oratória para advogados

Melhores dicas de oratória para advogados

Comentar
Recomendar

A oratória para advogados vai muito além da capacidade de organizar bem as ideias e a arte de falar bem em público, imergindo também em questões como a timidez. Ela faz com que a nossa mente não funcione perfeitamente, e nesses momentos, devemos lembrar de algumas regrinhas e dicas especiais.

Existem muitos dizeres no senso comum: “imagine que todos na plateia estão nus”; “pense que está sozinho em seu quarto”; e muito mais.

O ponto é que, mesmo que para algumas pessoas estas dicas funcionem, nem sempre são a melhor forma de abordar a timidez, ainda mais quando a situação é de uma sustentação oral em juízo, por exemplo.

Aqui, trago alguns dos principais conselhos que um profissional do ramo jurídico pode receber quando estiver passando por problemas ao falar em público.

O que os especialistas indicam para os advogados tímidos 

A timidez é algo comum, mas que vai completamente de encontro com a necessidade da oratória para os advogados.

Esta, que é a arte de falar com eloquência, de uma forma concatenada e compreensível.

Sem clareza na forma de falar, confiança no que está sendo dito e uma firmeza perceptível nos ideais, dificilmente o advogado conseguirá convencer aqueles presentes na tribuna ou conquistar uma carteira de clientes fiéis.

Dicas para vencer este obstáculo

1. Não foque no sofrimento

Ok, explicando isso. Por vezes, quando vamos falar em público, pensamos logo em quão incômoda é aquela situação e como desejamos que ela acabe. Isso cria um ciclo vicioso de maior afastamento dessa experiência, o que causa mais ansiedade e insegurança. 

Assim, foque no resultado dessa apresentação, na vida que você está mudando, na justiça que pode estar sendo feita e mais. 

2. Pratique

A oratória para advogados, embora muitos digam ser um dom, precisa de muita técnica. Portanto, quer seja sua limitação na oratória vinda da concatenação de ideias ou da timidez, a prática lhe levará à perfeição

Prepare as suas apresentações previamente e treine. Uma dica que já me ajudou muito foi a de gravar as falas e reproduzir para identificar os pontos que podem ser melhorados ou, ainda, apresentar para amigos e conhecidos, colhendo opiniões.

3. Proponha interação

Ao lançar a bola para os outros presentes, você consegue aliviar um pouco do holofote que resta sobre sua cabeça por um instante, conseguindo respirar um pouco e livrar-se das travas que podem ter se acumulado em sua mente, além de tornar rico o debate.

4. Faça uma pausa

Uma parada para regularizar a respiração, organizar seus pensamentos ou beber um gole de água, pode ser um verdadeiro “game changer” como dizem em inglês, ou seja, um divisor de águas. 

Isso também será capaz de manter a atenção de seu público, se usado da forma certa e sem promover a exaustão. É importante, também, encontrar o ritmo adequado da fala, buscando não atropelar as ideias e permitir a compreensão de quem ouve.

5. Procure ajuda profissional

Caso note que suas travas de falar em público perpassam uma questão natural ou de mera vergonha, talvez seja a questão de procurar um profissional que possa te ajudar nessa questão. Lembre-se que terapia e atendimento psicológico não são úteis apenas para aqueles que estão prestes a surtar, mas para todos aqueles que desejam se entender e melhorar enquanto pessoa.

A importância de uma boa oratória para advogados

Essencial ao advogado tal qual os conhecimentos de anatomia são indispensáveis aos médicos, ou os conhecimentos matemáticos para os engenheiros – a oratória é uma ferramenta que tem relação carnal com a atuação de um profissional na advocacia.

Ela também conversa com a própria forma que o profissional se comporta em audiências. Como interage com as partes, as questões e os tópicos que aborda, assim como a forma que se porta diante do tema. 

Ser dotado de uma boa oratória é mais que ser dotado do poder de fala ou de uma boa concatenação de ideias. É possuir a capacidade de convencer alguém.

Portanto, leve em consideração as dicas que mencionei acima e aplique-as no seu dia a dia enquanto profissional na área jurídica. Afinal de contas, por meio delas, você poderá trazer uma melhora na sua carreira enquanto atuante no direito, assim como poderá fornecer um serviço mais satisfatório àquele que é seu cliente.

Confira as dicas para melhorar na argumentação jurídica.

Cursos de oratória para advogados

Como disse mais acima, como qualquer outra característica, a oratória para advogados pode e deve ser desenvolvida, principalmente por meio da prática e do conhecimento teórico. 

A questão prática você consegue facilmente resolver em contato com amigos, participando de oportunidades de júris simulados e mais. Na questão teórica, você já deu o primeiro passo, afinal de contas, se está lendo este texto, já está à procura de conhecimento.

Uma dica bacana é procurar por algumas aulas online. Em plataformas como a Skillshare, por exemplo, você pode ter acesso a boas aulas com dicas a respeito de oratória e de como falar em público e vencer a timidez. O lado negativo desses cursos é que os mesmos são dados em inglês e nem sempre têm relação direta com a oratória para advogados.

Cobrindo ambas estas questões, temos os cursos de oratória e conhecimentos jurídicos. Estes, que podem ajudar em todos os pontos que comentei, auxiliando o profissional a saber a melhor forma de usar figuras de linguagem, gatilhos mentais e muito mais. 

Por ser destinado especialmente para profissionais da área, e muitas vezes sendo ensinado por pessoas atuantes, as dicas em cursos de oratória para advogados costumam ser peculiarmente efetivas e facilmente aplicáveis no mundo real.

Planilha de controle de processos e atividades judiciais
Mantenha o controle dos seus processos e prazos. Baixe grátis a nossa planilha exclusiva de controle de atividades e processos judiciais. Quero baixar a planilha grátis

Invista em sua carreira

Reconhecer que temos esferas de nossa personalidade profissional que merecem melhora é o primeiro passo. O segundo é agir em consonância e corrigir esta questão. Se você, assim como vários outros profissionais do direito, percebe que pode aprimorar sua oratória e a forma como se porta em público, não hesite!

Desenvolva exercícios para o treino, procure um curso de oratória para advogados e aprimore sua carreira. Tanto o seu futuro profissional quanto os seus clientes lhe agradecerão. 😀

No mais, siga com sede de aprimoramento e conhecimento! Afinal de contas, é assim que se fazem os bons profissionais que guiarão o nosso futuro jurídico.

Mais conhecimento para você

Falando nisso, separei para você alguns temas interessantes para continuar sua leitura:

Receba conteúdo selecionados direto no seu e-mail! Assinando a newsletter da Aurum você fica por dentro das novidades sobre o universo do direito e tecnologia.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Se você tiver qualquer dúvida, é só falar com a gente nos comentários que responderemos com muito prazer! 😀

22.000 Advogados

Já controlam seus processos e prazos com o software jurídico Astrea

Experimente grátis
Comentar
Recomendar
Vamos continuar a conversa?

 

    Nenhum comentário
    Você está aqui