Entenda o que diz a lei sobre contrato de trabalho temporário >

Contrato de trabalho temporário: o que diz a lei trabalhista e como funciona! [+Modelo]

Contrato de trabalho temporário: o que diz a lei trabalhista e como funciona! [+Modelo]

7 nov 2023
Artigo atualizado 19 fev 2024
7 nov 2023
ìcone Relógio Artigo atualizado 19 fev 2024
O contrato de trabalho temporário é um acordo permitido pela lei brasileira (Lei nº 6.019/1974) que possibilita a contratação de funcionários por um tempo curto, geralmente para lidar com necessidades temporárias ou substituições temporárias de funcionários regulares.

Você saberia dizer quais as diferenças entre o trabalhador temporário e um permanente? Já adianto que o salário não é uma delas, pois o trabalhador temporário recebe o mesmo salário de um empregado permanente, tem direitos trabalhistas, como fundo de garantia, 13º, férias proporcionais e contribui para aposentadoria.

A diferença principal é que o contrato possui um prazo determinado e a contratação se dá por intermédio de uma agência de contratação de temporários. 

Vamos saber mais? Continue a leitura para entender as principais características do contrato de trabalho temporário!

O que é contrato de trabalho temporário?

O contrato de trabalho temporário é um tipo de contrato de trabalho previsto na legislação brasileira (Lei nº 6.019/1974) que permite a contratação de trabalhadores para atender a demandas sazonais, acréscimo extraordinário de serviços ou substituição transitória de funcionários regulares. 

Ele envolve três partes principais: 

  • O trabalhador temporário;
  • A empresa de trabalho temporário;
  • A empresa tomadora de serviços.

Artigo 2º, Lei 6019/74.
Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços. 

Ele difere de um contrato de trabalho comum em vários aspectos. Abaixo, vou explicar como funciona o contrato de trabalho temporário de acordo com a legislação brasileira, incluindo direitos, duração e outras informações relevantes.

Além disso, é importante considerar que a utilização de contratos de trabalho temporário pode variar amplamente de acordo com a indústria e a região do país. Setores com sazonalidades mais pronunciadas, como o varejo durante as festas de fim de ano, tendem a fazer um uso mais frequente desse tipo de contratação. 

Destaco que a necessidade contínua ou permanente ou a decorrente de abertura de filiais não é considerada demanda complementar.

Veja o que diz a lei sobre contrato de trabalho temporário
Veja o que é contrato de trabalho temporário

Como é regulamentado?

O contrato de trabalho temporário foi instituído no Brasil pela Lei nº 6.019/1974, regulamentado pelo Decreto nº 10.060/2019, sofreu modificações com a Reforma Trabalhista (Lei nº 13.429/2017) e pela Lei da Terceirização (Lei nº 13.467/2017). 

Quem mais contrata temporários?

O percentual de contratação por contrato de trabalho temporário pode variar ao longo do tempo e em diferentes setores da economia, dependendo das condições econômicas, sazonalidades e mudanças na legislação trabalhista. 

Tela de computador com fundo azul e letras brancas  Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a criação de cerca de 470 mil vagas temporárias de outubro a dezembro deste ano. A estimativa representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. E é a esperança do mercado após um pequeno recuo nos números no terceiro trimestre de 2023. 

Por isso é importante estar atento às oportunidades e possibilidades de atuação em favor das empresas que contratam este tipo de mão de obra.

O contrato de trabalho temporário é comumente utilizado por empresas de diversos setores e tamanhos, especialmente em situações em que há uma demanda sazonal, ou um acréscimo temporário de serviços. Algumas das empresas e setores que normalmente fazem uso desse tipo de contrato incluem:

Empresas de Varejo e Comércio:

Durante as festas de fim de ano, como o Natal, muitas lojas de varejo contratam trabalhadores temporários para lidar com o aumento nas vendas.

Setor de Logística e Transporte:

Empresas de logística e transporte podem contratar temporários para atender picos sazonais, como o aumento de entregas durante as festas ou promoções especiais.

Agronegócio:

Na agricultura, a contratação de trabalhadores temporários é comum durante a colheita e o plantio, bem como em outras fases do ciclo de produção.

Indústria de Alimentos:

Fábricas de alimentos podem recorrer a trabalhadores temporários para atender a aumentos na produção, como no caso de novos produtos ou sazonalidades.

Setor Hoteleiro e Turismo:

Durante a alta temporada, hotéis e estabelecimentos turísticos frequentemente contratam pessoal temporário para atender aos hóspedes adicionais.

Call Centers e Telemarketing:

Empresas que prestam serviços de atendimento ao cliente podem contratar temporários para lidar com volumes elevados de chamadas em determinados períodos.

Construção Civil:

Em projetos específicos de construção que exigem mão de obra adicional por um período limitado, a contratação de trabalhadores temporários é prática comum.

Eventos e Entretenimento:

Empresas envolvidas em organização de eventos, shows e feiras frequentemente contratam temporários para funções como segurança, vendas e serviços gerais.

Saúde e Cuidados Pessoais:

Hospitais, clínicas e casas de repouso podem contratar profissionais temporários para lidar com picos de demanda ou cobrir ausências de funcionários regulares.

Indústria Automobilística:

Montadoras e fabricantes de autopeças podem recorrer a trabalhadores temporários para atender a aumentos na produção ou demandas sazonais.

Setor de Tecnologia da Informação (TI):

Empresas de TI podem contratar temporários para projetos específicos que exijam habilidades especializadas por um período limitado.

Lembrando que o uso de trabalhadores temporários deve ser feito em conformidade com a legislação trabalhista e as regras que regem os contratos temporários no Brasil, para garantir os direitos dos trabalhadores e a legalidade das operações.

Características do Contrato de Trabalho Temporário

Para criar o contrato de trabalho temporário é fundamental se atentar com as seguintes características:

Duração Limitada

O contrato de trabalho temporário tem um prazo máximo de até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, desde que devidamente justificada.

Igualdade de Direitos 

O trabalhador temporário tem direito a um salário equivalente ao dos empregados da empresa tomadora de serviços que desempenham a mesma função. Além disso, ele tem direito a férias proporcionais, 13º salário proporcional, vale-transporte e descanso semanal remunerado.

Finalidade Específica

O contrato temporário é celebrado com a finalidade de atender a demandas transitórias, como aumento de produção e eventos sazonais.

Flexibilidade

Tanto o trabalhador quanto a empresa tomadora de serviços podem encerrar o contrato temporário antes do prazo estabelecido, sem a necessidade de aviso prévio ou pagamento de multa do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Proibição de Substituição

A empresa não pode utilizar trabalhadores temporários para substituir empregados em greve ou em situações de conflito trabalhista.

Regulamentação 

O contrato de trabalho temporário é regulamentado por leis específicas, e é importante cumprir os requisitos legais para evitar problemas legais.

O contrato de trabalho temporário oferece flexibilidade para as empresas atenderem às suas necessidades sazonais sem a obrigação de manter um vínculo de emprego a longo prazo com os trabalhadores temporários. 

O que diz a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)?

A CLT não trata especificamente do contrato de trabalho temporário, mas como mencionado, a regulamentação principal encontra-se na Lei nº 6.019/1974 e em leis posteriores que modificaram o cenário legal.

Como funciona o contrato de trabalho temporário na lei trabalhista brasileira?

O contrato de trabalho temporário é um tipo de contratação em que o trabalhador é contratado por uma empresa de trabalho temporário e disponibilizado para outra empresa, a empresa tomadora de serviços. 

Ele é utilizado para atender a demandas sazonais ou acréscimo extraordinário de serviços. Alguns aspectos relevantes são:

Partes Envolvidas:

  • Trabalhador Temporário: O indivíduo contratado para desempenhar funções temporárias em uma empresa.
  • Empresa de Trabalho Temporário: A empresa especializada na intermediação de mão de obra temporária, responsável por contratar, selecionar e disponibilizar trabalhadores temporários para a empresa tomadora de serviços.
  • Empresa Tomadora de Serviços: A empresa que utiliza os serviços do trabalhador temporário, geralmente para atender a necessidades específicas e temporárias.

Duração do Contrato:

O contrato de trabalho temporário pode ter uma duração de até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, desde que devidamente justificada.

Direitos do Trabalhador Temporário:

  •  O trabalhador temporário tem direito ao salário equivalente ao dos empregados da empresa tomadora de serviços que desempenham a mesma função;
  • Recebe férias proporcionais e 13º salário proporcionais;
  • Tem direito ao descanso semanal remunerado;
  • Recebe o benefício do vale-transporte.

Rescisão do Contrato:

  • O trabalhador temporário pode pedir demissão do contrato temporário a qualquer momento, assim como a empresa tomadora de serviços pode encerrar o contrato antes do prazo estabelecido;
  • Não há aviso prévio, e o trabalhador não tem direito ao aviso prévio indenizado nem à multa do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

O que os advogados precisam saber sobre o assunto:

As pessoas advogadas que lidam com questões relacionadas ao contrato de trabalho temporário devem estar bem informados sobre a legislação e as regras específicas que regem esse tipo de contratação, incluindo os prazos, direitos dos trabalhadores temporários e procedimentos de rescisão. 

É importante acompanhar qualquer mudança na legislação trabalhista que possa afetar esse tipo de contrato.

Para auxiliar, deixarei um modelo. Este modelo é apenas uma referência geral e pode ser adaptado de acordo com as necessidades específicas das partes envolvidas e os requisitos da legislação vigente. 

Modelo de contrato de trabalho temporário:

Vou disponibilizar um modelo de contrato de trabalho temporário para te auxliar quando precisar utilizar e, também, para que veja como é um documento simples. Confira!

acessar modelo gratuito de contrato de trabalho temporário

Conclusão:

O contrato de trabalho temporário, regulamentado pela Lei nº 6.019/1974 no Brasil, é uma ferramenta flexível para atender às demandas sazonais e acréscimos extraordinários de serviços. 

Esse tipo de contrato possui características como duração limitada, igualdade de direitos, finalidade específica e flexibilidade na rescisão, onde diversos setores, como varejo, logística, agricultura e indústria, o utilizam. 

Por isso, é importante que os operadores do Direito estejam atualizados com a legislação para garantir a conformidade desse contrato que desempenha um papel essencial no mercado de trabalho, permitindo que empresas atendam às flutuações da demanda com eficiência.

Mais conhecimento para você

Se você gostou deste texto e deseja seguir a leitura em temas sobre direito e advocacia, vale a pena conferir os seguintes materiais:  

Este conteúdo foi útil pra você? Conta aqui nos comentários 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Social Social Social

Advogada desde 2009 (OAB 119.894/MG), Bacharela em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo CAD-MG. Pós-graduada em Compliance, LGPD e Prática Trabalhista pelo IEPREV. Sócia...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Vanessa 15/01/2024 às 11:45

    Olá, bom dia.
    Como vai?

    Por favor, posso contratar um temporário para um determinado CNPJ e encerrar o contrato antes dos 180 dias. Por necessidade, posso contratar o mesmo temporário para outro CNPJ do grupo da empresa tomadora? Neste ponto, começa a contagem novamente de um novo período contratual ou este col. temporário ficará apenas os dias restantes para atingir o prazo de contrato? Ou ainda, o que é considerado é apenas o contrato da empresa – consultoria?
    Obrigada.

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.