como se destacar na advocacia

3 dicas de como se destacar na advocacia e fugir do óbvio na profissão

Comentar
Recomendar
Se você está aqui, já sabe que fazer o básico na profissão é obrigatório. Deve saber também que não há como se destacar na advocacia apenas assim. É preciso ir além e fugir do óbvio na profissão.

Aquele feijão com arroz, por mais bem feito que seja, deixa de ser o mínimo a se fazer. Ele pode se tornar um desempenho até abaixo da média. Então, como podemos sair do comum? É o que trago hoje pra vocês!

Três dicas de como se destacar na advocacia

Nós advogados temos que procurar sempre inovar e ir além do óbvio para nos mantermos relevantes, buscando sempre estar à frente da concorrência. Por isso, reuni três dicas que podem ajudar você neste processo de inovação.

1. Colocar o cliente realmente em primeiro lugar

É comum dizermos que “nosso foco é atender o cliente da melhor forma”, ou que “nossa prioridade é o cliente”. Mas será que isso é verdade?

Infelizmente, é muito comum ver advogados virando o olho quando o cliente liga ou suspirando antes de responder um e-mail. E até mesmo com reações piores.

Agora pense: sua comunicação é voltada para o seu cliente ou para outros advogados?

Você se comunica constantemente com seu cliente, tirando todas as suas dúvidas e comunicando novas movimentações? Ou ignora ligações e demora a responder seus e-mails e mensagens por WhatsApp?

Não prego estar disponível 24 horas para o cliente. Longe disso, defendo muito o equilíbrio entre a vida profissional, o tempo com amigos e família e um descanso verdadeiro.

No entanto, essas regras de contato devem ficar claras desde o primeiro encontro com o cliente. E sua comunicação deve ser rápida e eficaz durante o período de trabalho. Isso garante também um bom atendimento no seu escritório.

Coloque-se verdadeiramente no lugar do seu cliente. Tenha empatia e faça um exercício mental: se eu fosse o cliente, gostaria de ser atendido desta forma? Se um médico me atendesse da mesma forma, eu estaria satisfeito? Um prestador de serviços?

Esse rápido exercício permite identificar falhas no atendimento e ir além do óbvio neste quesito tão importante. Sem dúvidas, é um diferencial e uma boa forma de como se destacar na advocacia nos anos que virão.

2. Buscar referências além da advocacia

Costumamos ter várias referências na advocacia. Temos inclusive posts aqui no blog com ótimos advogados parceiros, para servir como inspiração na carreira.

Por mais importantes que sejam essas referências, elas não são suficientes. O advogado inovador, que vai além do óbvio, está se inspirando também em profissionais de outras áreas.

Para estar sempre à frente dos seus concorrentes, você pode buscar fontes de inspiração no marketing e na tecnologia, por exemplo. E utilizar ferramentas destas áreas, aplicando o Marketing Jurídico ao seu escritório, por exemplo.

Vale até mesmo observar o que pessoas de outras profissões tem feito, como médicos, nutricionistas, personal trainers, lojas virtuais, entre outros. Desta forma, é possível saber como se destacar na advocacia tendo referências distintas.

Isso vale também para as suas leituras: pare de ler apenas livros jurídicos e procure outras fontes que te fortaleçam.

Claro que é necessário atentar sempre à adaptação para a advocacia, considerando as particularidades do nosso Código de Ética. Porém, as melhores ideias para ir além do óbvio podem surgir da observação de comportamentos diversos.

Caso você saiba falar outra língua, melhor ainda: leia livros e siga pessoas de outros países! Veja como eles pensam e como estão inovando para saber como se destacar na advocacia. Ao final, busque adaptar as melhores práticas à sua realidade.

3. Participe de grupos para compartilhar suas práticas

Existe um provérbio africano que diz: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. É possível fazer um sprint quando se está sozinho, mas para grandes distâncias, precisamos de apoio.

Por isso, é importante participar de grupos de profissionais que têm a mesma mentalidade e compartilham as melhores práticas. Você precisa encontrar o grupo que mais se encaixa com o seu perfil.

Como identificar o grupo certo? Saindo do lugar comum. Identifique grupos nos quais as pessoas não se preocupam com concorrência e realmente compartilham o que têm feito.

Se o grupo tem muita reclamação sobre o mercado, OAB ou concorrência, saia de perto. Provavelmente as trocas vão afetar seu mindset e te deixar pior do que estava quando entrou.

Se não encontrar nenhum grupo assim, que tal criar com seus colegas e amigos? Pode ser um grupo de e-mail, de Facebook, WhatsApp, Telegram, ou até mesmo presencial. O que for mais interessante para todos e que possa permitir seu maior crescimento profissional.

Juntos, vocês poderão trocar boas experiências e maneiras de como se destacar na advocacia.

Conclusão

Em resumo, para sair do óbvio na advocacia você deve fazer o que os demais não estão dispostos a fazer.

Se todos reclamam dos clientes e os atendem mal, pare de reclamar e atenda-os bem. Se todos buscam referências apenas na advocacia, busque fora também.

Se todos se preocupam com concorrência e não compartilham o que tem feito para ter sucesso, procure um grupo para que todos possam compartilhar e crescer juntos.

Não há um segredo de como se destacar na advocacia. O importante é evitar o efeito manada e pensar por si só, sempre focando no seu crescimento pessoal e profissional.

E aí, gostou das dicas? Tem algo mais que você deseja compartilhar para se destacar na advocacia? Escreva nos comentários abaixo! 😉

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui