logo

Sua rotina com mais tempo. Seu cliente mais satisfeito. A nossa IA faz isso por você.

Quero experimentar Quero experimentar
Entenda as diferenças do Themis e Astrea, os dois softwares de sucesso da Aurum >

Themis e Astrea: conheça as diferenças dos softwares jurídicos da Aurum

Themis e Astrea: conheça as diferenças dos softwares jurídicos da Aurum

22 set 2022
Artigo atualizado 14 jun 2023
22 set 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 14 jun 2023
Themis é um software jurídico para departamentos e grandes bancas desenvolvido pela Aurum. Consolidado no mercado junto com o Astrea, ele vem otimizando a rotina de diversos advogados.

A Aurum desenvolve softwares com foco no aumento da produtividade na advocacia e na segurança dos dados dos negócios jurídicos há quase 30 anos.

É bem possível que você tenha ouvido falar de um deles, o nosso querido Astrea, usado e recomendado por mais de 60.000 advogados e advogadas. No entanto, ele conta com um irmão mais velho, que teve sua primeira versão em 1994 e hoje está mais moderno do que nunca. 

Sim, estamos falando do Themis! Acompanhando as atualizações e exigências do mercado, assim como disponibilizando funcionalidades específicas com direito a gráficos e relatórios personalizados, ele mostra que, ainda que seja  da mesma família, oferece recursos que o diferencia bastante e que serão destacados neste artigo. 

Portanto, siga com a leitura, tire suas dúvidas sobre os dois softwares de sucesso da Aurum e conheça mais profundamente o Themis e sua atuação para grandes bancas e departamentos jurídicos. 

O que é o software jurídico Astrea e para quem é indicado? 

O Astrea é um software jurídico para advogados autônomos, pequenos e médios  escritórios de advocacia.

Rodando na nuvem e com aplicativo mobile, ele automatiza e integra toda a rotina jurídica – desde a aquisição de clientes até o encerramento de casos e processos, como bem explicamos aqui no Portal num artigo que aborda seus principais benefícios

O que é o software jurídico Themis? 

Themis é um software desenvolvido exclusivamente para departamentos jurídicos e grandes bancas de advogados. 

Adaptável à rotina dos clientes, o programa garante uma atuação muito mais estratégica, uma vez que conta com gráficos e relatórios personalizados para medir e comprovar a produtividade. Além, é claro, de unir toda a gestão jurídica à gestão financeira completa da banca ou departamento.

Entenda o que é o Themis, um dos softwares da Aurum.

Para quem o Themis é indicado? 

Como citado, enquanto o Astrea é indicado para advogados autônomos e escritórios de advocacia, o Themis é recomendado para grandes bancas e departamentos jurídicos. 

Departamento Jurídico 

É o setor responsável pelos aspectos legais (judiciais e extrajudiciais) de uma empresa.

Grandes bancas

São classificados como grandes bancas escritórios que possuem mais de 40 pessoas entre sócios e funcionários; ou escritórios que não necessariamente possuem esse número de colaboradores, mas que atendem clientes de grande porte e precisam de grande controle financeiro.

Themis e Astrea: Principais diferenças  

Para encontrar uma ferramenta que realmente aperfeiçoe cada etapa do trabalho, é preciso levar em consideração uma série de critérios que envolvem sistema, cotidiano do time e porte do negócio. 

Ainda que o Astrea seja o único software jurídico bicampeão na premiação B2B Stack de 2020 e 2021, com excelentes avaliações e tendo como destaques a qualidade do atendimento, as funcionalidades e a facilidade de uso do sistema, ele pode não ser a ferramenta ideal para um negócio com mais de 50 usuários ou que atende clientes de grande porte, precisando de um maior controle financeiro, por exemplo. 

Para tanto, o Themis seria o mais indicado, uma vez que foi desenvolvido para suprir tal necessidade. Portanto, ambas são ferramentas de excelente desempenho, mas com soluções diferentes, como podemos ver melhor abaixo: 

Veja as diferenças do Themis e Astrea, os dois softwares de sucesso da Aurum.

Como vimos, o Astrea é um software jurídico completo para atender advogados autônomos, pequenos e médios escritórios, oferecendo em uma única ferramenta: o acompanhamento automatizado de processos, controle avançado de prazos, emissão de boletos com facilidade, gestão de atividades, acompanhamento da equipe, registros e atendimento de clientes. Inclusive, vale a leitura do artigo: Como usar o Astrea para destacar o diferencial competitivo do seu escritório para saber mais sobre os seus benefícios.

Já o Themis para grandes bancas é um grande aliado para escritórios de grande porte, que precisam de um financeiro ainda mais robusto para prestação de contas aos clientes com centenas de relatórios personalizados.

Enquanto o Themis para departamentos jurídicos é feito sob medida para atender a alta demanda de relatórios, processos, contratos e fluxo do trabalho e equipe em geral. 

Como o Themis atua? 

Agora que você já sabe as diferenças entre o softwares da Aurum, vamos trazer com mais detalhes a atuação do Themis nos dois cenários que citamos acima: para grandes bancas e departamentos jurídicos.

Themis para grandes bancas

Além de ser um gerenciador de processos completo, o Themis comprova o ganho de produtividade da grande banca, organiza e facilita a prestação de contas aos clientes e ao setor financeiro com centenas de relatórios personalizados.

Afinal, todos sabem que ter um controle de processos e casos automatizado e alinhado à atuação do escritório torna a rotina mais produtiva e garante mais qualidade às entregas. 

Já os relatórios personalizados, criados a partir dos dados mais importantes para o objetivo de cada banca, facilitam as tomadas de decisão e possibilitam um trabalho focado e muito mais estratégico.

Com o Themis para grandes bancas também é possível receber publicações e atualizações de todos os processos automaticamente no sistema. Além de permitir gerenciar acordos, parcelas e depósitos de forma simples e rápida. 

Também facilita o acesso ao histórico completo de depósitos e garantias, além de ser possível cadastrar auditorias e incluir no sistema  todos os pedidos e materiais envolvidos nos processos. Assim, todos valores cadastrados têm as correções monetárias ou os juros atualizados automaticamente. 

Para entender melhor a atuação da ferramenta para grandes escritórios também recomendamos a leitura deste artigo: Como o escritório Gaiofato e Galvão encarou desafios de 2020 com a ajuda do Themis. Vale a pena! 

Quais escritórios de grande porte usam e aprovam?

Há quase 30 anos no meio jurídico e em constante evolução, o Themis já ajudou mais de 1900 escritórios e hoje atende negócios renomados, como BM&A advogados, Robortella Advogados e Trench Rossi Watanabe.

Themis para departamentos jurídicos

Ele conta com todas as funcionalidades para oferecer ao departamento uma gestão de demandas jurídicas rápido e inteligente. Além de ser um grande aliado na redução de riscos, o sistema facilita a recuperação de ativos e evita que a empresa perca dinheiro.

A ferramenta antecipa informações e documentos sobre os processos para que os gestores tomem decisões com mais agilidade e segurança. Com ele é possível cadastrar os nomes que deseja acompanhar, podendo contar com as buscas diárias do próprio software. 

Também rastreia os tribunais e oferece informações como número do processo, data de distribuição, comarca, natureza da ação, tribunal, tipo de distribuição e muitas outras.

Assim, tendo total controle de todas as etapas da rotina do setor, fica muito mais fácil monitorar e compartilhar os resultados de um trabalho focado e produtivo com as outras áreas da empresa. 

Outro destaque do Themis para DJ (como é apelidado por nós, aqui da Aurum), é que ele foi desenvolvido para centralizar as principais demandas, otimizando o tempo de busca por informações.

Isso é possível porque emite relatórios em poucos cliques e atua como um canal de comunicação aberto e constante com áreas pré-aprovadas, o que promove uma maior integração com demais setores – uma das principais dores desse grupo. 

Para entender melhor a atuação do software para departamentos jurídicos também recomendamos a leitura deste artigo: Veja como o Themis pode auxiliar departamentos jurídicos, cases de sucesso e vantagens

Quais departamentos usam e aprovam? 

O Themis já ajudou mais de 500 departamentos. Hoje, atende grandes nomes como Lojas Americanas, Rádio e Televisão Record e Lojas Riachuelo

Qual é a história do Themis?

Pioneiro e com quase 30 anos de existência, a ferramenta se mantém com enorme relevância no mercado, tendo passado por diversas atualizações. Antes de falarmos sobre elas, que tal conhecermos brevemente a sua trajetória até aqui?

Em 1994 a primeira versão do Themis nascia. Três anos mais tarde uma nova versão era criada para atender clientes maiores como as Lojas Americanas e as vendas do software são impulsionadas em todo o Brasil. 

Em 2002, novas atualizações chegaram e com elas marcas maiores. Em 2004, aumenta-se a complexidade do software e a abrangência do Themis por todo o país. E a expansão do produto continua! 

Em 2011 surge o ThemisWeb com novos módulos como solicitações, propriedade intelectual e societário, além de permitir a visualização dos processos no celular. A partir daí, o Themis veio crescendo mais e mais. 

Themis e suas principais funcionalidades 

Conheça agora algumas de suas entregas de valor! 

Controle de processos e prazos 

Assim como acontece no Astrea, clientes Themis também são avisados com antecedência sobre seus prazos de processos e conseguem se preparar. Veja detalhes sobre a funcionalidade:

  • Cadastro e acompanhamento de todas as informações processuais;
  • Notificação de compromissos pelo sistema e por e-mail;
  • Permite tomar conhecimento do processo assim que for distribuído no tribunal;
  • Gestão preventiva; 
  • Permite a análise destes dados cadastrados, para atuação em defesa, por exemplo;
  • Comunicação entre departamentos referente às solicitações;
  • Armazenamento de documentos. 

Gestão de contratos 

Veja detalhes deste recurso no Themis:

  • Gestão dos contratos da empresa, oferecendo controle das renovações;
  • Controle dos valores fechados no contrato, bem como a forma de pagamento dos mesmos;
  • Fluxo de análise, baseado nas fases do contrato, como negociação, análise, assinatura e emissão;
  • Controle de vigência e renovação de cada contrato.

Controle de métricas e indicadores de desempenho

Todo o trabalho de coleta de dados e análise é automatizado através do Business Intelligence e de Inteligência Artificial, duas das principais funcionalidades do Themis. 

Assim é possível coletar, compilar e analisar indicadores de desempenho e métricas do setor ou mesmo os hábitos e comportamentos dos clientes e do time de advogados com facilidade.

Controle de horas de trabalho e de despesas

O software permite o controle da quantidade de horas consumidas pelo advogado para a elaboração de um contrato, por exemplo, e ainda, controle dos gastos do processo, como as custas.

Relatórios personalizados

Oferece a extração de relatórios gerenciais e personalizados para aferição de resultados por área, departamento, ou advogado, gerados em PDF.

Também conta com dashboards interativos, oferecendo relatórios visuais por meio de gráficos personalizados e em tempo real. Ainda permite a customização de relatórios exportados (planilha excel) para atender um modelo de relatório já existente. 

Integração com escritórios externos

Disponibiliza acesso facilitado de usuários externos permitidos, assim escritórios terceirizados passam a visualizar sem complicações os processos de sua responsabilidade. Também é oferecido acesso facilitado a clientes, o que ajuda a reforçar a transparência do trabalho. 

Comprovação de ROI

Os departamentos jurídicos têm uma má fama por brecar ações por questões legais ou “trazer más notícias”. Com o Themis, é possível deixar mais clara a importância da área em números – e em reais, especialmente.

Centralização de informações

Como os processos muitas vezes estão espalhados em escritórios de terceiros, fica muito fácil perder controle do que está ativo ou não — e como pagam por processo ativo, perdem dinheiro nisso. Com tudo centralizado, é mais fácil filtrar e encontrar o que precisa.

Provisão financeira 

Com o Themis é possível emitir relatórios e entender qual o total de provisionamento e quando vão ter que pagar. Esse dinheiro muitas vezes ficava parado e com o Themis é possível retornar para o caixa. Veja detalhes:

  • Controle de todos os valores do processo (pedidos e depósitos); 
  • Fechamento de provisão; 
  • Relatórios de provisão e contingenciamento; 
  • Histórico de valores e alterações realizadas nos pedidos e depósitos; 
  • Informações contábeis; 
  • Obtenção de maneira rápida e confiável os valores provisionados dos processos.

Assinatura digital 

O fluxo de assinatura de documentos é alto em grandes bancas e departamentos, por isso, atualmente o Themis possui integração com Clicksign e Docusign, que permite a assinatura dos documentos gerados e armazenados, como por exemplo, um contrato. 

Themis e Astrea: Principais dúvidas

Buscamos trazer os principais pontos que diferem os dois softwares, mas talvez, você ainda tenha alguma dúvida que estará prestes a ser sanada neste tópico. 

Para quais segmentos o Themis é recomendado? 

Além de escritórios de advocacia de grande porte, o Themis auxilia departamentos jurídicos de empresas  dos mais diversos segmentos como bancos, comércios, indústrias, agronegócio, construção, futebol, transporte, seguradoras, supermercados, distribuidoras, fundações, imobiliárias, concessionárias, entre outras. 

Como funciona a demonstração do Themis?

Ao contrário do Astrea que oferece período de uso gratuito, o Themis conta com uma demonstração do produto que acontece por videoconferência através de ferramentas como o Google Meet ou qualquer outra de sua preferência. 

A demonstração dura aproximadamente 30 minutos, podendo ultrapassar ou ser concluída em menos tempo, a depender das necessidades do seu escritório. Essa demoshow, como chamamos, pode ser agendada nestes links: Themis para banca jurídica e Themis para departamentos

É possível migrar do Astrea para o Themis? 

Sim, é possível! No entanto, vale lembrar que apesar de serem sistemas “irmãos”, são softwares distintos, e algumas nomenclaturas e campos variam de acordo com cada sistema.

Como saber quando é recomendável essa migração? 

Para entender se é o melhor caminho, nosso time de consultores costuma fazer algumas perguntas em busca dessa descoberta.

Onde você trabalha?

  • (a) Como advogado autônomo, ou em um escritório com até 50 advogados e advogadas.
  • (b) Em um grande escritório de advocacia, com mais de 51 advogados e advogadas ou em um departamento jurídico.

Qual o seu principal objetivo com o software jurídico?

  • (a) Controle de prazos e aumento da produtividade.
  • (b) Gestão de contratos, emissão de relatórios e controle financeiro.

Quais são os seus focos de trabalho? 

  • (a) Lido principalmente com processos.
  • (b) Lido com processos, contratos, contencioso de massa e consultivo.

Se você marcou três vezes a letra A, o Astrea é o mais indicado. Se você marcou três vezes a letra B, o Themis é a melhor escolha para você.

Lembrando que este é apenas um pequeno teste, pois qualquer mudança exige cuidado e análise. Para tanto, nosso time comercial sempre estará preparado para tirar todas as dúvidas e mostrar como extrair o melhor das ferramentas. 🙂 

Conclusão

Tanto o Astrea quanto o Themis são excelentes ferramentas e têm o mesmo propósito: otimizar a rotina dos advogados para melhorarem a qualidade de suas entregas. No entanto, possuem características diferentes e que devem ser levadas em consideração na hora da aquisição para que seja possível extrair o melhor de ambos.

Isso vale também quando falamos de Themis para grandes bancas e Themis para departamentos jurídicos. 

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Mais conhecimento para você

Aproveite e leia também:

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o Themis DJ, Themis EA e Astrea? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Isabela 28/11/2023 às 16:44

    Boa tarde!
    Gostaria de mais informações sobre a implementação do sistema Themis em um escritório de advocacia com mais de 60 pessoas. Metade são advogados e metade contadores.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Faça como +500 empresas que já usam e confiam no Themis

Gerencie de forma segura tudo que acontece no departamento jurídico da sua empresa

Agende uma demonstração Agende uma demonstração