Entenda o que é a ação popular >

Entenda o que é ação popular e como fazer

Entenda o que é ação popular e como fazer

22 ago 2022
Artigo atualizado 14 jun 2023
22 ago 2022
ìcone Relógio Artigo atualizado 14 jun 2023
A ação popular, prevista no artigo 5º, inciso LXXIII, da CF, é um remédio constitucional que tem por objetivo anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe. 

Ou seja, atos que ferem a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural. Portanto, a ação popular é um remédio constitucional que possui uma finalidade específica e fundamental para o exercício da cidadania. 

Dada a importância desse tema, neste texto iremos traçar os principais pontos e dúvidas sobre a ação popular. Além disso, você ainda vai poder conferir um modelo que preparei para ajudar aqueles que precisam propor a medida ou precisam visualizar sua funcionalidade na prática. 

Por isso, continue nos acompanhando nesta leitura! 😉 

O que é ação popular?

A ação popular é um remédio constitucional que encontra fundamento no artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal. Além disso, ela está regulamentada pela Lei nº 4.717/65.

Portanto, podemos achá-la ao lado de outras medidas previstas na CF/88, como:

  • habeas corpus;
  • habeas data; 
  • mandado de segurança; 
  • mandado de injunção; 
  • e ação civil pública. 

Assim como as citadas acima, a ação popular também visa à proteção de direitos fundamentais. Sendo assim, um instrumento a ser utilizado pelo cidadão em face do Estado.

Quem pode entrar com ação popular?

Nos termos do artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal e do artigo 1º da Lei nº 4.717/65, qualquer cidadão é parte legítima para ajuizar ação popular.

Conforme § 3º, do artigo 1º, da Lei nº 4.717/65, a prova da cidadania se faz com a apresentação do título de eleitor ou de documento que a ele corresponda.

Art. 1º Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, de entidades autárquicas, de sociedades de economia mista (Constituição, art. 141, § 38), de sociedades mútuas de seguro nas quais a União represente os segurados ausentes, de empresas públicas, de serviços sociais autônomos, de instituições ou fundações para cuja criação ou custeio o tesouro público haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita ânua, de empresas incorporadas ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, e de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.
[…] § 3º A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda.

Como fazer uma petição de ação popular

O procedimento da ação popular obedece ao procedimento ordinário, previsto no Código de Processo Civil, mas observará as modificações citadas no artigo 7º da Lei nº 4.717/65.

Art. 7º A ação obedecerá ao procedimento ordinário, previsto no Código de Processo Civil, observadas as seguintes normas modificativas:
I – Ao despachar a inicial, o juiz ordenará:
a) além da citação dos réus, a intimação do representante do Ministério Público;
b) a requisição, às entidades indicadas na petição inicial, dos documentos que tiverem sido referidos pelo autor (art. 1º, § 6º), bem como a de outros que se lhe afigurem necessários ao esclarecimento dos fatos, ficando prazos de 15 (quinze) a 30 (trinta) dias para o atendimento.
§ 1º O representante do Ministério Público providenciará para que as requisições, a que se refere o inciso anterior, sejam atendidas dentro dos prazos fixados pelo juiz.
§ 2º Se os documentos e informações não puderem ser oferecidos nos prazos assinalados, o juiz poderá autorizar prorrogação dos mesmos, por prazo razoável.
 II – Quando o autor o preferir, a citação dos beneficiários far-se-á por edital com o prazo de 30 (trinta) dias, afixado na sede do juízo e publicado três vezes no jornal oficial do Distrito Federal, ou da Capital do Estado ou Território em que seja ajuizada a ação. A publicação será gratuita e deverá iniciar-se no máximo 3 (três) dias após a entrega, na repartição competente, sob protocolo, de uma via autenticada do mandado.
III – Qualquer pessoa, beneficiada ou responsável pelo ato impugnado, cuja existência ou identidade se torne conhecida no curso do processo e antes de proferida a sentença final de primeira instância, deverá ser citada para a integração do contraditório, sendo-lhe restituído o prazo para contestação e produção de provas, Salvo, quanto a beneficiário, se a citação se houver feito na forma do inciso anterior.
IV – O prazo de contestação é de 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 20 (vinte), a requerimento do interessado, se particularmente difícil a produção de prova documental, e será comum a todos os interessados, correndo da entrega em cartório do mandado cumprido, ou, quando for o caso, do decurso do prazo assinado em edital.
V – Caso não requerida, até o despacho saneador, a produção de prova testemunhal ou pericial, o juiz ordenará vista às partes por 10 (dez) dias, para alegações, sendo-lhe os autos conclusos, para sentença, 48 (quarenta e oito) horas após a expiração desse prazo; havendo requerimento de prova, o processo tomará o rito ordinário.
VI – A sentença, quando não prolatada em audiência de instrução e julgamento, deverá ser proferida dentro de 15 (quinze) dias do recebimento dos autos pelo juiz.
Parágrafo único. O proferimento da sentença além do prazo estabelecido privará o juiz da inclusão em lista de merecimento para promoção, durante 2 (dois) anos, e acarretará a perda, para efeito de promoção por antigüidade, de tantos dias quantos forem os do retardamento, salvo motivo justo, declinado nos autos e comprovado perante o órgão disciplinar competente.

LER MAIS

Dessa forma, a petição inicial da ação popular não será diferente de uma petição inicial “ordinária”. Assim, devendo conter a descrição dos fatos, os fundamentos e os pedidos. 

Mas, vale enfatizar que o autor estará isento do recolhimento de custas e do pagamento de eventuais ônus sucumbenciais, salvo em casos onde seja comprovada má-fé.

Leia mais sobre petição inicial aqui no Portal da Aurum!

Logo Astrea IA
Descomplique a comunicação
com o seu cliente
O seu atendimento na advocacia pode ser
excelente em todos os momentos. Sem
nenhum trabalho a mais para você.
Experimentar grátis
Homem sorrindo enquanto navega pelo app Astrea

Quais são os tipos de ação popular?

Além da ação popular ser prevista como um remédio repressivo, que visa anular atos lesivos, ainda é possível o seu ajuizamento de modo preventivo.

Ou seja, caso o cidadão se depare com ato a ser praticado pelo poder público que ele considere lesivo, será cabível a ação popular. Como por exemplo, em situações onde seja determinada a demolição de um prédio histórico tombado.

Diferença entre ação popular e ação civil pública

Além disso, também é comum que exista confusão entre a Ação Popular e a Ação Civil Pública. Para te ajudar a entender as diferenças entre elas, separamos um vídeo explicativo sobre o tema:

O que a ação popular protege?

Nos exatos termos trazidos pelo texto constitucional, a ação popular busca proteger:

  • o patrimônio público;
  • a moralidade administrativa;
  • o meio ambiente;
  • e o patrimônio histórico e cultural.

Assim, temos o entendimento de que a ação popular protege direitos difusos. Ou seja, beneficiando a coletividade e não somente o autor da ação.

Modelo de ação popular

Para facilitar o seu entendimento de como você pode estruturar uma ação popular, eu preparei um modelo para te ajudar na formatação e elaboração desta petição.

Mas, vale frisar que o modelo é um material de apoio, o conteúdo trazido nos tópicos dependerá de todo o contexto da ação. Assim, devendo ser nutrido com os fatos, elementos legislativos e pedidos. 

baixar modelo gratuito de ação popular

Conclusão

A ação popular é um importante instrumento que está à disposição dos cidadãos para o exercício de sua soberania. Compete aos cidadão fiscalizar a ação do Estado e lançar mão dos remédios constitucionais previstos na Constituição Federal, já que segundo o Art.1, parágrafo único, da CF:

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.’’

No caso deste remédio constitucional, vimos que o seu alcance é bastante abrangente, pois tem como objetivo proteger o patrimônio público, a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural.

Contudo, até mesmo pela abrangência, nota-se a utilização indevida da ação popular. Por isso, é aconselhado que, ao elaborar a petição inicial, sejam bem delimitados os fatos. Em especial apontando a lesividade do ato, a fim de diminuir o risco de extinção da ação pelo indeferimento da petição inicial.

Mais conhecimento para você

Se você gostou deste texto e deseja seguir a leitura em temas sobre direito e advocacia, vale a pena conferir os seguintes materiais: 

Este conteúdo foi útil pra você? Conta aqui nos comentários 😉

Gostou do artigo e quer evoluir a sua advocacia?

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo no seu e-mail! ✌️

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.

Conheça as referências deste artigo

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, 1988. 

BRASIL. Lei nº 4.717 de 29 de junho de 1965. Regula a ação popular.


Social Social Social

Advogado (OAB/PR 52.439). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sócio fundador da Tisi Advocacia, em Curitiba-PR, com atuação em Direito Empresarial, Direito Civil, Propriedade Intelectual e Direito Desportivo....

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.