Saiba como aplicar legal design >

Saiba o que é e como usar o Legal Design na sua advocacia

Saiba o que é e como usar o Legal Design na sua advocacia

15 set 2023
Artigo atualizado 2 out 2023
15 set 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 2 out 2023
O Legal Design é uma abordagem inspirada no Design Thinking que tem como objetivo encontrar soluções estratégicas e inovadoras para questões do universo jurídico. É focado na empatia e no ser humano, gerando como resultado a entrega de valor.

Como sempre falamos por aqui, o Direito está em crescente transformação. Com o avanço da tecnologia, novos termos relacionados à doutrina jurídica vêm surgindo. Um deles é o  Legal Design.

O assunto é tão importante que levamos novamente para a edição do Aurum Summit 2023, o evento disruptivo para advogados que querem estar à frente do mercado.

Na quinta edição, quem explicou como o Legal Design pode ser usado na prática foi a Cynara Batista, advogada e coordenadora da área de legal designer no Opice Blum Advogados Associados.

Continue a leitura para entender mais sobre esse tema tão inovador! 😉

O que é o Legal Design?

O Legal Design é uma interseção entre três áreas: Design, Tecnologia e Direito. É inspirado no Design Thinking, um processo aplicado em diversos mercados para resolver problemas e descobrir novas soluções sem perder o foco no ser humano

A ideia dessas abordagens é melhorar produtos e serviços por meio da empatia, gerando engajamento e entregando valor como resultado. Na área jurídica, se aplica muito ao atendimento e à compreensão de problemas de clientes. Assim como para testar soluções rápidas antes da entrega final.

Cynara, por exemplo, aponta que o Legal Design é responsável por criar ou redesenhar os meios do mundo jurídico com foco no quanto elas são usáveis, úteis, eficientes, agradáveis, envolventes, memoráveis e significativas.

O Legal Design é realizado em algumas etapas, que serão explicadas abaixo. Ao final, a solução encontrada pode não ser a entrega final, pois o processo conta com um ciclo de melhorias constante, buscando aprimorar a entrega de valor.

O que é Visual Law?

Comumente confundidos, Visual Law e Legal Design não são a mesma coisa. O Visual Law é uma vertente do Legal Design e tem como objetivo simplificar e tornar mais acessível a informação jurídica.

O Visual Law usa elementos visuais para criar essa acessibilidade da informação, ele serve como um posicionamento de marca. Para Cynara essa é uma forma de conseguir fazer com que o conteúdo realmente alcance o público-alvo, ela defende que é:

Uma verdadeira garantia do direito de entender.”

Objetivos do Legal Design

Um dos grandes propósitos do Legal Design é fazer com que indivíduos e empresas consigam tomar decisões da forma mais estratégica possível. Para isso, a abordagem pode auxiliar desde pessoas leigas no assunto até profissionais do Direito a entenderem melhor o funcionamento da lei e o contexto em que estão inseridos. 

A prática foca também na melhoria de interfaces, ajudando a aprimorar o contato com usuários e incentivando mudanças e inovações a curto e longo prazo. 

Quais são as etapas do Legal Design?

Cynara Batista destaca a existência de uma esteira básica para atuar nessa descomplicação da linguagem jurídica com o Legal Design. Traduzindo em etapas, temos os quatro passos a seguir:

Sem julgamentos

Essa etapa é importante para entender o contexto e o problema que você quer resolver. Para isso, é preciso fazer pesquisas, criar hipóteses e partir para a próxima etapa!

Idealização

Aqui é a etapa do brainstorming, ou seja, hora de trocar ideias – e todas são bem-vindas. Desprendido de padrões, é a fase de usar e abusar da criatividade para pensar em como o problema vai conseguir ser resolvido!

Definição

Nessa etapa você vai entender: para quem é o projeto, qual é o objetivo, quais são os pontos problemáticos, qual a dor do usuário que precisa ser melhorada, quem precisa atuar e qual o investimento necessário.

Materialização

Por fim, após as definições, você vai começar a prototipar seu projeto. Faça rascunhos e testes. Erre. Aprenda. Corrija rápido.

Não é necessário se preocupar em ter o produto finalizado, afinal, essa fase é feita para erros e ajustes necessários. Busque, com isso, feedbacks e prática diária, a equipe irá perceber o que funciona ou não, evoluindo com o produto cada vez mais.

Metodologia ágil

Larissa Wermann, que também já esteve no palco do Aurum Summit, diz que a metodologia ágil, baseada no Manifesto Ágil, é essencial para o processo de Legal Design.

Essa metodologia surgiu com o desenvolvimento de softwares, mas possui aplicabilidade em diversas áreas. Ela pressupõe que o produto seja criado enquanto repetidos testes são feitos. Assim, se for detectado um problema, basta fazer o ajuste, sem a necessidade de começar o processo do zero. Isso garante mais agilidade e rapidez no percurso.

Para colocar essa metodologia em prática, é preciso trabalhar em seusquatro grandes valores, como destacou Larissa: 

  • Indivíduos e interações
  • Software em funcionamento
  • Colaboração com o cliente 
  • Resposta a mudanças

Apesar de continuar a reconhecer a importância de etapas mais tradicionais – como documentação, negociação de contratos, etc -, nessa metodologia esses novos valores são essenciais para se ter uma melhora contínua, com priorização de processos e etapas. 

Leia também: Visual Law – o que é e como pode transformar a sua advocacia

Como aplicar o Legal Design na advocacia?

Existem diversas maneiras de colocar o Legal Design em prática. Qualquer ferramenta ou ação que procure simplificar processos e facilitar a vida do cliente pode ser uma aplicação dessa abordagem.

Um bom exemplo, usado em muitos escritórios, é a mudança nas estruturas de padrões de um contrato ou relatório.

Por exemplo, muitas vezes a pessoa ou empresa que é atendida por um advogado não entende muito sobre Direito, certo? Portanto, qual a necessidade de entregar um material extenso, repleto de termos específicos? Pessoas do campo jurídico que utilizam o Legal Design já perceberam a vantagem de utilizar infográficos, imagens e outros recursos digitais nesse processo para facilitar o entendimento da outra parte.

Por isso, para pôr em prática o Legal Design, a relação da empresa com o cliente deve ser próxima. É preciso que a equipe esteja junto de seus clientes para entender melhor os seus problemas e o que funciona, ou não, para eles. 

A abordagem também pode ser usada internamente. Softwares jurídicos são uma ótima maneira de otimizar a gestão de escritórios de advocacia. Porém, para que as estratégias obtenham êxito, é importante incluir toda a equipe e ouvir os profissionais.  Muitas vezes são eles que percebem, no dia a dia, o que dá certo ou não.

Cynara trouxe, no conteúdo de sua palestra, o convite para uma reimaginação radical de futuros jurídicos desejáveis! Ela apontou que esse futuro é capaz de refinar a capacidade de construir uma narrativa jurídica informacional. E, para isso, o Legal Designer precisa:

1. Exercitar a empatia — se colocar no lugar do usuário;

2. Ter um excelente bom senso crítico — e isso se aplica para tudo na vida;

3. Desenvolver a visão de projetista e negociador — enxergar o Direito como um negócio, alinhando a advocacia com estratégias de empreendedorismo;

4. Priorizar a criatividade — ser multidisciplinar e criar repertório para isso, ser sagaz ao encontrar com o problema e enfrentá-lo para sair mais forte, ter cosmovisão – uma maneira subjetiva de ver o mundo, e entender o que te faz ter vontade de ir pra frente.

Além disso, é preciso ter em mente que o Legal Design não é apenas uma preocupação com o visual e a estética do projeto, é uma mudança de modelo mental, o famoso mindset.

Sobre o Aurum Summit

O Aurum Summit é o evento de inovação e tecnologia para advogados realizado pela Aurum. É a oportunidade para os profissionais do Direito ficarem por dentro das principais tendências da área, vivenciar experiências e ampliar suas conexões.

Em 2023, o evento aconteceu no dia 17 de agosto, em São Paulo.

Mais conteúdo para você

Aqui no Portal da Aurum nós temos diversos conteúdos escritos por especialistas sobre o mundo do direito. Para te ajudar a navegar, indico os seguintes textos:

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • EDILBERTO 19/03/2021 às 02:17

    Gostaria de receber novidades sobre advocacia

  • Micheli 03/05/2020 às 18:09

    Matéria incrível. Conteúdo muito rico e fantástico trabalho da Larissa com dicas simples e efetivas. Obrigada.

  • Aline 27/02/2020 às 00:33

    Quando será o aurum summit 2020?

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.