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O que é Marketing Jurídico? Aprenda como fazer!

O que é Marketing Jurídico? Aprenda como fazer!

7 jul 2023
Artigo atualizado 30 ago 2024
7 jul 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 30 ago 2024
O marketing jurídico é uma etapa importantíssima para o sucesso dos escritórios de advocacia. Com estratégias bem pensadas e executadas é possível alcançar excelentes resultados na atração e na fidelização de clientes.

Qual a importância do marketing jurídico para os escritórios de advocacia? Como fazer? Por onde começar? Como arranjar tempo para isso? Para responder essas (e muitas outras) dúvidas, preparamos este conteúdo completo. Boa leitura. 😉

O que é marketing jurídico?

Marketing jurídico é o nome dado à técnica para fortalecer a imagem de advogados e bancas no meio digital sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB. O método é bastante utilizado para conquistar novos clientes e destacar os diferenciais competitivos frente à concorrência.

A prática do marketing jurídico precede de planejamento e estratégia. Para que os resultados sejam mais efetivos, as ações devem estar alinhadas aos objetivos do escritório.

Por que marketing jurídico é importante?

A internet mudou a forma como fazemos negócio e essas mudanças chegaram à advocacia. O marketing jurídico é um exemplo disso. A técnica expande o alcance do escritório e permite entregar valor aos possíveis clientes antes mesmo de fechar negócio. Além desses, existem outros benefícios. Listamos alguns deles logo abaixo, olha só:

Conquistar mais e melhores negócios

O boca a boca ainda é uma prática muito comum na aquisição de clientes na advocacia, mas está longe de ser a única e talvez não seja a melhor para o seu escritório.

Implementar estratégias de marketing jurídico permite que você atinja mais pessoas e conquiste um público mais propenso a fechar negócio. Afinal, os seus possíveis clientes já vão conhecer minimamente a sua área e foco de atuação e entender como você e seu escritório se comunicam.

Acertando na estratégia, você atrai o perfil de pessoas mais adequado ao modelo de trabalho que você e seu escritório praticam. Então vale a pena investir na construção de um bom marketing jurídico. 😉

Melhoria no relacionamento com o cliente

Marketing é relacionamento! E um bom relacionamento é a maneira mais eficaz de fidelizar clientes. Colocar em prática ações de marketing jurídico aproxima a sua marca do seu público de interesse e transforma clientes em admiradores do seu trabalho.

É claro que, para atingir todo o potencial de um bom marketing jurídico, é preciso dedicar tempo e pensamento estratégico no planejamento e na execução. Mas vamos dar mais atenção a esses tópicos daqui a pouco. 🙂

Enquanto isso, fica a dica de leitura do nosso conteúdo especial sobre marketing de relacionamento na advocacia.

Atingimento de metas e objetivos do escritório

Investir em marketing jurídico é uma forma de acelerar as metas de crescimento do escritório. A partir de um planejamento estratégico para escritórios de advocacia baseado nos objetivos gerais do negócio é possível colocar em prática ações rotineiras que aproximam você do sucesso desejado.

Quanto maior for o alinhamento dos objetivos de negócio e do marketing jurídico, mais possível eles se tornam de serem alcançados.

Competitividade no mercado

Um bom atestado de sucesso da aplicação de marketing jurídico é quando o seu público prefere confiar no seu trabalho do que se arriscar na hora de contratar um advogado.

Quanto mais você trabalha estrategicamente a sua imagem e a do seu escritório, melhor é a sua reputação entre seus clientes e concorrentes.

Leia também: Curso de marketing para advogados vale a pena?

Como fazer marketing jurídico e por onde começar?

A teoria é muito importante, mas é com a prática que os resultados acontecem, certo? 😉 Então, vamos conhecer algumas dicas para começar o seu marketing jurídico.

Fixação de metas

Antes de partir para a ação, é fundamental reservar um momento para traçar os objetivos do seu marketing jurídico. Que resultados você quer atingir e em quanto tempo? Para mapear esses números, se baseie nas metas financeiras e de crescimento do escritório.

Diluir as metas anuais em ciclos menores pode ajudar no acompanhamento e no engajamento da equipe. Conquistar 16 novos clientes por mês parece bem mais possível do que fechar 200 novos negócios em um ano, certo? 🙂

Definição de público alvo

Quanto mais informações você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil vai ser definir a estratégia ideal para alcançá-lo. Comece analisando as informações dos seus clientes atuais e busque por padrões.

Qual o tipo de emprego eles possuem? Quais atividade eles fazem depois do trabalho e aos fins de semana? Seus clientes se comunicam mais por ligações ou mensagens no Whatsapp? Qual o estado civil deles? Eles possuem filhos? Quantos e de qual idade? Eles usam computador com frequência? Como eles consomem notícias e informações?

Responder essas perguntas vai ajudar você a traçar o perfil das pessoas mais propensas a fechar negócio com o seu escritório. Esses dados vão ser muito úteis para escolher como, onde e quando aplicar o marketing jurídico. 😉

Escolha de canais

Site, blog, perfil em todas as redes sociais e tempo para advogar e atender com qualidade. Esse é o sonho, né? Mas a realidade é que nem todos os canais disponíveis vão atrair os seus clientes e o seu tempo deve ser ocupado com sabedoria. Por isso, analise o seu público e escolha os canais que eles mais utilizam.

Mapeamento de ações

Você entende seus objetivos, conhece o seu público e sabe em quais canais vai atuar. Agora, é preciso destacar as atividades sazonais e rotineiras, definir responsabilidades e fixar os prazos para a execução das tarefas. Para o marketing jurídico, constância importa. Leve isso em consideração na hora de fazer o seu planejamento. 😉

4 dicas de marketing jurídico: as principais estratégias

Com as informações acima, você certamente vai conseguir traçar um plano básico para o seu marketing jurídico. Mas nós temos certeza que você quer ir além do óbvio e extrair o máximo de benefícios da sua prática diária, certo? Além de concordar com você e desejar que você alcance os seus objetivos, vamos compartilhar algumas dicas de marketing jurídico para aperfeiçoar a sua estratégia. Olha só:

Delimite sua área de atuação

O seu negócio precisa ter um foco. Caso contrário, a sua estratégia vai ser a sorte. E, bom, contar com a sorte não parece muito estratégico, não é mesmo? O primeiro passo para estabelecer o foco do seu marketing jurídico é escolher uma região de atuação. O segundo é comunicá-la em seus canais.

Se a atuação do seu escritório possui uma limitação geográfica, é importante delimitar também a região dos clientes que você deseja atender. Dessa forma é mais fácil saber como atraí-los, entender o comportamento deles e atender ao que eles precisam.

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Direcione o marketing jurídico à principal atividade

O direito possui várias ramificações e áreas de especialização. Se você começou atendendo várias áreas para criar a sua carteira de clientes, considere repensar a sua divulgação. Se você tem interesse em segmentar sua atuação, busque abordar temas relativos à área que você quer desenvolver o seu negócio. Não fique bom no que você não quer continuar fazendo.

Foque os seus esforços de estudo e marketing jurídico no seu carro-chefe. Essa estratégia certamente vai ser muito eficaz para atrair os clientes que você deseja atender. E se você quer se posicionar como full-service, trabalhe a imagem do seu escritório para que o seu cliente perceba a capacidade da sua equipe em resolver diferentes tipos de problemas. Trabalhe conteúdos de qualidade para cada uma das frentes!

Perceba seu site como vitrine do seu escritório

O endereço online oficial do seu escritório é o ambiente ideal para compartilhar informações sobre a sua área de atuação, os seus métodos de trabalho, seus valores morais e mostrar para o cliente como você e sua equipe estão qualificados e preparados para atendê-lo da melhor forma possível. Afinal, um bom site para advogados abre portas para que o cliente inicie um relacionamento duradouro com o seu escritório.

Invista em um site responsivo (adaptável aos diferentes tipos de tela), um bom design e em técnicas de SEO – do inglês Search Engine Optimization, nacionalmente conhecido como Otimização de de Sites. Tudo isso vai facilitar o encontro do seu trabalho pelos seus clientes potenciais. Se você puder, busque uma empresa especializada para criar um site compatível com a sua estratégia de marketing jurídico.

Aparência importa

O marketing jurídico é uma excelente ferramenta para trabalhar a sua reputação e a do seu escritório. Mas tudo pode ir por água abaixo caso a experiência presencial do seu cliente em potencial for completamente diferente da que ele experimentou online. Portanto, é fundamental que o seu marketing na internet seja reflexo das ações diárias do seu escritório. Não esqueça que mais lucrativo do que atrair novos clientes é fidelizar os que você já conquistou. 😉

Busque utilizar a mesma linguagem online e offline e nunca subestime o poder do treinamento da sua equipe. Investir em qualidade em cada etapa do seu trabalho é dar mais um passo à frente da concorrência.

Marketing jurídico de conteúdo

A principal moeda de troca no marketing jurídico de conteúdo é o conhecimento. Cada vez mais, escritórios e advogados autônomos veem no compartilhamento de conteúdos em blogs e redes sociais uma estratégia eficiente para atrair clientes mais qualificados (pessoas mais propensas a fechar negócio).

Para se diferenciar da concorrência, é fundamental investir em conteúdo de qualidade e abordar assuntos com profundidade. É claro que sempre lembrando que o cliente não é jurista e, por isso, precisa que a linguagem técnica seja traduzida. 😉

Para produzir um conteúdo jurídico de qualidade, é preciso definir os objetivos que quer alcançar com a estratégia. O que você pretende conquistar com a sua estratégia de marketing jurídico de conteúdo?

O fator relevância também é muito importante para que o seu marketing jurídico de conteúdo traga resultados. Use o seu conhecimento para educar seu cliente sobre o seu nicho de mercado. Leve ao seu público informações úteis e importantes. Aproveite esses espaços para demonstrar o seu interesse em ajudar as pessoas.

Além do cuidado com a linguagem, um detalhe importantíssimo para engajar seus leitores, estabelecer e respeitar a periodicidade de publicação também deve estar no seu radar na hora de construir o seu planejamento de conteúdo.

Como produzir conteúdos de qualidade?

Muito além de palavras bonitas, frases de efeito e imagens impactantes, o bom conteúdo conversa com o público ao qual se destina. Mais do que isso, o conteúdo jurídico de qualidade é aquele que resolve ou aponta o caminho para solucionar problemas reais do seu cliente em potencial.

Não é muito estratégico produzir artigos longos, publicar um post por dia nas mídias sociais ou enviar emails semanais para os seus contatos se essas informações não são úteis para o público ao qual se destinam. Por isso, antes de planejar ou reavaliar a sua estratégia de conteúdo, leve em consideração os seguintes pontos:

Objetivos claros

Para conseguir bons resultados com o marketing jurídico de conteúdo você precisa, primeiro, definir os objetivos que quer alcançar com a estratégia. Caso contrário, vai acabar gastando tempo e recursos (humanos e financeiros) sem propósito.

O que você pretende conquistar com a sua estratégia de conteúdo? Quais mídias e canais podem ser úteis para você conquistar o que deseja? Ler o artigo sobre planejamento estratégico para escritórios de advocacia pode te ajudar nessa etapa. 🙂

Acompanhamento de métricas

Você só vai saber a distância que está de seus objetivos se mensurar os resultados. Para isso, é necessário estabelecer metas, fixar números de referência para as suas ações, acompanhar os resultados constantemente e modificar as estratégias sempre que notar necessidade.

Vamos abordar esse assunto com mais atenção ainda neste conteúdo. Então continue lendo para saber como definir métricas e KPIs para o seu marketing jurídico de conteúdo. 😉

Relevância

Os conteúdos que você publica nos canais online do seu escritório são interessantes para você ou para o seu público? Se o seu objetivo é criar relacionamentos e transformar leitores e seguidores em clientes, evite produzir conteúdos rasos e genéricos.

Use o seu conhecimento para educar o seu público sobre o seu nicho de mercado. Leve até ele informações úteis e importantes. Aproveite esses espaços para demonstrar o seu interesse em ajudar as pessoas.

Linguagem

Quanto tempo você demorou para aprender os termos jurídicos? Lembre-se disso ao submeter o seu leitor à linguagem técnica. Produza conteúdos focados no seu cliente em potencial.

Procure se expressar de forma clara e acessível, dê exemplos para facilitar o entendimento dele, use palavras cotidianas e explique colocações mais complexas, para garantir que a mensagem que você quer transmitir seja compreendida.

Periodicidade

Além de educar o seu público sobre os dias que vão ter conteúdos novos nos seus canais, definir periodicidade para as postagens é importante também para que você assuma um compromisso real com o seu marketing jurídico de conteúdo. A prática constante é a melhor maneira de aprender e aperfeiçoar técnicas. 😉

Tempo e prioridade

O sucesso em qualquer área é resultado de trabalho focado. A internet é um ótimo meio para divulgar o seu negócio, criar relacionamentos e cultivar a sua reputação. No entanto, o marketing jurídico de conteúdo só vai surtir esse efeito se você dedicar tempo a ele. Reserve algumas horas na semana para escrever artigos, produzir ebooks, gravar vídeos, responder dúvidas e comentários, postar nas mídias sociais, rever as estratégias e monitorar os resultados.

Se você puder contar com a assessoria de uma agência especializada em marketing digital ou marketing jurídico, reserve um tempo para alinhar as estratégias e objetivos com a empresa que vai fazer esse trabalho para o seu escritório.

O segredo de uma boa estratégia de marketing jurídico de conteúdo é perceber que o sucesso de cada uma das ações começa no planejamento.

Dicas práticas para a produção de conteúdo

Iniciar um relacionamento com o seu público-alvo por meio do marketing jurídico de conteúdo exige foco e dedicação, mas não é a parte mais difícil.

Você pode fazer isso produzindo conteúdos para blog, contribuindo para sites parceiros (sempre linkando para o seu site), disponibilizando ebooks informativos para download, gravando vídeos com dicas ou informações interessantes para as redes sociais e de várias outras formas.

A etapa mais desafiadora da sua estratégia é mesmo transformar parte da sua audiência em clientes. A hipótese ideal seria produzir um conteúdo tão interessante que as pessoas entrariam em contato pelos canais disponíveis para saber como contratar os seus serviços. Mas a realidade não é assim tão simples.

Para conquistar clientes por meio do marketing jurídico de conteúdo é preciso sair da passividade e criar estratégias ativas de prospecção. Mas, claro, sem infringir o código de ética. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas práticas para você divulgar o seu material e conduzir o seu relacionamento com os seus clientes potenciais. Olha só:

Responda dúvidas de clientes em sites especializados

Existem vários sites procurados por pessoas interessadas em solucionar dúvidas sobre assuntos jurídicos. Que tal usar a sua expertise para respondê-las de forma qualificada? Jusbrasil, HubJur e Fórum Jurídico são algumas opções.

Monte uma base de clientes em potencial

Crie estratégias para conseguir informações sobre seu público-alvo, como uma página de download para um ebook, uma página para cadastro na newsletter, etc. Ao fazer um atendimentos online, solicite essas informações e pergunte se pode adicioná-las na sua lista de email para continuar mantendo contato.

Esteja presente na vida dos seus clientes

Envie emails periódicos para seus clientes reais e potenciais. Recomende artigos úteis, divulgue seus últimos conteúdos, dê dicas práticas para ajudar no dia a dia deles.

Use as mídias sociais para divulgar bons conteúdos

Suas páginas e perfis online não servem apenas para você falar sobre a sua atuação ou mostrar os bastidores do seu escritório. Dê dicas de direito para o seu cliente potencial, compartilhe notícias e decisões jurídicas que vão fazer diferença na vida dele. Mantenha o seu público interessado na sua área de atuação.

Faça estudo de casos

Aproveite as histórias que passam pelo seu escritório para fazer estudos de casos que mostrem ao seu público a importância da sua atuação e como você é capaz de resolver problemas. Proteja o nome das pessoas e empresas envolvidas e foque na solução do problema apresentado. 😉

Grave vídeos curtos para divulgar nas redes sociais

Diversifique os formatos de conteúdo para atingir um número maior de pessoas. Grave vídeos curtos do seu computador ou celular para compartilhar no Facebook, faça stories abordando temas interessantes.

Não é necessário uma produção elaborada e nem um cenário perfeito, mas certifique-se de que o ambiente é silencioso e que a sua mensagem será ouvida perfeitamente.

Responda comentários e mensagens privadas

Nunca deixe perguntas sem resposta e procure ser gentil e educado com o seu público na internet. Jamais revide uma crítica ou comentário de forma agressiva. O seu engajamento é fundamental para a sua reputação online.

Divulgue apresentações no SlideShare

Você já ministrou alguma palestra? Tem uma apresentação pronta que seria útil para outras pessoas? Disponibilize no SlideShare. Só não se esqueça de deixar o seu contato no último slide, ok? 🙂

Marketing jurídico digital

Marketing jurídico digital, marketing jurídico na internet ou só marketing digital. Na prática, todos esses termos significam a mesma coisa e dão nome às estratégias e ações de marketing jurídico aplicadas na internet.

Mas, indo um pouco mais fundo na teoria, podemos usar as aspas do professor Philip Kotler, considerado por muitos o pai do Marketing. Segundo ele, o marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”.

Como já falamos anteriormente, é possível fazer marketing jurídico digital utilizando canais como blog, redes sociais e site. Para ajudar você com a prática, vamos dar algumas dicas para a aplicação do seu marketing nas principais redes sociais.

Facebook

As páginas profissionais do Facebook são ótimas para divulgar os conteúdos do seu blog e interagir com seus seguidores. Além disso, também é um local para marcar presença online e estabelecer um contato direto com potenciais clientes e parceiros.

Uma ferramenta interessante para você explorar por lá são as avaliações. Por meio delas, seus seguidores podem dar notas de 1 a 5 estrelas e escrever comentários ou depoimentos sobre os produtos e serviços do seu escritório. É um ótimo sistema de indicação e uma vitrine para quem vai conhecer a marca do seu escritório nessa rede social. 😉

Linkedin

O Linkedin é oficialmente uma rede social para interações profissionais. Por isso, o papo por lá é um pouco mais sério. Além de funcionar para distribuição de conteúdo do seu blog, o Linkedin incentiva que você crie conteúdos exclusivos para a rede.

Além disso, é ideal para compartilhar reconhecimentos importantes, conquistas marcantes, prêmios, participação em eventos e vários outros conteúdos relevantes sobre a atuação do seu escritório. Também é um local muito interessante para acompanhar profissionais que você admira e fazer networking. 🙂

Instagram

O Instagram vai muito além de documentação do dia a dia em fotos, stories e reels. Ele é, sim, uma rede social mais descontraída e visual, mas isso não quer dizer que não dê para desenvolver um bom marketing jurídico para ela.

Você pode, por exemplo, divulgar drops de dicas práticas, compartilhar frases de incentivo, utilizar o stories para fazer lives ou responder perguntas frequentes. Essa é a rede social para aproveitar o melhor que a sua criatividade é capaz de produzir! 😉

Threads

O Threads, lançamento da Meta — empresa responsável pelo Instagram e Facebook, é uma rede social que permite que todas as pessoas usuárias compartilhem textos curtos de até 500 caracteres, com links, fotos e vídeos.

Similar ao Twitter, a ferramenta pode ser aliada para o marketing jurídico do seu escritório de advocacia, pois é possível comunicar, informar e se relacionar com seu público-alvo de maneira eficaz. 

Algumas dicas de como usar o Threads são:

  • Divulgue seus outros canais: em função da grande popularidade inicial, essa é uma oportunidade de compartilhar também os outros canais que você utiliza na sua estratégia de marketing jurídico;
  • Interaja com os usuários: a rede social permite a interação dos mais diversos níveis, use isso a seu favor e busque trocas com o seu público;
  • Compartilhe conquistas: entenda o interesse dos clientes e compartilhe com eles conquistas, como artigos publicados, notícias e informações de mercado.

Livros sobre marketing jurídico

O assunto já rendeu boas abordagens conceituais e práticas de teóricos e autores que se dedicam a estudar o tema. Separamos três indicações de livros sobre marketing jurídico para você ir mais além na sua estratégia!

Marketing Jurídico – O Poder das Novas Mídias

Construir uma boa reputação e relevância nas mídias sociais é uma etapa importantíssima do marketing jurídico. É por meio da atuação online dos escritórios que os clientes encontram informações úteis para resolver questões reais e encontrar profissionais qualificados.

Escrito por Rodrigo Bertozzi e Renata Bucco, este livro apresenta estratégias para plataformas como site, Google, Linkedin, Twitter, Facebook e blog. Além disso, aborda a importância de investir em ações de videocast, podcast e transmídia para valorizar ainda mais a comunicação do seu escritório. Além, é claro, de várias outras dicas de sucesso para potencializar os resultados do seu marketing jurídico. 😉

O Guia Definitivo do Marketing Jurídico

Escrita por Alexandre Motta, consultor em marketing jurídico, a obra mostra aos advogados como fazer marketing respeitando as limitações éticas da profissão. Com abordagens passo a passo, o livro traz informações para a prática diária efetiva.

O Guia Definitivo do Marketing Jurídico” vai além dos ensinamentos teóricos e mostra ao leitor maneiras de implementar ações para lucrar com o escritório e utilizar todas as possibilidades do marketing jurídico moderno.

Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda

Também escrito por Alexandre Motta, o livro mostra a importância de uma boa gestão de marketing para o sucesso do escritório. A obra também convida o leitor a fazer uma reflexão das ferramentas que podem ser usadas para impulsionar os resultados.

“Os Dois Lados da Moeda” apresenta, ainda, caminhos possíveis para os advogados que almejam o sucesso de suas estratégias de marketing. Segundo o autor, o livro é um “guia prático e ético de como tornar sua advocacia rentável”.

Suporte para o seu marketing jurídico

Desenvolver e aplicar estratégias de marketing jurídico requer planejamento e disponibilidade. Nem sempre a rotina atribulada permite priorizar ações desse tipo. Ao mesmo tempo, deixar de dar atenção para a reputação do seu escritório pode abrir espaço para a concorrência.

O aumento da produtividade, o uso inteligente do tempo e a profissionalização do atendimento ao cliente são alguns dos motivos que nos levam a recomendar o uso de um software jurídico. Sistemas completos como o Astrea automatizam atividades repetitivas e dão ao escritório as ferramentas necessárias para tornar todos os aspectos da gestão mais inteligentes, fortalecendo a imagem do negócio e conquistando novos clientes. 😉

Conheça o software para advogados Astrea

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  • Graziely Rammos 29/06/2021 às 17:47

    Artigo incrível e bem explicativo. O marketing jurídico é um assunto que agora vem tento mais destaque por conta da importância para o sucesso jurídico. Parabéns!

  • sóstenes rabelo 24/05/2020 às 15:36

    planos para rede sociais e site p advogado e como funciona , obrigado

  • Rafael Faria Gagliardi 26/06/2019 às 22:46

    Olá. Quem é o autor(a) desse conteúdo?

    • Lila Alves 02/07/2019 às 17:12

      Oi, Rafael! Tudo bem?
      O texto foi desenvolvido pelos redatores da Aurum. 🙂

      Abraços

  • alexandre motta 29/11/2018 às 16:55

    gostaria de conhecer quem escreveu este artigo

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