Saiba como consultar intimação pelo celular e elevar sua produtividade

Como consultar intimação pelo celular e aumentar sua produtividade

Comentar
Recomendar
Se antes falar em modernização do Direito era pensar no futuro, hoje esse ingrediente fundamental para a profissionalização da advocacia faz parte do presente. Intimações já podem ser enviadas por Whatsapp e o aplicativo mais baixado no Brasil também é usado legalmente para colher depoimentos de pessoas no exterior. O processo de inovação do setor começou e caminha lado a lado com a mobilidade.

Diante desse cenário, saber como consultar intimação e outras publicações passou de curiosidade para uma forma de aproveitar melhor o tempo e usar a tecnologia a favor do seu trabalho. Você pode recorrer aos sites e aplicativos dos Diários Oficiais e Tribunais ou ao aplicativo para celular do seu sistema para advogados. Esses são os métodos de consulta de intimação mais comuns em dispositivos móveis.

Resta saber, neste momento de inovação na advocacia e avanço tecnológico, qual deles é mais eficiente e adequado à sua rotina. Enquanto você arrisca um palpite, vamos nos aprofundar em todos eles para facilitar a sua decisão. Vem com a gente! 😉

Qual é a melhor maneira de consultar intimação pelo celular?

Você já reparou como celulares e tablets conectados à internet oferecem ganhos significativos para advogados e gestores que querem (e precisam!) manter o controle de escritórios de advocacia e das atividades mesmo em trânsito ou à distância?

Nós já dedicamos um conteúdo inteiro aqui no blog para aprofundar em como um software jurídico permite que advogados trabalhem à distância e quebrar alguns mitos da atuação remota em escritórios. Isso porque acreditamos (e defendemos!) que um trabalho dinâmico requer o uso inteligente de dispositivos móveis.

Por isso, hoje separamos os três principais métodos para fazer um bom uso dessas tecnologias na hora de consultar intimação e outras informações importantes para a sua rotina. Assim, quando você tiver que esperar no Fórum, precisar consultar esses dados durante um atendimento externo ou mesmo para tornar a espera no aeroporto mais produtiva, basta sacar o celular e acessar as informações da forma mais eficiente. 🙂

1. Sites oficiais

Se você ainda não usa um software jurídico para receber intimações e publicações de forma automática, os sites dos Diários Oficiais e Tribunais são velhos conhecidos do seu escritório, certo? A boa notícia é que as mesmas páginas podem ser acessadas pelo navegador do seu celular sempre que você precisar.

No entanto, se você já tentou esse método, pode ter se deparado com algumas dificuldades na hora de abrir os PDFs ou ler as informações em letras tão miudinhas. Além disso, se, por exemplo, você possui clientes em regiões distintas, o que era uma facilidade pode se transformar em uma experiência negativa e pouco produtiva.

Afinal, eventualmente você vai precisar consultar diferentes sites e nem todos eles (talvez a maioria) estão preparados para o acesso mobile. Isso porque muitas páginas oficiais para consultar intimação e outras publicações não são responsivas, ou seja, não se adaptam aos diferentes tamanhos de tela. O que, obviamente, acaba dificultando o acesso às informações e a experiência de uso em celulares ou tablets.

Um exemplo são os Tribunais que permitem a consulta de intimações eletrônicas. O TRF1 é um deles e oferece esse serviço gratuitamente pelo Sistema de Citação e Intimação Eletrônica (e-Cint). Mas apesar da utilidade da ferramenta, o e-Cint não foi projetado para o acesso mobile, o que acaba inviabilizando uma consulta rápida e pontual.

2. Aplicativos de Diários Oficiais

Além do Diário Oficial da União, alguns diários estaduais, como o de Alagoas, contam com um aplicativo para você consultar intimações e outras publicações em dispositivos mobile. Para quem tem poucos clientes e processos, essa solução pode ser uma boa.

Já para quem possui mais clientes e processos e precisa consultar intimações e prazos de diferentes estados com certa regularidade, essa pode não ser a melhor escolha. Isso porque, normalmente, intimações pedem ações suas e/ou da sua equipe. E quanto maior o volume de publicações e prazos, mais difícil é organizar a busca e o tratamento das atividades. (Descubra como ter previsibilidade das atividades e não comprometer o prazo processual)

Então, nesses casos, os aplicativos acabam resolvendo parcialmente a questão, mas deixando detalhes importantes de lado. A falta de integração com outras informações do processo e a impossibilidade de dar vazão às ações de tratamento dos dados e cumprimento de prazos são alguns deles. Além disso, diferente de outras soluções que veremos a seguir, essa maneira de consultar intimação não é automática, o que significa que você vai precisar filtrar as buscas por conta própria.

3. Aplicativo complementar do seu sistema para advogados

Normalmente, aplicativos mobile facilitam atividades pontuais de maneira simplificada. Um app complementar de um sistema jurídico é útil para consultar informações; ser avisado em tempo real assim que chegar novas intimações, publicações e andamentos; saber o que acontece no escritório mesmo à distância; e poder delegar tarefas de onde estiver.

O Astrea Mobile é um exemplo de como essa ferramenta pode facilitar (e muito!) a sua rotina de consultar intimações pelo celular. Pelo app complementar do sistema para advogados Astrea, você recebe as intimações de forma automática e poder consultá-las sempre que quiser. A partir delas, é possível delegar tarefas e criar compromissos na agenda. Além disso, você pode receber alertas via push sempre que uma intimação chegar e avisar seu cliente imediatamente por Whatsapp, por exemplo.

A grande vantagem do Astrea Mobile é que as intimações, publicações e outras informações são integradas ao processo. Assim, você não precisa depender da memória e pode acessar esses dados de maneira muito mais organizada e produtiva. O app está disponível para aparelhos Android e iOS!

Nos artigos “5 dicas para ser mais produtivo com um aplicativo para advogados” e “Como um software jurídico permite que advogados trabalhem à distância” você encontra vários outros benefícios do aplicativo e outras dicas para rotina dinâmica mais produtiva!

Software jurídico Astrea
Mais de 7.000 advogados já fazem parte do futuro da advocacia com o Astrea
Experimente sem compromisso

Conclusão

Nós pontuamos neste artigo alguns aspectos que achamos importantes para ajudar você a descobrir como consultar intimação pelo celular de forma eficiente. Mas é claro que a maneira ideal é que mais se encaixa na sua rotina e oferece um maior dinamismo ao seu trabalho.

Por acreditar que produtividade para advogados é o termo da vez, a nossa recomendação principal é uma solução completa, que integra as informações fundamentais para o seu trabalho e facilita atividades-chave do seu cotidiano dentro e fora do escritório!

Por isso, acreditamos que contar com um sistema para advogados que possua um app complementar para celular é uma ótima opção tanto para as atividades de consulta quanto para manter o controle do escritório de onde você estiver! 😉

Experimente o Astrea gratuitamente e comprove!

Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui