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Relatório de Tendências para 2024: As novas direções do mundo e da Advocacia

Relatório de Tendências para 2024: As novas direções do mundo e da Advocacia

28 ago 2023
Artigo atualizado 19 set 2024
28 ago 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 19 set 2024
As tendências na advocacia que você vai encontrar aqui referem-se às mudanças emergentes da área. Essas tendências influenciam como os advogados e advogadas devem prestar serviços, gerenciar seus escritórios e interagir com clientes a partir de agora.

Após alguns anos de rápida aceleração industrial, tecnológica e social, o ano de 2024 inaugurará uma era de realinhamento – para nós mesmos, nossos locais de trabalho e o planeta. 

Para te ajudar a se preparar, neste conteúdo você encontrará as principais tendências do setor, a evolução ao longo dos anos e recursos para lidar com tantas novidades! 

Inclusive, preparamos um material completo e aprofundado sobre isso, para os interessados em se aprofundar. Baixe o Relatório de Tendências para a Advocacia para enriquecer seu repertório e se antecipar 🙂

Vamos aos destaques do próximo ano? 

Conheça as 3 maiores tendências globais de 2024

A cada ano, acompanhamos a evolução da tecnologia, investigamos seus impactos nas rotinas e negócios jurídicos, realizamos análises sobre a cultura analítica e as atualizações no Direito e mapeamos as melhores práticas do mercado. 

Tudo para oferecer um Relatório de Tendências que seja capaz de orientar e apoiar os próximos passos dos advogados e advogadas pelo mundo. Este ano, não foi diferente.  

Depois de muita pesquisa no mercado global e conversas com especialistas, identificamos as três maiores tendências de 2024, com uma característica em comum: a curiosa relação entre seres humanos e a tecnologia. 

1: O ser humano como protagonista: atenção às necessidades dos clientes, dos funcionários e das nossas!  

Para os apaixonados por tendências, esta não é uma novidade: a humanização continuará sendo a palavra da década. 

Não à toa, atualmente, uma das áreas que mais tem se destacado é apresentado um crescimento promissor é a de Direitos Humanos e Igualdade, uma vez que movimentos globais de justiça social, como Black Lives Matter, #MeToo, e a crescente luta pelos direitos LGBTQIAPN+, têm colocado questões de direitos humanos e igualdade sob os holofotes internacionais.

Mas muito além do jurídico, a atenção também se dará aos atendimentos do dia a dia. Nada de conversas robotizadas, sem carisma ou superficiais, mais do que nunca o protagonismo se voltará ao ser humano e suas necessidades de contato, onde as relações com mais transparência, atenção, flexibilidade, personalização e empatia serão necessárias. 

Para tanto, no mundo dos negócios, é importante conhecer mais os clientes, entender suas expectativas, suas dores, seus hábitos, o que buscam e como cada escritório e atendimento pode fazer a diferença em suas vidas. 

Ainda seguindo esta movimentação, de acordo com especialistas, o “encantamento” será um dos sentimentos que influenciará o comportamento dos consumidores. A dúvida é: você sabe encantar essa clientela mais exigente, que está em busca de identificação e de tratamento personalizado?

Além disso, pautas como saúde mental e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho também estarão mais presentes, não só em conversas, mas em ações. Para tanto, várias iniciativas corporativas serão bem-vindas para engajar funcionários e acompanhar o mercado.   

2: A busca pelo aprimoramento: mais presença e entendimento de tecnologias como a IA e o Chat GPT 

Diante de um cenário competitivo e mudado pelas transformações digitais e econômicas, as pessoas passarão a rever as formas de trabalhar definitivamente: é possível melhorar? De que forma? Como as ferramentas auxiliam nisso? Quais são realmente necessárias? 

Também será esperado, em função das novas áreas emergentes como Jurisdição Espacial e Terrestre, Biologia sintética e edição genética, Legal Ops, Legal Design e atuações mais orientadas a dados, que as pessoas busquem especializações e até cheguem a mudar o foco de suas carreiras. 

Também se prevê que no próximo ano a Inteligência Artificial e o ChatGPT estejam ainda mais presentes no meio corporativo, refletindo em profissionais mais curiosos a entender os  benefícios dessas ferramentas tão revolucionárias e como adaptá-las às suas vidas. 

Ou seja, a busca pelo conhecimento e uso inteligente da tecnologia como forma de otimizar rotinas, obter uma atuação mais analítica e com mais segurança estará em alta.  

3: Digital com sabedoria e autonomia: usuários mais questionadores e rotinas mais flexíveis 

O uso crescente da internet, a proliferação de fake news e a superexposição nas redes sociais fizeram surgir a necessidade da educação digital. O reflexo dessa movimentação se dará com uma sociedade construindo sua sabedoria e autonomia na internet. 

Neste novo cenário, as pessoas passam a se preocupar e questionar mais sobre o uso e segurança de seus dados, dando maior destaque à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), um campo de trabalho amplo para advogados que atuam nas áreas de direito digital e do direito da personalidade.

Também passam a escolher melhor as ferramentas e aplicativos que agregam suas rotinas e a valorizar tempos de qualidade fora do universo cibernético, e com isso, a encontrar prazer em estilos de vida como o anywhere office (escritório em qualquer lugar).

Ou seja, veremos mais profissionais autônomos que não têm um ambiente fixo para trabalho. Isso graças aos avanços tecnológicos que permitem a integração das atividades de trabalho ao ambiente digital, possibilitando que dados sejam acessados de diferentes partes do mundo. 

O Astrea e o Themis são bons exemplos 🙂

Mas… 

Como essas movimentações impactam o Direito? 

Baixe gratuitamente o Relatório de Tendências para a Advocacia 2024 completo para descobrir. 

Como se preparar para tudo isso? 

“Vivemos um novo momento do direito em que os advogados e advogadas são chamados para atuar e definir novas normas jurídicas para novas formas de experienciar o mundo. É hora de rever o seu papel na sociedade e assumir a linha de frente.”

Anna Flávia Ribeiro

Que é fundamental assumir uma postura ativa em meio a essa situação, não há dúvidas. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa se preparar 😉

1. Invista em melhorias na marca do seu escritório 

Se você ainda não se dedicou à identidade visual e à construção e solidificação da marca do seu escritório, está na hora. A identidade visual consiste em um conjunto de elementos para transmitir aos clientes os valores e ideais do seu negócio jurídico.

Pode até parecer algo secundário, mas os detalhes fazem toda a diferença. Enxergue o universo visual da marca do seu escritório como o seu cartão de visitas. 

Vale também tirar um tempo para reavaliar os processos internos. Aproveite para verificar se as rotinas estão alinhadas com as demandas e se os processos fluem de forma ágil e organizada. 

Os aspectos gerenciais são fundamentais. Por isso, é interessante identificar como está a gestão de pessoas, se os controles financeiros estão sendo realizados e acompanhados de maneira adequada.

2. Conheça o seu público 

Ter em mente qual é o público que você atinge ou deseja atingir ajuda a definir estratégias para alcançá-los e trazê-los para seu escritório. 

Dessa forma você vai poder identificar com mais clareza onde focar os seus esforços para ter mais visibilidade e despertar mais interesse. Use a Inteligência Artificial para coletar dados e analisar quem é a base do seu negócio 🙂 

3. Tenha uma boa e constante presença digital

O consumidor utiliza o Google e as redes sociais para buscar informações sobre comércios e prestadores de serviços. A internet, além de ser uma vitrine para que você ou seu escritório sejam constantemente lembrados, pode também construir sua reputação e contribuir para que você seja uma autoridade no seu nicho. 

Uma das vantagens da atuação na internet é que não são necessários grandes investimentos. Por meio da participação em redes sociais, da criação de site para advogados, blogs, produção de vídeos e podcasts de direito, é possível alcançar seu público produzindo um conteúdo jurídico estratégico. 

4. Se atualize e busque acompanhar as mudanças dentro e fora da legislação 

É básico não perder de vista a atualização profissional quanto às mudanças na legislação e o andamento dos processos. Embora em algumas áreas ocorram mais do que em outras, as leis estão em constante evolução, a jurisdição espacial é um exemplo.  

Muitas vezes conhecer apenas o texto da lei não dá a noção suficiente da sua abrangência. Por isso, é recomendável participar de eventos para advogados, workshops e palestras.

Além disso, é importante manter contato com colegas de profissão. Assim, você abre possibilidades para fazer parcerias, dividir opiniões e coletar ideias e feedbacks úteis para seu negócio. 

E claro, é vital que os advogados e advogadas se mantenham informados sobre temas fora da legislação tradicional, como já mencionamos aqui: Inteligência Artificial, biotecnologia, entre outros.

5. Agregue valor à sua prática e se diferencie da concorrência 

Para ter um bom posicionamento no mercado, é necessário que você conheça quem atua na mesma área: uma análise de sua concorrência é indispensável.

Primeiro levante todos os advogados e escritórios que compartilham do seu público-alvo, ou seja, dos seus concorrentes diretos. Busque saber também quem são os seus concorrentes indiretos, que são aqueles operadores do direito que trabalham com nichos diferentes. 

Entenda como atendem, quais as principais queixas dos clientes, os pontos fortes e fracos. Faça o mesmo levantamento em relação ao seu atendimento e processos internos. 

Posteriormente, compare e inclua no seu planejamento estratégias que explorem esses pontos que precisam ser melhorados e atitudes que contribuam para fortalecer ainda mais seus pontos fortes.

6. Ofereça atendimento personalizado 

Além de ser uma forma de se destacar na advocacia, como vimos, prezar pela humanização e personalização no atendimento será fundamental para garantir que as atividades sejam direcionadas com mais precisão, aumentando as chances de deferimento das solicitações e até ganho de causas. 

Vale inclusive dar uma conferida neste artigo onde contamos tudo sobre o Customer Success, uma estratégia que busca garantir que os clientes obtenham o máximo valor do seu serviço e que também é apontada como um dos destaques pros próximos anos! 

Como usar as informações coletadas no Relatório? 

Compreender e adaptar-se a essas inovações é uma maneira de se destacar na advocacia e conquistar mais eficiência e lucratividade.

Mas lembre-se de definir os próximos passos de forma estratégica e dentro das possibilidades de adaptação do seu escritório. Não é possível e nem necessário saber sobre tudo ou implementar todas as tendências. 

Só você e os demais decisores  poderão identificar o que faz sentido para o seu nicho de mercado e para a cultura e objetivo estratégico do seu escritório ou departamento. Nada melhor do que ser consciente das mudanças que permeiam o mundo, para assim, se preparar para essa nova era da advocacia! 😉 

Portanto, use as informações deste material para escolher o caminho que mais tem a ver com a sua advocacia, definindo suas próprias métricas de sucesso e felicidade. Esse é o segredo para impulsionar sua carreira de maneira autêntica e sem risco de sobrecarga. E conte com as nossas soluções, como o Astrea, para descomplicar sua rotina 🙂

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