Saiba porque o relacionamento é a melhor ferramenta do marketing jurídico

relacionamento marketing juridico
Existem diversos receios e muros erguidos por advogados quando o assunto é pesquisa de clientes e ferramentas de marketing, alguns tabus dificultam o crescimento do escritório e atingem em cheio o faturamento. Muitos desses impasses criados em relação ao quesito “vendas” estão ligados a limites do Código de Ética do setor e outros estão ligados à crença de que a atividade de vender não tem nenhuma relação com a profissão de Direito. Poucos percebem que o advogado é um grande salesman.

Pensando nessas dificuldades com as vendas e com a busca de novos clientes para um escritório de advocacia, nós preparamos um artigo com dicas que vão ajudar na percepção de que sim, o relacionamento é uma ótima ferramenta para o marketing jurídico:

Bom Networking

Possuir uma vasta rede de relacionamentos é importante para um grande advogado, pois além de uma rede clientes e parceiros, é necessário investir em relações com pessoas de cargos mais elevados no mercado, como grandes empresários e pessoas que agem como formadores de opinião, ou seja, pessoas que vão espalhar a sua marca e de seu escritório para muitos ambientes.

Indicações

Ter o seu trabalho indicado pelos seus clientes à outras pessoas já é um grande indício de que há um bom relacionamento escritório/cliente. Por isso, ter um marketing jurídico de qualidade e um relacionamento favorável com aqueles que seu escritório atende ajuda a aumentar as indicações e consequentemente o número de pessoas que irão em buscas dos serviços .

Interação com as pessoas via LinkedIn

Muitos profissionais da área de direito possuem perfil no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, por isso ter uma atuação ativa na rede pode gerar um bom relacionamento com esses profissionais e além disso chamar a atenção de outros possíveis clientes. Como? Através de postagens de conteúdos, presenças em debates e grupos sobre assuntos ou serviços que seu escritório é especializado, entrando em contato com o público, entre outros. A rede social também pode servir como porta de entrada para a construção de uma boa linha de relacionamento com marketing jurídico.

Gestão de relacionamento (CRM)

O conceito de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente) atua como uma maneira de gerenciar o relacionamento com clientes ativos, mas não somente isso, ele torna possível encontrar oportunidades entre prováveis clientes. Possuir uma boa estratégia de CRM viabiliza facilidades na gestão das relações entre escritório e cliente, e alinhar isso à criação de melhorias, mantém uma presença e um posicionamento ativo no mercado.

Twitter

Muitos advogados utilizam essa rede social para determinadas atividades que atuam diretamente com o cliente. Publicação de links para matérias relacionadas e relevantes para a área, pequenas informações, conversas diretas com pessoas da rede que estão com dúvidas ou que estão procurando serviços, além da divulgação do trabalho.

Apesar de todos os impasses e receios, é preciso, enfim, ter ciência de que a qualidade do relacionamento de um escritório com seus clientes é o que muitas vezes define a eficiência da sua estratégia de marketing jurídico. Por essa razão, ampliar a visão diante do conceito é importante, pois os impactos gerados atingem custos e lucros da empresa.

Quer saber mais sobre relacionamento no mercado jurídico?

Nós temos um conteúdo preparado por um especialista que é perfeito para você!

Clique e assista