logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
Como fazer um currículo de advogado >

Como deve ser um currículo de advogado em 2023

Como deve ser um currículo de advogado em 2023

8 dez 2021
Artigo atualizado 7 jun 2023
8 dez 2021
ìcone Relógio Artigo atualizado 7 jun 2023

Um currículo de advogado é diferente do curriculum vitae de quem tem outras profissões? O que torna mais competitivo um CV para área jurídica? Como preparar (ou atualizar) esse documento para que ele se encaixe nos padrões de 2023? 

Dúvidas desse tipo são bastante comuns, e não apenas entre as pessoas que estão para se formar em direito. Em qualquer estágio da carreira, advogados e advogadas podem levantar questões semelhantes face a uma possível candidatura a cargos no setor público ou privado. 

Por isso, elaboramos este conteúdo para esclarecer o que torna um currículo adequado para a profissão de advocacia com dicas de como otimizar o CV para ampliar suas chances de contratação de agora em diante. 🙂

Características do currículo para área jurídica

Um currículo preparado por quem pretende se candidatar a empregos na área jurídica costuma manter um estilo tradicional, tanto na aparência quanto na linguagem utilizada. Isso se justifica pela seriedade que envolve esse campo de atuação, mas há espaço para deixar o documento com um layout contemporâneo e atraente na medida certa.

Assim como os profissionais de outros segmentos vêm fazendo, você pode usar um modelo de currículo para advogado disponível online e inserir suas informações aproveitando a formatação pronta. Além disso, procure tornar o texto do seu currículo de advogado mais objetivo e sintético para que tanto o visual quanto o conteúdo proporcionem uma fácil leitura.

Como criar um currículo de advogado?

Quer você pretenda trabalhar em um escritório de advocacia, no departamento jurídico de uma empresa ou atuar em um órgão público, seu ponto de partida deve ser o mesmo: criar um currículo de advogado que atenda as expectativas de contratantes em potencial.

É provável que este documento passe por especialistas em Recursos Humanos, que fazem uma avaliação inicial e até podem usar softwares de triagem automática para rejeitar currículos que não se enquadrem nas expectativas para o cargo. Portanto, garanta que o seu CV inclua os seguintes dados (de preferência, aproveitando as dicas do próximo tópico):

1. Informações pessoais

Nome, profissão (e número de registro na OAB, se tiver), data de nascimento, endereço, telefone e e-mail de contato. É facultativo incluir foto no CV ou um link para seu perfil no LinkedIn.

2. Qual o seu objetivo

Apesar de não ser uma seção obrigatória, vale a pena escrever de 2 a 3 frases para expressar seu interesse na vaga.

3. Experiência profissional

Com a lista de ocupações em ordem cronológica inversa e incluindo dados completos sobre o cargo exercido (com nome e local da empresa, período de contratação) ou detalhes sobre sua atuação em caráter autônomo. 

No caso de um currículo de advogado recém-formado, você pode mencionar trabalhos pro-bono ou até apresentar esta seção após a seção de educação.

4. Formação acadêmica

Com informações organizadas por grau de importância, sem a necessidade de especificar cursos de menor escolaridade.

5. Seções adicionais

Onde você pode valorizar os diferenciais de sua candidatura, tais como o domínio de softwares jurídicos, idiomas, publicações, entre outros.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Dicas para otimizar um currículo na advocacia 

Para ajudar, vamos dar algumas dicas de como você pode otimizar o seu currículo de advogado. Esperamos que goste!

Use o seu poder de persuasão

Mais do que preencher os campos essenciais de um bom modelo de currículo, escreva pequenos textos complementares para destacar suas conquistas ou descrever brevemente sua atuação.

Inclua palavras-chave no currículo

Enfatize seus conhecimentos no meio jurídico usando termos como direito digital, mediação, atuação na área ambiental, entre outros. 

Mantenha o conteúdo conciso e organizado

Lembre-se que as pessoas “correm os olhos” pelo documento em busca das informações que desejam ler, por isso vale a pena estruturar seu currículo usando títulos, subtítulos e bullet-points (marcadores).

Personalize seu currículo 

Faça algumas edições no seu CV básico para criar versões personalizadas de acordo com cada oportunidade. 

Por exemplo, você pode citar o nome exato do cargo ofertado e da empresa contratante na seção sobre seu objetivo e alterar algumas das palavras-chave para combinarem melhor com as características desejáveis mencionadas no anúncio de emprego.  

Evite o excesso de informação

Foque no que é relevante para o cargo, deixando de fora dados com viés discriminatório (tais como raça, gênero, estado civil) e números de documentos, que podem ser solicitados mais adiante no processo seletivo profissional.  

Revise minuciosamente o documento

É normal cometer pequenos erros gramaticais ou falhas de digitação ao redigir um currículo, mas redobre a atenção ao revisá-lo.

Use as dicas ao seu favor!

Na comparação entre dados computados pela OAB (Ordem Brasileira dos Advogados) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que haja uma proporção de 1 advogado para cerca de 190 habitantes em nosso país. Isso sem contar estagiários de direito… 

Então aproveite as dicas deste artigo para deixar seu currículo de advogado ainda mais competitivo e comece a se preparar para as entrevistas de emprego.

Se você gostou desse conteúdo, recomendamos também:

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

OnlineCurriculo é uma plataforma que reúne informações e ferramentas úteis para quem está em busca de emprego. Com nossos recursos, fica mais simples montar o curriculum vitae ideal para atingir seus objetivos profissionais. Oferecemos um grande banco de modelos de currículos...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís