dicas de direito administrativo >

7 incríveis dicas de direito administrativo para começar a carreira

7 incríveis dicas de direito administrativo para começar a carreira

17 ago 2018
Artigo atualizado 2 ago 2023
17 ago 2018
ìcone Relógio Artigo atualizado 2 ago 2023

Independente da área do direito que o advogado ou a advogada escolher, o começo é árduo, exaustivo e, muitas vezes, ingrato. Por isso, neste texto compartilho dicas de direito administrativo para os profissionais que têm interesse na área.

Diante do quadro de milhares de faculdades de direito e de mais de um milhão de advogado no país, é preciso perseverar, sob pena de não conquistar seu espaço no competitivo mercado da advocacia. Em outro texto, já falei sobre os desafios do jovem advogado no Brasil, e neste compartilhar algumas lições específicas de um ramo.

Mas fique atento, pois várias delas podem ser aplicadas a qualquer área que você desejar se especializar! Então tome nota, e boa leitura!

7 dicas de direito administrativo

1 – Conheça a área

O direito administrativo tem passado por importantes mudanças nos últimos anos, desde a possibilidade de consensualismo nas relações administrativistas, utilização de arbitragem, relativização dos princípios da legalidade, julgamentos relevantes, entre tantas outras.

É justamente por estas atualizações que a primeira das dicas de direito administrativo é que o advogado e a advogada devem se especializar para compreender as mudanças e passar segurança para seu futuro cliente. É necessário acompanhar os julgamentos, principalmente àqueles no âmbito do Supremo Tribunal Federal, que tenham relação com a administração pública.

2 – Não ignore o Direito Constitucional

É fato que o direito constitucional e o direito administrativo são disciplinas e áreas de atuação distintas. Contudo, o advogado administrativista que conhece o direito constitucional possui um importante diferencial para atuar de maneira integrada e mais ampla, do que o profissional que ignora os princípios constitucionais.

Não é possível ignorar o direito constitucional, principalmente porque os princípios da administração pública e a base do direito administrativo decorrem expressamente do artigo 37 da Constituição Federal.

3 – Descubra seu nicho de atuação

O direito administrativo como ramo do direito público abrange inúmeras possibilidades de atuação. Concursos públicos, licitações e contratos administrativos, direito regulatório, concessões públicas, servidores públicos, processo administrativo, etc.

Por isso entre as dicas de direito administrativo é que o advogado que deseja atuar nesta área precisa focar em um dos nichos, com o objetivo de se tornar uma referência no assunto.

Planilha de controle de processos e atividades judiciais
Mantenha o controle dos seus processos e prazos. Baixe grátis a nossa planilha exclusiva de controle de atividades e processos judiciais. Quero baixar a planilha grátis

5 – Participe das discussões acadêmicas

Essa dica vale para todas as áreas do direito, mas no direito administrativo é ainda mais importante. Participe das discussões acadêmicas que envolvem os julgamentos e posições doutrinárias sobre o tema. É fundamental entender o que está julgado e como é a posição de cada autor sobre o tema.

Mais do que isso, é importante participar de eventos para advogados, congressos e seminários que envolvem o direito administrativo. Desde os nacionais, até os regionais, que discutem temas envolvendo os assuntos da localidade na qual o advogado está inserido.

6 – Acompanhe as mudanças legislativas

Acompanhar as atualizações é fundamental para o advogado que pretende atuar no direito administrativo, especialmente por conta da facilidade que temos hoje em dia para ter acesso às informações.

7 – Apresente soluções, não problemas

Fechando a lista de dicas de direito administrativo, mais um item que é essencial para toda e qualquer área do direito: apresente soluções. O cliente quando procura um advogado busca resolver um problema que não conseguiu sozinho. Ou seja, quer uma saída para um problema que ele já sabe que tem.

Como profissional da advocacia, precisamos fazer o dever de casa e conhecer a dor do cliente para apresentar a solução. Se o cliente foi preterido em um concurso público, por exemplo, é necessário dar segurança que o direito está do lado dele e que é possível resolver este problema. Demonstre segurança e mantenha uma boa relação com o cliente.

Mais dicas de direito administrativo

Para finalizar com chave de ouro, compartilho como um “extra” mais duas dicas de direito administrativo.

De maneira geral, se você quer começar uma carreira nessa área, eu recomendo que você se mantenha atualizado. Pode ser por meio de um programa de mestrado ou de uma especialização, o importante é não deixar de estudar. Aqui no blog da Aurum você confere algumas dicas de novidades do direito.

Além disso, descubra o nicho de atuação que mais combina com o seu perfil profissional e invista nos seus clientes. Espero que as dicas sejam úteis para você! 🙂

Além das dicas de direito administrativo, mais conhecimento para você

Se você gostou deste texto, indico também os seguintes conteúdos aqui no blog da Aurum:

Receba  facilmente os materiais em sua caixa de e-mail! Assinando a newsletter da Aurum você recebe conteúdos exclusivos com as novidades sobre o universo do direito e tecnologia.

assine a aurum news e receba os melhores conteúdos para advogados

Já trabalha com direito administrativo ou tem interesse na área? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e sugestões nos comentários! 😉


Social Social Social

Advogado (OAB 50296/SC) na Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araujo. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais...

Ler mais
Tem algo a dizer?

Deixe seu comentário e vamos conversar!

7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • MARISTELA MORO 19/02/2023 às 15:50

    Boa tarde, gostei muito dos seus escritos. É muito difícil encontrar textos em direito administrativo, e se encontramos é sempre o mesmo do mesmo. Não se encontra como realmente funciona quando se está lá dentro do órgão público. Sou servidora pública federal, e trabalho com logística, e muitas vezes quando vou escrever um despacho, parecer, ou qualquer outra peça não consigo encontrar algo que auxilie. Obrigada Mlmoro

  • Sandra 16/03/2021 às 11:23

    Arthur, qual o panorama do mercado de trabalho para o especialista em direito administrativo em pleno ano de 2021? Quais são as possibilidades de inserção? Existe carência no mercado em algum ramo do direito administrativo? Qual seria?

    • Arthur Bobsin 17/06/2022 às 18:55

      Acho que estamos com boas oportunidades no mercado, especialmente com a nova lei de licitações e contratos administrativo.

  • lucas 15/07/2019 às 18:41

    Olá,tenho 17 anos e faço o último ano do ensino médio e curso Administração. Eu gostaria de fazer a faculdade de direito,porém ainda tenho algumas dúvidas em relação a profissão que pretendo seguir…poderia me aconselhar? ser um Advogado administrativo seria uma boa opção?

    • Arthur Bobsin 17/06/2022 às 18:56

      É sempre uma boa opção cursar direito, mas é preciso conhecer, antes de qualquer coisa, o seu perfil. Além disso, no direito existem inúmeras possibilidades de atuação, não apenas advocacia.

  • Willian Sales 30/10/2018 às 21:02

    Arthur, quais os melhores instituições para se aperfeiçoar no direito administrativo? É melhor fazer uma pós graduação ou cursos de curta duração?

    • Arthur Bobsin de Moraes 14/01/2019 às 17:52

      Olá! Depende muito. Existem bons cursos de curta duração, mais práticos e pontuais (cursos focados apenas em licitações, p. ex), como também programas de pós graduação mais completos e abrangentes. A necessidade e o objetivo que definirão qual dos dois é melhor.

      Instituições como PUC SP e USP são sempre referência. Mais ao sul, PUC PR e UFPR também são ótimas escolhas. No DF, instituições como IDP e UNB são ótimas escolhas!

      Entretanto, é sempre necessário observar qual o objeto final e, então, procurar um curso de curta duração, ou programas de pós graduação.

      Espero que tenha ajudado!

Bullets
aurum recomenda

Conteúdos para elevar sua atuação na advocacia

Separamos os principais artigos sobre advocacia e tecnologia para você!

Ícone E-mail

Assine grátis a Aurum News e receba uma dose semanal de conteúdo gratuito no seu e-mail!

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou a política de privacidade e cookies do site.