Holding familiar: o que é e vantagens >

[GUIA] Holding familiar: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

[GUIA] Holding familiar: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

14 ago 2023
Artigo atualizado 25 ago 2023
14 ago 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 25 ago 2023
Uma Holding Familiar é uma estrutura jurídica que centraliza a gestão e o controle de bens e empresas de uma família. Ela facilita o planejamento sucessório e fiscal, além de proporcionar mais segurança patrimonial.

Constituir um patrimônio ao longo da vida não é fácil. Preservar, muito menos. E transmitir para as outras gerações, é mais um desafio. Existem vários instrumentos utilizados no trabalho de proteção patrimonial, e hoje vamos conversar sobre a holding familiar.

Afinal, planejar a sucessão e proteger seu patrimônio evita aborrecimentos no futuro, com brigas entre familiares, além de possibilitar economia tributária. Portanto, boa leitura!

O que é uma holding?

Uma holding nada mais é que uma empresa criada para deter participações societárias de outras sociedades, como cotista ou acionista. Essa empresa participa como sócia de outras, tendo o seu patrimônio, ou parte dele, formado por participações societárias diversas.

Holding, vem do inglês “to hold” tem diversos sentidos, sendo eles: deter, reter, conter, segurar e outros. 

Quais os tipos de holding?

  • Holding pura: quando seu objetivo social tem como única finalidade a participação em outras sociedades;
  • Holding mista: quando no seu objeto social prevê, além da participação em outras sociedades, um objetivo operacional com fins lucrativos.

A holding é muito utilizada na esfera societária com a finalidade de centralizar e consolidar decisões de um grupo empresarial. Esse formato possibilita uma gestão financeira unificada, bem como é um dos principais instrumentos utilizados no planejamento sucessório.

Saiba tudo sobre direito empresarial aqui no Portal da Aurum.

O que é holding familiar?

Uma holding familiar é uma entidade corporativa estabelecida com o intuito de gerir e proteger o patrimônio de um clã familiar específico.

Seu objetivo primordial é garantir o uso eficaz dos ativos familiares e maximizar a eficiência tributária, permitindo uma melhor gestão e otimização na liquidação de impostos.

Veja o que é uma holding familiar.

Por que criar uma holding familiar?

Criar uma holding familiar permite centralizar a gestão e controle dos bens e negócios de uma família em uma única entidade. Isso facilita o planejamento sucessório, proporcionando uma transmissão mais ordenada e eficiente do patrimônio para as futuras gerações. Entenda melhor a seguir!

Proteção patrimônial

O objetivo da holding familiar é proteger os ativos familiares já conquistados contra dívidas futuras e das demais hipóteses de perda de patrimônio. Além disso, reduzir a carga tributária na sucessão e planejar as regras de gestão corporativa dos sucessores.

Com a constituição de uma sociedade empresária todo o patrimônio da pessoa física ou do grupo familiar é integralizado no capital social da holding familiar.

Posteriormente, as quotas sociais ou ações dessa sociedade podem ser transferidas aos herdeiros mediante cláusula de doação. Cada quinhão hereditário fica estabelecido de acordo com a vontade dos doadores.

Estabelecer o usufruto em favor dos doadores

É possível, ainda, estabelecer o usufruto em favor dos doadores com cláusulas restritivas de inalienabilidade, impenhorabilidade, incomunicabilidade e reversão.

Com isso, os doadores podem fazer a gestão da sociedade e de todo o patrimônio, sendo imprescindível a anuência destes nos atos praticados, sob pena de nulidade do ato. 

Sendo assim, a constituição de uma holding familiar propicia a divisão do patrimônio em vida, evitando a dilapidação, reduzindo os custos tributários e os desgastes que eventual processo de inventário causaria ao grupo familiar.

Quais as vantagens de constituir uma holding familiar?

Algumas das vantagens da holding familiar já foram descritas acima, mas vou especificar com mais detalhes.

Planejamento financeiro

Com a holding familiar é possível concentrar o patrimônio familiar para facilitar a gestão coletiva, disciplinando a participação de cada membro da família. E estabelecendo uma política de investimentos do patrimônio, reservas e distribuição de lucro.

Planejamento tributário

Por meio da sociedade é possível fazer o aproveitamento dos incentivos fiscais na tributação dos rendimentos dos bens como pessoa jurídica. Por exemplo, aluguéis, lucros e dividendos, juros e transferência de bens.

Perpetuação do patrimônio

A holding familiar protege o patrimônio pessoal do sócio ou acionista das diversas situações que permitem a responsabilidade solidária em relação às empresas das quais participe.

Planejamento sucessório

Além disso, a sociedade facilita a sucessão hereditária, especialmente em relação ao processo judicial de inventário. Isso porque esse é um processo que, além de ter alto custo, pode tornar a partilha lenta. E essa situação pode refletir negativamente no desenvolvimento das empresas operacionais.

Outras vantagens

Há ainda outras vantagens que uma holding familiar possibilita, se for conjugada com um bom acordo de sócios. São diversas as disposições possíveis que dependem das características, bens e negócios de cada família. Veja algumas delas:

  • Dispor sobre critérios de informações sobre bens e empresas (aplicando os princípios da governa corporativa);
  • Estabelecer os critérios para os herdeiros assumirem cargos de mando dentro das sociedades. Por exemplo, idade, formação acadêmica, qualificações e habilidades, experiência prévia em outras empresas, etc.
  • Estabelecer os critérios de administração dos bens da família, deixando claro que os bens da empresa não serão utilizados para fins pessoais.
  • Dispor de critérios de saída de familiares com sua respectiva parcela de patrimônio em caso de desavenças.

Quais as desvantagens da holding familiar?

Desvantagem legal

A holding familiar pode ter as seguintes desvantagens legais:

Dificuldade na operacionalização dos tratamentos diferenciados dos diversos setores da economia, devido a falta de conhecimento específico da realidade de cada setor e por problemas em operacionalizar as diversas situações provocadas pelas diferenças regionais.”

Oliveira (2015)

Administrativa

Em relação a questões administrativas, a holding podeter problemas como:

Grande quantidade de níveis hierárquicos, aumentando o risco quanto a qualidade e agilidade do processo decisório e falta de adequado nível de motivação nos diversos níveis hierárquicos, devido à perda de responsabilidade e autoridade, causado pela maior centralização do processo decisório na empresa holding.”

Oliveira (2015)

Financeira

Uma descantagem da holding pode ser relacionada a questões financeiras, como:

Maior carga tributária, caso não exista um planejamento fiscal adequado; não poder usar os prejuízos fiscais; tributação de ganho de capital na venda de participações nas afiliadas; maior volume de despesas em funções centralizadas na holding, o que poderá provocar problemas nos sistemas de rateio de despesas e custos nas afiliadas; imediata compensação de lucros e perdas das investidas pela equivalência patrimonial; diminuição de lucros por um processo de sinergia negativa, em que o todo pode ser menor do que a soma das partes.”

Oliveira (2015)

Relacionada aos sócios

Além das questões apontadas acima, segundo a Djamila Olideira, autora do livro “holding, administração corporativa e unidade estratégica de negócio” a holding pode ter desvantagens por:

Consolidar o tratamento dos aspectos familiares entre quatro paredes, criando uma situação irreversível e altamente problemática.”

Oliveira (2015)

Como montar uma holding familiar?

A constituição de uma holding familiar demanda cuidado e exige amplo conhecimento de diversas áreas do direito, em especial no direito das sucessões, direito tributário e direito de família.

Não existe uma fórmula pronta, pois o trabalho depende das análises de diversos fatores e fatos. Recomendo que, antes de sua constituição, seja realizado um levantamento identificando, entre outros critérios:

  • O patrimônio existente;
  • A família;
  • O regime de casamento dos sócios;
  • Os processos judiciais em curso;
  • As dívidas existentes;
  • Os negócios e empresas operacionais;
  • Os conflitos de interesses entre familiares.

Estas verificações são essenciais para se estabelecer se realmente a holding familiar é um instrumento útil e que pode trazer benefícios para a família no aspecto no planejamento sucessório e tributário. Após estas análises, são definidos os sócios da holding e qual o tipo societário será utilizado (Sociedade Anônima, Sociedade Simples, EIRELI ou LTDA).

Confira também o vídeo “Como abrir uma holding familiar” do advogado Antonio Antunes:

Como abrir uma holding familiar

Sócios e tipos de sociedade

Em relação aos sócios é recomendado que a sociedade seja realizada entre marido, esposa e filhos, se mantendo o núcleo familiar. É necessário observar se existem impedimentos legais para isso, como o regime de casamento.

Quanto ao tipo societário, a sociedade simples ou empresária limitada são mais fáceis de gerir. Elas oferecem maior proteção quanto ao ingresso de terceiros na sociedade, levando em conta o princípio do “affectio societatis”. Isso quer dizer o animus, a intenção, a vontade dos sócios, da união e da aceitação das normas de constituição e funcionamento da sociedade.

As regras de administração e de sucessão devem ser fixadas no contrato social ou estatuto social, sempre observando as restrições legais.

Recomendo ainda que seja firmado um acordo de sócios. Neste documento devem constar as regras quanto a entrada e saída de sócios, a distribuição de dividendos, aportes de capital e financiamento. Além disso, a forma de cálculo do valor da empresa, as regras de convivência, o modo de solução de conflitos, entre outros assuntos. Todos devem ser cumpridos pelos sócios para a perpetuação do patrimônio da holding familiar.

Não posso deixar de mencionar que é primordial constar as boas práticas de governança corporativa, com a finalidade de preservar e otimizar o valor da sociedade e sua longevidade.

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Principais dúvidas sobre holding familiar

Confira abaixo quais são as principais dúvidas sobre o tema.

O que é um holding familiar?

É uma sociedade criada para administrar e controlar um patrimônio ou grupo de empresas pertencentes a uma mesma família.

Qual a função do holding familiar?

Sua função pode incluir a centralização da gestão de bens, planejamento sucessório, otimização fiscal, proteção patrimonial e prevenção de conflitos entre herdeiros.

Quando vale a pena holding familiar?

Holding familiar vale a pena em famílias grandes que possuem muitos bens. Porque, as despesas são divididas e auxilia a organizar a administração e gestão do patrimônio.

Quem administra a holding familiar?

O patriarca é considerado o usufrutuário e administrador da holding.

Quais as vantagens de uma holding familiar?

Algumas vantagens da holding são: Planejamento financeiro, tributário e sucessório; perpetuação do patrimônio; dispor sobre critérios de informações sobre bens e empresas; Estabelecer os critérios para os herdeiros assumirem cargos; entre outros.

Quais as desvantagens de uma holding familiar?

A holding pode ter algumas desvantagens ligadas a aspectos financeiros, administrativos, legais e societários. Porém, tudo depende de como ela é organizada. Confira mais detalhes no texto completo!

Qual vantagem de um holding familiar em caso de falecimento?

Em caso de falecimento, a holding familiar tem como vantagem já ter regras definidas em contrato, o que facilita a sucessão de bens.

É necessário algum valor mínimo de patrimônio para criar um holding?

Não há um valor mínimo estabelecido, mas a criação e manutenção de uma holding envolve custos, por isso, é mais comum em famílias com patrimônio significativo.

Como se dá a distribuição de lucros em uma holding familiar?

A distribuição de lucros ou dividendos é definida conforme as participações de cada sócio na holding e conforme o lucro gerado pelas empresas sob seu controle.

Lembrando que a implementação e gestão de uma holding familiar têm implicações jurídicas e fiscais. Portanto, sempre é aconselhável buscar a orientação de especialistas no tema.

Conclusão

A holding familiar é utilizada para facilitar o processo sucessório, pois, em comparação ao inventário judicial, a holding se mostra mais célere e vantajosa, aliviando os contratempos que a família terá ao perder o titular do património. 

Além disso, possibilita o planejamento tributário, financeiro e confere, na medida do possível, uma proteção patrimonial. 

É importante ressaltar, contudo, que antes de ser constituída a holding, é preciso elaborar um estudo de análise da sua viabilidade, que varia de acordo com o perfil familiar e negocial. Os envolvidos da família devem estar de comum acordo. Caso contrário, a gestão e o sucesso da holding familiar serão comprometidos, e sua instituição não alcançará os resultados pretendidos.

Mais conhecimento para você

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Quer saber mais sobre a execução fiscal? Deixe seu comentário, dica ou sugestão nos comentários abaixo! 😉


Social Social Social Social

Advogada (OAB 140844/SP). Bacharela em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG). Especialista em proteção de e bens e Holding Patrimolial. Pós-graduada em Direito Empresarial (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Direito Societário (Fundação Getúlio Vargas - GVlaw) e Direito Tributário (Escola Brasileira...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

80

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Flaviano 20/02/2024 às 08:45

    Tenho um cliente que pretende abrir uma holding, porém sua mãe é falecida, é necessário fazer o inventário dos bens antes de abrir a holding? ou esse processo pode ocorrer após a abertura da mesma?

  • Ângela 01/02/2024 às 20:23

    O que seria “valor significativo “? É mais interessante uma holding ou passar o imóvel, em vida, para o filho com usos e frutos?

  • Iris richter 15/10/2023 às 16:17

    Na criação da holding familiar a gente escolhe os imóveis que serão cadastrados, ou tudo da família entra, sem exceção?

    • Adriana Gomes 15/02/2024 às 18:15

      Oi, Iris, normalmente analisamos o objetivo da holding r a situação dos imóveis e sua destinação (aluguel, venda, doação ou comodato), após realizamos as orientações a família. Importante deixar claro que durante todo o planejamento é a família que decide o caminho a seguir.

  • Santino basso 18/09/2023 às 15:15

    Interessante sobre a holding familiar.
    Diria que a preocupação maior em caso de falecimento de um dos sócios.

    • Adriana 25/09/2023 às 17:21

      Prezado Santino, normalmente é realizada a doação das quotas sociais em vida para os filhos.

  • Vitor 04/09/2023 às 14:42

    Para abrir um holding familiar, posso colocar o endereço da empresa (holding) no meu endereço residencial? No caso especifico na cidade de Campinas, SP.
    Ou seria obrigatorio eu ter um outro imovel ou uma sala comercial a parte? Tem algum lugar onde posso checar isso?

    • Adriana 25/09/2023 às 17:18

      Tudo vai depender dos CNAEs de sua empresa e da prefeitura do local da constituição. É possível verificar essa questão no procedimento de viabilidade com seu contador.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.