Entenda o que é o Princípio da preservação da empresa. >

Conheça o princípio da preservação da empresa e qual a sua importância

Conheça o princípio da preservação da empresa e qual a sua importância

21 ago 2023
Artigo atualizado 11 set 2023
21 ago 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 11 set 2023
O princípio da preservação da empresa estabelece que as atividades empresariais devem continuar, pois tem uma função social, mesmo que em situações econômico-financeiras adversas.

Sabemos que a Constituição Federal é a lei maior do nosso ordenamento jurídico. Nela temos como base a ordem econômica e a justiça social. 

Nesse artigo, você vai entender o porquê a Lei 11.101/2005, conhecida como a Lei de Falência, em seu artigo 47, se preocupou com a continuidade da atividade empresarial, trazendo como princípio explícito do nosso ordenamento, o Princípio da Preservação da Empresa. 

Então, continue a leitura! 

O que é o princípio da preservação da empresa? 

O princípio da preservação da empresa refere-se à ideia de que, em situações de crise financeira ou insolvência de uma empresa, deve-se buscar soluções que permitam a sua recuperação e continuidade, em vez de optar pelo seu fechamento ou falência imediatos

Portanto, ele é reflexo do princípio da função social da empresa. Ao olharmos nosso ordenamento jurídico como um sistema, vemos que a Constituição Federal se preocupa em manter a ordem econômica e a justiça social. 

Afinal, uma vez que as empresas são geradoras diretas de riqueza, por meio de suas atividades, há que se reconhecer o efeito negativo da extinção das atividades empresariais, que não só prejudica os agentes que compõem uma empresa (sócio, quotistas, investidores), mas também prejudica todos os trabalhadores, clientes, inclusive o Estado. 

Entenda o que é o Princípio da preservação da empresa.
Veja a importância do Princípio da preservação da empresa.

O que diz a lei sobre o princípio da preservação da empresa? 

O artigo 47, da Lei 11.101/2005, coaduna-se a esse raciocínio legislativo, pois tem como objetivo garantir que a empresa cumpra sua função social, através de sua recuperação judicial que viabiliza a superação da crise enfrentada. 

Art. 47. A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Essa previsão, valora os interesses de manutenção da fonte produtora, dos empregos dos colaboradores e que atenda os interesses dos credores, focando no benefício econômico em manter a empresa funcionando. 

O Artigo 48, da mesma lei, por sua vez, estabelece os requisitos para a concessão da recuperação judicial, incluindo a viabilidade econômica da empresa e a elaboração de um plano de recuperação consistente.

Dentre os requisitos, podemos apontar que, no momento do pedido, o devedor que exercer regularmente suas atividades por mais de 2 (dois) anos, deverá, ainda, cumulativamente:

  • Não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes;
  • Não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial;
  • Não ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano especial de de Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte;
  • Não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei de Falências.

A recuperação judicial também poderá ser requerida pelo cônjuge sobrevivente, herdeiros do devedor, inventariante ou sócio remanescente, mas desde que os requisitos citados acima estejam presentes.

O que diz a doutrina sobre o princípio da preservação da empresa? 

A doutrina jurídica desempenha um papel fundamental na compreensão e aplicação do princípio da preservação da empresa. 

Inclusive, traz alertas aos juristas a respeito de sua correta aplicação, para que não seja utilizado de maneira indiscriminada, uma vez que algumas empresas precisam fechar e nem toda perda concernente a atividade empresarial precisa ser rateada com a população. 

Ainda, relaciona algumas possibilidades como baseadas no princípio, tais como: 

  • A possibilidade de exclusão do sócio que põe em risco a continuidade da empresa, pela prática de atos graves; 
  • A alienação de bens que não sejam essenciais para a manutenção da atividade empresarial; 
  • Fundamentação de dissolução parcial da sociedade anônima, entre outras. 
Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Quais são os princípios do direito empresarial?

Podemos apontar como importante objeto de estudo para uma compreensão melhor do direito empresarial: 

  • Princípios da livre iniciativa (arts. 1º, IV e § único e 170, CF); 
  • Liberdade contratual; 
  • Liberdade de associação (art. 5º, XVII a XX, CF); 
  • Princípio da livre concorrência (arts. 170, IV, e 173, § 4°, CF); 
  • Princípio da função social da empresa (art. 70, III, CF); 
  • Favorecimento das empresas de pequeno porte (arts. 170, IX, e 179, CF), entre outros.

Jurisprudências sobre o tema 

A jurisprudência, por sua vez, desempenha um papel relevante na aplicação do princípio da preservação da empresa. 

Tribunais têm proferido decisões que interpretam e aplicam as normas relacionadas à recuperação judicial e à preservação da empresa. Vejamos alguns exemplos de casos relevantes:

AgInt no CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 149.798 – PR (2016/0300059-4) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI

AGRAVO INTERNO NO CONFLITO POSITIVO DE COMPETÊNCIA. RECUPERAÇÃO JUDICIAL. BUSCA E APREENSÃO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. BENS ESSENCIAIS À ATIVIDADE EMPRESARIAL. PRESERVAÇÃO DA EMPRESA. COMPETÊNCIA DO JUÍZO UNIVERSAL. 1. Apesar de o credor titular da posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis não se submeter aos efeitos da recuperação judicial, o juízo universal é competente para avaliar se o bem é indispensável à atividade produtiva da recuperanda. Nessas hipóteses, não se permite a venda ou a retirada do estabelecimento do devedor dos bens de capital essenciais à sua atividade empresarial (art. 49, §3º, da Lei 11.101/05). Precedentes. 2. Estabelecida a competência do juízo em que se processa a recuperação judicial. 3. Agravo interno não provido.

CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 118.183 – MG (2011/0162516-0

PROCESSO CIVIL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. RECUPERAÇÃO JUDICIAL. TRANSFERÊNCIA DE PARQUE INDUSTRIAL MEDIANTE ARRENDAMENTO. CONSTITUIÇÃO DE NOVA EMPRESA PARA ADMINSITRÁ-LO. SUCESSÃO TRABALHISTA RECONHECIDA PELA JUSTIÇA DO TRABALHO. IMPOSSIBILIDADE. CONFLITO CONHECIDO.1. Aprovado o plano de recuperação judicial, dispondo-se sobre a transferência parque industrial, compete ao juízo da recuperação verificar se a medida foi cumprida a contento, se há sucessão quanto aos débitos trabalhistas e se a constituição de terceira empresa exclusivamente para administrar o parque. 2. O fato de a transferência se dar por arrendamento não retira do juízo da recuperação a competência para apurar a regularidade da operação. 3. O julgamento de reclamação trabalhista no qual se reconhece a existência de sucessão trabalhista, responsabilizando-se a nova empresa constituída pelos débitos da arrendante do parque industrial, implica invasão da competência do juízo da recuperação judicial. 4. Conflito de competência conhecido, estabelecendo-se o juízo da 1ª Vara Cível de Itaúna/MG, como competente para declarar a validade da transferência do estabelecimento a terceiros, inclusive no que diz respeito a eventual sucessão trabalhista, declarando-se nulos os atos praticados pelo juízo da vara do trabalho de Itaúna/MG.

Perguntas mais comuns sobre o tema 

O que é o princípio da preservação da empresa?

O princípio da preservação da empresa refere-se à ideia de que, em situações de crise financeira ou insolvência de uma empresa, deve-se buscar soluções que permitam sua recuperação e continuidade, em vez de optar por seu fechamento ou falência imediatos. Ele considera a função social da empresa e sua importância para a economia.

Qual é a essência do princípio da preservação da empresa?

A essência é garantir que, diante de desafios financeiros, priorize-se a continuidade das atividades da empresa, considerando sua importância social e econômica, ao invés de simplesmente liquidá-la.

O princípio da preservação da empresa impede a falência da empresa?

Não impede. Ele busca soluções que priorizem a continuidade da empresa, mas em casos onde a recuperação é inviável, a falência ainda é uma opção.

O princípio da preservação da empresa se aplica a todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou setor?

Embora o conceito seja universalmente relevante, na prática, mecanismos legais como a recuperação judicial podem ter critérios específicos que determinam quais empresas são elegíveis. No entanto, a ideia central de preservar a atividade econômica é aplicável a empresas de todos os tamanhos e setores.

Conclusão 

O princípio da preservação da empresa desempenha um papel crucial no direito empresarial, buscando garantir a continuidade das atividades empresariais em situações de crise. 

É fundamental que advogados e profissionais do ramo estejam familiarizados com as disposições legais, a doutrina, a jurisprudência e os princípios relacionados a esse tema. 

Ao compreender e aplicar adequadamente o princípio da preservação da empresa, é possível oferecer o suporte necessário às empresas em dificuldades financeiras, contribuindo para a estabilidade econômica e a preservação de empregos.

Mais conhecimento para você

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Tamara Anzai
Social Social Social Social Social

Advogada desde 2012, foi professora Universitária e Oficial R2 da Força Aérea. Atualmente atua na área consultiva contratual. Certificada pela Arquitetura dos Contratos, de Fernanda Moreira e com certificação Societário Total da Universidade Corporativa Conexão Legal, de Fernanda Bastos. Fundadora...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.