Mais de 60.000 advogados confiam seus prazos, clientes e escritórios no Astrea +60.000 advogados confiam seus escritórios no Astrea Começar grátis no Astrea Começar grátis

Veja como a inteligência artificial pode aumentar a eficiência do seu departamento jurídico >

Como a Inteligência Artificial pode aumentar a eficiência do seu departamento jurídico?

Como a Inteligência Artificial pode aumentar a eficiência do seu departamento jurídico?

Veja como a inteligência artificial pode aumentar a eficiência do seu departamento jurídico >
14 jun 2022
Artigo atualizado 14 jun 2022
14 jun 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 14 jun 2022
Conhecido como um sistema de computador capaz de simular o cérebro humano, a Inteligência Artificial para departamentos jurídicos surgiu como uma solução para enfrentar as dificuldades que afetam os profissionais do setor, uma vez que é capaz de analisar documentos em segundos, e orientar os advogados a tomarem as melhores decisões. 

Esses desafios consistem, por exemplo, em longos atrasos tanto na consulta quanto na conclusão dos processos judiciais, bem como na falta de precisão na busca de informações jurídicas. Mas você deve estar se perguntando: 

  • O que exatamente uma IA pode fazer pelo meu departamento? 
  • Como a Inteligência Artificial é inserida na advocacia? 
  • Quais as vantagens? 
  • Se trata de uma realidade inevitável? 

Essas e outras questões serão respondidas neste artigo. Boa leitura! 😊

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um ramo de pesquisa da Ciência da Computação. Por meio de símbolos computacionais, ela constrói mecanismos e/ou dispositivos que simulam a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas. Ou seja, de ser inteligente.

Admitimos que, sempre que ouvimos o termo, uma infinidade de opções tecnológicas vêm à cabeça, como Google Maps e as assistentes virtuais Siri e Alexa, que auxiliam nas atividades do dia a dia, mas a inteligência artificial, ou simplesmente IA, vai muito além. 

A inteligência artificial é capaz de resolver problemas complexos, executando funções cognitivas, como o aprendizado e raciocínio. Ainda, é definida por seus algoritmos complexos que simulam nossa forma de assimilar informações para ajudar no processo de tomar decisões. 

Não à toa, a IA vem transformando diversas indústrias e setores ao redor do mundo. Com a área jurídica não seria diferente. 

Qual é a relação entre a Inteligência Artificial e a área do Direito?

A aplicação da Inteligência Artificial no meio jurídico se tornou possível com o desenvolvimento de softwares jurídicos e plataformas digitais de alta qualidade e desempenho voltados exclusivamente para o setor.

Por isso, já é comum grandes bancas e departamentos incorporarem a inteligência artificial no seu cotidiano. Muitos negócios conseguiram melhorar o controle dos prazos dos processos, facilitar a consulta das ações e aprimorar o gerenciamento das atividades cotidianas, tais como: 

  • Elaboração de programas de gestão e análise de dados e informações;
  • Customização ágil de modelos digitais de documentos; 
  • Soluções de dúvidas de natureza contábil e jurídica; 
  • Pesquisas avançadas de jurisprudência
  • E agendamentos automatizados, por exemplo. 
Entenda o que é inteligência artificial e como ela pode ajudar o seu departamento jurídico.

Vantagens da Inteligência Artificial para departamentos jurídicos 

Apesar do temor de alguns advogados sobre a invasão tecnológica, a IA no Direito traz muitas vantagens. 

Gestão eficiente 

Os softwares desenvolvidos a partir da Inteligência Artificial promovem a resolução de diversos problemas na gestão jurídica. Isso porque armazenam e oferecem informações centralizadas, como dados importantes, indicadores e status das tarefas. Dessa forma, apoiam no controle de informações processuais, gestão financeira e gerenciamento da agenda do escritório. 

Leia também: Dicas de como fazer a gestão de departamento jurídico.

Tomadas de decisões mais assertivas 

Com o uso da IA, é possível identificar padrões e tendências, uma vez que o grande acervo de dados é analisado e interpretado pela tecnologia – e quanto mais ela “estuda”, mais assertiva se torna. 

Assim, com as informações e métricas que disponibiliza, os advogados podem fazer recomendações específicas para os processos, analisar estatísticas para elaborar recursos e outras peças e fazer previsões, o que aumenta as chances de êxito nas demandas.

Otimização de tempo 

Atividades que fazem parte do dia a dia, como a elaboração de contestações e de petições iniciais, são perfeitamente realizadas através de softwares especializados. 

Esses programas podem armazenar um alto volume de dados e trabalhar com variáveis que possibilitam a geração de documentos para a execução das tarefas mais simples, fazendo com que os advogados precisem apenas revisar o arquivo final antes de encaminhá-lo aos órgãos responsáveis.

Automatizando tais tarefas, a inteligência artificial permite que o profissional aproveite melhor o seu tempo e dê maior atenção às ações estratégicas. Ou seja, a IA não substitui o trabalho dos advogados e advogadas, e sim o complementa. 

Melhor relacionamento com os clientes

Independente do segmento, os departamentos jurídicos devem conquistar a confiança dos seus clientes por meio de um trabalho transparente, ágil e eficiente, certo? 

Ao utilizarem a inteligência artificial para realizar as tarefas rotineiras, mas que exigem muito tempo, advogados e advogadas podem se dedicar a questões complexas e estreitar o contato com seus clientes, mantendo-os sempre atualizados e apresentando soluções mais perspicazes e inovadoras – o que reflete em clientes mais satisfeitos, contratos de longa duração e fidelização. 

Advogados e advogadas mais motivados 

A pesquisa jurídica, bem como a revisão de documentos, são trabalhos extremamente criteriosos e exaustivos para qualquer profissional, mas com o auxílio de softwares especializados, tarefas como: 

  • Revisões preliminares dos documentos; 
  • Verificação de palavras-chave relevantes para o processo; 
  • Organização de arquivos de forma cronológica, por cliente ou por assunto;
  • Identificação de dados repetidos ou incongruentes, entre outras. 

São realizadas com sucesso. Assim, diminuindo a execução das atividades repetitivas e maçantes, ganha-se profissionais mais motivados

Redução de gastos 

Com uma gestão do escritório mais eficiente e os profissionais mais produtivos, a redução de gastos do departamento jurídico se torna uma consequência muito bem-vinda. 

Afinal, como mencionamos acima, os advogados designados a tarefas mecânicas como pesquisa ou identificação de erros em documentos jurídicos passam a exercer atividades mais estratégicas, explorando seu potencial profissional e trazendo novos ganhos à empresa.

Qual será o futuro do direito com a IA? 

A inteligência artificial não é apenas uma realidade, ela também é uma tendência para a qual o advogado deve permanecer atento. E não estamos nos referindo ao mito que a IA acabará com a advocacia e outras profissões, e sim que serão criadas novas ocupações que demandam conhecimento sobre ela. 

No Direito, por exemplo, podemos esperar novos cargos que relacionam Direito e Tecnologia. A automatização diminuirá também a quantidade de processos, mas sim, os profissionais continuarão sendo essenciais. Por isso, o segredo é se profissionalizar e investir em softwares jurídicos como o Themis

Leia também: As principais tendências da advocacia com dicas de como se preparar para o futuro do direito.  

https://www.aurum.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/08/criativo-ad-themis-computador-3-1.svg
Aproveite!
Profissionalize a gestão do seu departamento jurídico e leve mais lucratividade para a empresa
Quero conhecer

A Inteligência Artificial do Themis para departamentos jurídicos 

Em um universo como o jurídico, onde escritórios de diferentes portes enfrentam uma concorrência cada vez mais acirrada, ignorar ferramentas que chegaram para transformar a advocacia em uma prática mais produtiva, significa perder oportunidades de destaque e ficar atrás no mercado. 

O Themis é uma dessas ferramentas voltada especificamente para grandes bancas e departamentos jurídicos. Atuando no mercado há mais de 25 anos, hoje atende clientes como Lojas Americanas, Rádio e Televisão Record e Lojas Riachuelo, e também escritórios renomados, como BM&A advogados e Robortella Advogados.

Por meio da Inteligência Artificial do Themis é possível otimizar aspectos administrativos, financeiros e processuais do departamento, simplificando as tarefas de rotina, reduzindo erros e tornando os processos mais rápidos e inteligentes.

Agende uma demonstração! Ela acontece por videoconferência e tem duração de 30 minutos. Vale tirar todas as suas dúvidas e começar a transformação digital da sua empresa com este primeiro passo. 

Conclusão 

Como vimos, a Inteligência Artificial é uma emulação da capacidade humana de raciocinar, tomar decisões, analisar e até solucionar problemas, sendo essencial para diversas áreas. 

No Direito, promove menor índice de erros e mais tempo livre aos advogados que precisam lidar diariamente com tarefas complexas e repetitivas. 

Com mais tempo, todos são capazes de organizar melhor suas agendas para se dedicarem a tarefas estratégicas, o que representa profissionais mais motivados e mais lucratividade para as empresas. 

Portanto, quer fazer parte do futuro? Ele já começou! Invista o quanto antes na Inteligência Artificial. 

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Mais conhecimento para você

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.