Ao lidar com direito material e execução forçada de títulos judiciais há obrigações formadas (pagar certa quantia, prestar alimentos, fazer ou não tal ação). Essas obrigações são vínculos jurídicos para a parte vencedora exigir da outra determinada coisa. Assim, o cumprimento de sentença é uma fase do processo que garante a execução das ações por meio de medidas coercitivas para garantir a efetividade das decisões e dos direitos envolvidos.
A prescrição da execução tem o mesmo prazo da prescrição da ação. Contando-se como termo inicial a data de trânsito em julgado da sentença.
Quando o requerimento do cumprimento de sentença é feito, começa a correr o prazo do devedor, seja para cumprir a obrigação ou apresentar defesa. No Novo CPC, os prazos são diferentes para cada hipótese:
Cumprimento da condenação em quantia certa: 15 dias para pagar o débito;
Cumprimento de condenação ao pagamento da prestação alimentícia: 3 dias;
Cumprimento de condenação em quantia certa pela Fazenda Pública: 30 dias;
Cumprimento de condenação em obrigação de fazer ou não fazer: 15 dias;
Caso deseje se aprofundar neste e outros conteúdos, acesse o conteúdo completo sobre cumprimento de sentença no Novo CPC.
Modelos personalizados e confiáveis são a melhor maneira de otimizar o seu tempo e garantir que o recurso seja feito da forma correta. Com este modelo de cumprimento de sentença gratuito, você pode ter uma advocacia mais ágil e assertiva.
O cumprimento de sentença é uma fase do processo que garante a execução das ações por meio de medidas coercitivas para garantir a efetividade das decisões e dos direitos envolvidos.