotes da mídia (Richard Gere) assume a defesa de um jovem acusado pelo assassinato brutal de um arcebispo. Ele acredita que seu cliente seja realmente inocente, mas novas evidências colocam essa crença em dúvida. 

Um bom filme para refletir sobre o papel e as responsabilidades de um advogado de defesa, e como eles mudam se o cliente for – ou não – inocente.

5. A Firma – ★★★★☆

Seguindo a lista de filmes de advogado, “A Firma”, de 1993, retrata a história de um jovem advogado (Tom Cruise) que consegue o emprego dos sonhos em um escritório de advocacia em Memphis, nos EUA. No entanto, logo ele descobre que o sucesso do escritório está associado a um esquema de lavagem de dinheiro, e sair da firma não é nada fácil. 

A história aborda o dilema de muitos que escolhem a carreira com foco no retorno financeiro, mas logo se deparam com dilemas éticos. 

4. O Processo – ★★★★☆

Escolha ideal para uma intersecção entre Direito, literatura e cinema, “O Processo”, de 1962, é a adaptação cinematográfica do livro homônimo de Franz Kafka. A narrativa segue um homem (Anthony Perkins) que é preso, julgado e condenado sem saber de qual crime o acusam. 

O filme apresenta uma visão extrema do oposto de um Devido Processo Legal, já que o personagem não tem qualquer garantia de princípios processuais básicos, como contraditório ou ampla defesa. 

3. Filadélfia – ★★★★★

Chegamos ao top 3 da lista de filmes de advogado! 

Embora antigo, o filme “Filadélfia”, de 1993, aborda questões extremamente atuais. Nele, um advogado de carreira promissora, interpretado por Tom Hanks, é demitido pelo escritório onde trabalha quando descobrem que ele é homossexual e soropositivo. 

Ele acaba contratando um advogado homofóbico para defendê-lo em um processo contra seus ex-empregadores. A história revela muito sobre a desconstrução de preconceitos necessária para o exercício da advocacia.

2. Um sonho de liberdade – ★★★★★

O jovem banqueiro Andy Dufresne é acusado injustamente pelo assassinato de sua esposa, e posteriormente condenado à prisão perpétua. Enquanto ele tenta se adaptar à nova realidade, acaba criando laços de amizade com outro condenado. 

O filme não trata diretamente da rotina jurídica. Assim como Carandiru, seu mérito é mostrar de forma clara o cenário prisional, o que é essencial não só para quem deseja seguir carreira no direito penal. 

1. Doze homens e uma sentença – ★★★★★

O filme rodado há mais de 60 anos não poderia ficar fora de uma lista de bons filmes de advogado. “Doze homens e uma sentença”, de 1957, retrata o julgamento de um jovem acusado de matar o pai. 

Os jurados são instruídos a apenas condená-lo se não houver dúvida da culpa. Enquanto onze dos jurados votam pela condenação, um não está convencido, e tenta fazer os demais repensarem sua posição. É um filme que retrata de maneira interessante o Tribunal do Júri.

Se você já viu esses filmes de advogado, que tal tentar algo diferente? Nós também preparamos uma lista com dicas de séries para advogados. Aproveite para conferir e maratonar. 

Continue acompanhando os conteúdos do blog! Assinando a newsletter da Aurum você recebe e-mails exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e tecnologia.C

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Conhece outros filmes de advogado? Compartilhe conosco nos comentários abaixo e nos ajude a fazer um conteúdo ainda melhor! 😉

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui