Entenda o que é Jurimetria e sua importância >

Jurimetria: O que é, pilares e principais aplicações em departamentos jurídicos

Jurimetria: O que é, pilares e principais aplicações em departamentos jurídicos

22 dez 2022
Artigo atualizado 1 nov 2023
22 dez 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 1 nov 2023
Jurimetria é a aplicação de métodos quantitativos, especialmente a estatística, na área do Direito. Revolucionando a prática jurídica, ela tem sido utilizada em conjunto com softwares para prever riscos, oferecer probabilidades de vitória em litígio e prever tendências de comportamento nos tribunais.

O Direito ainda conta com profissionais com perfis mais tradicionais e, por vezes, reticentes às mudanças, mas isso vem mudando graças à quantidade de conteúdos e palestras que trazem a tecnologia como verdadeiros aliados do setor. 

A Jurimetria é um bom exemplo, e quando aliada a uma ferramenta, é capaz de proporcionar a advogados, advogadas e gestores resultados muito mais eficazes. Neste artigo, você entenderá como, acompanhe! 

O que é Jurimetria? 

Segundo definição da ABJ (Associação Brasileira de Jurimetria), Jurimetria consiste na “disciplina resultante da aplicação de modelos estatísticos na compreensão dos processos e fatos jurídicos”. Em outras palavras, é a estatística aplicada ao Direito, como um serviço de Business Intelligence especializado na advocacia. 

Entenda o que é Jurimetria.

Como a Jurimetria surgiu?

A abertura dos paradigmas da ciência Jurídica começou a partir da década de 1920. Um de seus precursores foi o jurista Karl Llewellyn, que militava pela integração entre as ideias sociológicas e o Direito.

Apesar da ótima percepção utilizada por  Karl, o método só ganhou repercussão no Brasil nos últimos anos e mesmo estando presente na área jurídica desde então, apenas recentemente é que se começou a experimentar as possibilidades e facilidades proporcionadas pela tecnologia, aliando a jurimetria aos algoritmos inteligentes dos softwares

Para que a Jurimetria serve? 

A Jurimetria serve como uma métrica para auxiliar advogados e gestores a prever variados cenários e tomar decisões. 

Claro que, não se trata de uma ciência exata, uma vez que cada processo tem as suas particularidades. Mas a partir de decisões já proferidas, permite que os profissionais saibam se o caminho escolhido é o melhor possível ou se há outras alternativas, sendo especialmente importante na rotina de grandes escritórios e departamentos jurídicos.

Como a Jurimetria funciona? 

A Jurimetria envolve o uso de métodos quantitativos para fundamentar decisões e realizar previsões. Nesse sentido, é comum usar a estatística como base.  Contudo, vemos também aplicações da área da ciência da computação, através de ferramentas de automação como softwares jurídicos com auxílio da Inteligência Artificial e do Business Intelligence. 

Tais modelos são alocados para identificar padrões em sentenças e em julgamentos de casos, de modo a viabilizar essa análise preditiva. A partir desses padrões, se “prevê” o futuro. 

Assim, em resumo, podemos dizer que a jurimetria faz o trabalho de leitura dos dados entregando informações em forma de estatística. A partir daí cabe aos advogados e advogadas se debruçarem sobre esses insights para tomarem as decisões estratégicas que pareçam ser mais benéficas naquele momento.

Quais os pilares da Jurimetria? 

É importante salientar que as pesquisas jurimétricas tem como base três pilares: 

  • Gestão pública: por meio da Jurimetria e do estudo de dados públicos, é possível oferecer à população uma compreensão mais exata dos mecanismos do Direito e a elaboração de leis mais adequadas e relevantes a realidade da sociedade;
  • Decisão Judicial: o processo de tomada de decisões passa a contar com um caráter muito mais técnico, baseado em fatos e dados concretos;
  • Instrução Probatória: otimização das relações entre a base de dados e análise de provas relacionadas a um determinado processo.

Relação com a Advocacia 4.0

A utilização e prática de conceitos, até então direcionados à área de Tecnologia da Informação, estão sendo cada vez mais explorados no setor da advocacia, que precisa se adequar à sociedade atual: rápida, dinâmica e focada em resultados.

Assim, como alternativa aos serviços jurídicos mais tradicionais, despontam no mercado os escritórios e departamentos jurídicos atentos ao novo momento que o setor atravessa: o da Advocacia 4.0, que adere e se beneficia de uma série de ferramentas para potencializar a atuação jurídica, minimizar atividades operacionais e repetitivas, focando em estratégias.

Em meio a este movimento, seria impossível não citar a Jurimetria, intimamente ligada ao uso de recursos tecnológicos. A seguir, damos alguns exemplos de como ela é aplicada na prática. 

Quais as principais aplicações da Jurimetria? 

A Jurimetria funciona como uma maneira de padronizar modos de ação e decisões. Isso agiliza bastante o trabalho de todos os envolvidos. Nos escritórios e departamentos jurídicos, é viável garantir maior produtividade, com profissionais oferecendo análises mais rápidas e precisas, por exemplo. Veja mais alguns casos: 

Processos Judiciais 

A jurimetria permite que os advogados e advogadas tenham visão e entendimento sobre diferentes interpretações de processos judiciais. 

Com uma abordagem aprofundada e mais ampla sobre cada caso específico, eles passam a adotar medidas para que o escritório ou departamento tenha mais chances de ser bem-sucedida perante suas demandas legais.

Atuação no mercado 

Um negócio jurídico que utiliza a estatística aplicada ao Direito se coloca à frente de seus concorrentes, uma vez que utiliza as informações para exercer uma advocacia mais competitiva e precisa. 

Afinal, seu time de advogados passa a tomar decisões baseadas em dados e fatos, afastando-se das decisões subjetivas.

Contratos 

Ela pode ser usada na elaboração de contratos mais seguros e eficientes. A aplicação da análise de dados possibilita que os profissionais enxerguem com mais clareza as consequências judiciais de todas as cláusulas. E isso pode ser visto na hora de estabelecer penalidades, por exemplo. 

“Num determinado tipo de contrato, vale mais a pena estipular uma multa contratual de valor fixo ou em porcentagem?” A análise jurimétrica pode ajudar na resposta! 

Gestão interna 

A Jurimetria é uma excelente aliada na gestão interna, uma vez que por meio das métricas que fornece, permite aos gestores realizar o controle de produtividade de cada colaborador em cada causa.

Já na parte financeira, o custo dos honorários pode ser estipulado de uma forma muito mais precisa, visto o amplo conhecimento de como o processo tramitará.

Produtividade 

Tal ciência pode atuar na realização de diversas tarefas repetitivas e comuns aos advogados, tais como: 

  • Criação e gestão de documentos; 
  • Preenchimento de informações de trâmites internos; 
  • Elaboração de contratos
  • Peticionamento automático; 
  • E acompanhamento do andamento processual e do ciclo de vida dos processos.

Marketing Jurídico 

A Jurimetria também é bem-vinda para a captação de clientes, sendo um pilar do  Marketing Jurídico. Isso porque, otimizando os processos, melhorando a performance dos advogados e tomando decisões mais precisas, o gestor poderá pensar em desenvolver um marketing com grande potencial para captar e fidelizar clientes. Além disso, através dos dados e métricas, será possível traçar o perfil do público-alvo para ações segmentadas.

Vale lembrar que, para implementar a jurimetria e usufruir de todos esses benefícios, é preciso adotar uma solução tecnológica que possua a jurimetria como funcionalidade. 

Conclusão 

Como vimos, essa ciência não tem a intenção de substituir o trabalho e os estudos dos advogados, mas sim servir como suporte, como um objeto de consulta, de forma a agregar conhecimento jurídico e ajudar a elaborar alternativas para lidar com determinada situação.

Dessa forma, com aumento na certeza das escolhas diante de ações e processos também ajuda a aumentar o lucro dos negócios jurídicos. Afinal, quanto mais vitórias no tribunal, melhor. 

Podemos concluir então, que a Jurimetria é uma importante estratégia para aqueles que desejam atuar de maneira mais segura, garantindo um diferencial competitivo no mercado.

Mais conhecimento para você

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe nos comentários! 🙂


Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.
Mulher sorrindo enquanto olha o celular
Novidade na área
Astrea IA

Mais tempo na rotina jurídica

enquanto a inteligência artificial

trabalha para você

A sua comunicação com o cliente pode ser mais ágil e

próxima, sem que você tenha nenhum esforço a mais.

Uma rotina mais

produtiva e com tempo

de sobra

Agilidade e proximidade na

comunicação com o seu cliente.

A nossa IA faz isso por você.

Experimentar gratís